Ajuda:Apelido Corigo/Corrigo/Coriga

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Ajuda:Apelido Corigo/Corrigo/Coriga

#85126 | BARATA DE LIMA | 24 feb 2005 16:12

Caros Confrades :
Venho por este meio pedir ajuda ou qualquer informação sobre a Família Corigo,Corrigo ou Coriga embora eu ache estranho pois nunca ouvi tal apelido.
Este dito apelido aparece num antepassado meu Manuel Martins Corigo Freire natural das Casas de Soeiro, Celorico da Beira.
Segundo informações de um Confrade nosso aparece uma Maria Corigo no Códice Jorge Alberto Hofacker de Moser na BNP II série, ligados (?) aos Carvalhos de Asseiceira.
Como não tenho acesso a esse Códice agradecia qualquer ajuda referente á dita familia.
Sem outro assunto de momento
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda:Apelido Corigo/Corrigo/Coriga

#85139 | feraguiar98 | 24 feb 2005 18:08 | In reply to: #85126

Caro senhor Barata de Lima,

Filipa Coriga http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=236868

Isabel Corriga http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=190676

A informação já constante no tópico que deve ser o que refere
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=62288#lista
parece a mais completa mas, sem por em dúvida o essencial até porque pela BD se vê que Isabel Corriga está ligada a Carvalhos da Asseiceira, duvido que o códice referido contenha genealogias desenvolvidas; quando muito, na I parte poderia surgir qualquer referência isolada ao apelido que pesquisa, por ser insólito.

Corigo, como apelido, constava de uma qualquer já lista telefónica dos anos 1970 e veio referido no Diário de Notícias de 10.2.1979 (possivelmente na Necrologia).
O mesmo dicionário etimológico que consultei, refere Corigos como toponímico de Sintra e como hipótese, admite ser o plural de Corigo, família da região, de origem obscura. Cita ainda Piel, que admite tratar-se de nome germânico (o que me parece descabido).
Corriga e Corrigo não vêm referidos, o que parece reforçar a informação que lhe foi dada. Aliás Felgueiras Gayo é geralmente considerado pouco fiável em linhagens antigas mas é precisamente nas gerações mais recentes que incluiu na sua obra que se encontram mais lapsos.

Uma rápida pesquisa em 118.pt (o que lhe recomendo como método prático de verificar a existência actual de determinado apelido) deu 14 Corigo e nenhum Coriga, Corriga ou Corrigo.

Com os melhores cumprimentos,
Fernando Aguiar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda:Apelido Corigo/Corrigo/Coriga

#85207 | BARATA DE LIMA | 25 feb 2005 16:16 | In reply to: #85139

Caro Sr.º Fernando Aguiar:
Muito obrigado pela sua pronta resposta, não querendo ser um pouco " chato" venho por este perguntar se por acaso nas suas pesquisas não tropeçou com algum Corigo.
Se por aí tiver algum agradecia que me informasse.Esta família aparece-me em Casa de Soeiro,Freguesia de S.Pedro, Celorico da Beira.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 08 jul 2024, 19:21.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen