Familias de Almeida, Guarda

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Familias de Almeida, Guarda

#84323 | jaboo | 15 feb 2005 04:06

Caros confrades,

Investigando os paroquiais de Almeida (Guarda), deparei com assentos de baptismo de varias familias importantes das Beiras, que talvez possam interessar alguém neste forum. Aqui vai:

===================================================

Luis Antonio de Mello e Castro, natural de Tijal(?), Viseu (filho de Duarte de Mello da Sylva e Castro, do Tijal, Viseu e sua mulher Dona Angela Balbina Manuel de Albuquerque, de Lisboa) casado com Dona Ana Emilia da Sylva e Sá, de Almeida (filha de Manuel da Sylva de Andrade Ferro, dos Barreiros, Braga e sua mulher Dona Ana Rufina de Sá) tiveram:
1- Maria, batisada aos 30.12.1800 em Almeida
2- Francisco Augusto, batisado aos 12.5.1802 em Almeida

===================================================

José Miguel de Azambuja, natural de Almeida (filho de Francisco Coelho da Silva (de Sandoval) e sua mulher Dona Francisca Bernarda Azambuja, de Oliveira) casado com Dona Vitoria Rita Corte-Real, de Pinhel (filha de Gonçalo Dias de Abranches (de Guimarães) e sua mulher Dona Antonia de Souza e Menezes) tiveram:
1- Anna, batisada aos 20.2.1802 em Almeida (padrinhos: Rodrigo Coelho d'Azambuja e sua filha Dona Ana da Silva Azambuja)

===================================================

Antão de Bettencourt Vasconcellos e Lemos, natural da Angra, Terceira (filho de José de Bettencourt Vasconcellos e Lemos e sua mulher Dona Maria Clara de Lacerda, da Angra) casado com Dona Maria Joana Corrêa de Frias natural de Almeida (filha de Manuel Vicente Corrêa de Frias e sua mulher Dona Paula Josefa de Frias) tiveram:
1- José batisado aos 7.4.1803 em Almeida (padrinhos: o avô materno e o tio Gabriel de Bettencourt Vasconcellos e Lemos)

====================================================

Felipe de São Thiago Masolla, natural de Génova (filho de Agostinho Masolla e sua mulher Ana Maria Doria, de Génova) casado com Thereza Catherina, natural da vila da Palma, Castela (filha de João Catinara, de Milão e sua mulher Clara Ayda, de Boémia) tiveram:
1- João batisado aos 23.4.1750 em Almeida
2- José batisado aos 27.8.1752 em Almeida

===================================================

Vicente Delgado, natural de Almeida (filho de Luis Delgado Freire e sua mulher Dona Maria de Andrade) casado com Dona Ipolita de Castillo, natural de Almendra (filha de Antonio Lopes de Castillo Falcam Mendonça e sua mulher Dona Ana Maria Teixeira Donas, de Almendra) tiveram:
1- Fernando batisado em casa por necessidade aos 23.6.1761 em Almeida


Espero eu isso ajude alguém neste forum

Cumprimentos

JOAO BRAZ

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#84343 | ant.perestrelo | 15 feb 2005 13:11 | In reply to: #84323

Caro João Braz,

Se por acaso encontrar registos em Almeida onde apareça o apelido Crato, não se importa de os transcrever aqui ou para o meu mail antonio.perestrelo@iol.pt ?
Obrigado
Cumprimentos
António Perestrelo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#87755 | jorge_arez | 04 abr 2005 23:49 | In reply to: #84323

meu caro joao braz
quando voltar a investigar os registos de almeida gostaria que se possivel procurasse
sobre o meu 4º avo
Paulo José da Rocha
* Almeida, Almeida, Senhora das Candeias c. 1785 + Índia Portuguesa

muito grato
jorge arez da silva

jarez@uevora.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almendra/Almeida-Guarda

#87806 | JMSA | 05 abr 2005 18:43 | In reply to: #84323

Caro João Braz
Como vai?
Uma vez mais venho pedir a sua ajuda para o seguinte:
DIOGO RODRIGUES, natural de Almendra, casou por volta do ano de 1705 com ANA DE ALMEIDA, natural de Almeida e foram pais de JOÃO DE ALMEIDA (meu antepassado) e de ANTÓNIO e JOSÉ DE ALMEIDA (se não estou em erro, pq. não tenho aqui comigo as minhas notas). Quanto a ANA DE ALMEIDA já tenho a sua ascendência bem estudada mas do DIOGO RODRIGUES nada sei, nem o nome dos Pais...! Muito lhe agradeço a sua ajuda.
Um abraço do
JMSA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#87807 | JMSA | 05 abr 2005 18:52 | In reply to: #84323

Caro João Braz
Peço desculpa mas fiz uma confusão tremenda...O DIOGO RODRIGUES casou com MARIA NUNES, esta sim irmã de ANA DE ALMEIDA e ambas filhas de DOMINGOS DE ALMEIDA "O Vilão" e de ISABEL NUNES (por coincidência, ambas as manas minhas antepassadas). Toda esta gente já está aqui no Genea e poderá consultar com facilidade.
Um abraço e obrigado.
JMSA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#87864 | aeiou2 | 06 abr 2005 15:02 | In reply to: #84323

Caro Amigo,

Estou interessada em todos os filhos do Antão de Bettencourt Vasconcelos e Lemos e sua mulher D.Maria Joana Corrêa de Frias, e na famíla Pego

Cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#87912 | jaboo | 07 abr 2005 08:07 | In reply to: #87807

Caro JMSA,

Infelizmente, so encontrei a data do casamento da Ana de Almeida e do Antonio Rodrigues (esse do Freixo de Numão) : 12.8.1705 (Testemunhas: Francisco de Andrade e Domingos de Almeida).

Não vi nenhum Diogo Rodrigues casado com Maria Nunes entre 1700-1720.

Um abraço

JOAO

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#87942 | jorge_arez | 07 abr 2005 14:47 | In reply to: #87912

caro joao braz
os meus antepassados de almeida sao os seguintes

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=184429
muito grato
jorge arez

jarez@uevora.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#88091 | san1 | 09 abr 2005 15:36 | In reply to: #87864

Bom dia para todos,

Descobri a alguns dias uns antepassados originarios de "Praça de Almeida":
o casal Luis Fernandes e Maria Monteiro (anos 1750), pais de Francisco José Galvão, que casou em Real (Penalva de Castelo, Viseu). Esse teve pelo menos uma filha em 1806.
Por enquanto ainda não estou a pesquisar sobre Almeida, mas como vi este topico, não pude resistir em partilhar minha descoberta...

Cumprimentos,
Sandra Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94163 | san1 | 23 jun 2005 12:33 | In reply to: #84323

Para completar,

Francisco José Galvão nasceu 1765 em Real (Viseu).

Filho de :
Luis Fernandes Galvam, natural da Praça de Almeida, « freguesia de Nossa senhora de Candeias, Bispado de Lamego ». Ajudante do Terço dos Auxiliares da Comarca de Viseu. Morador em Real (Penalva do Castelo, Viseu).
E de Maria Monteiro, natural do lugar de Aldeia Nova, freguesia da Santa Madalena, bispado de Viseu

Neto paterno de
Manoel Fernandes Galvam, natural da vila de Valezim da Serra, bispado de Coimbra.
E de Elena Rodrigues, natural de da Praça de Almeida.

Neto materno de
Diogo Teixeira, natural de Aldeia Nova (Almeida).
E de Maria Fernandes Motta, natural de Aldeia Nova (Almeida).

Cumprimentos

Sandra Carvalho,
França

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94168 | Lobo | 23 jun 2005 14:22 | In reply to: #87864

Cara aeiou2

Em meados do séc. XVII tenho uma Antónia Maria Frias, filha de Domingos Lopes Frias e de Joana Maria, c.c. António Corrêa dos Santos. Não é gente de Almeida, são de S. Martinho da Cortiça (Viseu). Os apelidos Corrêa Frias é que me chamaram a atenção. Será que entre as suas notas terá quaisquer dados que eventualmente me interessem e se queira dar ao incomodo de mos proporcionar?

Cumprimentos.

A. de Sepúlveda

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94174 | aeiou2 | 23 jun 2005 16:06 | In reply to: #94168

Caro A. de Sepúlveda,

O que tenho:
O casamento de Antão de Bettencourt Vasconcelos e Lemos,*Angra do Heroísmo cc,N.Sra.das Candeias,Almeida 7.1.1791 Maria Joana Correia de Frias,*N.Sra das Candeias,Almeida,filha de Manuel Correia Vasconcelos de Freitas e de Paula Josefa Frias e Sampaio,de Almeida.(Assento de Casamento,maço 2,L.6,fls.25 v.A.D.Guarda)
Há já muito tempo que não trato deste ramo,que está no GP como ascendentes de Jorge de Sousa Oom.

Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94175 | aeiou2 | 23 jun 2005 16:12 | In reply to: #94174

Há dois erros a corrigir.
São ascendentes da mulher do Jorge Augusto de Sousa Oom e onde se lê Manuel Correia Vasconcelos de Freitas deve-se ler Manuel Correia VICENTE de Freitas.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94178 | aburma | 23 jun 2005 16:59 | In reply to: #87864

Maria,

Só agora me apercebi deste tópico. Vamos lá a ver o que se arranja:

Antão de Bettencourt Vasconcelos e Lemos, FCCR, por alv. de 29.5.1778, (Carcavelos, "Nobiliário da Ilha Terceira, Bettencourts, § 3º, nº 9) filho de José de Bettencourt Vasconcelos, FCCR,

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=41386

"sr. e herd. da casa e morgado de seus passados" (op. cit., Bettencourts, §1º, nº 8) e de sua mer. D. Maria Clara de Lacerda, neto paterno de Vital de Bettencourt Vasconcelos FCCR, por. alv. de 4.12.1717, instituidor do vínculo e capela da Madre de Deus

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=41384

e de sua mer. D. Maria Margarida Leite de Noronha, casou com D. Maria Joana Correia de Frias, filha de Manuel Vicente Correia de Freitas, tenente coronel comandante de prisioneiros da ilha de S. Tiago de Cabo Verde, e de sua mer. D. Paula Josefa de Frias e Sampaio, naturais de Almeida.

Tiveram:

10 José Maria de Bettencourt de Vasconcelos e Lemos, cav. ordem de S. Bento de Aviz, condecorado com a medalha nº 9 das campanhas da Liberdade e com as medalhas de ouro e prata de comportamento exemplar. Sendo tenente do exército, fez as campanhas de 1826-28, emigrando após a revolução de 18 de maio.
Esteve em Plymouth no depósito dos emigrados, tomou depois parte no movimento liberal dos Açores, e em 1846 tomou parte na revolta do Porto. Reformou-se no posto de coronel. N. a 3.4.1803 e + a 31.10.1881, tendo casado com D. Maria Izeu Leal Côrte Real (vd. tít dos Leaes, § 2º, nº 7.

Deste consórcio preveio a filha única:

11 D. Ângela Côrte Real de Bettencourt, "que vive em Angra no estado de solteira".

10 D. Maria Clara de Bettencourt de Vasconcelos e Lemos, que segue.

10 D. Paula e Bettencourt de Vasconcelos e Lemos.

10 D. Maria Clara de Bettencourt de Vasconcelos e Lemos, a quem GP chama D. Maria Clara de Lacerda Bettencourt

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=119675

casada com, segundo Carcavelos, Manuel Freire Pego, general de brigada, ou com, segundo GP

http://genealogia.sapo.pt/pessoas/pes_show.phttp://www.geneall.net/P/per_page.php?id=119675hp?id=116237

Daqui para baixo os elementos constantes em GP são já decerto do seu conhecimento, sendo que GP inclui alguma descendência de D. Maria Margarida de Bettencourt Pego, cc Jorge Oom:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=116234

enquanto que Carcavelos, qDh, se queda, obviamente pela época em que escreve.

Porventura Forjaz & Ornelas Mendes, na obra que se anuncia, ser-lhe-ão ainda mais úteis!

Um abraço e ao dispor

Alexandre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94183 | aeiou2 | 23 jun 2005 17:23 | In reply to: #94178

Caro Alexandre,
Muito obrigada pels notas.

O que está no GP fui eu que transcrevi das minhas colheitas na época e já lá vão ,bem 20 anos,pois foi um trabalho que fiz com muito gosto para o meu primo Vasco Oom Ribeiro da Silva,que já não está no reino dos vivos e que me deu trabalho,mas imenso prazer.

Mas as suas notícias históricas são preciosas,pois gosto de ter uma pequena noção de quem foram as pessoas.E os Pegos(que começou como alcunha) foram complicados de deslindar.
Julgo que o Forjaz também irá beber das minhas notas e eu terei mas hipóteses de completar o meu ficheiro.
Como tem o Carcavelos,podia ver sff nos Sieuve a ligação com estes Bettencourt,pois tenho essa parte incompleta.

Um dos meus trisavós,o que era cirurgião, também esteve em Plymouth e lá casou,daí a minha costela Inglesa,Northway.
No Verão passado estive lá e vi o forte onde estiveram aboletados,os portugueses.

Devem ter passado maus bocados

Àcerca dos Belles,aqueles que estão no familysearch,são de Colonia,?Algarve.Onde é isso?

Um abraço
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94185 | aeiou2 | 23 jun 2005 17:48 | In reply to: #94178

Estive a acrescentar e o casamento com Manuel Freire Pego,no Carcavelos,não sei,mas na certidão de casamento,maço 2L.6.fls 45 v de NSra das Candeias é o que está no GP,bem como vem o nome de Maria Clara de Lacerda Bettencourt,o que parece ser normal nesta sua família.As Senhoras deixam o Vasconcelos e Lemos .Porquê ? Não sei.
Um dos antepassados Pegos foi General de Napoleão.
O fio à meada encontrei no Felgueiras Gayo,nos Fonseca Coutinho.As mulheres é que são sempre muito complicadas de encontrar.Julgo que nunca acabei por completar o que está no GP.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94195 | aburma | 23 jun 2005 19:30 | In reply to: #94185

Maria,

Quanto ao casamento, decerto que a certidão pesará mais que o NIT (figurativamente falando, claro, pois literalmente asseguro-lhe que o NIT é bem pesado). Este deve ter sido um daqueles casos em que o Carcavelos se fiou no Espírito Santo (não aquele que falou pelos profetas, nem tão-pouco o Silva: antes o "de orelha").

Não era prerrogativa exclusiva desta família as senhoras não usarem o nome do pai. Era normal o uso de apelidos maternos, ou de mistura de apelidos, o que aliás é o caso aqui, com exclusão de apelidos maternos, diga-se.

Já agora, os meus antepassados comuns mais próximos com D. Maria Clara são estes

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=41428

ou seja, é minha prima mais próxima por Pereira de Lacerda que propriamente por Bettencourt, mas em todos os casos com muita honra minha, obviamente. Já no que ao general de Napoleão se refere, lamento dizer que nenhuma honra eu nisso teria, o que presumo a não surpreenda!

Volto breve com Séguiers (ou eram Sieuves?).

Um abraço

Alexandre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94215 | aburma | 23 jun 2005 22:32 | In reply to: #94183

Maria,

Passando agora à ligação Sieuve, e penso que seja isto que procura:

D. Maria do Livramento de Bettencourt Pego, n. Angra 7/9/1857, conforme GP e Carcavelos

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=178876

casou com Francisco Sieuve de Meneses e Lemos, aqui referido por N Sieuve de Menezes, n. a 21/11/1855 e + 20/4/1907 em Lisboa, que exerceu o cargo de inspector de 1ª classe da fiscalização dos impostos em Angra do Heroismo, onde fundou e dirigiu a "Semana", que começou a publicar-se a 1/1/1900. Era filho de Francisco Sieuve de Meneses, tesoureiro da alfândega de Angra do Heroismo, n. casa de S. Sebastião das Pedreiras a 2/8/1828 e + em Lisboa a 15/7/1900, e de sua mulher D. Francisca de Lemos.

Filhos:

D. Ezilda de Bettencourt Sieuve de Meneses, n. 21/3/1878 em Angra;
D. Alice de Bettencourt Sieuve de Meneses, n. a 29/1/1881 idem.

Fonte, o já cit. Carcavelos, Vol. II, Sieuves, §2º, nºs 5, 6 e 7.

É de presumir que Forjaz actualize esta linha, assim o seu labor e/ou a ajuda alheia o tenham permitido.

Também conheço Plymouth e outros lugares do Devon, brumosos e ventosos como a minha terra, diga-se! Decerto que passaram maus bocados - a arraia miúda e outra nem tão miúda: nem todos eram Palmela.

Quanto à informação do familysearch sobre os Belles de "Colonia", o melhor é não ligar. Ao Poço - agora Fonte - de Boliqueime já eu cheguei, e mesmo na Alemanha não topei até hoje com antepassados na Renânia!

Um abraço

Alexandre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94225 | rmfrp | 23 jun 2005 23:52 | In reply to: #94183

Cara Maria Oom Oliveira Martins:

Uma vez que refere a família Freire Pego, gostaria de saber se acaso tem notícia de um ramo que tenho tido dificuldade em pesquisar.

João Ricardo de Macedo e Brito, natural de Faro, casou na freguesia de São Nicolau de Santarém, provavelmente cerca de 1840-1850, com D. Carolina Amália Freire Pego de Miranda, natural de Almeida. Não tive ainda oportunidade de consultar o registo do casamento de Santarém, e temo que se tenha perdido pois há um hiato que abrange parte do período em que ele pode ter ocorrido. Sei que D. Carolina teve um irmão, o Tenente-Coronel Carlos Freire de Sousa Miranda Pego

Posso dar a restante informação que tenho deste ramo Freire Pego, caso esteja interessada. A minha pesquisa centra-se na ascendência do marido de D. Carolina.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: São Martinho da Cortiça

#94226 | rmfrp | 23 jun 2005 23:54 | In reply to: #94168

Caro A. de Sepúlveda.

Segundo creio, a freguesia que refere, São Martinho da Cortiça, pertence ao concelho de Arganil e distrito de Coimbra, e não a Viseu.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94245 | aeiou2 | 24 jun 2005 08:55 | In reply to: #94215

Bom dia,
Tenho um bocadinho mais mas incomlpeto no nome dos maridos e filhos ?
Embora tenha apanhado uma boas chuvadas em pleno Junho,gostei muito de Pymouth
Novamente agradeço e se quizer posto aqui no Fórum o que tenho.

Beijinhos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94246 | aeiou2 | 24 jun 2005 09:29 | In reply to: #94225

Caro Rui Pereira,

O que tenho dos Freire Pego é isto.

Maria do Livramento Bettencourt Pego,*7.9.1857,Angra do Heroísmo,cs
Maria Margarida Bettencourt Pego*4.2.1864,A H,cs e no GP
Maria Cândida Bettencourt Pego,*16.8.1865 AHcc
José Freire da Bettencourt Pego,*1867?

2.Coronel,Damião Freire de Bettencourt Pego,*13.4.1826,N Sra das Candeias,Almeida,cc 1.1.1852,A H
3.Emília Carlota Barbosa,Sta Luzia,AH

4.José Freire de Andrade da Fonseca Pego,*3.2.1797,NSCandeias,cc7.4.1821,NSCandeias
João Freire da Fonseca Pego,*17.7.1792,NS das Candeias
Felícia Freire da Fonseca Pego
5.Maria Clara de Lacerda Bettencourt,*NSCandeias
6.Joaquim F A Barbosa
7.Maria Margarida Henriques

8.General,Francisco António Fonseca Pego,*1757 NS Candeias,General da Legião Portuguesa de Napoleão
9.Teresa Maria de Souza,*Penamacor
10.Antão de Bettencourt vasconcelos e Lemos,*AH Os ascendentes estão no GP)
11.Maria Joana Correia de Frias,NSCandeias
...
16.Belchior (Melchior )Freire da Fonseca;*NS Candeias
17.Maria Freire de Alvernoz (Alvernaz),*NSCandeias
18.João Ribeiro de Souza,*Vimioso,Bragança,Governador do Castelo de Segura
19.Teresa Maria
...

22,Tenente coronel,Manuel Vicente de Freitas,*Almeida
23.Paula Josefa de Frias e Sampaio
....
32.Coronel,Antonio da Fonseca Freire Coutinho (Antonio da Fonseca Pego)(F Gayo)e tudo daqui para a frente,não verifiquei registos paroquiais.
33.Bernarda Maria Freire,F.Gayo
...
64.Diogo da Fonseca Ozório Coutinho
65.Maria Caetana Freire
66.Capitão de Almeida,Antonio Brito Freire
67.Maria Cardozo
....
128.Miguel Fonseca Ozório
129.Beatriz Brito da Fonseca
130.Capitão ,Antonio de Brito Freire
131.Francisca de Sande
132.=66
133.=67
134.Francisco Cardozo Alvernoz
135.Isabel Ribeiro

Tenho mais antigos,tudo do F Gayo,se lhe interessar e estou também interessada em saber se algo cola com as suas pesquisas.

Cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94262 | Lobo | 24 jun 2005 12:41 | In reply to: #94175

Cara Maria

Agradeço a sua resposta de que tomei devida nota. Vou confrontar com os meus dados para ver se há conciliação possível.

Com os melhores cumprimentos.

A. de Sepúlveda

Respuesta

Enlace directo:

RE: São Martinho da Cortiça

#94263 | Lobo | 24 jun 2005 12:45 | In reply to: #94226

Caro Rui Pereira

Tem toda a razão. Por vezes ocorrem lapsos que não têm explicação.

Muito obrigado pela oportuna correcção.

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94333 | aburma | 25 jun 2005 12:23 | In reply to: #94245

Maria,

Eu é que pergunto se quer mais elementos acerca das ascendência de Francisco Sieuve de Meneses, já que o NIT tem mais dados que aqueles que postei!

Beijinhos para si também

Alexandre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94350 | aeiou2 | 25 jun 2005 15:51 | In reply to: #94333

Olá Alexandre,

Tenho os ascendentes do Francisco Sieuve de Menezes e Lemos.
Qual a data do seu casamento com a Maria do Livramento Bettencourt Pego? Este casal teve duas filhas
1.Ezilda de Bettencourt Sieuve de Menezes *26 3.1878 cc ?
2.Alice Bettencourt Sieuve de Menezes,*29.1.1881,cc ? Ferreira Cardoso,e tiveram Manuel Menezes Ferreira Cardoso

A outra irmã da Maria do Livramento,é a Maria Cândida Pego,*16.8.1865,cc 1910,Aníbal Mourão Filhos?

Um abraço
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94434 | rmfrp | 26 jun 2005 22:22 | In reply to: #94246

Cara Maria Oom de Oliveira Martins:

Muito obrigado pela sua resposta.

Até ao momento desconheço a filiação dos irmãos D. Carolina Amália Freire Pego de Miranda e Carlos Freire de Sousa Miranda Pego. Atendendo aos seus apelidos e à data do seu nascimento (cerca de 1820-1830, aproximadamente) parece-me provável que fossem netos do casal 8-9 por via de um filho que não José Freire de Andrade da Fonseca Pego.

Logo que disponha de mais dados sobre esta provável ligação não deixarei de a informar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94437 | aburma | 26 jun 2005 22:38 | In reply to: #94350

Maria,

O NIT não trás a data do casamento de Maria do Livramento e Francisco, nem tão-pouco os maridos das irmãs Ezilda e Alice.

Quanto a D. Maria Cândida de Bettencourt Pego, cc Aníbal Mourão, o NIT indica-a s.g. Dá-lhes também um irmão, "José Freire de Bettencourt Pego, que fal. novo; - s.g.".

Um abraço

Alexandre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94451 | aeiou2 | 27 jun 2005 07:57 | In reply to: #94434

Caro Rui Pereira,
É bem possível pois neste caso não andei procurando "todos "os filhos,pois nesta época eram sempre à duzia.E ele andou pelo estrangeiro,talvez sejam menos.Mas é um trabalho que poderei ir tentando.
Ainda não tive tempo,mas no Felgueiras Gayo ,talvez se encontre alguma coisa.É uma questão de paciência .
Tenho um outro trabalho sobre Freires de Andrade ,também com origem na mesma zona,mas depois não avancei mas vou espreitar e ver se encontro ligação,mas esse não está informatizado.
Mas hoje vai ser difícil pois aminha neta está com febre e vem para cá.

Cumprimentos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94452 | aeiou2 | 27 jun 2005 08:01 | In reply to: #94437

Caro Alexandre,

Muito obrigada.Já não é nada mau.Completei e ainda tenho mais alguma informação.Talvez com o novo livro do Forjaz complete mais.Também quem tinha interesse era o meu primo Vasco.Já tentei entregar este estudo ao filho Nuno,mas não consegui.

Um abraço

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94462 | aeiou2 | 27 jun 2005 10:27 | In reply to: #94434

Dos filhos do 8.9. do João não sei se casou.A Felícia cc data ?José Joaquim de Souza.O casamento deve ter sido em N.sra das Candeias,Almeida.É uma hipótese a tentar.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94614 | rmfrp | 28 jun 2005 22:20 | In reply to: #94462

Cara Maria Oom Oliveira Martins:

Muito obrigado pelas suas indicações adicionais.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94635 | aeiou2 | 29 jun 2005 09:08 | In reply to: #94614

Caro Rui Pereira,

No F Gayo,costados 109,Freires de Andrade,e referente ao Pai do General Gomes Freire de Andarde há na V geração Gomes Freire de Andrade cc D.Izabel de Miranda,que são pais de Bernardim Freire de Andrade cc D.Luiza de Faria e têm Antonio Freire de Andrade cc duas vezes sendo a 2ª D.Maria de Castro sua prima e pais também de Manuel Freire de Andrade,Covernador de Leiria e Torres Vedras cc D.Joana Bocarro.
Pode ser que tenha havido mais filhos ou filhas
Ainda não tive tempo para procurar os F de Andrade de Leomil,mas logo que possa posto aqui.
Mas os descendentes da D.Felícia parecem-me os mais fiáveis.
Cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#94799 | rmfrp | 30 jun 2005 22:45 | In reply to: #94635

Cara Maria Oom Oliveira Martins:

Por favor não se incomode por minha causa. Tal como referi anteriormente, a minha pesquisa não se refere aos Freire Pego mas sim aos Macedo e Brito, meus parentes afastados. Terei porém o maior prazer em informá-la da ligação de D. Carolina Amália ao tronco dos Freire Pego caso obtenha os dados correspondentes.

Por curiosidade, tenho um ramo de ascendência (sem relação com as pessoas de que aqui se trata) que, segundo os nobiliários, entronca nos Fonseca Coutinho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Freire Pego, de Almeida, em Santarém

#97526 | rmfrp | 07 ago 2005 14:06 | In reply to: #94635

Cara Maria Oom Oliveira Martins:

Volto a este tópico para informar que já tive oportunidade de consultar os registos de Santarém e encontrei não só o registo de casamento de D. Carolina Amália como também os de mais dois irmãos.

Felizmente, e ao contrário do que refere o "Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais", existem registos de casamento de São Nicolau anteriores a 1844, que estão na Torre do Tombo, e foi aí que encontrei estes dados.

Os três irmãos eram naturais de Almeida e filhos de José Joaquim de Sousa e Miranda e de D. Felícia Carlotina de Sousa Freire Pego. Casaram todos na freguesia de São Nicolau:

- D. Carolina Amália Freire Pego de Miranda casou a 21.11.1836 com João Ricardo de Macedo e Brito, 2. Tenente de Artilharia 1, aqui indicado como natural da freguesia de São Nicolau (tenho outros dados que o dão como natural de Faro), filho de João Francisco de Macedo e Brito e de D. Isabel Perpétua Nobre de Macedo. Foram testemunhas Antão de Bettencourt Vasconcelos e Lemos, Major reformado, e António Maria Camolino, Segundo Tenente de Artilharia 1.

- Francisco José Freire de Miranda Pego, Alferes de Cavalaria 2, casou a 30.10.1837 com D. Maria Cândida Tavares, da freguesia do Salvador de Santarém, filha de Manuel Joaquim Tavares e de D. Joaquina Cândida Ferreira. Foram testemunhas o Rdo. Dr. Manuel Ferreira, tio materno da contraente, e João Ricardo de Macedo e Brito, cunhado do contraente.

- D. Francisca Amália Freire de Miranda casou a 23.12.1839 com Francisco Coelho da Silva Gameiro, da freguesia de Santo Estêvão de Santarém, filho de Nicolau José Gameiro e de Maria Genoveva de Nazaré. Este casamento foi celebrado por procuração, sendo o noivo representado pelo Ilustríssimo João Ricardo de Macedo e Brito, Tenente de Artilharia 1. Foram testemunhas o Ilustríssimo José Freire da Fonseca Pego, Major do Exército, e Joaquim Coelho da Silva Gameiro.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Freire Pego, de Almeida, em Santarém

#97531 | aeiou2 | 07 ago 2005 16:37 | In reply to: #97526

Caro Rui Pereira,

Muito obrigada pelos dados.

Com os melhores cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Frias

#97532 | almiro63 | 07 ago 2005 17:05 | In reply to: #94168

Caro A de Sepúlveda Correia


O que possuo desta família é o seguinte:

1. Antónia Maria de Jesus, n. em 1729, filha de Domingos Lopes de Frias e de Joana Maria da Silva. Casou em Paradela em 1754 com António Correia dos Santos, n. 1730, filho de António Correia e de Maria dos Santos.
Tiveram pelo menos 5 filhos nascidos em São Martinho da Cortiça:

1.1. Arcangela Maria dos Santos, n. 1755, casada com Manuel Caetano Dias, c.g.
1.2. Maria, n. 1757, s.m.n.
1.3. João Correia dos Santos, n. 1760, casado com Teresa de Jesus, c.g.
1.4. Joana Maria Correia, n. 1763, casada com o capitão José Dias
1.5. Joaquim Correia de Frias Nogueira, bacharel, n. 1770, casado com Gertrudes Delfina de Frias.

É descendente deste casal?

Cordialmente
J. Almiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Frias

#97565 | Lobo | 08 ago 2005 13:19 | In reply to: #97532

Caro J. Almiro

Agradeço a sua mensagem que veio acrescentar alguns elementos valiosos ao trabalho que tenho em curso. Obrigado.

Efectivamente descendo directamente desta família, pelos tempos antigos seria o chefe da família por linha varonil.

Com os melhores cumprimentos.

A. de Sepúlveda Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#102396 | vagos | 07 oct 2005 00:03 | In reply to: #84323

Caro JABOO

Saber-me-á dizer alguma coisa acerca do Capitão de Granadeiros José Rebello de Figueiredo Castello-Branco, nascido na "Praça de Almeida", e que teve um filho, naturalizado e baptizado também em Almeida, em 1819, ao qual deu o nome de José Rebello de Figueiredo? O que pretendo saber em concreto, são informações relativas aos ascendentes desse capitão de granadeiros, porque dos descentes já as tenho.
Grato pela atenção, aguardo resposta
jrebelo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#102836 | carlos luiz | 12 oct 2005 20:16 | In reply to: #94185

Cara Maria
Nestas familias de Almeida(Guarda),onde posso encontrar o bapt. de Diogo Françisco,filho de Manuel Gonçalves,naturais da freg. de Santa Maria da Vila de Jarnelo-Almeida-Guarda,casa com Catarina Jorge Freire,em10/11/1748 no Cano-Sousel.
cumprimentos ,Carlos Reis Luiz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#102845 | aeiou2 | 12 oct 2005 21:36 | In reply to: #102836

Caro Reis Luiz,
Já tentou os Mormons ? O Arq.Distriatl da Guarda ?Ou mesmo a TT de Lisboa.
Não tenho nada dessas freguesias.
Com muita pena minha não o posso ajudar.

Cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#102898 | carlos luiz | 13 oct 2005 18:08 | In reply to: #102845

Cara Maria
Estive em Portugal,e fiz buscas na T.T,mas desconhecia que havia paroquiais do destrito da Guarda!
Quanto ao fazer buscas nos Mormons,não sei como!Obrigado na mesma.
Cumprimentos
Carlos Rei Luiz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#102911 | aeiou2 | 13 oct 2005 19:51 | In reply to: #102898

Caro Carlos Reis Luiz,

Tentei várias vezes enviar mensagens paras si no Verão mas vieram sempre devolvidas.Foi pena.

Morada do

Arquivo Distrital da Guarda
Largo General Humberto Delgado
6300 Guarda

tel.271 21 36 29 fax. 271 22 14 88

adgrd@adguarda.iantt.pt

Para os Mormons vai ao familysearch.org e procure a Biblioteca mais próximo de sua casa.

Beijinhos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#102918 | carlos luiz | 13 oct 2005 20:43 | In reply to: #102911

Cara Maria
Como disse,estou em França!
Meu novo email,é (carlos.reis-luiz@wanadoo.fr)
Quanto às pesquisas dos Mormons,pensava que era por a Net!
Eu em Portugal fiz pesquiza em Oeiras nos Mormons,mas em ramos diferentes;Mas tambem é preciso encomendar o filme conrespondente a estas datas!E esperar algumas semanas,como eu esperei,infelismente não tive tempo para mais. Obrigado por toda atenção que teve comigo,vou guardar estas moradas. Cumprimentos Carlos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#102920 | jliberato | 13 oct 2005 21:13 | In reply to: #102918

Caro Carlos,
Tem por exemplo um em Reims. Mas há mais, talvez mais perto:

5, Rue Bazin
Reims
F-51000 Reims, Marne, France
Phone: 33-3-26091180
Hours: T, Th 9:00-12:00, 14:00-18:00; F 14:00-20:30

Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#102940 | aeiou2 | 14 oct 2005 08:56 | In reply to: #102918

Caro Carlos,

Eu agora vou menos aos Mormons pois fiz lá uma alergia e só vou no Verão o que este ano não aconteceu, porque fiz uma flebite e tinha que estar de "pernil" esticado.Coisa da Bonita da Idade.

Já pedi assentos pela net para a Guarda e são simpáticos e prestáveis,mas já foi há alguns anos atrás,quando andava precisamente a estudar os Fonseca Pego.

Naquilo que eu lhe poder ser útil diga sff.
Este ano parece que estou melhor embora vá à faca em Janeiro para tirar a safena direita.

Bjs Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#102972 | carlos luiz | 14 oct 2005 19:58 | In reply to: #102920

Caro JLiberato
Obrigada por esta morada dos Mormons,estive a pensar na sua resposta acerca dos ramos de Seixo da Beira,pensando que nos cruzàvamos de novo neste ramo!Quero acrescentar que este ramo procurado, é do marido da minha prima,que vive no Barreiro!
Com os meus cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#102982 | jliberato | 14 oct 2005 21:03 | In reply to: #102972

Caro Carlos,
Então porque não se mete a investigar essa árvore? Mesmo que não seja sua?
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Frias

#143181 | Lobo | 06 feb 2007 17:32 | In reply to: #97532

Caro J. Almiro

Passado tanto tempo retomo o assunto a partir da informação que tão amavelmente me prestou pedindo-lhe desculpa pelo abuso.

Eis a questão:

Caso possível poderá indicar-me as fontes onde colheu os dados que me forneceu?
A razão deste pedido é poder referenciar as fontes dos familiares insertos na minha árvore.
Descendo por linha varonil de João Correia dos Santos c.c. Teresa de Jesus.

Agradeço, desde já, a atenção que possa prestar ao meu pedido.

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#173753 | ajrei | 21 nov 2007 11:27 | In reply to: #94246

Cara Maria Oom de Oliveira Martins

Estudando a minha varonia com origem beirã, entre a Beira Alta e a Beira Baixa, encontrei que também eu sou descendente do Diogo da Fonseca Coutinho, o Pego.
Concretamente o casal nºs 128 e 129 da sua mensagem, e em que a Beatriz ou Brites é filha d'o Pego, encontrei-os e são pais, além do Diogo da Fonseca Osório Coutinho, seu ascendente directo, também de um Mateus da Fonseca Coutinho e de um Gregório da Fonseca Coutinho. Não tenho aqui os apontamentos para lhe poder dar datações.
Eu descendo do Gregório, que foi Capitão-Mor de Vila do Touro.
Os pais surgem nos registos como Manuel da Fonseca Ozorio e Brites Freire ou Freire da Fonseca. São os mesmos, com a vantagem de se poder corrigir definitivamente a má leitura que acabou por ficar no Gayo: repare que nos Costados ele aparece como Mel. abreviatura de Manuel, e mesmo nas genealogias embora apareça maiormente como Miguel, há um § que não sei dizer de cor, onde depois de lhe chamar Miguel diz: "este manuel era de Castelo Mendo".
Beatriz e Brites são intercambiáveis até tarde.
e até também porque o seu avô na varonia foi Manuel da Fonseca de Andrade, e também um seu bisneto, neto do Gregório e meu 5º avô, foi novamente Manuel.
Curiosamente, a mãe deste Manuel e filha do Gegório, aparece identificada no assento do casamento deste filho, como D. Catarina Pego Soares.

Ao seu dispor para o que lhe puder ser util,
despede-se o primo

António Rei

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#239030 | E. Osório | 13 sep 2009 22:58 | In reply to: #173753

Caro António Rei,

Pegando nesta sua mensagem, venho informá-lo, caso não saiba ainda, que os pais de Gregório da Fonseca Coutinho, capitão-mor do Touro, não são aqueles que indica (Miguel ou Manuel da Fonseca Osório e Beatriz da Fonseca) tendo em atenção a sua tentativa de habilitação ao Santo Ofício, que ficou imcompleta por informação negativa de 18-08-1699 (ANTT - Hab. incompletas ao SO, doc. 2154). Por aí se vê ser natural do Sabugal, filho de Francisco Botelho da Fonseca, n. de Castelo Mendo, e de sua mulher Isabel da Fonseca Soares, n. do Touro. Neto paterno de Gregório Soares da Fonseca, de Castelo Mendo, e de Catarina Botelho, de Manteigas, e neto materno de Mateus Gonçalves de Matos, do Touro, e de Maria da Fonseca, do Sabugal.

Gostaria dos seus comentários.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#239224 | ajrei | 15 sep 2009 19:47 | In reply to: #239030

Caro Eduardo Osório,

Foi com surpresa que recebi a sua mensagem, pois desconhecia aquilo de que informou pela mesma: a existência desse processo de habilitações. Acontece que eu tinha encontrado, há cerca de dois anos, um baptismo de um Gregório filho do casal Manuel e Beatriz, ela filha de Diogo Fª Ctº, o Pego, em Vila do Touro, em 23 Abril 1644. Encontrei, bastante mais tarde na década de 80, duas filhas naturais de um Gregório, que quando nasce a segunda destas já era Capitão-Mor de Vila do Touro. O facto de no registo de casamento do neto deste Gregório, a mãe do noivo, Manuel António da Fonseca Coutinho, e filha legítima daquele, aliás a única legítima, aparecer como Dona Catarina Pego Soares, levou-me à conclusão de aquele Gregório primeiro e este outro, Capitão-Mor, seriam uma e a mesma pessoa, donde a onomastica no nome da filha indicaria a propria origem linhagistica.
A mesma senhora, no seu próprio casamento aparece como Dona Catarina Botelho da Fonseca Soares, o que já a acerca ou encaixa na onomástica do grupo familiar de ascendentes de Gregório que surgem nas Habilitações que fez o favor de me enviar.
Creio ter conseguido explicar o processo que me encaminhou numa direcção, que, afinal, não era a certa.
Acaso tem mais alguma informação sobre este Gregório, data nascimento ? por exemplo.
Mais uma vez obrigado. No que eu possa ser de alguma utilidade, disponha.

Com os melhores cumprimentos,

António Rei

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#239296 | E. Osório | 16 sep 2009 09:14 | In reply to: #239224

Caro António Rei,

Não há dúvida que é uma grande coincidência haver esse Gregório baptizado em 1644, em Vila do Touro. Eu tenho andado a tentar "varrer" no ANTT informações ligadas a uma parte da Beira Alta (Guarda, Celorico, Trancoso, Pinhel...) e tropecei nesse processo. Mas mais vale assim. Já nos paroquiais estou muito atrasado, do Sabugal tenho pouco ou nada, irei certamente solicitar colaboração mais adiante.

Cumprimentoa
Eduardo Osório

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Almeida, Guarda

#243749 | mariaragao | 08 nov 2009 21:44 | In reply to: #94225

Ola

Entrei aqui somente por curiosidade e reparei que se procura dados sobre
o General Joao Ricardo Macedo e Brito.

Tenho alguns dados sobre ele que nao me importarei de lhos dar.

Ele foi casado com uma senhora da minha familia'

Agradeco que me diga se ainda continua com interesse, se continuar

diga-me por favor.Somente daqui a alguns dias o poderei fazer

pois nao tenho esses elementos aqui.

Com os meus cumprimentos,

Mariaaragao

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 00:24.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen