Dr. Júlio Dantas

This topic is classified in rooms: Pessoas

Dr. Júlio Dantas

#9325 | rmfrp | 17 sep 2001 23:23

Boa noite.

Gostaria de saber se existe algum estudo relativo à ascendência do ilustre escritor, político e diplomata, Dr. Júlio Dantas.

A sua ascendência de apelidos Pereira d'Eça está indicada no estudo desta família feito por Domingos de Araújo Afonso ("Armas e Troféus", 1969) e reproduzido no livro "Os Eças", de Maria Augusta d'Eça d'Alpuim. Gostaria, no entanto, de obter o máximo de informação relativa aos restantes antepassados, nomeadamente no que ao lado paterno se refere.

Agradeço deste já qualquer informação.

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dr. Júlio Dantas

#9440 | jpcmt | 20 sep 2001 17:04 | In reply to: #9325

Caro amigo:
Apenas lhe posso dar uma sugestão. Como sabe, o pai do dr. Julio Dantas era general. Já experimentou consultar o seu processo no Arquivo Historico-Militar, em Santa Apolónia?
Por vezes encontram-se aí pistas interessantes.
Cumprimentos,
jpcmt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dr. Júlio Dantas

#9468 | rmfrp | 20 sep 2001 22:36 | In reply to: #9440

Caro(a) Senhor(a):

Muito obrigado pela sua sugestão. De facto, no Arquivo Histórico Militar é possível obter inúmeras informações, como já pude constatar pessoalmente na única ocasião em que o visitei.

No entanto, tenho já a ascendência mais próxima esclarecida, estando agora a procurar ascendentes mais remotos do Dr. Júlio Dantas. Sucede que tendo há já algum tempo descoberto que os Pereira d'Eça eram meus parentes afastados, obtive uma cópia da genealogia que anteriormente referi. Na posse dessa cópia, chamaram-me a atenção os nomes, aí indicados, do pai e da avó paterna do Dr. Júlio Dantas - respectivamente o General Casimiro Dantas Vanez e D. Teresa Augusta Vanez Lobo - já que não era a primeira vez que encontrava Vanez Lobo nas minhas pesquisas. Partindo das datas e locais indicados no artigo não foi difícil confirmar que D. Teresa Augusta Vanez Lobo é exactamente a mesma pessoa que nos "Apontamentos para a Genealogia da Família Inglez de Tavira", do Dr. Adolfo da Fonseca Magalhães da Costa e Silva, 2. Conde de Folgosa, surge como Teresa, filha de Francisco da Costa Lobo Inglez e de D. Teresa Marta Van-Nez, nascida em 19.04.1821 em Santa Maria (Tavira).

O referido Francisco da Costa Lobo Inglez já fora objecto de atenção especial da minha parte por ser um caso curioso de parentesco múltiplo com a minha família (Inglez, Lobo, Figueiredo Mascarenhas, Martins Coelho). No caso do Dr. Júlio Dantas, seu bisneto, acresce ainda o parentesco anteriormente conhecido pelo lado materno. Assim, qualquer estudo que exista da ascendência do Dr. Júlio Dantas tem elevada probabilidade de conter informação importante sobre a minha própria ascendência.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dr. Júlio Dantas

#177624 | RVALVERDE | 23 dic 2007 13:06 | In reply to: #9468

Bom dia
Estudei e pesquisei sobre Valverde /Joaquim dantas de magalhaes /cidade de alagoinhas.Informaçoes via email.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 24 jun 2024, 12:48.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen