Zuzartes e Pouzadas de Monforte
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Caros participantes,
Há cerca de 4 anos atrás solicitei informações acerca da seguinte família:
José Franco Zuzarte, filho de Manuel Zuzarte e Josefa Joaquina, casou a 20.11.1775, em Santa Eulália, Elvas, com Isabel Inácia Pouzadas, filha de Lourenço Rodrigues Pouzadas e de Rita Teresa.
Deste casamento nasceu, em Santa Eulália, Elvas, Maria Bernarda Franco Zuzarte que casou com António Caldeira, natural dos Prazeres, Monforte, filho de Domingos Caldeira, neto de Catarina Rodrigues Caldeira e, bisneto de Domingos Caldeira e de Maria Lopes, todos de Monforte.
Destas família possuo apenas uma àrvore de costados que se fica pelos elementos que disponibilizei. Gostava de aprofundar melhor estes costados e/ou saber se existe alguma publicação ou estudo que verse estas mesmas famílias.
Obrigado
Paulo
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Caro Paulo,
Tente no livro do Cândido Teixeira; existe muita gente de F. Zêzere e "arredores" com ligações ao Alentejo e que constam desse livro.
Bem sei que o livro é imenso, mas vai de certeza encontrar alguma ligação, tal como eu encontrei.
cumprimentos,
Anna
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Olá Anna,
Muito obrigado pela sua informação mas esta família não tem qualquer ligação com Ferreira do Zêzere. Trata-se de uma família cuja descendência, nas linhas que venho estudando, permaneceu até ao presente na região de Elvas.
Aproveito para informá-la que, a propósito de um outro tópico em que participou, infelizmente não existem registos paroquiais da freguesia de Areias, Ferreira do Zêzere, anteriores a 1859 já que nesse ano um incendio destruiu a residência presbiterial de Areias e todo o seu cartório que ali se encontrava.
Despeço-me com os melhores cumprimentos,
Paulo
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Olá Paulo,
Realmente esqueço-me sempre desse pormenor dos paroquiais das Areias, mas felizmente existem sempre formas de tentar encontrar informação, por outros meios. Logo se verá.
Boa sorte nas suas pesquisas....
cumprimentos,
Anna
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Prezada Ana
À leitura deste tópico apercebo-me que tem alguns conhecimentos sobre gentes de Ferreira do Zêzere. Com a preciosa colaboração do Sr.Paulo A. Neves consegui há três anos obter informações sobre um tronco Pinheiro natural de F.Z., meus antepassados, ramo que cruzou com Malafaias do Norte de Portugal e de quem construi a genealogia até 1580.
Pretendo agora obter dados sobre mais recentes, ou seja, os ascendentes de um trisavô com nome João Pinheiro *c.1825, de F.Z., Águas Belas, casado com Maria de Jesus, os quais tiveram: Emília de Jesus Pinheiro e Mariano Pinheiro*1846 casado com Maria José Nunes, os quais tiveram: José *14.03.1864, e Manoel *07.09.1878 em S.Miguel, Lugar do Castelo, este último, meu Avô paterno, casado com Domingas Rosa Palhares Malafaia da Costa. (Guarda-Mor/Fam. Malafaia-Pinheiro)
Acaso terá alguma informação sobre este ramo ou sobre os ascendentes de João, o primeiro citado ? ou conhecerá uma pista onde, por correio electrónico, eu possa solicitar informações ?
Agradecendo, com os melhores cumprimentos,
Victor M. Pinheiro
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Caro Victor Pinheiro,
Realmente não tenho a inf. que pretende; sabe que a freguesia de Águas Belas, até agora, fui uma das que ainda não me foi necessária a consulta; todavia, pode talvez consultar os microfilmes de Águas Belas, na Biblioteca Genealógica dos Mormons ou com os dados que tem pedir por e-mail ao Arquivo Distrital de Santarém que efectue a busca e eles enviam-lhe depois as fotocópias.
No entanto, se me surgir algum dado, eu dir-lhe-ei, embora gostasse que tomasse tb em atenção, a mensagem que irei enviar ao Paulo, depois desta.
Cumprimentos,
Anna
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Caro Paulo,
Se me permite, gostaria de lhe chamar a atenção para os Morgados da Azinhaga (no Genea) que são Zuzarte, com ligações familiares com os Cravos de Abiúl, os Arnau, os Pinheiros, senhores da Quinta de Almoster (freguesia de Alvaiázere), os Zuzarte/Juzarte/ Duarte do Conselho de Alvaiázere, Pachecos, Caldeiras, Farias, Castelãos, Franças, da Vide, Mansos, etc., e todos estes com ligações familiares no Concelho de Ferreira de Zêzere e concretamente na freguesia do Beco e concretamente na minha família.
A partir daqui encontrei todas as ligações possíveis no livro do Cândido Teixeira. e compreendi enfim, muita coisa.
Lamento não ter ainda a minha genealogia feita para disponibilizar, mas quase não tenho tempo para passar a computador (está em grande parte manuscrita), e hoje realmente foi um dia daqueles raros, em que posso consultar o Genea e responder.
Também o grande Cândido Teixeira quase que se encarregou de fazer a genealogia por mim.......
Espero que esta mensagem possa de alguma forma ajudá-lo.
Cumprimentos e bom fim de semana,
Anna
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Caro Paulo
É provável que já saiba, mas aqui vai:
Os Costados Alentejanos do António Pestana referem vários Caldeira (a maioria de Portalegre e alguns de Elvas, mas não localizei nenhum de Monforte).
Referem igualmente vários Zuzarte, de Veiros, Estremoz (sensivelmente a meio caminho entre Estremoz e Monforte) e outros de Arronches (também muito próximo de Monforte).
Não localizei qualquer referência a Pouzadas (pelo menos no fim das linhas de costados - 1750-1800).
Dadas as localidades que referiu (Prazeres, Santa Eulália) é provável que haja ligação às famílias Moura e Zagalo (Prazeres) e Picão (Santa Eulália). A título de curiosidade (embora provavelmente conheça) existe actualmente uma família Picão Caldeira, de Elvas.
Cumprimentos,
Rita
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Caro Paulo
Eu descendo de João Franco Curvo natural de Assumar, filho de Bernardo João Curvo(Bernardo filho de Pedro Curvo de Monforte) e de Inês Pereira Galvão, esta última de Assumar filha de Diogo Galvão Pereira e de Isabel Rodrigues; Diogo Galvão Pereira, de Assumar, filho de Manuel Sutil Franco da Silva, de Borba, e de Maria Pereira Galvão, de Campo Maior. Não sei se são os mesmos Francos que trata.
Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Caro Paulo
Já tentou relacionar os seus Galvão com os que constam na base de dados aqui do genea?
Galvão de Campo Maior interessam-me. Mas com os nomes que indica não encontro, para já, relação.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Caros confrades,
Gostava de saber se alguém tem informações relativamente a um
Matias de Faro Viana Pereira de Almeida (vide base de dados)
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=408207
Obrigado.
Paulo Alcobia Neves
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Caro Paulo Alcobia
Este Senhor que refere, Matias de Faro Viana Pereira de Almeida, estaria relacionado também com estas famílias de Monforte, deste tópico? Pergunto pelo seguinte:
- João Maria Pereira de Almeida, (trisavô cá de casa), c.c. Ângela de Almeida - não sei ainda se o casal tem raízes no Alentejo mas uma sua filha que nasce em Lisboa, Ângela Maria Luísa de Almeida, casa com um Galvão Cid de Portalegre, este ligado a Caldeiras (em gerações anteriores) e com um ramo colateral ligado a Juzartes. Aqui deixo pois o nome que poderá vir a fazer sentido em alguma ligação.
Com os meus melhores cumprimentos,
Manuela
Enlace directo:
RE: Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Cara Senhora,
Esse Matias não existe (existe uma primeira filha do casal chamada Maria) mas lamentavelmente os responsáveis pelo Genea insistem em manter o erro na BD.
Caso pretenda entrar em contacto comigo agradeço que o faça por intermédio do meu email jpalcobia@gmail.com
Com os meus melhores cumprimentos,
Paulo Alcobia Neves
Enlace directo:
Zuzartes e Pouzadas de Monforte
Caro Paulo
Tenho localizado no Assumar alguns Juzartes/Zuzartes meus ascendentes.
Francisco Pires Juzarte (Meu 5ºAvô), nasceu a 26NOV1778, no Assumar, casou em 25SET1799, no Assumar, com Caetana Maria (5ªAvó), nascida em 01JAN1780, em Vaiamonte.
Era filho de Domingos Pires da Ascenção (6ºAvô), nascido em 17MAI1752, em Assumar, e casou em 08FEV1779, no Assumar, com Cecília Maria Juzarte (6ªAvó), que nasceu a 10JAN1755, no Assumar.
Neto paterno de Domingos Pires (7ºAvô), nascido em São Matias - Nisa, casado em 26SET1731, em Vaiamonte, com Brites Maria (7ªAvó), nascida a 18DEZ1712, em Vaiamonte.
Neto materno de Luís Rodrigues (7ºAvô), nascido em Elvas e casado em 10OUT1746, no Assumar com Maria Juzarte, nascida a 15NOV1719, no Assumar.
Bisneto Paterno
António Dias e Catarina Semedo, ambos de São Matias - Nisa
Manuel Lameiras e Maria Vaz, ele da Beira e ela de Vaiamonte
Bisneto Materno
Bruno da Costa e Isabel Rodrigues, ele de Alcácer do Sal e ela de Elvas
João Juzarte da Silva e Isabel Mexia, ele do Assumar e ela da Urra.
Todos meus 8º Avós, referenciados documentalmente em registos posteriores, mas ainda não localizados com datas.
Ainda não consegui identificar algum ele que possa fazer a ponte com os Juzartes de Alegrete, talvez através da Isabel Mexia, não sei.
Se tiver mais alguma informação que possa complementar esta, agradeço.
Espero ter contribuído com alguma informação relevante.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Manuel Pimenta Cabaço
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 07 ene 2025, 15:27.