Francisco Peixoto Bourbon

This topic is classified in rooms: Pessoas | Património | Regiões

Francisco Peixoto Bourbon

#87840 | camisao65 | 06 abr 2005 09:36

Caros Confrades,

Alguém tem alguma informação sobre este senhor?
Apenas sei que habitava a Casa de Santo António de Melhorado, em Fermil de Basto.


Cumprimentos

Luis Camisão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Francisco Peixoto Bourbon

#87845 | magalp | 06 abr 2005 11:43 | In reply to: #87840

Meu caro Luís Filipe

Não procurou aqui, na BD…
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=111346

Aqui, abrindo os seus belos costados, acha-o como legítimo neto João Peixoto da Silva Almeida Macedo e Carvalho, e s. mer. D. Rosa Leocádia da Costa Alves, 1ºs Viscondes, condes e Marqueses de Lindoso, tendo eu este ilustre titular como representante legítimo da linhagem dos Meirelles, que nos vem do Dr. Fernão Nunes de Meirelles, n.c. de 1480; de Guimarães, o 1º deste nome formalmente documentado. Mais encontramos aqui, bem como em muitos e bons nobiliários, que Francisco Peixoto Bourbon descende de Carlos I, Duque de Bourbon, e por aí, de Pedro I, Duque de Bourbon e s. mer. Isabel de Valois; de Béraud II de Auvergne e s. mer. Joana de Forez, senhora de Ussel; de João II, Rei de França, e de Bona, do Luxembourg; de João I, Conde de Armagnac, e Beatriz de Bourbon, senhora de Charolais! Se calhar, destes seus remotos avós (entre nós representados pelos Ilmos. Marqueses de Lavradio, Condes de Avintes, etc.), lhe vêm os genes que o tornaram um sábio na agricultura, no plantio da vinha…

Assim, na sua ficha pessoal acrescentaria (reproduzindo alguma lavra de GVS), que morreu em 20.5.1992, Miragaia, Porto.
Foi Engenheiro Agrónomo, pelo ISA, e ali Professor convidado. Funcionário superior nos Ministérios da Agricultura e Economia Presidente da Junta de Lacticínios, na Ilha da Madeira. Da Junta Nacional do Azeite, da Comissão Reguladora dos Prod. Químicos e Farmacêuticos. Chefiou as delegações portuguesas em reuniões da FIO e COI.
Da Sociedade da Língua Portuguesa (mas não creio tenha sido confrade da Drª E.E….), e da Academia Portuguesa de Ex-Libris, enérgico e combativo co-fundador da CAP.
De espírito muitíssimo vivo, brilhante cultura, notável contador de histórias, crítico de Arte, cheio de sã e divertida ironia…

Deixou uma única filha do seu 2º casamento. Ana Mafalda, que não conheço, mas sei ser professora do ensino secundário, licenciada em Engenharia Zootécnica, pela UTAD. Creio que vive em Braga, casada e com geração.

Tanto quanto me lembro agora, mais notícias não chegaram ao meu “confessionário”…
Já agora, deixa-me dizer-te que o brilhantismo intelectual deste Engº Francisco de Paula não lhe virá pelas bolas douradas e azuis, mas muito provavelmente por ser Álvares Ribeiro, os nebulosos X.N. oriundos de Vizela e Tomar…
Abraços,
MM

Respuesta

Enlace directo:

RE: Francisco Peixoto Bourbon

#87846 | camisao65 | 06 abr 2005 11:50 | In reply to: #87845

Caro Manuel Maria,

Muito obrigado por essas informações, que vão ser muito úteis para mim.

Abraço

Luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Francisco Peixoto Bourbon

#87896 | RAAL | 06 abr 2005 22:44 | In reply to: #87846

Caros confrades
Não posso deixar de sublinhar a estatura moral, o fino trato e o brilho intelectual do Eng. Francisco Peixoto Bourbon.
Conheci-o antes do 25 do 4 numa tertúlia que na altura se reunia no antigo café Palladium.
Foi ele que me convidou e propôs para a Causa Monárquica.
Aonde isso já vai...
Cumprimentos
RAAL

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 15:23.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen