Lingua Portuguesa em ex- colônias portuguesas
This topic is classified in rooms: Regiões | Pessoas | Cargos
Lingua Portuguesa em ex- colônias portuguesas
Caros confrades,
Inicialmente gostaria de desejar-lhes muito bom ano novo e saúde para si, seus familiares e amigos.
Agorinha mesmo me deparei com uma situação bastante interessante e que de alguma forma penso que abrindo este tema, possa auxiliar-me e alguns outros confrades na obtenção de informações a respeito de familiares que nasceram, casaram, tiveram filhos e faleceram em ex- colônias portuguesas ao longo dos séculos. E a principal dificuldade que me deparei foi com a actual realidade, diferenças de língua, em sua grande maioria não mais falam nosso idioma, talvez daí a dificuldade para nos comunicarmos e alcançarmos êxito em nossa indagações.
Minha pesquisa está centrada na cidade de São Lourenço dos Linhares, Índia portuguesa da segunda metade do séc XIX e início do séc XX, onde procuro informações a respeito do Capitão Venâncio César Rodrigues, o qual nascera nessa região e teria falecido em Lisboa, 1937. Casou com Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros de familiares Açorianos, Ponta Delgada e morada em Lisboa.
Ao colocar este tópico, julgo interessante entendermos as razões pelos quais nossa cultura, ou seja a lingua em alguns lugares não se perpetuaram, seria em função de não termos tido êxito no processo de colonização e povoamento? As raízes e culturas locais falaram mais alto? Ou teria sido a forma com que seus regentes determinaram as condições do dia-a-dia e evolução dos factos junto as colônias a época. Que condição diferenciada foram colocadas em Princípe, Cabo Verde, Guinés, Moçambique, Angola, Brasil, Índias entre outras mais?
Na expectativa de evoluírmos neste tópico o qual julgo importante até para compreendermos muitos factos de hoje e os de ontem, cordialmente,
Borges da Câmara Medeiros
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 dic 2024, 11:53.