pedra de armas
This topic is classified in rooms: Heráldica
pedra de armas
meus caros Forenses
desculpem a ignorãncia , mas uma pedra de armas colocada num cunhal de um edifício , quer dizer que o titular é bastardo ?
obrigado desde já e um abraço.
José Manuel Bela Morais
Enlace directo:
RE: pedra de armas
Caro José manuel Bela Morais:
Uma pedra de armas colocada num cunhal de qualquer edifício não quer dizer outra coisa do que a representação das armas do seu possuidor (óbvio que não terá que ser necessariamente o actual possuidor, que poderá nada ter a ver com quem mandou edificar a casa).
A bastardia nunca foi representada dessa forma, nem sequer nessa malfadada ideia peregrina de que um escudo posto ao "ballon" significa bastardia...
As regras heráldicas para a representação de uma bastardia estão há muito consignadas. Um filete negro, inteiro ou em parte, consoante a linha dessa mesma bastardia.
Cumprimentos
Fernando Moreira de Sá Monteiro
Enlace directo:
RE: pedra de armas
Caro Fernando de Sá Monteiro
obrigado pelo seu pronto esclarecimento !
José Manuel BM.
Enlace directo:
RE: pedra de armas
Caro Confrade,
Tanto quanto sei:
O dono da casa punha o seu brasão na frontaria, residisse ou não nela. A colocação de outras armas no cunhal, significava que o titular destas últimas, nela morador, era arrendatário da propriedade.
Cumprimentos
jpcmt
Enlace directo:
RE: pedra de armas
Caro jpcmt,
Pode dizer-me de onde retirou essa informação?
Cumprimentos
Nuno Borrego
Enlace directo:
RE: pedra de armas
Caro jpcmt:
Onde terá ido descobrir tal ideia?
Então as pedras de armas, com o brasão real, colocadas em tal local, significam que a Casa Real era nada mais do que mera arrendatária???
São tantos os casos que poderiam ser apontados que destruiriam "tout court" a sua "tese"!
Mas penso que nem será necessário adiantar algo mais sobre a matéria, se não me levam a mal os intervenientes deste forum.
Perdoe-me mas a sua observação carece de qualquer tipo de fundamento.
Cumprimentos
Fernando Moreira de Sá Monteiro
Enlace directo:
RE: pedra de armas
Caros Senhores
No cunhal de uma casa a pedra de armas tem visibilidade de diversos ângulos ou chama a "atenção" para o brasão ,observem-se pedras de armas nessas condições nas localidades,por exemplo:com visibilidade de várias ruas,embora a representação heráldica da família (as)não seja completamente visível a não ser o coronel de nobreza ou o elmo com o timbre,mas "avisa"que há nobreza representada no edifício.HÁ casos em que além dos brasões no cunhal ou cunhais também aparece na fachada principal,sendo este,talvez,o mais simbólico.E também no cunhal "volta-se "melhor para os limites da propriedade rústica ou urbana onde se insere como que a dizer-Eu sou o Senhor !...uma marca de posse e domínio.É uma opinião,falo por mim,porque ainda pensei em fazê-lo numa casa de campo que tenho no Alentejo e assim da pequenina propriedade rústica onde se situa o edifício seria visível de quase toda a courela.(em boa verdade o edifício nada tem de importante é um vulgar "monte "e rel.recente,mas como gosto muito de heráldica pelo seu valor histórico e simbólico,aliàs fica ,em linha recta a cerca de um Km e completamente visível o arruinado solar que foi das principais Casas da região .Se alguma vez tiver possibilidades de acabar de restaurar o ref.º mONte, é o que farei usando "armas assumidas"e adaptadas ao nossos tempos,com o respeito óbvio pelos príncipios regras e leis heráldicas.Âliàs como descendo do mesmo tronco dos antigos Senhores do solar seria uma forma de respeito pela família .Do antigo solar abandonado e em ruinas onde vou muitas vezes à ermida a poucos metros dele ,cuja paisagem é lindíssima e sobretudo porque avisto a minha simples residência lá no alto também ,como que a ressuscitar uma lembrança e a dizer-continuamos...
Com os meus cumprimentos
O.Rafael G. Carvalho
Enlace directo:
RE: pedra de armas
Meus caros
A quantidade infindável de "lendas" que se tecem à volta das armas daria para escrever compendios.
Aproveito para relembrar mais umas quantas, tão verosimeis como as que já foram referidas: o elmo virado para a sinistra significaria bastardia. Do mesmo modo o elmo fachado, por oposição ao elmo aberto.
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
RE: pedra de armas
Caro José Bela Morais
Tenho ideia de que realmente a colocação da Pedra d’Armas no cunhal nada tem a ver com bastardias. Esse hábito estará é relacionado com a época em que a Pedra foi feita e o resto das características arquitectónicas do edifício. Julgo que esta disposição era a adoptada pelas mais antigas, do séc. XVI ou séc. XVII.
Mais tarde, com o séc. XVIII e a construção das casas mais espampanantes, de fachadas grandiosas, surgem os frontões com a Pedra ou os vistosos portais, às vezes, com mais do que uma.
Antes disso, com fachadas mais simples e sóbrias, ter-se-á optado pelos cunhais, até pelas razões de visibilidade já aqui referidas por Rafael Carvalho. Terá sido o caso da Torre de Ribafria, em Sintra, por exemplo.
É a minha ideia pessoal, mas não sou especialista na matéria. E é claro que cada caso é um caso, que pode ter explicações diversas.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: pedra de armas
Também é aceite que os elmos postos de frente,para a Casa Real e de ouro,para ou outros ,se vier de gente nobre com mais de quatro gerações será colocado a 3/4 olhando a direita e de viseira levantada ,na heráldica portuguesa será de prata guarnecido de ouro e forrado de estofo da mesma cor do campo.Para menos gerações de perfil e de viseira fechada.Naturalmente que há divergências e tem havido certa liberdade na composição de muitos brasões iluminados ou em pedras de armas(uma obra muito boa continua a ser o Manual de Heráldica Portuguesa -de Armando de Mattos-Liv. Fernando Machado-Porto de onde resiguei parte desta informação). Mas é assunto que não se esgota em simples notas e refiro-me a Portugal.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho
Enlace directo:
RE: pedra de armas
Caro Vasco Jácome:
A sua explicação é muito mais próxima da realidade.
De facto, nenhum outro motivo se poderá apontar para a utilização dos cunhais para colocação de uma pedra de armas, do que uma mera vontade de ela ter maior visibilidade.
E assim se verifica com muitas das ditas pedras de armas. Veja-se, como mero exemplo, a da casa de Nª Sª de Aurora, dos condes de Aurora, em Ponte do Lima.
Porém, como com outras manifestações do gosto do construtor, o que realmente deveria presidir a essa escolha era, principalmente, uma questão de estética, tão ao gosto dos séculos XVI e até XVII, muito marcada pelo Renascimento.
Na verdade, e como não podemos esquecer que fomos sempre largamente influenciados pelo gosto importado de outras nações, são tantos os casos dessa adopção em casas e palácios da nossa vizinha Espanha, como das italianas, que não poderemos ignorar esse gosto de importação.
E porque não dizê-lo: há, na verdade, muitos casos de pedras de armas colocadas nos cunhais que dão, indubitavelmente, uma beleza estética inegualável.
É assim também o caso dos tão propalados escudos postos ao "ballon" (tão estupidamente associados a uma representação de bastardia), de uma beleza inquestionável.
Afigura-se-me que, a miude, se tentam descobrir associações de ideias perfeitamente distituidas de qualquer sentido. E que, muitas vezes, se pretende complicar o que é muito simples e primário!
Um forte abraço
Fernando Moreira de Sá Monteiro
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 12:36.