Zagalo do Carvalhal

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

Zagalo do Carvalhal

#86720 | carro | 23 mar 2005 11:59

Caros Confrades,

Procuro Informaçoes sobre a ascendencia de João de Lemos Zagalo do Carvalhal Casado com Luísa Zagalo do Carvalhal.
Agradeco a ajuda.

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86738 | loureiro | 23 mar 2005 16:02 | In reply to: #86720

Caro confrade Filipe Carneiro de Almeida

Segundo a carta de armas passada a João de Lemos Zagallo do Carvalhal no ano de 1718, este era filho deFrancisco de Lemos do Carvalhal e de Jerónima de Braga; neto pela parte paterna de António Lopes Raposo de Souza e de D. Francisca de Lemos Zagala do Carvalhal e pela parte materna de Manuel Cardoso Caldeira, capitão mor e Alcaide mor do Redondo.
Posteriormente dar-lhe-ei as informações que vêm na carta de seu filho Francisco Cardoso de Oliveira Carvalhal de 1739.

Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86746 | carro | 23 mar 2005 17:49 | In reply to: #86738

Caro José de Castro Canelas,

Creio que é casado com uma Prima minha Sá Nogueira filha do tio Bernardo de Lemos de Sá Nogueira.
Eu sou neto de Antonio Leonardo de Almeida Cardoso de Lemos irmao de avo de sua mulher.
Pode me dar a ascendencia de ambos que vem na carta de armas?

Cumprimentos
Filipe Cardoso de Lemos Carneiro de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86824 | loureiro | 24 mar 2005 09:53 | In reply to: #86746

Caro "primo" Filipe

Sou realmente casado com uma prima sua, a Nica.
As cartas de armas que referi estão na família Cardoso de Lemos. Quem a tem é o João Cardoso de Lemos. Foi publicada recentemente no I volume de Cartas de Brazão de Armas de Nuno Borrego, através de uma cópia que forneci.
A 1ª carta que referi não tem mais indicações dos ascendentes além dos que referi.
A 2ª de Francisco Cardoso de Oliveira Carvalhal diz que este é filho de João de Lemos Zagallo de Carvalhal, natural de Estremoz e de sua mulher Dona Luzia (Luisa?) de Lemos Zagallo do Carvalhal, sua prima, neto paterno de Francisco de Lemos de Carvalhal e de D. Jerónima de Braga Caldeira, natural de Redondo, bisneto de D. Francisca de Lemos Zagallo do Carvalhal, terceiro neto de D. Jerónima de Lemos Zagallo do Carvalhal, quarto neto de João de Lemos Zagallo, quinto neto de Gaspar de Lemos Zagallo, sexto neto de Leam de Lemos, sétimo neto de Pedro de Lemos, valido do Duque D. Jaime de Bragança, e Alcaide Mor de Sousel e Monforte e senhor da Chancelaria do Alentejo. Este Leam (Leão) de Lemos foi casado com D. Sebastiana Zagallo filha de Gaspar Dias Zagallo, neta de Rui Dias Zagallo senhor de Vila Fernando no Alentejo. Bisneta de Domingos Gomes Zagallo, terceira neta de Gomes Martins Zagallo.
A referida Jerónima de Braga Caldeira, era filha de Manuel Cardoso Caldeira, fidalgo de linhagem e cota de armas, neta de D. Filipa de Oliveira Carvalhal, bisneta de Simão Caldeira, terceira neta de Lourenço Caldeira, o Velho, quarta neta de Fernão de Braga Caldeira, quinta neta de D. Catarina Caldeira, sexta neta de Lourenço Caldeira, sétima neta de Lourenço das Cabras.
A referida D. Jerónima de Lemos Zagallo Cravalhal (grafia como no original) foi filha de D. Anna Cravalhal, neta de Francisco de Oliveira Cravalhal (que teve carta de armas), bisneta deSimão de Oliveira Cravalhal, terceira neta de Fernão Lopes de Oliveira, quarta neta de Lopo de Oliveira Cravalhal.
São estas as informações das ascendências que pediu e que vêm nas cartas de armas referidas que espero o possam ajudar.
Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86826 | carro | 24 mar 2005 10:00 | In reply to: #86824

Caro José de Castro Canelas,

Agradeco imenso estas informacoes.
Podera me dizer se existe algum livro com a descendencia do meu bisavo Francisco Cardoso de Lemos?

Um grande abraço
Filipe Carneiro de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86827 | carro | 24 mar 2005 10:08 | In reply to: #86824

Caro José,

Rui Dias Zagallo era pai de quem e avo de quem?

Um abraço
Filipe

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86853 | loureiro | 24 mar 2005 18:30 | In reply to: #86827

Caro Filipe

Rui Dias Zagallo era pai de Gaspar Dias Zagallo e avô de Sebastiana Zagallo.

Não sei se existe algum livro com a descendência de seu Bisavô Francisco Cardoso de Lemos. No entanto se quizer saber alguns dados em concreto posso tentar saber junto do Avô da Nica, que era genro do seu bisavô, que tem uma memória fantástica apesar dos seus 100 anos, ou junto da tia da Nica, prima de sua Mãe.

Um abraço,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86854 | loureiro | 24 mar 2005 18:42 | In reply to: #86827

Caro Filipe

Pode encontrar aqui no genea alguma descendência do seu bisavô. Não está completa mas tem muitas informações.

Um abraço,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86856 | carro | 24 mar 2005 18:55 | In reply to: #86853

Caro José,

Eu hoje tive a falar com a minha avó e a minha avo perguntou me como estava o seu «avô».
Zé, Rui Dias Zagallo, senhor de Vila Fernado no Alentejo na aqui na base de dados tem «sangue de Portugal» somos descendentes deste Rui com zangue nobre?
Como e que esta o seu «avô»?

Um abrço
Filipe

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86924 | loureiro | 25 mar 2005 22:04 | In reply to: #86856

Caro Filipe

A bola azul no nome de Rui Dias Zagallo significa que ele é descendente de D. Afonso Henriques. Portanto ao serem descendentes dele são também descendentes de D. Afonso Henriques. O "sangue nobre" que refere não será só por aí mas por vários antepassados que tenham pertencido à nobreza como indicam as cartas de armas que referi.

Para lhe dar mais notícias do "avô" Domingos agradeço que me mande um mail para quintadoloureiro1 arroba sapo ponto pt, pois creio que não interessará aos frequentadores deste forum, para lhe poder responder.

Um abraço,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86927 | carro | 25 mar 2005 22:09 | In reply to: #86924

Caro Zé,

Se não for pedir muito pode me dar a descendencia de Rui Dias Zagallo ate chegar a geração de sua mulher e minha?

Um abraço
Filipe

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86930 | loureiro | 25 mar 2005 22:26 | In reply to: #86927

Caro Filipe

Não investiguei ainda este ramo da sua família. Vou ver se encontro alguns elementos que possam ajudar.

Um abraço,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86931 | carro | 25 mar 2005 22:29 | In reply to: #86930

Caro Zé,

Agradeco imenso a sua ajuda.

Um abraço Filipe

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86932 | loureiro | 25 mar 2005 22:49 | In reply to: #86931

Caro Filipe

Tenho muito gosto se puder ajudar.

Um abraço,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86949 | loureiro | 26 mar 2005 14:09 | In reply to: #86931

Caro Filipe

Estive à procura de elementos do que me pediu e abaixo indico o que encontrei em "Costados Alentejanos" e no manuscrito "Árvores de Geração e Ascendência de Domingos de Lemos de Sá Nogueira e Irmãos" de Manuel Rosado de Vasconcelos.
Começando no seu bisavô e em linha ascendente:
1. Francisco Cardoso de Lemos, n.Sousel, Casa Branca 22.1.1873 e m.Paris 11.10.1928, médico, c.c. Lucinda Amélia Dias de Almeida, n.Mora 6.8.1882 e m.Lisboa, Sacramento 12.8.1937;

2.João Cardoso de Lemos da Gama Lobo Pimentel Mesquita, n. Sousel, Cano 17.4.1847, m. Sousel 10.10.1891, Lavrador e proprietário c.c. (2ª mulher) D. Joana Adelaide Teles Varela, n. Aviz, Stº António de Alcorrego 12.1.1842 e m. Mora 22.5.1913;

3. António de Lemos Zagalo do Carvalhal e Caldeira da Gama Lobo Pimentel de Mesquita, n. Sousel 28.2.1799, cor. de Melícias c.c. (2ª mulher) D. Rosa Lúcia Varela, n. Sousel, Casa Branca c. 1805;

4. José António Lemos da Gama Lobo Pimentel, n. Avis 19.3.1750 c.c D. Maria Paula Rita de Araújo, n. Tancos;

5.D. Jerónima Josefa Rita Braga (Costados Alentejanos diz D. Jerónima Teles de Meneses) c.c. Jerónimo José da Gama Lobo Pereira Pimentel, n. Avis 24.3.1722, capitão-mór;

6. João de Lemos Zagalo do Carvalhal, n. Estremoz, capitão-mór de Sousel c.c. D. Luzia de Lemos Zagalo do Carvalhal;

7. Francisco de Lemos Zagalo do Carvalhal, n. Estremoz c.c. D. Jerónima Braga Caldeira, n. Redondo

A partir de aqui penso que consegue chegar a Rui Zagalo com os elementos que lhe enviei em mensagem anterior.

Não me chegou a mandar mensagem para o meu mail para lhe poder dar notícias do "Avô" Domingos?

Um abraço, Zé

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86953 | carro | 26 mar 2005 15:28 | In reply to: #86949

Caro Zé

Peço imensa desculpa em lhe pedir isto. Mas eu não consigo ligar Rui Zagallo aos dados que me forneceu.
Podera me ligar?
Agradeco muito

Cumprimentos
Filipe

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86990 | loureiro | 27 mar 2005 00:03 | In reply to: #86953

Caro Filipe

I Aqui vai a continuação deste ramo genealógico até Rui Dias Zagallo:

8. D. Francisca de Lemos Zagalo do Carvalhal c.c António Lopes Rapozo de Souza, n. Sousel;

9. D. Jerónima de Lemos Zagalo do Carvalhal c.c. Nuno de Faria, n. Veiros;

10. João de Lemos c.c (2ª mulher) D. Ana do Carvalhal;

11. Gaspar de Lemos Zagalo n. 20.10.1582, administrador do vínculo instituído na Herdade da Mestra c.c. D. Jerónima de Landim;

12. D. Sebastiana Zagalo c.c. Leam de Lemos;

13. Gaspar Dias Zagalo

14. Rui Dias Zagalo

II A referida em 6. D. Luzia de Lemos Zagalo do Carvalhal era filha de:

7. João de Lemos do Carvalhal Homem, sargento-mór de Sousel c.c D. Isabel Cabeça, n. Sousel (?);

8. Ignez de Lemos, b. Estremoz em 1620 c.c. Sebastião Homem da Costa.

Esta Ignez de Lemos é irmã inteira da referida D. Frnacisca de Lemos Zagalo do Carvalhal (8.)

III Leam de Lemos, segundo Manuel Rosado de Vasconcelos (versão que me parece mais correcta) era filho de Guiomar de Lemos e de Lopo Fernandes. Esta Guiomar de Lemos seria filha de Pedro de Lemos, que é dado como pai de Leam de Lemos na carta de armas.

Caso ainda tenha dúvidas diga, que se for possível esclarecerei.

Um abraço,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#86998 | carro | 27 mar 2005 04:39 | In reply to: #86990

Caro Zé,

Antes de mais nada muito obrigado.
Porque é que os filhos adotam sempre os apelidos das mães e não dos pais?

Abraço
Filipe

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#87021 | loureiro | 27 mar 2005 19:05 | In reply to: #86998

Caro Filipe

Na época a que se refere ainda não havia regras específicas para a transmissão dos apelidos. Mas se vir bem nem sempre os filhos adoptam só o apelido da mãe e não o do pai, como diz.
Por isso vê por vezes o apelido do pai antes do da mãe.
Muitas vezes o apelido que aparece em último lugar não é o principal.
Era usual as raparigas terem só o apelido das mães.
Além disso quando existiam vínculos ligados a determinados apelidos estes tinham que ser transmitidos com o vínculo.
De uma maneira geral as várias gerações que lhe transmiti nas outras mensagens têm quase sempre o apelido do pai, mas fora da ordem a que estamos habituados modernamente.
Um abraço,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#87031 | carro | 27 mar 2005 22:42 | In reply to: #87021

Caro Zé

Recebeu o meu mail?

Cumprimentos
Filipe

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#87084 | loureiro | 28 mar 2005 18:23 | In reply to: #87031

Caro Filipe

Não recebi nenhum mail seu. repito de novo o meu mail:
quintadoloureiro1arrobasapopontopt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#94149 | Luís Projecto | 23 jun 2005 07:40 | In reply to: #86953

Caro Zé

Desculpe o atrevimento em lhe perguntar se por acaso consegue ligar Joanna Carvalhal (Redondo) e Manoel Clane (Redondo) casados entre 1870 e 1880, que são tetravós da minha esposa?

Antecipadamente agradecido
Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#94152 | loureiro | 23 jun 2005 09:05 | In reply to: #94149

Caro Luís

O nome Manoel Clane não me diz nada. Vou ver se encontro alguma Joanna Carvalhal e mais tarde contacto-o.

Cumprimentos,

JC Canelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#94160 | emed | 23 jun 2005 11:56 | In reply to: #86990

Meu Caro
Conhece alguns destes Zagalos ?
Sou neto de Eugenia Henriqueta Zagalo Torres nascida a 12 Novembro de 1860 na freguesia de Alcaçovas/Elvas e filha de Manuel Joaquim das Torres e de Maria Isabel Zagallo e esta senhora filha de António Carlos Zagallo e de ... esqueci o nome.
Obrigado por qualquer informação. Cumprimentos Eugenio Medina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#94214 | loureiro | 23 jun 2005 22:19 | In reply to: #94160

Caro Eugénio Medina

Lamento não o poder ajudar mas não conheço os nomes que referiu.
Caso encontre alguma referência contactá-lo-ei.

Cumprimentos,

J C Canelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#104777 | LProjecto | 07 nov 2005 20:29 | In reply to: #86824

Caro José,

No seu estudo sobre a família "Carvalhal" possuirá, por ventura, alguma informação sobre os indivíduos que seguem?

- José António Carvalhal, natural de Redondo, nascido supostamente entre 1727 e 1717, casou com D. Angela Maria Botelha, também natural de Redondo.
Tiveram, pelo menos, uma filha chamada Vicência Joaquina, que casou em 11.01.1767 - Redondo, com José Rodrigues, natural de Caridade - Reguengos de Monsaraz.

Agradeço qualquer informação.

Os melhores cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#104779 | LProjecto | 07 nov 2005 20:33 | In reply to: #86854

Rectifico, ainda que se trate apenas de uma preposição, mas o rigor da genealogia assim o obriga:

Trata-se de José António de Carvalhal, e não de José António Carvalhal.

LPC

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#104780 | LProjecto | 07 nov 2005 20:37 | In reply to: #104777

(A recificação deverá apresentar-se na sequência do texto a rectificar)

Rectifico, ainda que se trate apenas de uma preposição, mas o rigor da genealogia assim o obriga:

Trata-se de José António de Carvalhal, e não de José António Carvalhal.

LPC

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#105512 | LProjecto | 17 nov 2005 20:34 | In reply to: #94214

Caro José,

Chamo a atenção para o tópico "Carvalhal - Redondo".
Algum dos nomes a que fiz referência lhe diz alguma coisa?

Vi a inquirição de génere do padre António Caldeira do Carvalhal, e constatei que é filho de Manuel Cardoso Caldeira, e de Luzia Telles de Azevedo, portanto, irmão (segundo a informação deste tópico) de D. Jerónima Braga Caldeira. Na inquirição só faz referência a um outro irmão (inteiro), chamado José Cardoso Caldeira.

Creio que existem fortes probalidades dos "Carvalhais" a que faço referência entroncarem nos "Carvalhais" a que alude neste tópico.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Zagalo do Carvalhal

#105584 | loureiro | 18 nov 2005 17:37 | In reply to: #105512

Caro Luís

Não tenho nenhum estudo aprofundado sobre os Carvalhal. As informações que tenho são retiradas de uma carta de armas dos Zagalo do Carvalhal em que só tem referências aos ascendentes.

Cumprimentos,

J C Canelas

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 22 jun 2024, 09:57.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen