A/c Vasco Jacome

This topic is classified in rooms: Pessoas

A/c Vasco Jacome

#9462 | Paulo | 20 sep 2001 21:05

Caro Vasco,

Ao efectuar hoje uma pesquisa num jornal Tomarense encontrei uma referencia a um nabantino de nome José Carlos Freitas Jácome (1808-1888), escrivão, poeta e melómano. Se porventura tiver interesse fotocopio a informação e envio-lha por correio.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Respuesta

Enlace directo:

RE: A/c Vasco Jacome

#9465 | Vasco Jácome | 20 sep 2001 22:20 | In reply to: #9462

Caro Paulo Alcobia Neves

Muito lhe agradeço a sua atenção e disponibilidade.

Mas esse Jácome não me parece ter nada a ver com os meus, basicamente radicados pelo Minho. Eventualmente pode ser que esteja relacionado com um ramo da família conhecido pelos Jácome de Tomar (Jácome Reymonde de Noronha), descritos por Gayo no ttº de Jácomes § 13.

Também não podemos esquecer que Jácome é de origem patronímica, pelo que é possível que existam várias famílias com o apelido sem que tenham qualquer ligação entre elas. Aliás, são conhecidos os Jácomes ditos da Holanda e os Jácome Correia, dos Açores, com origens reconhecidamente distintas da minha.

Reiterando os meus agradecimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: A/c Vasco Jacome

#48417 | FSA | 24 sep 2003 15:04 | In reply to: #9465

Caro Vasco Jácome,
Durante algumas pesquisas sobre Themudos, Freires, Caldeiras e Galhardos, (as minhas eternas pesquisas) encontrei alguns Ferreira Jácome, julgo serem de Abrantes, e que passo a enquadrar, na esperança de, finalmente, poder retribuir com algumas informações de que disponho, as prestimosas ajudas que tenho obtido neste fórum.

Assim:
1. Manuel Ferreira Jácome, n. c. 1595 em Abrantes c/c D. Úrsula de Almeida, filho de D. Joanna Themudo de Almeida e de Juzarte Soares Galhardo.
Manuel Ferreira Jácome e D. Úrsula de Almeida, tiveram três filhas: Joanna Themudo de Almeida C.S., D. Antónia Luisa e D. Leonor da Rosa, ambas Freiras.

2. Manuel Ferreira Jácome, n. c. 1625, (sem geração) filho de outro Manuel Ferreira Jácome e de D. Paula Themudo de Andrade, filha de D. Joana Themudo Freire, n.c. 1595 e de João Frade Metella. Neta materna de João Lopes Themudo n.c. 1565 e de D. Maria Rosa Freire, ambos de Abrantes. Este João Lopes Themudo, foi filho de Pedro Lopes e de D. Catarina Themudo Moucha e neto de João Lopes Toledano e de D. Constança Anes (ou Alves) Caldeira.

Com os meus cumprimentos e sinceros desejos de que estes dados lhe tragam algo de novo,

Fernando Serrão d´Andrade

Respuesta

Enlace directo:

Jácomes, de Tomar

#48420 | Vasco Jácome | 24 sep 2003 15:36 | In reply to: #48417

Caro Fernando Serrão d´Andrade

Começo por lhe agradecer a amabilidade de me dar essas notícias, que realmente desconhecia.

A minha interpretação é a seguinte: dado que Jácome é de origem patronímica, pode ser uma família completamente distinta da minha, ou então serem dos “chamados” Jácomes, de Tomar. Gayo reporta um ramo descendente de Fernão Jácome (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=56229) que se fixou em Tomar ou arredores.

É possível que estes Ferreira Jácome entronquem aqui.
Segundo este autor, este ramo ainda liga ao meu através do pai deste Fernão Jácome, o meu homónimo do séc. XIV – XV. Mas, como se sabe, este autor não é muito fiável para esta época e ainda por cima para zonas distantes do Minho...

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

Jácomes, de Tomar

#48421 | Vasco Jácome | 24 sep 2003 15:36 | In reply to: #48417

Caro Fernando Serrão d´Andrade

Começo por lhe agradecer a amabilidade de me dar essas notícias, que realmente desconhecia.

A minha interpretação é a seguinte: dado que Jácome é de origem patronímica, pode ser uma família completamente distinta da minha, ou então serem dos “chamados” Jácomes, de Tomar. Gayo reporta um ramo descendente de Fernão Jácome (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=56229) que se fixou em Tomar ou arredores.

É possível que estes Ferreira Jácome entronquem aqui.
Segundo este autor, este ramo ainda liga ao meu através do pai deste Fernão Jácome, o meu homónimo do séc. XIV – XV. Mas, como se sabe, este autor não é muito fiável para esta época e ainda por cima para zonas distantes do Minho...

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 20:52.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen