Adains

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Adains

#8251 | rafael mião | 26 ago 2001 00:25

Caros Amigos
Sobre a família algarvia Adains,será Adães a grafia correcta? E quem sabe desta gente?
Obrigado desde já.
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#8500 | Luis K. W. | 01 sep 2001 20:15 | In reply to: #8251

A «grafia correcta» depende concerteza da época em que é escrita, do grau de literacia do prelado que escreveu o registo e, porque não? do grau de alcolemia na altura da festiva cerimonia de baptismo. :-)
Tenho uns Adães de Lagoa, lá para os inícios de 1700's.
Tambem descobri um Domingos Adães, em finais de 1600's, acusado de Judaismo pela Inquisição.
Luís K. W. (lisboa-portugal)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#8504 | rafael mião | 01 sep 2001 21:58 | In reply to: #8500

Ex.mo Senhor Luís K.W .
Fico deveras reconhecido pela sua informação e como diz acontecia muitíssimas vezes esses enganos e também da surdez dos párocos e má pronúncia dos informadores.Nos Adains de minha família,sobretudo os da zona de Albufeira aparece também a grafia- Adães.Embora não sejam palavras parónimas a lei do menor esforço acarretava a pronúncia mais fácil ou menos "esquisita"para tais ouvidos.Eu tenho Goes que aparecem como Goyos e como Gois,por isso mesmo
Gostaria muito de lhe enviar o pouco que tenho sobre esta família e interessado na troca de informações que me possa enviar. O meu mail bdodegusmao@mail.telepac.pt
Aguardo com expectativa as suas notícias.
Os meus melhores cumprimentos
O.Rafael G. Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#9005 | rafael mião | 11 sep 2001 12:53 | In reply to: #8500

Caro Luis K .W.
Recebi o seu mail e não tem sido falta de consideração ou esquecimento.Vou hoje responder-lhe e formular outras questões fora deste âmbito.
Mas agradeço-lhe,sem prejuizo de serem desenvolvidas por mail,que me envie todos os dados que puder sobre os seus Adães,para melhor elucidação.

Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#20589 | rmfrp | 04 may 2002 22:33 | In reply to: #8251

Caro Rafael Carvalho:

Encontrei na Torre do Tombo um processo (novas habilitações do Santo Ofício, maço 1, n. 70) relativo ao Pe. Afonso Neto Correia, Beneficiado na Sé de Faro. Filho de Afonso Anes e Maria Adães; neto paterno de João Rodrigues e Maria Afonso; neto materno de João Gueino (?) e Leonor Adães - todos de São Bartolomeu de Messines.

Espero que esta informação seja útil.

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#20594 | rmfrp | 04 may 2002 23:20 | In reply to: #20589

Por lapso, esqueci-me de referir que o processo do Pe. Afonso Neto Correia é de 1651.

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#20596 | orgc | 04 may 2002 23:34 | In reply to: #20589

Caro Rui Pereira
Seguiu mail,sobre outros assuntos.Agradeço-lhe a informação e observo que -Gueino,pode também ser Gueiro ou Guieiro,apelido que aparece em famílias do Algarve e estou a lembrar-me da Rua:Domingos Guieiro,ao pé da Sé de Faro e da casa apalaçada dele,onde foi a Escola do Magistério Primário de tão gratas e alegres recordações para mim.
Boa noite.
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#20664 | roberto lopes | 06 may 2002 13:03 | In reply to: #8251

Caro Rafael Carvalho

Eu tenho algumas informações relativas à família Adains ou Adães ou Adanis ou ainda Adanja.
Os assentos que tenho são da zona de Lagoa e vão desde o séc.XVIII até ao XVII. Existem vários ramos, uns ligam-se aos Raposos outos aos Matosos,quando puder envio-lhe o que tenho, pois hoje estou com pouca disponibilidade.

Atenciosamente

Roberto Lopes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#20707 | orgc | 06 may 2002 22:04 | In reply to: #20664

Caro Roberto Lopes
Cheguei há pouco,vindo da TT e vou enviar-lhe,talvez através do Tópico-Famílias de Alfontes da Guia e Albufeira,o que tenho apurado sobre -Grades.Quando digo vou enviar,claro que pode ser de "empreitada" ou aos poucos,depende da disposição e de outros factores.Em poucos dias posso pôr o pouco que tenho,mas posso passar muito tempo sem colocar nada,quem me conhece dá o desconto.Mas há sempre boa vontade,embora o entusiasmo às vezes vá abaixo,quando não se encontra nada de substancial,mas depois reanima.
Tinha pensado colocar os apontamentos conforme disse,mas como observo que também tem grande interesse pelos nossos-Gradio/Grade,vou talvez colocar,em primeiro lugar,o que tenho onde entram pessoas deste apelido,que me parecem todos da família e ainda hoje recolhi alguns.Se achar bem posso enviar-lhe o mail e através dele dar-lhe o meu nº. de telefone fixo,porque com o reencaminhamento de chamadas em qualquer lugar posso ser contactado.Bem,tenho de dizer que o entusiasmo é muito grande e,por vezes posso dar a idéia que tenho muita informação,é mais folhagem que frutos,mas alguma coisa possuo dos meus ramos familiares algarvios como é óbvio, e tenho contribuido para os amigos e família,e eles ajudam-me e corrigem-me muitas vezes.Sinto-me radiante quando sou útil a alguém,com informação de algumas famílias do B.xo Alentejo ligadas aos meus,mas principalmente do Algarve(onde descubro antepassados).E quando encontro algum parente,remoto que seja, a alegria redobra.E porque quem semeia alguma coisa colhe.
Vejo no seu apelido-Lopes-eu tenho antepassados deste apelido e me parecem -Lopes Amado.Mais para investigar.
Mas conversando "é que a gente se entende"como se costuma dizer em muitas zonas rurais,cuja sabedoria popular de saber empírico sintetizada em pequenas máximas eu gosto de reavivar a propósito.
Não vou incomodá-lo mais mas fico interessado por trocarmos informação.E os Gradios vêm mesmo a calhar,nunca imaginei tal origem italiana e de raizes nobiliárquicas,que me agrada muito.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#20711 | roberto lopes | 06 may 2002 23:23 | In reply to: #8251

Caro Rafael Carvalho

Tenho muito gosto em receber o seu e-mail, aproveito agora a oportunidade para lhe dar o meu: robertolopes@portugalmail.p

Cumprimentos

Roberto Lopes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#20717 | orgc | 07 may 2002 00:19 | In reply to: #20711

Caro Roberto Lopes

O meu mail bdodegusmao@mail.telepac.pt

Uma boa noite.Amanhã também tenho de me levantar cedo.
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#22269 | orgc | 02 jun 2002 16:32 | In reply to: #20717

Caro Luís K W
Como não encontrei o seu mail,espero que consulte este tópico,para a sg.inf.:
O seu antepassado Francisco José Bocarro C/c Violante Maria da Conceição,aos 13 de Fev.de 177..,em Alcantarlha,é bisneto de Manuel Fernandes e de Domingas de Sousa,mas como não sei a nat.destes informo-o que tenho uns avòs de Boliqueime homónimos destes,e que casaram aos 21 de Abril de 1665,filhos resp.O Manuel Fernandes filho de Jorge Fernandes e de Maria Antónia,moradores q.f. em Vilar do Pinheiro, termo do Porto e Domingas de Sousa filha de Gaspar da Silva e de Maria de Sousa,de Boliqueime.Foram avós do cap.ão Manuel Fernandes Bexiga,conhecido pelo"Bexigua de Alfontes"lavrador principal e homem de prodigiosa força física,mas de boa índole.Este meu avô,e prov.também seu,mereceu a estima pessoal de sua Majestade El-REI D.Pedro II que com ele media forças no Paço Real e convidou-o para a Corte,tendo aquele declinado tal honra.(c/Monografia de Loulé,de Ataíde de Oliveira e G E P e B vol. 1,em Bexiga.)Aparece como cap.ão num registo onde fig.como padrinho.
Um abraço
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#22272 | orgc | 02 jun 2002 17:46 | In reply to: #22269

As datas é que me parecem não se ajustar convenientemente!
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adanis

#66065 | rgc | 27 may 2004 18:32 | In reply to: #8500

Caros confrades

A informação aqui e agora colocada, obviamente, é apenas um breve apontamento sobre um clã de família importante no aspecto político e militar cujo nome é -ADANIS-apelido que com esta forma ou tb. como Adains, e ainda Adâes foi usado por algarvios e alguns dos B.xo Alentejo. Ressalvando isto, a informação vale na medida como for apreciada, pois não digo que os Adains/Adanis/Adães portugueses sejam descendentes dos que adiante referirei. Contudo, na minha opinião, achei por bem colocá-la aqui, no Fórum, como complemento ao que já aqui foi escrito e ser-lhe-á dada de per si com a importância que merecer.
Foipublicado há pouco tempo -"ALCÁCER DO SAL ISLÃMICA"de António Rafael Carvalho, João Carlos Faria e Marisol Aires Ferreira. Ed. da Câm.Mun. de Alcácer do Sal.
Num dos cap.ºs do ref,º trabalho -Os Primórdios da Islamização no Baixo Sado -trata da Fase da Conquista até à instalação dos -BANU ADANIS em al-QASR.
Com a devida vénia transcrevo um pequeno apont.º( porque o cap.º é muito extenso, com mapas e fotografias).
" Segundo Ibn Hayan , Mas' ud b. Abi Adanis era governador de Coimbra nos fins do sèc. X .Ao ser atacado, mais tarde refugia-se numa fortaleza denominada al-Qasr, localizada nas margens do nahr Sh.tûb. r. ( Ibn Hayan , 1973 ,Muqtabis III, pp. 369. Picard,2000, pp.194 )
Os Banu Adanis dominavam vastos territórios, e constituiam um clã da elite militar do Garb. Em 929 são confirmados pelo Califa dois governadores: Yahya b. Abi Adanis, para Alcácer; e Abd Allah b. Umar b. Abi Adanis para as regiões montanhosas do território Alcacerense , que pensamos corresponder às serras da Arrábida, Grândola e Cercal. "
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Adains

#95553 | suzy gama | 08 jul 2005 22:21 | In reply to: #8251

Caros confrades

...1-Pedro Mendes 07.02.1748, da Cabeça Alta, Loulé

...2- João Mendes
...3- Maria de Jesus

...4- Domingos Mendes, do Gilvrasino
...5- Susana Mendes, de Querença
...6- António Martins
...7- Margarida Adanja e Adanz (apareceu escrito das duas formas)

.10- António Gonçalves
.11- Maria Mendes

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 08:36.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen