Brasão de Armas
This topic is classified in rooms: Heráldica
Brasão de Armas
Caros confrades,
Que brasão de armas é este:
Escudo de esquartelado no 1º e 2º armas de Portugal-moderno, bordadura com 7castelos, e não com oito castelos e no 3º e 4º armas de Sousa.
Será Sousa (de Arronches) ou Bragança (Lafões) conjugadas com as de Sousa, armas dos descendentes de D. Miguel de Bragança?
Cumprimentos
António Sousa
Enlace directo:
RE: Brasão de Armas
Prezado António,
As armas do Reino seriam mesmo no I e II quartel? Não seriam no I e IV? Não têm quebra? O número de castelos a carregar a bordadura está fixado em 7 desde o começo do reinado de D. João III.
As armas dos Sousas, Srs. de Arronches são: escudo esquartelado I e IV as armas do Reino, com quebra; II e III de vermelho, com uma caderna de prata.
As armas de Bragança (Duques de Lafões) são: escudo partido I as armas do Reino, com quebra; II as armas de Sousa, Srs. de Arronches
Meus cumprimentos,
Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil
Enlace directo:
RE: Brasão de Armas
Caro Marconde,
Foi engano meu, de facto no 1º e no 4º as armas de Portugal-moderno e no 2º e 3º as armas de Sousa. Só que este brasão tem na bordadura 7 castelos e não 8, como é natural aparecer nas armas de Sousas de Arronches.
Quer isto dizer que estas armas com bordadura de 7 castelos marcam o reinado de D. João III?
E se tiverem 8 castelos marcam o reinado de quem?
Quer isto dizer que estas armas pertencem a um descendente de D. JoãoIII?
Cumprimentos
António Sousa
Enlace directo:
RE: Brasão de Armas
Continuação
As armas são: 1º esquarteladas - Armas de Sousa de Arronches; 2º Borges; 3º Veiga; 4º Rebelo; ao centro do escudo as armas de Ataíde. Este brasão tem Coronel de Nobreza de Duque.
António Sousa
Enlace directo:
RE: Brasão de Armas
Caro António,
Agora é que estou percebendo a sua insitência no número dos castelos da bordadura. É que tanto no Braamcamp Freire como no Armorial Lusitano aparecem com 8 castelos!
Se consultar o "Livro do Armeiro Mór" encontrará bordadura de 10 castelos e no "Livro da nobreza e perfeição das armas" de António Godinho encontrará 8 castelos na bordadura do I quartel e 7 na bordadura do IV quartel, nas armas do Rei de Portugal, do Príncipe de dos infantes 8 castelos mas nas armas da Rainha 11 castelos!!!
O que eu quis dizer é que a partir do reinado de D. João III as armas do Reino de Portugal passaram a ser representadas sempre com 7 castelos. Antes o número era variável.
Hoje em dia as armas dos Sousas, Senhores de Arronches, são representadas sempre com sete castelos na bordadura dos I e IV quartéis já que nestes quartéis são as armas do Reino com a quebra de bastardia (filete de negro). É assim que você encontra nos brasões do Boletim Oficial do Conselho de Nobreza e em "A Heráldica em Portugal" de Manuel Artur Norton (2004).
A CBA é datada de quando?
Meus melhores cumprimentos,
Washington Marcondes Ferreira Neto
Campinas SP Brasil
Enlace directo:
RE: Brasão de Armas
Caro Washington,
Até hoje, ainda não encontrei a carta de brasão de armas.
Como descrevi na minha mensagem anterior, penso que esta família em épocas remotas deveria ter ligação a Casa dos Sousa e a Casa de Bragança, (sangue de Bragança e Portugal).
Como se pode ver no brasão de armas.
Os sete Castelos devem dar referência a data e a linhagem do fidalgo que deu descendencia ao rama desta família que teve este brasão de armas, possivelmente descendente de (D. João III), casado com uma senhora da casa de Sousa.
Penso que seja esta a leitura que se pode fazer.
Gostaria de ver a sua opinião.
Aguardo resposta
António Sousa
Enlace directo:
RE: Brasão de Armas
Caro António,
Creio que ao tentar explicar-lhe acabei confundindo-o! Como no primeiro quartel estão as armas dos Sousas de Arronches, é claro que esta pessoa tem ligações com os Sousas. As armas do Reino que aparecem nas armas dos Sousas de Arronches não indica ligação com os Braganças e, sim, a descendência de El-rei D. Afonso III.
O número de castelos na bordadura podem servir simplesmente para ajudar a datar quando algum escudo de armas foi pintado ou talhado em pedra. Não indica a época em que houve a ligação com a Casa Real. Se fosse, os escudetes laterias deveriam estar deitados e o número de besantes ser bem maior que cinco e a bordadura estar carregada de mais de 10 castelos.
Afinal, estas armas pertenceram a quem???? Onde você as viu??
Atenciosamente,
Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil
Enlace directo:
RE: Brasão de Armas
Caro Washington,
As armas estão na Casa de Suçães, Mirandela, da família Pavão de Sousa.
Até hoje, não encontrei carta de brasão de armas e não sei a que membro desta família pertencem.
Cumprimentos
António Sousa
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 ene 2025, 15:45.