Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moço

This topic is classified in rooms: Pessoas

Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moço

#88117 | luizsillos | 09 abr 2005 20:33

Confrades,

Nas pesquisas que venho fazendo em registros paroquiais de Portugal, no tocante as freguesias do Distrito de Braga, pelos anos de 1600 a 1700, tenho encontrado frequentemente o uso dos cognomes "o Velho" e "o Novo".

Cito um exemplo: Diogo Pires, do lugar de Pergoim, nat. da freguesia de Chamoim, casado pelos anos de 1648, passou a ser referido, pelos anos de 1691, como Diogo Pires "o velho". Ao mesmo tempo, coincidentemente, um outro Diogo Pires aparece no cenário, batizando seus filhos a partir de 1687.

# Pergunto: o 1.º Diogo Pires passou a ser chamado o Velho p/ ser diferenciado do outro, simplesmente por este ser seu homônimo e mais jovem OU porque existia um parentesco entre os dois? Enfim, a dúvida é: existia alguma regra p/ adotar o cognome o Velho ou o Novo? Tinha que ser usado por pessoas homônimas que tinham parentesco consanguineo ou não se trata de uma regra?

Uma pessoa que é referida como Fulano de Tal, "o moço", posteriormente, mesmo já sendo idoso, continua ser "o moço" ou o cognome muda p/ "o velho"?

Tenho tido bastante dificuldade em diferenciar esses homônimos e creio que os padres da época tinham o cuidado de tentar fazer distinção entre as pessoas. Os confrades teriam alguma dica?

Grato,
Luiz Gustavo de Sillos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moço

#88128 | montargil | 09 abr 2005 22:51 | In reply to: #88117

Caro Confrade Luiz Gustavo,

Longe de mim de tentar encontrar uma "regra", mas há muitas especulações.....

Sabe perfeitamente que aqui no Norte predomina "a visão do mundo germãnico: o António filho do Zé...Quem ? O Tone filho do Zé Toninho da Maria do Monte.

Óra há tempos tive o previlégio de ler um artigo, sobre esse sujeito e também sobre outras interpretações, (Paroquiais...) artigo muito objectivo e que brilha pela experiencia cumulada do autor, e sobretudo o seu bom SENSO, o cenário é justamente aqui o do Norte, mais exatamente a Galícia. Vou tentar encontrá-lo e já enviarei via mail.

atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moç

#88129 | chartri | 09 abr 2005 22:58 | In reply to: #88117

Caro confrade

Faça uma pesquiza com "velho e novo" doque se foi já discutido neste foro. Encontra esclarecimentos sobre o assunto em epígrafe em: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=84952
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moç

#88144 | luizsillos | 10 abr 2005 00:12 | In reply to: #88129

Caro confrade,

Acessei o link que me enviou e as informações que eu encontrei foram valiosíssimas.

Grato,
Luiz Gustavo de Sillos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moço

#88146 | luizsillos | 10 abr 2005 00:22 | In reply to: #88128

Caro Confrade Luís Filipe,

Aguardarei ansioso pelo artigo que o amigo se refere. Estou tendo um grande problema em lidar com homônimos! Eum um mesmo lugar, em uma mesma freguesia, estou na 3.a geração de antepassados de nome Diogo Pires casados com uma Maria Dias. Pode?! Em uma outra linha, tenho um casal de antepassados cujo nome é Diogo Dias e Domingas Martins, moradores no lugar X. O problema é que consultando os livros paroquiais da época, encontrei 2 casais de mesmo nome e moradores em mesmo local. Um casou em 1648 e outro e 1659! Para piorar, minha antepassada filha deles nasceu em 1661! E agora? Será filha do 1.o ou do 2.o?

Abraços,
Luiz Gustavo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moço

#88147 | luizsillos | 10 abr 2005 00:26 | In reply to: #88128

Caro Confrade Luís Filipe,

Aguardarei ansioso pelo artigo que o amigo se refere. Estou tendo um grande problema em lidar com homônimos! Eum um mesmo lugar, em uma mesma freguesia, estou na 3.a geração de antepassados de nome Diogo Pires casados com uma Maria Dias. Pode?! Em uma outra linha, tenho um casal de antepassados cujo nome é Diogo Dias e Domingas Martins, moradores no lugar X. O problema é que consultando os livros paroquiais da época, encontrei 2 casais de mesmo nome e moradores em mesmo local. Um casou em 1648 e outro e 1659! Para piorar, minha antepassada filha deles nasceu em 1661! E agora? Será filha do 1.o ou do 2.o?

Abraços,
Luiz Gustavo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moço

#88228 | montargil | 10 abr 2005 22:09 | In reply to: #88147

Caro Luiz Gustavo,

Vou encorajá-lo dizendo-lhe "para não ser tão egoista...." eu estou exactamente no mesmo caso que o Confrade....só os nomes é que mudam, Martins da Rua e Bispo...chego a ter na mesma geração 3 casais de Francisco Martins da Rua, depois logo na geração precedente os pais são Domingos (mais quatro). Estou a utilisar a seguinte estratégia levantar sistemáticamente todos os homonimos e seus descendentes e respectivos padrinhos....o que é enorme....depois, devagar e refletindo elaboro os respectivos ramos, os erros dos padres, a noiva no casamento tem o nome da mãe...(pai falecido), no baptismo do 1ro filho desta já tem o nome do pai... de pois o problema em 1650 é as abreviações...estou tentado a digitalizar as fotócopias para depois purificá-las (eliminar o grão e defeitos tais como pontos de tinta...) e tentar fazer aproximações nas letras que não compreendo. Agora vou ser mais egoista....imagina um padre português em 1640 e cá do Minho a escrever nomes franceses.......e eu a intrepretar o v pelo b e tentar descobrir o nome françês???
Esqueci-me de lhe dizer que é de grande importância os padrinhos dos baptismos, pois muitas vezes fazem referencia aos pais dos ditos padrinhos...e normalmente eles e elas eram jovens 13, 15, 17, 20 anos. isto ajudou-me a saber e a colocar quem era quem...
Dei-a notícias, entretanto vou procurar o dito artigo...pois define mecanismos já rodados de interpretação.

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moço

#88248 | luizsillos | 11 abr 2005 02:57 | In reply to: #88228

Caro Luís Filipe,

Fiquei mais animado após sua mensagem e feliz com suas dicas! Do mesmo modo que o confrade, também tenho o costume de mapear os homônimos e fico sempre atento aos nomes dos padrinhos de batismo. Em tempo: diferente dos padrinhos que poderiam ser jovens, existia uma idade mínima para um homem ser testemunha de um batizado ou casamento pelos anos de 1675 a 1715?

Grato,
Luiz Gustavo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moço

#88291 | montargil | 11 abr 2005 15:24 | In reply to: #88248

Caro Luís,

Boa pergunta....categoricamente não lhe posso responder mas já encontrei a madrinha com 12......

Tenho material para lhe enviar...Veja no tópico David o meu e-mail...peço perdão estou de saída ....entrar em Port. Logo á noite vou tentar enviar-lhe dados.

Atentamente
Luís Filipe Vieira santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dúvidas quanto ao uso dos cognomes Velho e Moço

#89046 | luizsillos | 20 abr 2005 03:53 | In reply to: #88291

Caro Luís Filipe,

Desculpe a demora em responder-lhe, mas fiquei alguns dias sem acessar a Internet. Não consegui localizar seu e-mail e, como o confrade ficou de enviar-me material, caso deseje, pode contactar-me pelo e-mail lgsylos@yahoo.com.br

Grato,
Luiz Gustavo

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 02:21.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen