Piçarras

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Piçarras

#92987 | Ana T. Piçarra | 09 jun 2005 19:43

Luís

Estive muito tempo sem conhecer a minha familia, por isso até agora só consigo a descendência mais próxima e que é curioso os nomes repetirem-se bastante.
Irmãos do meu avó Arnaldo, Alice,Cremilde,Manuel,Ana, Artur e por fim o meu avô José. Dessa Sra Saldanha Há filhos que não tem seguimento se calhar pode ser um desses. Aponto para um José ou Arnaldo. Sobre os seus pais só sei que moravam em Beja. Só a tia Cremilde é viva .Conheci-a há bem pouco tempo e não sei o nome todo dos seus Pais ,asseguir vêem as filhas e filhos destes . Há muitas Conceições e Alices .
Acho que o meu bisavô tinha olivais em Beja e qualquer coisa relacionada com o ensino, que o meu avó prepetuou em Lisboa

Mas parece que o grande mistério é saber o que aconteceu ao Pizarro que se estabeleceu em Moura(está escrito na enciclopédia Luso Brasileira) visto não me parecer que este nome ficou por lá.A não ser que por transformações Alentejanas ou de caligrafia possa ter havido confusão com o z e passou a s e por Alentejanisses o Pizarro passou a Pizarraaa ...
Tenho poucas dúvidas sobre esta matéria até por haver uma palavra idêntica em Espanha. Não consigo é provar nada.
Há muita gente que me acha parecida com o seu pai. E por isso tive quem me chama-se Luísa Piçarrinha , não era agradável porque era a prof. de Mat. e passava a vida a ir ao quadro.O meu pai tem a testa dos Piçarras e as entradas .
Já me esforcei em cantar o Hino tal e qual. Mas não há nenhum como ele.

Então se me coseguires dizer alguma coisa sobre os filhos dos filhos dessa Sra
Saldanha, agradeço.
Bjos
Ana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Piçarras

#93003 | luis262 | 10 jun 2005 01:50 | In reply to: #92987

Ana:

Como disse na mensagem que enviei em resposta à tua, no tópico Piçarras de Moura, acho que devemos ser primos, mas para tentar compreender melhor a possível ligação , precisava de saber o nome completo do teu pai ( se é pelo
lado paterno que és Piçarra), ou da tua mãe, no caso de ser pelo lado dela.
Para poderes avançar nisto tens de começar por saber os nomes, datas e locais de nascimento dos pais e avós e depois prosseguires para os bisavós, etc...
A maioria dos nomes que referes são para mim desconhecidos, por isso , enquanto não me deres dados mais concretos , é difícil dizer alguma coisa...
Se não tens uma cópia da tua certidão de nascimento, podes pedir na junta de freguesia de que és natural e dela constam para além dos pais os nomes e local de nascimento dos avós. Se pedires fotocópia simples é mais barato, julgo eu.
Bom , dito isto ,vejo estiveste a consultar dados sobre os Piçarras no GENEA.
Um dosdos meus tios avós ,Pedro Barbosa Piçarra, era médico e casou com Olga Saldanha e Albuquerque e tiveram uma única filha , Maria José Saldanha e Albuquerque Piçarra. Esta casou com um sr. de apelido Braga e tiveram duas filhas, Maria José e Olga, com quem eu me dei na minha juventude , mas que já não vejo há bastantes anos. Nem uma nem outra constam do Genea, mas eu sei que ambas casaram e que a Mª José tem uma quinta em Colares, mas desconheço se têm filhos.
Esse tio avô Pedro, antes do casamento com a tia Olga, teve um filho, chamado José Ramos Piçarra, que eu cheguei a conhecer em miúdo e que era médico,dentista e tinha consultório em Lisboa.Aqui está outro, que eu não sei se era casado ou não nem se teve descendência, e não consta do Genea.
Dos restantes irmãos do meu avô, também não conheço bem a descendencia da irmã Elvira. Sei que o último nome do marido era Carvalho, e que tiveram um filho ,que consta do GENEA, José da Costa de Aguilar Piçarra Carvalho, da geração do meu pai, que eu também conheci em miúdo e que julgo ter sido professor universitário em Lisboa e que seria casado, mas não sei se teve filhos .
O pai do meu Avô Luis ( como o meu pai e eu...), o meu bisavô, José da Costa de Aguilar Piçarra, teve uma filha do seu primeiro casamento, que se chamava Maria do Carmo Abrantes de Aguilar Piçarra, que era pois meia- irmã do meu avô e dos restantes irmão.Essa filha que teve uma casa em Lisboa na Av. 5 de Outubro e teve uma filha , Francisca Piçarra, que sei que casou , (penso que um dos apelidos do marido era Pires) mas de quem também não sei nada sobre a descendência.
Quanto aos restantes irmãos, dos que tiveram filhos, eu conheco a descendência de todos...
Por outro lado falas de alguém ligado ao ensino, ora outro irmão do meu avô, que aliás também está no GENEA , Aníbal Urbano de Aguilar Barbosa Piçarra é que foi professor de Alemão , em Lisboa e publicou uma Gramática alemã, mas esse teve des cendência que podes consultar no Genea. Como podes ver a família é grande, apesar de alguns dos irmãos d meu avô, Júlio, José e Arnaldo- que era médico , e viveu muitos anos em África- terem morrido solteiros e ,que eu saiba sem filhos.
Sobre as origens do apelido também tenho feito algumas pesquisas, mas falamos disso noutra altura, pois já é tarde.
Vê se me dás os nomes que disse no princípio da mensagem. É que eu mesmo de ti só sei que és Ana e mais nada e assim é difícil descobrir alguma coisa!
Beijos
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Piçarras

#93005 | Ana T. Piçarra | 10 jun 2005 07:08 | In reply to: #93003

Luíz,

Talvez só consiga entrar em contacto depois do feriado,entretanto já enviei outra mensagem. Onde explico a relação de pizarra pizarral e piçarroso,que são palavras Espanholas de jazidas de pedra que existem na Extremadura Espanhola.E são as mesma pedras Brazão (piçarras). Da familia da Nobreza Pizarro que vivia na Extremadura havia vários irmãos um deles Pizarro que era filho bastardo.E outro houve que se estabeleceu em Moura .O que é estranho é terem desaparecido Pizarros do Alentejo,mas estão Piçarras, deve e existe alguma relação.
E é engraçado porque há dias atrás um Sr enviou-me um e-mail do Brasil porque a filha estava a criar um E-mail e a resposta era que já existia um e-mail com anapiçcarra então o Sr escreveu-me e que Piçarra era da Mulher.
Então posemo-nos em contcto uma com a outra e acho que sabes quem é
porque o pai viveu em Moçambique e ela me disse que o avó ,parece tinha um irmão Artur com um dos meus tios avós . O meu avó era José ,nome que também se repete e era Jr,agora não sei se era júnior por ser o mais novo ou também por o nome se repetir.Mas, ou tentar saber sobre o nome exacto dos meus bis-avós de Beja.
Sou Ana Piçarra da parte do pai tenho bastantes Primos Piçarra.
Não sei exactamete os Nomes de cada tio-avó a não ser o primeiro e o Piçarra.Mas vou tentar saber.O meu avó teve 4 filhos , o meu tio-avó Manuel teve 4 filhas dessas só está viva a Maria que vive em Beja.De uma irmã Alice existe dois filhos que ainda vão a Beja . Julgo eu.
Ana 2 Filhas a Cremilde e Arnaldo não tiveram filhos, o Artur morreu, e a Alice tem parece-me que é só uma filha Conceição que vive no Brasil. Os Piçarras continuam deste lado.Com o meu avó.
Como disse agora só volto talvez depois de 2ª .
Bom fim de Semana
Bjos Ana
P.S. Enviei uma mensagem sobre o Pizarra espanhol e o Piçarra Portugês não sei é onde foi parar.

Bjos
Ana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Piçarras

#97857 | Ana T. Piçarra | 12 ago 2005 23:56 | In reply to: #93005

Luís,

Passei para este forúm prque o outro está muito cheio.
O que eu acho é que que os Vargas Piçarra e Vargas Pizarro é todo o mesmo só que os Lisboetas mantiverm o Pizarro eo ramo que se mantem e quando entrou no Alentejo alterou.
O pedro Gonçalves ou Gonçalez Pizarro pode ser ou o primo deles ou um filho que não está na Genea e por fim...
O Varga Passou a Vaz com se pode ver :
Martim Goncalves Vargas cc Isabel de Agrinham
tiveram:
Cristvão Martin de Agrinhão cc Joana Gomes de Castro
Tiveram:
Tristão Vaz de Castro - proucurei atráz e á frente e não há Vaz de lado nenhum.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Procuras os Camacho de Odmira são muito meus amigos um dos descendentes e por repeito há privacidade deles sou dou informções por Email . É para saber exactamente o que??

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
E então contente por ter conseguido as ligações?

Bjinhos Ana

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 20 sep 2024, 18:39.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen