Rijo
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Rijo
Caros confrades,
No âmbito da minha pesquisa sobre a família Rijo proveniente de Vilares em Campêlo – Baião, venho aqui pedir-vos o favor de, caso tenham conhecimento, me informarem acerca de pessoas/famílias com este apelido, mesmo que sejam de outra região.
Antecipadamente agradeço, com os melhores cumprimentos.
Luís Alves
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Sr. Luís Alves,
Conheço, pelo menos uma pessoa com esse pelido cá no Algarve, nos arredores de Faro, mas quanto sei natural do Ervedal, Avis.
Cumprimentos
J. Cabecinha
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Sr.Luis Alves
Há uma família Rijo em Elvas, quem sabe se aparentada com os Rijos do Ervedal.
Cpmts
José S.Pinto
Enlace directo:
RE: Rijo
Caros José Cabecinha e José Pinto,
Agradeço terem respondido ao meu apelo. Já tinha conhecimento da existência dos Rijo de Elvas, no entanto ignoro a sua genealogia. Quanto aos do Ervedal parece provável, como diz o caro José Pinto, que estejam ligados aos de Elvas. Até há bem pouco tempo pensava que este apelido era raro, no entanto apercebo-me que afinal não o é tão como pensava; daí o motivo de ter lançado este tópico. Além destes Rijo referidos, também tenho notícias de outros em Lisboa (pela lista telefónica), Idanha e Porto (é provável que os do Porto se aparentem com os meus); quem tiver informações…
Mais uma vez agradeço, com os melhores cumprimentos.
LA
Sr. é demasiado para um “vintage” como eu!:)
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Sr. Alves,
como sabe, também ando à procura do Apelido Campello Rijo na zona de Oliveira do Douro. Por falta de tempo e oportunidade (vivo na zona de Sintra) ainda não fiz o pedido ao Arq. Diocesano de Lamego. Em todo o caso encontrei, também na lista telefónica, um Sr. com este apelido em Castanheira (Cinfães). Não quiz deixar de lhe deixar esta informação.
LL (Luisa Pinto Leão Lopes)
Enlace directo:
RE: Rijo no Algarve
Caros Confrades
Encontrei em Alcantarilha (Algarve) o ramo Fernandes Rijo de que não sei a proveniência .
Assim :
Domingos Fernandes Rijo viuvo de Barbara (Teresa?) Roiz casa aos 4/8/1709 em Alcantarilha com Margarida Maria, solteira, filha de João Fernandes e Maria dos Santos .
Este casal teve os seguintes filhos:
2-Domingos Fernandes Rijo casado com Catarina Evangelista e pais de:
3- Prudenciana da Rosa que casa em Alcantarilha aos 27/11/1749 com José Fernandes, filho de Bartolomeu Fernandes e de Antónia Bentes.
2- José Fernandes Rijo (morador em Pera) e casado com Isabel de Jesus.
2- João Fernandes Rijo que casa em Alcantarilha aos 3/9/1743 com Teresa Josefa de Oliveira filha de Bartolomeu Lopes e de Isabel Gonçalves. Foram pais de:
3- Cristóvão José da Silva que casa em Alcantarilha Inácia Angélica natural da Franqueira –Silves e filha de José Gonçalves cc Vitória Teresa. Que por sua vez foram pais de:
4- Inácia Júlia casada com José Fernandes dos Santos, nascido em 1795 nos Arcos –Arcebispado de Braga ou em Rañestre na Galiza (existe essa dúvida) e filho de João Fernandes e Maria Velha.
Existem também Rijos em Portimão e Alvor mas desconheço se têm ligações a esta família.
Cumprimentos
M.Elisa
Enlace directo:
RE: Rijo no Algarve
Em tempo:
O casamento de Cristóvão José da Silva com Inácia Algélica ocorreu em Alcantarilha aos 27/8/1778.
M.Elisa
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Luis Alves
Alguns dos Rijos que encontrará na lista telefónica de Lisboa são do ramo de Elvas.
São meus parentes afastados e sei que residem na zona de Oeiras-Algés-Queijas.
Formaram o ramo dos Almeida Rijo.
Cpmts
José S.Pinto
Enlace directo:
RE: Rijo
Cara Senhora,
Esqueci-me de referir os “Campello Rijo”que, pela proximidade geográfica, penso que devem ter origem nos meus. Se nas férias for a Lamego procurarei também os seus.
Quanto ao Dr. Álvaro da Silva Tavares, já consegui desenvolver mais os seus costados paternos; penso que o seu interesse está nos maternos?
Agradeço por ter respondido, com os melhores cumprimentos.
LA
Enlace directo:
RE: Rijo
Caros Maria Elisa e José S. Pinto
Obrigado pelas informações. Penso que o “Rijo” destas famílias resulta de uma alcunha. Pelo menos é o que se pensa acerca dos meus. Aqui vai, por linha varonil, a descendência do primeiro Rijo de que tenho notícia.
I – Francisco Nogueira Teixeira Rijo c.c. Maria João (Casal do Outeiro) e tiveram:
II – Manuel Nogueira Teixeira Rijo * em Campelo – Baião c.c. Maria da Ascensão Nogueira *Baião, filha de João Gomes Ribeiro e de Catarina Nogueira. Tiveram:
III – Manuel Nogueira Teixeira Rijo * 4-3 1723 em Campelo – Baião c.c. Isabel de Miranda *11-1-1749 em Viariz – Baião, filha de Boaventura Ribeiro de Miranda *Ovil – Baião e de Maria Nogueira * Viariz – Baião. Tiveram:
IV – João Nogueira Teixeira Rijo *30-1-1781 em Campelo – Baião c.c. Ana Margarida Monteiro de Macedo * 2-4-1798 em Soalhães – Marco de Canavezes (Casa de Telhe), filha de Manuel José Fernandes * 15-10-1750 em Soalhães, e de Maria Monteiro. Tiveram:
V – Manuel Nogueira Fernandes Monteiro Rijo * 15-6-1835 em Campelo – Baião (Casa do Arrabalde) c.c. Carolina Cândida de Araújo Pinto *16-5-1834 em Santa Leocádia – Baião (Casa da Roupeira), filha de Bento José Pinto de Azevedo *14-9-1791 em Ancede – Baião e de Maria Emília de Jesus Pinto de Araújo *7-11-1794 em Santa Leocádia – Baião. Tiveram:
VI – Antero Nogueira de Araújo Rijo * Campelo – Baião c.c. Joaquina Augusta de Castro * Campelo – Baião, filha de Agostinho Teixeira de Castro e de Maria Ribeiro. Tiveram:
VII – António Nogueira Rijo *6-12-1904 em Campelo – Baião c.c. Maria Arminda Madureira Carvalhal *13-6-1905 em São João de Ovil – Baião, filha de João Pereira Pinto Carvalhal * Campelo – Baião e de Rosa Amélia Madureira * São João de Ovil – Baião. Tiveram
VIII – Fernando Nogueira Rijo * São João de Ovil – Baião e Maria Manuel Nogueira Rijo * Santa Cruz do Douro – Baião.
Mais uma vez agradeço, com os melhores cumprimentos.
LA
Enlace directo:
RE: Rijo
Caros confrades,
Na esperança de mais respostas, renovo o pedido.
Cumprimentos.
LA
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Sr. Alves,
agradeço a sua disponibilidade. Fiz há poucos dias o pedido para Lamego. Aguardo resposta. A data de nascimento está bem definida (1839/40). Vamos ver se tenho sorte. Caso não consiga nada vou recorrer ao seu auxilio. Obrigada
Luisa P.L. Lopes
Enlace directo:
RE: Rijo
Cara senhora,
Com a data assim definida não deve ter problemas em conseguir o assento de nascimento. Diga quando tiver novidades, pode ser que esse "Campelo Rijo" entronque nos meus.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Alves
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Sr. Alves,
numa certisão de baptismo de 1863 surgem os seguintes nomes: José Campello Rijo casado com Maria leite de Castro Rijo, assim como um padre chamado Victorino Pinto de Macedo. Todos de Finzes.
Cumprimentos
Luisa P.L. Lopes
Enlace directo:
RE: Rijo
Cara senhora D. Luísa Lopes
Obrigado. Respondi para o seu e-mail.
Melhores cumprimentos.
LA
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Luis
finalmente tenho uma pista. Não encontrei a certidão de baptismo nem em Lamego nem em Viseu. No entanto encontrei a certidão de casamento. O 'Rijo' também aqui é uma 'alcunha'.
Aqui vai o que encontrei:
Antonio Campello cc. Maria da Cunha (ambos de Finses) tiveram
José Campello(Finses) cc. em 28.06.1829 (Ermida) com Delfina Rosa de Castro (Filha de José Dias de Castro da casa de Figueiró e Maria Joana). Foram testemunhas deste casamento: João Baptista Mourão e José Osório da casa de Revogato.
Ambos tiveram Maria Rosa em 1839 (na certidão de baptismo apareçe pela primeira vez o pai como José Campello Rijo). A filha Maria Rosa mantêm este apelido. Uma das testemunhas do seu casamento é José Campello Pinto da Quinta da Castanheira.
Suspeito que pode existir um irmão de Maria Rosa também com o nome de José Campello Rijo casado com Maria Leite de Castro.
Para já foi o que consegui descobrir.
Cumprimentos
Luisa P.L. Lopes
Enlace directo:
RE: Rijo
Exmo Senhor
Na localidade de Tolosa, concelho de Nisa, distrito de Portalegre há uma família Rijo, havendo descendentes da mesma, nas localidades de Castelo de Vide e Comenda ( concelho de Gavião)
Enlace directo:
RE: Rijo
Cara Luísa Lopes
Com os dados que tenho não consigo encontrar qualquer relação. No próximo mês vou ao ADP ver se encontro o assento de nascimento do meu primeiro “Rijo” (Francisco Nogueira Teixeira Rijo) para ver até onde continua o nome.
Obrigado pela informação.
Melhores cumprimentos
Luís
Ainda não mostrei a fotografia ao meu avô. Em Julho, quando estiver com ele, penso já ter novidades.
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Luís,
na freguesia de Bodiosa, Viseu exite uma familia Rijo.
Um dos meus antepassados pertencia a esta familia, mas só tenho ainda o nome e a localidade de nascimento e tenho primos que ainda mantêm este apelido embora sejam primos por outro ramo. Se tiver interesse podemos ir mantendo o contacto.
Um abraço!
Luis Miguel Martins.
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Luís Martins,
Desconhecia também essa família.
Tinha um primo em Viseu, Adelino Nogueira de Azevedo Pinto, que usava o pseudónimo “Rijo” e também era Rijo porque era neto de uma irmã do meu 4º avô, Manuel Nogueira Fernandes Monteiro Rijo; não estarão relacionados?
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=265881
Um abraço
Luís
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Luís,
Tenho antepassados no séc. XVIII que tinham esse apelido Rijo e viviam na região de Pavia e Vimieiro, no Alentejo, onde eram lavradores "dos principais".
Cumprimentos,
Pedro Amaral.
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Luis,
ainda não tenho dados para estabelecer essa relação, assim que tiver mais elementos darei noticias.
Um abraço!
Luis Miguel.
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Pedro Amaral,
Agradeço a informação.
Melhores cumprimentos
Luís
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro Luis
Tenho uma pequena genealogia de um amigo Correia Rijo de Oliveira do Hospital Coimbra, amanha quando estiver em casa posso dar mais dados.
Ana Recio
Enlace directo:
RE: Rijo
Cara Ana Recio,
Gostava de ver esses dados; se preferir pode enviar para o meu mail luisrijoalvesarrobahotmail.com.
Agradeço a atenção, com os melhores cumprimentos.
Luís
Enlace directo:
RE: Rijo
Caro confrade LA,
Tomei a liberdade de escrever essa mensagem, porque, após ler esse tópico no Geneall, sobre a ascendência dos "Rijos", notei que figuram alguns "Ribeiro de Miranda" da freguesia de Ovil.
Entre meus antepassados, tenho uma Maria Ribeiro de Miranda, nascida no lugar do Castanhal, filha de João Ribeiro (de Miranda) e de sua mulher Isabel Barbosa. Essa Maria nasceu por 1746, tendo se casado com Jacinto Rebelo de Afonseca, por 1767 (ou data anterior), natural do lugar do Gem, freguesia de Campelo.
O senhor teria alguma informação sobre essas pessoas?
Grato,
Luiz Gustavo
Enlace directo:
RE: Rijo
Ola o meu avo paterno de nome Jose Rosado Rijo,natural de Reguengos de Monsaraz.
Pelo que sei Rijo vem do Alentejo,nao sei de mais nada.
Enlace directo:
RE: Rijo
Cara Morenazaa,
Agradeço o seu contributo, também nada sei desses Rijo.
Com os melhores cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
RE: Rijo
Mas conhece Reguengos de Monsaraz,ja la teve?
Um dia quando la for,pergunte a quem quiser que toda a gente conhece o meu avo como Rijo.
E tambem a minha avo por loura.
Enlace directo:
RE: Rijo
Cara Morenazaa,
Conheço Reguengos de Monsaraz, toda a região é muito bonita.
Iniciei este tópico na expectativa de encontrar algum Rijo que pudesse ter ligação com os Rijo originários de Campelo em Baião. A família de seu avô poderá ter a mesma origem dos Rijo de Elvas ou do Algarve, veja nas mensagens anteriores se encontra alguma relação.
Agradeço a sua atenção, com os melhores cumprimentos.
Luís
Enlace directo:
RE: Rijo
Tive a ver as mensagens anteriores e sinceramente os nomes nao me dizem nada.
RespuestaEnlace directo:
RE: Rijo
Caro Luis Rijo Alves
Família RIJO - Registos paroquiais de S. Mamede Riba Tua/Alijó/Vila Real
Miguel Rijo cc. Umbelina Ribeiro Cardoso
Ele * Lugo-Reino de Espanha /Ela - *S. Mamede Riba Tua/Alijó
Filhos:
# António Lopes Ribeiro c. Ana Lopes Coelho(Silva)(1ªsN) – C.5.12.83/083/15
Ele - *1858 c.c/25 y - Brasil 21.4.1890 /+Rio Janeiro
Ela - *1868 c.c/15 y
Filhos:
# Esmeralda +28.6.1888 – 9 m - 3/126/84
# Manuel Mª +24.10.1890 – 1 y - 3/126/109
# Ermelinda Rosa Lopes Ribeiro c. José Alves (ttºAlmeida)– C.14.5.92 /087/18
Ela cc.19 y
Ele cc.21 y -Moura Morta - Filho de Rita Almeida - Moura Morta
Filhos:
# Manuel Maria *31.3.1894/+18.6.94 – 2 m ½ -1/048/9 – 3/138/8
# Manuel Anjos *2.6.97 /+30.9.98 – 14 m - 1/050/50 – 3/142/12
# Manuel Mª *29.10.98 - 1/050/83
# Guilhermina +7.7.96 – ½ y – 3/140/6
# José Joaquim Rijo c. Rosa Sousa – C.13.6.86/083/35
Ele cc. 25 y / Ela cc. 24 y – M.Canavezes
Cumprimentos
Raquel Guedes
Enlace directo:
RE: Rijo
Olá,
Eu tenho apelido Rijo, que vêm da parte do meu avô,natural de aguda,concelho de figueiró dos vinhos, distrito de leiria.
Fica a informação.
Enlace directo:
RE: Rijo
Olá boa noite . Pois pertenço á familia Rijo de Elvas que tem ramos por todo o alentejo.
Segundo consegui apurar temos ramos em Olivença e somos de origem espanhola que por sua vez na antiguidade eram descendentes dos Hungaros que emigraram para Espanha. Cumprimentos
Enlace directo:
RE: Rijo
o nome de familia RIJO não é de origem portuguesa. É Hungaro e reside numa alcunha que depois se tornou em nome de familia.
RespuestaEnlace directo:
RE: Rijo
Caro Miguel,
conheço algumas pessoas de Figueiró dos Vinhos com esse apelido. Se puder deixar aqui o nome dos seus ascendentes nesta região poderei dar uma olhadela na minha base de dados e tentar encontrar alguma ligação.
Cumprimentos,
H. Dias
Enlace directo:
RE: Rijo
"Aparentado" por afinidade em grau muito distante com os Rijos de Elvas, é a primeira vez que ouço falar na origem húngara do nome.
A minha Mãe, através da Avó Paterna, de apelido Almeida, era prima de uns Almeida Rijo, os irmãos Joaquim, António, Julieta, Eduardo, Otília e José, cujo Pai fôra Governador do Forte da Graça.
Bernardo
Enlace directo:
RE: Rijo
eu pretenco a familia rijo de carnaxide que poracazo e inorme francisco rijo,,mario rijo,,paulo rijo,,elena rijo,, isabel rijo celeste rijo,,, pais francisco batista rijo 92 anos,,,maria de lurdes cardoso rijo 10 netos 4 bisnetos todos aplido rijo
RespuestaEnlace directo:
RE: Rijo
Caro ojir eu tb sou dessa mesma familia, quer dar uma ajuda na nossa arvore?
cump paulo
Enlace directo:
RE: Rijo
Em Pontével, uma freguesia do concelho do Cartaxo, existiu uma família Torres Rijo.
RespuestaEnlace directo:
RE: Rijo
Encontrei Rijos em Serpa, aqui está um, pode ser que interesse a alguém:
http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/viewer?id=1044309 ficheiro 11, assento n.º 21
Enlace directo:
RE: Rijo
Não estou à procura de Rijos nem nada que se pareça, mas parece que aparecem em todo o lado:
http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/viewer?id=995580 ficheiro 4 assento n.º 2
Enlace directo:
RE: Rijo
Olá senhor José gostaria urgentemente de contactar consigo pois eu sou descendente do ramo Rijo de Almeida seus parantes que vivem na zona de Oeiras- Alges e Queijas.
A minha avó vivia em algés e o meu pai dizia me que a familia dela era proveniente do Alentejo. Será que podia me contactar o mais rapido possivel?
Cumprimentos "Primo" :)
Enlace directo:
Rijo
Boas, pode encontrar aqui uma boa parte da árvore dos rijo da zona de Elvas
morgapa.myheritage.com
Enlace directo:
fernandes
meu nome é jose fernandes
OJoao fernandes tambem foi meu 5ºavo
consegui alguma pista em relacao a Espanha
rangerzereis@gmail.com
Obg
Enlace directo:
Rijo
Boa Tarde.
Uma das minhas bisavós chamava-se Maria Menina Da Silva Rijo, era das Alcobertas, conselho de Rio Maior, Distrito de Santarém, nasceu no inicio do século 20.
Mauro Rúben.
Enlace directo:
Rijo
Boa tarde Sr. Luís Alves.
O Meu nome é Daniel Rijo, moro em Faro mas a minha família é da zona de Setúbal.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 08:42.