familia "da FONSECA"

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

familia "da FONSECA"

#96341 | alexandre,o grande | 21 jul 2005 05:43

carissimos amigos

é conveniente que aqueles que tem o mesmo sobrenome se unam para um maior estudo sobre a origem das familias.e eis que venho a vcs pedindo que me deem maiores informações sobre a familia da qual descendo.Gostaria de saber mais sobre Vasco Fernandes Coutinho, senhor do Couto de leomil do qual tenho ascendencia. desde ja agradeço.

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia "da FONSECA"

#96355 | cp | 21 jul 2005 12:24 | In reply to: #96341

Caro Alexandre

Vasco Fernandes Coutinho é uma personagem importantíssima na nossa História e na Genealogia Portuguesa, pois dele descendem , designadamente, todos os Marechais de Portugal (exceptuando o 1º) e inúmeras famílias titulares, nomeadamente os condes de Marialva.
Foi Senhor do Couto de Leomil, Meirinho-mor do Reino na Comarca da Beira e foi Senhor de Marialva, Moreira e Sabugal, que conquistou.
Há quem diga que é ele, uma das figuras retratadas nos paineis de S.Vicente de Fora.
Manuel Calejo Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia "da FONSECA"

#96380 | amafs | 21 jul 2005 17:52 | In reply to: #96341

Senhor Alexandre,o grande:

Boa tarde:

Vasco Fernandes Coutinho foi Couteiro de Leomil por mercê de El-Rei D.Fernando e Meirinho-mor do Rei na comarca da Beira.
Viveu em Trancoso.
Casou com D.Leonor ou Brites Gonçalves de Moura,camareira-mor da Rainha D.Filipa.
Filho de Fernão Martins da Fonseca Coutinho (que alguns autores fazem filho de Gonçalo Martins da Fonseca que o Conde D.Pedro lhe dá por irmão,e ambos filhos de Estêvão Martins,do Couto de Leomil,este casado com D.Teresa ou Urraca Rodrigues da Fonseca,sua prima) e de sua mulher D.Teresa Peres Varela,filha de Pedro Migueis (o Pero Palha) e de sua mulher D.Urraca Fernandes Varela.

Cumprimentos,

A.Ferreira da Silva

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia "da FONSECA"

#96687 | alexandre,o grande | 27 jul 2005 05:51 | In reply to: #96380

Caros amigos

Obrigado suas informações me ajudaram em muito.conte com minha juda se necessaria.


Eduardo Oliveira Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia "da FONSECA"

#96740 | amafs | 27 jul 2005 19:18 | In reply to: #96687

Eduardo Oliveira Ferreira:

Estêvão Martins Coutinho,Senhor do Couto de Leomil,foi filho de Martim Vicente,Senhor do dito Couto,e de sua mulher D. N... ;

E D.Teresa ou Urraca Rodrigues da Fonseca,sua mulher e prima,era filha de Ruy Mendes da Fonseca,chamado o "Feio" e de sua mulher D.Teresa Annes.

Cumprimentos,
A.Ferreira da Silva

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia "da FONSECA"

#98245 | alexandre,o grande | 20 ago 2005 19:10 | In reply to: #96740

caro amigo
gostaria de saber um pouco mais do Ten.José Inacio da Fonseca.
se puder ajudar ficarei garto.

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia "da FONSECA"

#98251 | amafs | 20 ago 2005 22:37 | In reply to: #98245

Eduardo O. Ferreira:

Sobre o Ten. José Inácio da Fonseca nada sei.
Posso,porém,acrescentar á minha mensagem anterior o seguinte:Ruy Mendes da Fonseca,o "Feio",foi filho de D.Mem Gonçalves da Fonseca (é neste que o Conde D.Pedro principia o ttº de Fonsecas) e de sua mulher D.Maria Peres de Tavares,filha de D.Pedro Viegas de Tavares e de D. N... ; Lavanha diz que casou 2ª vez com D.Maria Fernandes,filha de Estêvão Pires de Cambra e de sua mulher D.Margarida Viegas; Serpa Pimentel dá-lhe por mulher D.Elvira Mendes,da qual também teve descendência.

E Mem Gonçalves da Fonseca foi filho de D.Gonçalo Paes da Fonseca (outros lhe dão uma ascendência diferente) e de sua mulher D. N...; e neto de D.Payo Rodrigues da Fonseca que fundou o Mosteiro de Mancelos,dedicado a S.Martinho, e de sua mulher D. N... .

Esperando ter-lhe sido de alguma utilidade,cumprimenta-o

A.Ferreira da Silva.

Respuesta

Enlace directo:

familia "da Fonseca Neves"

#412239 | fofofo1966 | 12 feb 2019 09:35 | In reply to: #96341

2422/5000
Meu nome é Marnix Alexander de Paula Lopes. Mij ​​avôs mãe foi nomeada Miqueline Gomes Alvares. Ela era casada com Fulgencio Orozimbo Alvares. Ela tinha um irmão com o nome de Gustavo Rollemberg da Fonseca Neves que se casou com Maria Isabel Perreira Gomes. Seu pai era Antonio Joaquim da Fonseca Neves.

Isso é o que eu encontrei. Eu estou procurando qualquer informação adicional:

1. Constança Alvares Cabral [Gen. 4 Nr.: 9, nascido por volta de 1860 na Bahia Salvador, Império do Brasil
2 Fulgencio Orozimbo Alvares [Gen. 5 Nr: 18], nascido? Fulgencio morreu em 27-07-1876 em Calçada, Salvador - Bahia,
Profissão:
Capitão do exército / proprietário de plantação (capitão de 3. companhia do 3. batalhão de caçadores ~ capitão ou 3. companhia do 3. batalhão ou caçadores (Guarda Nacional))
Casou-se com cerca de 40 anos, por volta de 1860, com Miquelina Gomes Cabral, de 28 anos. 5 Nr: 19].
Nota Fulgencio estava na capital Aracaju, no Estado de Sergipe, em 1859, onde conheceu Miquelina Gomes Cabral. Ele se casou com ela muito provavelmente em Sergipe ou em Salvador, a capital do Estado da Bahia de onde ele próprio veio. Sua filha nasceu lá em um ano depois, em 1860.
3 Miquelina Gomes Cabral [Gen. 5 Nr.: 19], nascido em 1832 em Sergipe, Império do Brasil. Miquelina morreu em 16-03-1918 no Recife Pernambuco, República Brasileira,
Segundo seu neto Aníbal, falavam francês todos os dias durante 1 dia porque Miquelina era descendente de franceses.
Criança deste casamento:
I. Constança Alvares Cabral [Gen. 4 Nr.: 9], nascido por volta de 1860 na Bahia Salvador, Império do Brasil (ver 1).
Geração 3 (avós)
6 Antônio Joaquim da Fonseca Neves [Gen. 6 Nr.: 38], nascido em 1799 na Bahia Império do Brasil. Ele foi batizado em 17-06-1798 em Salvador Bahia, Império do Brasil. Antônio faleceu em 20/03/1869 em Aracajú Sergipe Império do Brasil, de 69 a 70 anos.
Casou-se com cerca de 32 anos, por volta de 1831
7 Constança Xavier do Espírito Santo [Gen. 6 n º: 39].
Criança deste casamento:
I. Miquelina Gomes Cabral [Gen. 5 Nr.: 19], nascido em 1832 em Sergipe, Império do Brasil (ver 3).
Geração 4 (bisavós)
12 Antônio Joaquim da Fonseca Neves [Gen. 7 Nr .: 76].
Posição: Capitão do Exército
Ele se casou antes de 1797 com
13 Felismina Maria da Penha [Gen. 7 Nr.: 77].
Criança deste casamento:
I. Antônio Joaquim da Fonseca Neves [Gen. 6 Nr.: 38], nascido em 1799 na Bahia Império do Brasil (ver 6).

Respuesta

Enlace directo:

familia

#412339 | SSDuque | 14 feb 2019 09:39 | In reply to: #96341

Muito bom dia caro confrade.

De facto a genealogia tem situações muito interessantes. Vasco Fernandes Coutinho, além de ser tudo o que aqui foi descrito, ele é meu 17º avô. É neto de Pedro Fernandes Palha (Miguéis), bisneto de Fernão Varela e de Maria Martins Marinho, trineto de D. João Fernandes Varela; c. N: 1230; nobre medieval com origem no Reino da Galiza onde a família Varela tem o seu solar original junto a Santiago de Compostela e de Maria Perez Sarraza ou Maria Pires Sarraça ou Maria Fernandes Varela, ou Maria Peres Sarraza; N: c. 1230/1236; F: 1290.

Assim sendo, somos aparentados.

Se me pudesse dar mais dados sobre a sua descendência seria bastante interessante.
Cumprimentos.
Duque

Respuesta

Enlace directo:

familia

#412340 | SSDuque | 14 feb 2019 09:53 | In reply to: #96341

Caro Alexandre
Muito bom dia caro confrade.

De facto a genealogia tem situações muito interessantes. Vasco Fernandes Coutinho, além de ser tudo o que aqui foi descrito, ele é meu 17º avô. É neto de Pedro Fernandes Palha (Miguéis), bisneto de Fernão Varela e de Maria Martins Marinho, trineto de D. João Fernandes Varela; c. N: 1230; nobre medieval com origem no Reino da Galiza onde a família Varela tem o seu solar original junto a Santiago de Compostela e de Maria Perez Sarraza ou Maria Pires Sarraça ou Maria Fernandes Varela, ou Maria Peres Sarraza; N: c. 1230/1236; F: 1290.

Assim sendo, somos aparentados.

Se me pudesse dar mais dados sobre a sua descendência seria bastante interessante.
Cumprimentos.
Duque

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 08:28.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen