Brasão d'Armas
This topic is classified in rooms: Heráldica
Brasão d'Armas
Em 1724 D. João V atribuiu a Francisco Machado de Faria e Maya, meu n avô, uma Carta e Certidão de Brazão de Armas.
Está registado este Brazão no livro sétimo do Registo de Brazões de Portugal a folhas 347.
Onde poderei consultar este livro ou sua cópia? Exista alguma outra possibilidade que não seja na Torre do Tombo?
Gostava de ter uma cópia exacta da Carta e Certidão referida.
José Diniz Machado de Faria e Maia
Enlace directo:
RE: Brasão d'Armas
Infelizmente receio não ter boas notícias.
O cartório da nobreza estava guardado na Torre do Tombo que, como o seu próprio nome indica, se situava numa das torres do castelo de S. Jorge. Esta zona foi uma das que mais sofreu durante o terramoito de 1755 tendo grande parte do cartório ardido no incêndio que se lhe seguiu. Esta é uma das razões porque se não conhecem muitos dos documentos que deveriam existir.
No caso das armas despareceu então a maior parte da documentação. Salvaram-se dois grandes armoriais (que não estavam à data na TT), o do Godinho (livro da perfeição das aramas) e o de João du Cro (livro do armeiro - ou armador-mor).
ALguns investigadores encontraram documentação sobre este assunto e publicaram o resultado das suas pesquisas. Estão neste caso Sanches de Baena (Archivo Heraldico Genealógico), Braancamp Freire (Armaria Portuguesa) e outros (cartas de Brasão Modernas, cartas de brasão inéditas, etc) que tem publicado em livro ou em artigos nomedamente nas "Armas e Trofeus" e "Raizes e Memórias".
Se não encontrar referencia à carta que procura em nenhum destes locais provavelmente terá sido uma das que ardeu. Resta procurar nos arquivos municipais (muitas vezes o armigerado registava aí a mercê, para futuro reconhecimento) ou encontrar o original noutros ramos da sua família.
Boa sorte
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 nov 2024, 18:56.