Lehman, do Porto
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Património | Regiões
Lehman, do Porto
Procuro informações sobre a ascendência de D. Joana Henriqueta Margarida Lehman (n. 2-11-1861 - f. 26-5-1938), filha de Joachim Wilhelm Gustava Lehman (n. Hanover 26-9-1834 - f. Porto 13-8-1893), proprietário de uma pastelaria no Porto, e de sua mulher Joana Pereira Lopes (n. Vila Verde, Braga, 19-12-1840 - f. 5-1-1931).
Muito obrigado.
Lourenço Correia de Matos
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro confrade,
Este apelido cá no Brasil não é nada estranho, Lehman, aqui existe uma família bastante conhecida e de grande importância no Rio de Janeiro.
A pessoa chama-se Jorge Paulo Lehman(n), este senhor é compadre do Lusitano residente aqui, Albertou Abreu, da vossa Abreu Turismo, me parece ser com dois enes, o Lehman. Este senhor é um grande empresário, maior acionista da Cervejaria AMBEV, além de braço financeiro de grande envergadura.
Cordialmente,
Borges da Câmara Medeiros
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Muito obrigado pela sua mensagem.
Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro Lourenço,
Creio que os Lehmann estão ligados aos Andresen, informação que porventura já terás, mas que de qualquer modo aqui te deixo.
Um abraço
Alexandre
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Não sei se o seguinte lhe interessa. Encontrei estas informações nos registos da Igreja Anglicana no Porto (St. James Church):
Filhos de Johann Gustav Wilhelm Lehmann e Johanna Roza
- Bertha Maria Amalia Lehmann
batismo 27 Set 1863
- Eliza Maria Arminda Lehmann
batismo 31 Dez 1865
- Arminda Maria Lehmann
batismo 12 Jun 1870
Procurei o casamento entre 1859 e 1864 mas não encontrei nada.
Sucesso,
Adília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Muito obrigado pelas informações.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro Confrade Lourenço Correia de Matos
A minha família , residiu em Cabo Verde e dos grandes amigos da família ( antes de 1932 ) cuja amizade ainda perdura até aos nossos dias são os descendentes do Dr. Carlos Lehman de Almeida, padrinho de baptismo da minha mãe, era descendente de uma família do Porto e alguns membros vivem no Estoril ,sendo um deles muito conhecido , o basquetebolista Carlos Lisboa Santos.
Atenciosamente
Maria Emília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro confrade
Só agora reparei neste tópico.
Vi muitos anúncios de doces e similares com o apelido Lehman, na imprensa do Porto do início da década de 1860 (se bem me lembro), mas nunca apontei nada. De qualquer modo, como eram recorrentes os anúncios, deve ser fácil tropeçar nalgum, consultando, por exemplo, o Comércio do Porto.
Cumprimentos
Francisco Queiroz
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Muito obrigado pela informação.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
No familysearch aparece uma Johanne Margarethe Henriquette Lehman bap. a 15.12.1861, filha dos pais que indica.Talvez consultando a Igreja de St James no Porto saibam dizer mais alguma coisa.
Bjs
Maria
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro Lourenço
Não tenho informações sobre a ascendência de Joana Lehmann, mas tenho uma coisa especial. Sabe de que freguesia de Vila Verde era natural a mãe?
A "coisa especial" é uma agenda pessoal de Joana Lehmann (ela escreve com 2 nn no fim), que no Geneall vem referida por Johanna Henriette Margarethe Lehman, que comprei há alguns anos numa casa de velharias, entre muitas outras papeladas não relacionadas com esta família. É uma bela agenda de bolso alemã, com registos de eventos familiares, notas pessoais e de carácter afectivo e que, por este motivo, gostaria que das minhas mãos fosse parar às de um ou uma descendente sua que a valorizasse. Os registos datam entre 1884 e pelo menos 1900.
Não vou transcrever passagens pessoais que revelam uma pessoa de natureza sensível, mas posso deixar aqui, aos eventuais interessados, informações factuais que ali estão registadas. A grafia dos nomes está textualmente transcrita mas os textos não. Possivelmente as duas primeiras notas abaixo transcritas e a de 31 de Jul. a 18 de Ago. e 25 Out. referem-se ao ano de 1884 (o da publicação da agenda), as outras notas reportam-se ao mesmo dia e mês, mas de anos posteriores:
Dia impresso Texto manuscrito:
na agenda:
1884, Jan. 01 Joana e John (João Andresen) residiam na rua Duquesa de Bragança. O padrinho Paulo fazia anos e fazia um ano que tinha sido pedida em casamento.
1884, Jan. 14 Faziam anos de casados os pais de Joana Lehmann
1884, Jan. 19 [escrito em data posterior por outra pessoa: Maria Joanna Andersen Thersen ou Jane Andresen, cujos nomes aparecem escritos no início da agenda, pelo que lhe deve ou devem ter pertencido]: «Ema Andresen Stüve filha de Maria J. Andresen e Walter Stüve»
1884, Jan. 25 25 Jan. 1877, nasceu Ignez Emilia Andresen, baptizada a 1 Mai. 1887. Fal. a 13 Mai. 1889.
1884, Mai. 13 13 Mai. 1889 morreu a nossa filha Ignez Emilia Andresen, estando nós em Paris.
1884, Mai. 21-22 21 Mai. 1899, Olga Anna Adelaide Andresen nasceu, baptizada na capela inglesa pelo padre S. Picken. foi padrinho o Sr. Aniceto Augusto Pinheiro da Costa Ribeiro, madrinha D. Ana e D. Adelaide Machado.
1884, Jun. 27 Aniversário da Bertha
1884, Jul. 28 28 Jul. 1894, Nasceu Gustavo João Andresen, baptizado na capela inglesa a 29 de Agosto do mesmo ano, na rua do Príncipe, n.º 4, Porto. Foram padrinhos o S. João, Augusto de Faria Mesquita e sua esposa D. Maria Augusta Wandschneider Mesquita e seu tio J. W. Gustavo Lehmann.
1884, Jul. 27 27 Jul. 1900, nasceu Theodora Guilhermina Andresen, na rua do Campo Alegre no dia em que acamou meu pobre pai. Baptizada a 16 Out. na mesma rua. Padrinhos Dr. Jacinto Magalhães e S. Guilherme Wandschneider e sua irmã Maria Joanna.
1884, Jul. 31 Anos do meu John [marido João Andresen]
1884, Aug. 1 Faz um ano que casei [...] [com o] John
1884, Ago. 8 Minha filha nasceu morta.
1884, Out. 17 17 Out. 1900, às 2 horas da tarde, fal. o meu [...] John depois de 2 ½ meses de terrível sofrimento [...]
1884, 25 Out. Foi o John acompanhar Alberto até Lisboa, que partiu para Manaus [...]
1884, Out. 31 31 Out. 1888, nasceu uma menina que se baptizou a 18 Mar. 1889 com o nome de Olinda Emília Gardine Andresen.
1884, Nov. 29 29 Nov. 1892, nasceu Elisa Maria Pauline Andresen, na rua do Príncipe, n.º 4, Porto, baptizada a 1 Jan. 1893. Padrinho S. José, Maria Pinto Camello, e madrinhas Elisa Lehmann e D. Elisa Carqueja.
1884, Dez. 1 1 Dez. 1896, nasceu Valentina Leopoldina Andresen, foi baptizada a 1 de Janeiro, na quinta do Campo Alegre, no Porto, sendo madrinha Mathilde Lehmann e padrinhos o Dr. Jacinto Magalhães e S. Guilherme Wandschneider. Morreu na Villa Jane, Praia da Granja a 5 Out. 1899 de meningite, no célebre ano da peste no Porto.
Nas últimas páginas tem registos temáticos [a transcrição do alemão pode não estar correcta (o que me oferece muitas dúvidas está entre parentesis e interrogado)]:
Familien Gedenstafel:
1 Jan. [s. ano] (Johison Jane á Verlubung?)
19 Jan. 1886 Papá (u?) Mama Lehmann Sïlber (...?) [bodas de prata dos pais de Joana Lehmann?]
29 Ago. 1885 Andresens (Papá Silber hochzeit (u?) Mary Jane's Taufe
22 Jul. [1885?] Mary Jane (Galunst[...]tag?)
Geburststag und namen Kalender:
6 Nov. Maria H. Burmester
2 Mar. Maria Luiza Burmester
11 Fev. D. Emilia Pinto
19 e 22 Dez. Stüve, Emilia, (A. Maria?)
22 Jul. Mary Jane
31 Jul. John
2 Nov. Jane
29 Jun. Bertha Lehmann
1 Mar. Elisa
4 Abr. Mathilde
19 Jul. Carlos
20 Jan. Gustavo
19 Dez. Mamá Lehmann [mãe de Joana Lehmann]
26 Set. Papá Lehmann [pai de Joana Lehmann]
29 Jan. Andresen Papá [pai de João Andresen?]
20 Set. Andresen Mamá [mãe de João Andresen?]
15 Mai. Olinda
- Ignez
- Julio
- Alberto
- Guilherme
- Padrinho Paulo
Privat Adresskalender:
D. Maria Candeias (costureira) Carvalhosa 181
(pol.?) Merzger Bonnstrasse 66, Bremen
Com os meus melhores cumprimentos e votos de boa pesquisa,
Nuno Borges de Araújo
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Peço desculpa pela difícil legibilidade mas o "Dia impresso na agenda" e o "Texto manuscrito" apareciam com um espaço razoável entre eles no meu rascunho e na visualização prévia, o que aqui não se verifica. Assim, primeiro vem a data impressa na agenda e logo a seguir a data anotada à mão (a que interessa realmente).
NBA
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro Nuno,
Acho a sua descoberta muito interessante. E é de louvar desejar que vá parar aos descendentes.
Obrigada pelo trabalho de transcrição.
Se não se importa, gostaria de lhe perguntar se existirá mais alguma coisa sobre a sogra de Joana Lehmann, Maria Leopoldina de Brito Andresen?
Obrigada desde já,
Adília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Adília
Não encontro mais referências à sogra de Joana Lehmann, referida na agenda como mamã Andresen. Todos os nomes e datas ali registados estão na minha transcrição. Apenas omiti os textos de natureza pessoal e afectiva, e não há nenhum que se refira a Maria Leopoldina.
Reparei que algumas datas diferem das que vem na base de pessoas do Geneall, mas transcrevi exactamente o que vem na agenda. Os dados transcritos permitirão, a quem se interesse por esta família, verificar eventuais erros nesta base.
Com os meus melhores cumprimentos,
NBA
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro Nuno,
Obrigada mais uma vez pela suas indicações.
Tem razão quando se refere aos erros. Eu mesma já pedi documentos aos respectivos arquivos, usando as datas disponíveis na base de pessoas do Geneall quanto a esta familia, mas nada foi encontrado.
Agradecida pela disponibilidade,
Adilia
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Joana Lehmann era minha bisavó (morreu muito antes de eu nascer), pelo que sei quem são todas as pessoas citadas.
Quem poder visitar a casa do Campo Alegre, hoje Jardim Botânico do Porto, poderá ver o "jardim dos JJ" com as iniciais do casal, João Henrique Andresen e Joana Henriqueta Lehmann , uma curiosidade. Tenho fotografia dela, pelo menos uma.
João Andresen
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
já agora a citada Vila Jane, onde morreu uma das filhas, na Praia da Granja, foi onde mais tarde viveu Eça de Queirós e onde morreu a viúva e salvo erro também a filha. Essa casa provocou recentemente uma polémica por ter sido demolida "irregularmente".
http://dapraiadagranja.blogspot.com/2007_08_01_archive.html
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Prezada confrade Adilia M
Bom dia
Seria possivel indicar-me como e onde se podem consultar os registos da Oporto Sajnt James Church.
Agradeço antecipadamente
Cumprimentos
Al.Cunha
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Lamento não ter respondido antes mas não me foi possível.
Eu consultei os registos da Saint James Church no Porto através dos microfilmes no Centro da História da Família local. Pode usar o link http://www.familysearch.org e verficar as informações relativas a cada microfilme.
Microfilme número Datas abrangentes
- 574493 Items 10-14 Baptisms, marriages, burials 1716-1865
- 1001479 Church of England parish register printouts
Christenings, 1717-1865
- 883767 Church of England parish register printouts
Marriages, 1716-1864
- 1647594 Item 6 Transcript of baptisms, marriages, and burials,
1878-1898
Consultei ainda a "Guildhall Library" em Londres e também o "National Archives" pedindo cópias de determinados anos, pois abrangem registos ate 1874.
http://www.nationalarchives.gov.uk/familyhistory/guide/migrantancestors/overseas.htm
Disponha,
Adilia
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Prezada Adilia M
Agradeço imenso suas informações
Cumprimentos
Al.Cunha
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá a todos, a minha avó paterna chamava-se Hildegarda Ludovina Jonhson Lehmann (com 2 enes no final), penso que pertencerá á mesma família. Estou neste momento a pesquisar elementos relativos aos meus bisavós, mas penso que o meu bisavô se chamava Manuel Jose Carlos Lehmann. Se alguém tiver algumas informações em relação á sua ascendência, tanto da família Lehmann como da Família Jonhson, ambas do Porto, ficaria muito grata se mas pudessem fornecer, já que nós netos e bisnetos estamos a procurar dados relativos á origem da Família.
Muito Obrigado
Ana Cristina Almeida
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro Lourenço,
Há uma Senhora no Fórum,
tópico;
Procuro informações,
e que é da família Lehman do Porto.
Talvez te interesse
Beijos
Maria
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá Maria,
Muito obrigado. O meu interesse nesta gente foi pontual e cheguei onde queria. De qualquer maneira vou espreitar porque nestas coisas a curiosidade é tão grande, ou maior, do que o interesse objectivo :-)
Beijinho
Lourenço
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro Lourenço,
Estou muito grato á Maria por lhe ter transmitido do meu interesse em obter informações sobre a minha familia paterna.
Nas respostas que aqui foram dadas vi também falados alguns assuntos, que o meu pai (já falecido) nos contava, em crianças.
Neste momento dos irmãos do meu pai, eram 4, só resta uma tia viva, e neste inicio do ano, nós filhos, netos e bisnetos reunimo-nos num almoço, para que os netos e bisnetos se pudessem conhecer e também conhecer um pouco da história da familia. Como neste momento, de todos sou a que tem mais disponibilidade, fiquei encarregue de pesquisar e reunir todos os dados que conseguisse para podermos fazer a nossa árvore genealógica. É este o meu (nosso) interesse, e por isso lhe peço que se puder me dissesse o que conseguiu descobrir mais sobre esta familia.
Antecipadamente grata
Ana Cristina
P.S. Vim aqui porque encontrei este site enquanto pesquisava sobre o nome na net, e como sou novata nestas coisas, achei que seria o local certo.
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro Nuno, ´
Já aqui escrevi anteriormente, pedindo a quem possuisse mais informaçoes sobre a familia lehmann se poderia facultar.
/A minha avó chamava-se Hildegarda Ludovina Lehmann e nasceu a 27/09/1895? tenho alguma dúvida em relação ao ano...
Os seus pais, meus bisavós chamavam-se Carlos Lehmann e Ludovina Jonhston
Será que me pode ajudar?
Cumprimentos
Ana Cristina
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Ana Cristina,
Coloquei o nome da sua avó num motor de busca e encontrei ;
Hildegarda Ludovina Lehman nascida no Porto em 12 de Novembro de 1894.
Cumprimentos
Maria Emília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Maria Emilia,
Primeiro que tudo, obrigada pela informação, consegue saber se os nomes dos pais estão correctos? E que outra informação poderá haver sobre Carlos Lehman que era o pai?
Cumprimentos
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Maria Emilia,
Primeiro que tudo, obrigada pela informação, consegue saber se os nomes dos pais estão correctos? E que outra informação poderá haver sobre Carlos Lehman que era o pai?
Cumprimentos
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Ana,
Esta é uma parte da lista e que diz respeito a pesquisas de pessoas com o nome Lehman na Europa. Numa intervenção minha neste tópico falo da amizade com uma família deste apelido e curioso que a minha mãe referiu como sendo mãe de Carlos Lehman de Almeida, médico nascido no Porto e padrinho de baptismo dela, Garda , diminutivo de Hildegarda .
218. BERTHIA MARIA AMALIA LEHMANN - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Christening: 27 SEP 1863 British Factory Chaplaincy, Oporto, Porto, Portugal
219. Bertha Maria Amelia Lehmann - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Christening: 27 SEP 1863 , Porto, Portugal
220. Carlos GUTTENBERGER LEHMAN - International Genealogical Index / SE
Gender: Male Birth: 1863
221. CARLOTA LEMAN - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Marriage: 30 SEP 1854 San Feliu De Guixols, Gerona, Spain
222. KATHARINA LEHMANN - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Birth: , Milano, Italy
223. EDWARD THEODOR LEHMANN - International Genealogical Index / SE
Gender: Male Marriage: About 26 JAN 1864 British Factory Chaplaincy, Oporto, Porto, Portugal
224. ELIZA MARIA ARMINDA LEHMANN - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Christening: 31 DEC 1865 British Factory Chaplaincy, Oporto, Porto, Portugal
225. FLORA LEHMAN - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Birth: 1828 , , Spain
226. Hildegarda Ludovina Lehmann - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Christening: 12 NOV 1894 Oporto, Porto, Portugal
227. JOHANNE MARGARETHE HENRIGUETTE LEHMANN - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Christening: About 15 DEC 1861 British Factory Chaplaincy, Oporto, Porto, Portugal
228. Johanne Margarethe Henriquette Lehmann - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Christening: 15 DEC 1861 , Porto, Portugal
229. JULIA LEHMAN - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Birth: 1826 , , Spain
230. Lydia Elisa Lehmann - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Christening: 10 FEB 1897 Oporto, Porto, Portugal
231. MARIA - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Christening: 12 NOV 1685 San Martin, Berroeta, Navarra, Spain
232. Mariana Leman Collado - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Birth: 03 JUN 1705 Valencia, Valencia, Spain
233. MARIA LUISA LEMAN - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Marriage: 10 FEB 1857 San Feliu De Guixols, Gerona, Spain
234. PASCUAL DE LEMAN - International Genealogical Index / SE
Gender: Male Marriage: 15 AUG 1599 Santa Maria, Viana, Navarra, Spain
235. Ventura - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Christening: 05 JUN 1866 San Ildefonso, Valladolid, Valladolid, Spain
236. LEHMAN - International Genealogical Index / SE
Gender: Male Birth: 1799 , , Spain
237. LEHMAN - International Genealogical Index / SE
Gender: Male Birth: 1799 , , Spain
238. DE LEHMAN - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Birth: 1805 , , Spain
239. DE LEHMAN - International Genealogical Index / SE
Gender: Female Birth: 1805 , , Spain
Matches: International Genealogical Index/Southwest Europe - 23
--------------------------------------------------------------------------------
International Genealogical Index - Southwest Pacific
240. Ida Wilhelmima Lahmann - International Genealogical Index / SP
Gender: Female Marriage: 17 DEC 1839 St Peters, Campbelltown, New South Wales, Australia
Matches: International
Cumprimentos
Maria Emília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Ana,
Peço desculpa mas baralhei os dados na mensagem anterior, estive a conversar com a minha mãe no Skype , ela vive no Brasil, para esclarecer e talvez poder ajudá-la um pouco, penso que falamos da mesma família.
O padrinho dela é o que abaixo menciono, casou com uma Lehman.
Carlos Leopoldino de Almeida ( * Braga ) estudou no Porto medicina, aí casou com Hildegarda Lehman , cujo pai era alemão com comércio no Porto, filhos ; Hildegarda, Carlos ( médico, chefe da equipa da doença do sono na Guiné Bissau ), Fernanda ( nascida em 27 de Agôsto de 1919 ) e Manuel.
Cumprimentos
Maria Emília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Maria Emilia,
Em primeiro lugar, obrigada pela lista que me enviou. Não sei que site é que foi, mas irei tentar procurar, ou então se tiver a amabilidade de me dizer o nome, será mais fácil.
O Carlos Lehmann de Almeida de que fala, era o meu tio Carlos, irmão de meu pai Manuel Eduardo Lehmann d'Almeida. A Familia viveu em Cabo Verde durante muitos anos, o meu avô paterno também era médico lá em Cabo Verde e chamava-se Carlos Almeida, penso que provavelmente a sua mãe também conhecerá.
Como porventura conhecerá a minha familia materna já que o meu avô, pai de minha mãe era o Dr. Júlio Miguel Monteiro júnior.
O que gostava de saber era a ascendência do meu bisavô o tal Carlos Lehmann do qual só sei o nome, e gostava de conseguir saber o nome dos seus pais.
Se tiver alguma sugestão ou mais informação, ficava-lhe muito grata.
Cumprimentos
Ana Cristina Almeida
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Maria Emilia,
Agora foi a minha vez de baralhar, enviei-lhe uma resposta, antes mesmo de ver esta mensagem que me tinha enviado. Está então confirmado que é a mesma familia, então o padrinho da sua mãe era o meu avô Carlos Almeida! O meu pai era o mais novo dos filhos chamava-se Manuel e foi o único que não nasceu no Porto, nasceu em Angola, antes do meu avô se mudar para Cabo Verde.
Estou em pesquisa no arquivo distrital do Porto, procurando informações sobre os meus bisavós, através dos arquivos paroquiais de batismo, mas com alguma dificuldade pois não sei qual a freguesia do Porto onde a minha avó foi baptizada.
Já agora será que a sua mãe se recorda que tipo de comércio tinha o pai da minha avó no Porto?
Cumprimentos
Ana Cristina Almeida
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá Ana Cristina,
A minha mãe chama-se Vera e o padrinho de baptizado foi o seu avô , a minha mãe " vivia " na casa do padrinho, embora muito mais nova ( 13 anos )que a filha Fernanda ,foram sempre muito amigas e eu sou um pouquinho mais nova que a filha mais velha da Fernanda, sei algumas histórias engraçadas do seu avô.
A lista de Lehmann tirei do Family Search. A sua trisavó chamava-se Ludovina Guerra Lehmann.
Realmente sem saber freguesias não se consegue fazer pesquisas.
Uma sugestão, porque não tenta contactar aqui no Forum o João Manuel Oliveira, ele é quem mais sabe sobre familias que estiveram em Cabo Verde , ainda este ano será publicada uma obra dele Biografias de cerca de 500 famílias que viveram em CV, ele tambem é conhecido por JOMAN.
Qual é o último registo que tem deste seu ramo ?
Não sei que tipo de negócio teria o seu trisavô, mas pela arte na doçaria da neta eu diria que seria uma Pastelaria, nunca comi pasteis de nata e outras guloseimas tão bem feitas como as que fazia a D. Fernanda , ela num instante preparava um lanche maravilhoso para as filhas e amigas ! Ela está com muita idade, uma mãe e esposa extremosa , enfim adorável!
Cumprimentos
Maria Emília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Esqueci-me de dizer que a Lydia Elisa Lehmann da lista é irmã da Hildegarda
Cumprimentos
Maria Emília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Ana Cristina ou Kiki,
A minha mãe conhece - vos a todos , irmã e irmãos de CV, o seu avô materno era advogado e sua avó chamava-se Rita . Os padrinhos de baptismo do meu irmão António foram os seus pais, Manuel e Madalena e os do meu irmão Carlos , foram o seu tio Carlos Lehmann de Almeida e seu pai. A minha mãe era muito amiga da sua , diz que era muito bonita .
Muitas novidades .... afinal o mundo é mesmo muito pequeno.
Abraço
Maria Emília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Kiki
Avisado por pessoa amiga só agora dei pela sua questão. Infelizmente pouco poderei ajudá-la pois o meu interesse por esta família termina onde começa o teu, pois é precisamente com casal Carlos Leopoldino de Almeida e Hildegarda Lehmann que começo a minha descrição pois foram eles que residiram em Cabo Verde. Uma das tuas tias a Heldegarda Lehmann de Almeida, (Garda), casou com José Soares de Brito Júnior, um primo da minha mãe e o teu avô Júlio, foi funcionário administrativo e nesta qualidade foi colega do meu pai e esteve na nossa casa na Assomada quando recolhia elementos para o seu livro sobre "Os Rabelados da ilha de Santiago". O mundo é mesmo pequeno.
Joman
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Maria Emilia,
De facto o mundo é pequeno mesmo! Como se chama a sua mãe? Vou perguntar á minha tia Anabela (irmã da minha mãe) que concerteza a conhecerá.
Infelizmente a minha mãe faleceu em Novembro passado, e o meu pai em 2001.
Mas é engraçado como de facto acabamos por encontrar pessoas que nos conhecem!
Abraço
Kiki
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro Joman,
Como disse há pouco á Maria Emilia, o mundo é mesmo pequeno!!! O LIvro dos "Rabelados da ILha de Cabo Verde" que contou também com a ajuda do meu pai ao meu avô Júlio, temos o manuscrito e ficou para a minha mãe, já que eles muito ajudaram o meu avô, numa altura em que ele já estava muito doente e por isso foi fundamental a ajuda deles para o escrever. A tia Garda e o Tio Zeca, só conheci depois do 25 de Abril quando eles vieram de Cabo Verde e nós de Angola, mas aí recuperámos o tempo perdido. Ainda no inicio deste mês fizemos com o lado da familia Almeida um almoço, com primos, netos e bisnetos para eles se conhecerem, e daí surgiu a ideia de procurar mais informações sobre a familia Lehmann e os Almeida, já que da familia MOnteiro nós temos muita história e referências!
Diga depois qual o seu nome e o nome da familia para eu falar com a minha tia Bilocas que concerteza vos conhecerá!
Um abraço amigo
Kiki
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá
Meu nome completo é João Manuel Ferro Nobre de Oliveira, (pode ver na base de dados) mas a tua tia deve conhecer mesmo é o meu pai Adalberto Nobre de Oliveira. O parentesco é pelo lado da minha mãe Dulce Ferro.
Joman
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá Kiki,
Já vi que contactou o Joman. Vai ter que ser a Kiki a pesquisar ,alguem já tentou e sabe a freguesia , pois só assim soube a data, tente a Igreja Inglesa quem sabe... .peça ajuda a confrades mais experientes que sabem outras fontes para além dos paroquiais. Por exemplo boletins oficiais, nomeações para certos cargos ou o arquivo do hospital onde trabalhou Carlos Leopoldo de Almeida, eu sei que nasceu em Braga, para o seguir talvez a Universidade do Porto onde tirou o curso de Medicina, são só ideias. A minha mãe chama-se Vera de Melo Sanches de Castro( Osório por casamento ).
Um abraço
Maria Emília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Ana Cristina
Se vive cerca de um dos Centros de Historia da Familia da igreja Mormon podera' la' pesquisar os microfilmes dos registos paroquiais da "Church of England in Portugal. Anglican Chaplaincy (Oporto)". O numero do filme a pedir 'e: 574493, Items 10 - 14
ja' que parece ter sido la' que os seus antepassados foram baptisados. O filme comeca em 1716 e compreende baptismos, casamentos e obitos.
Nao sei se ja sabe mas no Porto ha tambem a Igreja Inglesa de St. James, Tel. 226064989, e-mail: stjameschurch@compuserve.com onde tambem 'e possivel que alguem tenha sido registado.
Boa sorte e cumprimentos.
Rosario
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Aparecem no familysearch.org se escrever na devida janela do apelido e Portugal como País
Maria
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá João,
Não tenho conseguido entrar nas Hesperitanas.
Tudo bem consigo?
Bjs
Maria
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Rosário,
Agradeço a informação, irei procurar.
Cumprimentos
Ana Cristina
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá Maria Emilia,
Falei com a minha tia Bilocas, que se lembra muito bem da sua mãe (foram amigas de infância) e do seu pai , chama-se Antero, não é? Também se recorda muito bem do seu avô paterno.
Ela disse-me que há uns anos atrás encontrou na Alameda D.Afonso Henriques um tio seu (penso que o irmão mais novo de seu pai) que a reconheceu e estiveram a falar, algum tempo mais tarde alguém lhe disse que esse seu tio tinha falecido, ela pergunta se é verdade.
Pede para enviar á sua mãe um enorme beijo de saudade, e quem sabe até possamos trocar e-mails para conversarmos.
Abraço
Kiki
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá Kiki,
Logo à noite darei notícias da tia Bilocas a minha mãe, vai ficar feliz, pode escrever-lhe para o email veraosorioarrobaterra.com.br
apesar dos seus 78 anos gosta muito de Informática, é o seu passatempo já que
tem que estar quase sempre em casa ,meu pai que está doente há muito com doença de Alzeihmer.
O meu mail é mcastrosorioarrobagmail.com
Realmente o meu tio António , Tonecas para os amigos ,faleceu há alguns anos de ataque cardíaco, de todos os irmãos só estão vivos o meu pai e a irmã mais nova , Gabriela ( Gaby ).
Abraço
Maria Emília
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá
Joman, estou a falar com a tia vává (Oswaldina filha da tua prima Virgina Nobre Caldeira Marques) e afinal acabamos por ser parentes! Já sei que resides em Macau, e és (segundo a tia) um grande historiador! Por isso e já que somos parentes podes enviar-me o teu mail e eu mando o meu (crischalana@gmail.com) para podermos conversar.
A minha tia vává era casada com o meu tio Joe (irmão da minha mãe)
Beijinhos
Kiki
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Cara Ana Cristina
Estive fora esta semana e só agora tomei conhecimento da sua mensagem. Infleizmente não tenho mais dados sobre a família Lehmann, além dos que deixei transcritos na minha mensagem anterior.
Cumprimentos e votos de uma boa pesquisa,
Nuno B. A.
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá
A Vavá é muito amável e ela ajudou-me muito na elaboração do teu ramo. Fico contente por ela me considerar um historiador mas daí até ao "grande" ainda há, esse sim, um grande caminho a percorrer. Então vou entrar em contacto contigo.
Abraços
Joman
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá Maria
É porque está desativado, espero que temporariamente. O Forum continua aberto mas a árvore (base de dados) foi apagada pelo dono do site Luis Santos porque, segundo disse-me, recebeu mails de pessoas a exigirem que apagasse o nome delas e como fartou-se disso, tirou a árvore do site ao receber há tempos a última ameaça (por assim dizer).
E isto coloca uma questão interessante. Até que ponto podemos utilizar livremente os dados pessoais que encontramos nos jornais ou na internet sem o conhecimento da pessoa em causa?
Nota que neste caso apenas constava o nome da pessoa e ano de nascimento e, claro, a filiação, dados estes que estão, por exemplo, em listas de cadernos eleitorais colocadas na net e logo públicas.
Joman
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Olá João,
Eu nunca coloquei a minha família no Geneall, os vivos, porque também houve um espertinho dos mais novos que me lançou uma série de piadas de mau gosto, que eu até pensei:
Bano-te do meu ficheiro...
Agora até já me pergunta como vai isso das genealogias ?
R:Muito bem para certos ramos, para outros emperrou de vez...
Um dos meus filhos também me aconselhou a não o fazer, pois até nos podem levar a tribunal.Isto há coisas.
Que pena isso que me conta das Hesperitanas, nem que fosse só pela musiquinha!!!
Adoro mornas e coladeiras
Beijinhos
Maria
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Caro Nuno,
Grata pela sua resposta.
Cumprimentos
Ana Cristina
Enlace directo:
RE: Lehman, do Porto
Boa tarde, eu tambem sou bisneto de Hildegarda Ludovina Jonhson Lehmann, e tambem gostava de saber se existe algum sitio onde possa saber mais sobre a minha ascendencia.
Sei que a minha avó é do Porto sim, mas não tenho conhecimento do resto da ascendência.
Desde já agradeço a todos pela ajuda.
Muito obrigado,
João Lisboa Santos
Enlace directo:
Lehman, do Porto
Olá João, olá Kiki, olá Maria Emília!
Também sou bisneta da Hildegarda Ludovina Johnson Lehmann, neta da Maria Fernanda Lehmann de Almeida Lisboa Santos, prima da Kiki e do João! Tenho uma lembrança muito distante da minha bisavó (não sei em que ano faleceu) e lembro-me muito bem da D. Vera e do Sr. Osório de quando havia festas na casa dos meus avós com as pessoas de Cabo Verde, sempre muito bem disposta (sou filha da Lurdinhas). Há uns anos fui visitar uma casa junto ao palácio de cristal no Porto onde a minha avó viveu antes de ir para Cabo Verde. Sei que a minha bisavó Hildegarda era prima da Sophia de Mello Breyner através da familia Andresen. Alguém sabe a data do falecimento da bisavó Hildegarda?
Muito obrigada,
Sofia
Enlace directo:
Lehman, do Porto
Olá Sofia Rosa !
Também te vais dedicar à genealogia? É apaixonante e viciante... cuidado!!!
Lembro-me de ti pequena e dei-me sempre muito bem ;), desde bebé, com a tua mãe, parece que gostava muito de lhe puxar os cabelos, já eu fui careca até ao ano :D e irmã. O meu pai foi amigo do teu avô desde o berço, a minha mãe era afilhada do teu bisavô e vivia praticamente lá em casa, era muito amiga da tua avó , o teu bisavô também foi padrinho do meu irmão Carlos, daí o nome.
Joachim Wilhelm Gustav Lehman, nasceu em Saxe Norte, Hannover, 26.09.1834, morreu no Porto em 13.08.1903, casou com Joana Pereira Lopes, não diz a data do casamento nem local , desta união nasceu no Porto, em 1861 Johanna Henriette Margarethe Lehman (na BD só consta esta filha e tem esta indicação de fonte D. Gonçalo Vasconcellos e Sousa,Livraria Esquina,Edição: 1,Porto 1997)
esta senhora casou com João Henrique Andresen, foi um dos filhos deste casal, o João Henrique Andresen, nascido no Porto em 1861 que casou com Maria Amélia de Melo Breyner e foram pais de Sofia de Melo Breyner Andresen ( informação que colhi na BD do Geneall ). Sugiro que procures nos livros paroquiais do Porto, na freguesia da morada, da tua avó e que dizes ter sido perto do Palácio de Cristal, pelo assento de baptismo dela ou de outros irmãos. Sei que o teu bisavô era de Tras-os-Montes e que esteve em Angola, como médico foi ao Congo combater a doença do sono e por isso agraciado, pelo rei, com um título ( mandei essa nota à tua mãe). Para o costado do teu bisavô, se ainda não foi estudado, procura no Arquivo da Universidade de Coimbra. Neste tópico estão os nomes de outros filhos de Johann Gustav Wilhelm Lehmann e Johanna Roza, registados na Igreja Anglicana no Porto (St. James Church):
- Bertha Maria Amalia Lehmann
batismo 27 Set 1863
- Eliza Maria Arminda Lehmann
batismo 31 Dez 1865
- Arminda Maria Lehmann
batismo 12 Jun 1870
Carlos Leopoldino de Almeida, médico ( curso feito em Coimbra?)
Nasceu a 10 Fev 1894, Bragança, cc Hildegarda Ludovina Jonhson Lehmann, nascida no Porto a 27 Setembro 1893, Porto.
Foi bp. a 12 Nov 1894, Porto.
Sei que não sabem as freguesias de nascimento e o Porto tem muitas, podes começar por ver os livros paroquiais da área da residência que referiste.
Qualquer ajuda nas pesquisas diz que estarei atenta.
Beijinhos
Mila
Enlace directo:
Lehman, do Porto
Sofia,
A minha mãe diz que não sabe a data do falecimento da D. Hildegarda, talvez estivesse em Bissau onde o filho Carlos Lehmann de Almeida, médico, estava em comissão de estudo e combate da doença do sono na Guiné portuguesa, Carlos Leopoldo faleceu em 1952, precisamente no dia do nascimento do meu irmão, e o padrinho de baptizado foi o Carlos Lehmann de Almeida,
Só agora reli o tópico todo e já tinha a indicação do registo de bp de Hildegarda,
Quanto ao Carlos Leopoldino de Almeida, estudou na Universidade do Porto onde concluiu o curso de Medicina, encontrei na NET. Não sei se no Arquivo da Universidade existe uma ficha de inscrição com filiação e freguesia de naturalidade.
file:///C:/Users/Utilizador/Downloads/AFMUP_14_C.pdf
FACULDADE DE MEDICINA DO PORTO
RELAÇÃO NOMINAL .DOS ALUNOS QUE TERMINARAM
O CURSO GERAL DE MEDICINA (APROVAÇÃO NOS
QUATRO EXAMES DE ESTADO) NO ANO LECTIVO
DE 1920-1921
Reforma de 1911
Entre muitos outros , Carlos Leopoldino de Almeida
Pedi a um amigo o favor de procurar a ascendência de Hildegarda, através dos registos de nascimento de Great Britain do Family Search. Vamos aguardar.
Beijinho
Mila
Enlace directo:
Lehman, do Porto
Olá Sofia Rosa
Bem vinda ao clube. Já vi que a Mila respondeu prontamente as tuas questões. Ela tem sido o meu apoio para a família Lehmann de Almeida, pelo que nada tenho acrescentar. Só uma observação, doença do sono na Guiné não me parece que tenha sido importante. Ela era forte em S. Tomé e norte de Angola. Na Guiné a maior preocupação era com a malária.
João Nobre de Oliveira
Enlace directo:
Lehman, do Porto
Olá Joman,
Estou a tentar ajudar a Sofia, vamos ver se consigo ! Encontro alguma discordância entre os dados contidos no assento de nascimento da avó da Sofia e o que encontrei, já pesquisado, no Great Birhts Baptisms do Family Search. Diz que Hidegarda Ludovina Jonhson Lehmann * no Porto aos 27.09.1893, bp. Saint James Church 12.11.1894, filha de Ludovina Guerra Lehmann, não referindo o pai.
No assento de nascimento da D. Fernanda diz que ela é filha de Carlos Leopoldino Almeida e de Hildegarda Ludovina Lehmann ( não vem o Jonhson), diz que na data de nascimento da filha tinha 24 anos, neta materna de Carlos (Jonhson) Lehmann e de Ludovina Jonston ( Jonhson) Lehmann, seriam estes últimos apelidos dela ou do pai de Hildegarda ??! Seria a Ludovina Guerra acima referida?Tudo indica que sim. Já estou à procura do assento de nascimento de Carlos Leopoldo ele nasceu na freguesia de Santa Maria, Bragança, tinha 25 anos na data de nascimento da filha Fernanda, filho de Carlos Alberto de Lima Almeida e de Elisa Augusta de Moraes ( Almeida ).Tenho que pedir o assento de cas. dele ao Arquivo do Porto para me certificar dos nomes e apelidos dos avós maternos.
Os estudos efectuados por Carlos Lehmann de Almeida na Guiné foram inúmeros entre eles além do paludismo, esteve no combate à doença do sono ( tripanosomíase ), filaríase, elefantíase e outras parasitoses,doenças tropicais comuns a toda a África.
Um abraço
Mila
Enlace directo:
Lehman, do Porto
Boa tarde.
Li com interesse estes "posts", pois sou bisneta dum primo do marido de Berta Lehmann.
Enlace directo:
Lehman, do Porto
Caro Lourenço
Uma das testemunhas do casamento dos meus 4ºs avós Guilherme Ehrhardt e Maria do Rosário Pinto de Magalhães, em 13.6.1855, na freguesia da Vitória, Porto, foi Guilherme Gustavo Lehman, morador na Rua das Taipas, freguesia de S. Nicolau.
E tenho ideia de que esse meu antepassado foi testemunha de baptismo de um dos filhos dessa família Lehman.
Cumprimentos
Maria Eduarda
Enlace directo:
Lehman, do Porto
Lourenço Correia de Matos,
não sei se conhece este documento:
https://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/documents/561947/?
Cumprimentos,
L.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 05 nov 2024, 06:48.