Extinção do concelho de Algodres

This topic is classified in rooms: Regiões

Extinção do concelho de Algodres

#97514 | amrr | 06 ago 2005 23:12

Caros Confrades

Em que data exacta se deu a extinção do concelho de Algodres?

Por que freguesias era constituído, e em que concelho(s) foram inseridas?


Arlindo Rodrigues

Respuesta

Enlace directo:

RE: Extinção do concelho de Algodres

#97582 | Jandrade | 08 ago 2005 17:00 | In reply to: #97514

Caro Arlindo,

Desconheço a data de extinção desse concelho, apenas sei que é anterior a 1853.

Pertenciam ao concelho de Algodres as seguintes freguesias:

Algodres
Casal Vasco
Cortiçô
Fornos de Algodres
Fuinhas
Maceira
Muxagata
Sobral Pichorro
Vila Chã

Respuesta

Enlace directo:

RE: Extinção do concelho de Algodres

#97587 | Jandrade | 08 ago 2005 17:07 | In reply to: #97582

Caro Arlindo,

Por engano, enviei a mensagem anterior sem que a tivesse terminado.

Desconheço a data de extinção desse concelho, apenas sei que é anterior a 1853.

Pertenciam ao concelho de Algodres, pelo menos as seguintes freguesias:

Algodres
Casal Vasco
Cortiçô
Fornos de Algodres
Fuinhas
Maceira
Muxagata
Sobral Pichorro
Vila Chã

Todas estas freguesias transitaram para o concelho de Fornos de Algodres.

Cumprimentos,

João Andrade

Respuesta

Enlace directo:

RE: Extinção do concelho de Algodres

#97611 | amrr | 09 ago 2005 00:52 | In reply to: #97587

Caro João Andrade

Mt Obrigado pela sua ajuda, mas fico ainda com algumas dúvidas.

Em primeiro lugar, continuo interessado em saber a data exacta em que se deu a extinção do concelho de Algodres.

Em segundo, tenho a ideia que, durante um certo período, os concelhos de Algodres e de Fornos terão existido em simultâneo, sendo depois as freguesias (não sei se todas) de Algodres foram incorporadas no de Fornos, passando este a designar-se por Fornos de Algodres.
Então como é que a freguesia de Fornos de Algodres pertencia ao concelho de Algodres?

Cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Respuesta

Enlace directo:

RE: Extinção do concelho de Algodres

#97670 | Jandrade | 09 ago 2005 18:22 | In reply to: #97611

Caro Arlindo,

De acordo com a Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, o concelho de Algodres terá sido extinto em 1836 e, de imediato, incorporado no concelho de Fornos de Algodres.

Segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, o concelho de Algodres, em 1821, pertencia à divisão eleitoral de Trancoso e à comarca de Linhares, com nove freguesias. Em 1826, continuava a ser concelho na mesma comarca com as mesmas freguesias. Em 1842, aparece como freguesia do concelho de Fornos de Algodres.

Ainda segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, a vila de Fornos (de Algodres), em 1811, estava ainda na dependência da vila de Algodres, onde então se encontrava a sede do concelho. Em 1821, já o concelho se tinha transferido para Fornos, que tomou o nome de Algodres como que a continuar os foros e tradições herdadas.

Espero sinceramente ter-lhe sido mais útil desta vez.
Se precisar de outros elementos, não hesite em contactar.
Cumprimentos,

João Andrade

Respuesta

Enlace directo:

RE: Extinção do concelho de Algodres

#99788 | alcard8 | 08 sep 2005 08:26 | In reply to: #97514

Caros Amigos: o concelho de Algodres foi realmente extinto 1836 e integrado no concelho de Fornos que a partir dessa data passou a intitular-se " Fornos de Algodres" porque na realidade Algodres era um concelho muito mais importante e antigo, a data da extincao o concelho de Algodres tinha as seguintes freguesias:

Algodres
Casal Vasco
Ramirao
Cortico de Algodres
Vila Cha de Algodres
Muxagata de Algodres
Maceira de Algodres
Sobral Pichorro
Fuinhas

Fornos nunca pertenceu ao concelho de Algodres, e concelho pelo menos desde o seculo XIII, mas de certa forma estava ligado aquele porque sempre se regeu pelos forais do antiquissimo concelho de Algodres que aparece documentado ja no seculo XII. Nos seculos XV e XVI ha referencias documentais a Fornos como: "Fornos junto a Algodres" e "Fornos a par de Algodres"
Espero ter respondido as suas duvidas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Extinção do concelho de Algodres

#241102 | alcard8 | 04 oct 2009 13:35 | In reply to: #99788

Caros amigos:

Em face de novos documentos a que tive acesso, tenho que fazer a seguinte correccao:

Por decreto de 6 de Novembro de 1836, foram extintos os concelhos de Fornos, Figueiro da Granja, Infias, Matanca, Casal do Monte e Penaverde e integrados do concelho D'Algodres, com cabeca (sede) na antiquissima vila de Algodres.
Confirmado pelo Codigo Administrativo de Dezembro do mesmo ano.
A seguinte reforma judiciaria: decretos de 29 de Novembro de 1836 e de 13 de Janeiro de 1837, tambem confirma o mesmo " Fica a pertencer a comarca de "Gouvea"; Algodres com 1876 Fogos,...."
Por decreto de 10 de Junho e Lei de 12 de Junho de 1837, paragrafo 12: a Cabeca (sede) do concelho D'Algodres, foi transferida para a vila de Fornos de Algodres e retiradas a este concelho e incorporadas no concelho de Aguiar da Beira, as freguesias de Dornelas, Penaverde e Forninhos!

Nessa altura passou este concelho "D'Algodres", a ter as seguintes freguesias:

Algodres, Figueiro da Granja, Fornos de Algodres, Infias, Matanca, Queiriz, Maceira de Algodres, Sobral Pichorro, Fuinhas, Vila Cha de Algodres, Cortico de Algodres, Muxagata de Algodres, Casal Vasco.

Por decreto de 1855, foi acrescentado com duas freguesias que tinham pertencido ao concelho de Linhares:

Juncais e Vila Ruiva da Serra.

No primeiro quartel do seculo vinte a freguesia de Juncais, foi desmembrada tendo-se criado a freguesia de Vila Soeiro do Chao.

A partir dai o concelho "D'Algodres" ou "Fornos de Algodres", passou a ter 16 freguesias.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Extinção do concelho de Algodres

#242256 | amrr | 18 oct 2009 22:13 | In reply to: #241102

Caro "alcard8",

Só hoje vi a sua mensagem, mas fiquei agradavelmento surpreendido com as "novidades".

Das suas palavras, a minha interpretação é a seguinte (diga-me se estiver errado):

- Os concelhos de Algodres e de Fornos coexistiram até 06/11/1836, data em que este último foi incorporado no de Algodres, mantendo-se a cabeça de concelho na vila de Algodres.

- Em 10/06/1837 a cabeça de concelho passou para a vila de Fornos (de Algodres).

Por acaso, estes dados constam de alguma obra publicada?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Respuesta

Enlace directo:

RE: Extinção do concelho de Algodres

#242283 | alcard8 | 19 oct 2009 15:24 | In reply to: #242256

Caro AMRR:

Esta o meu amigo correcto com o que afirma.
Quanto a obra publicada de facto nao existe nenhuma, com estas correcoes e, frequentemente vemos em "sites" e artigos de jornais e ate em pequenas publicacoes turisticas, muitas inverdades. Eu pessoalmente ando a colecionar informacoes e copias de documentos autenticos, para um dia de D*us me ajudar, publicar uma monografia actualizada sobre o actual concelho de "Fornos de Algodres"!

Um abraco dalgodrense.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Extinção do concelho de Algodres

#242774 | amrr | 25 oct 2009 14:19 | In reply to: #242283

Caro "alcard8" (deculpe tratá-lo assim, mas como não assina as suas mensagens ...),

Se levar por diante essa tarefa de publicação de uma monografia sobre o concelho de Fornos de Algodres, pode contar, desde já com um subscritor da mesma.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Respuesta

Enlace directo:

RE: Extinção do concelho de Algodres

#242795 | alcard8 | 25 oct 2009 16:17 | In reply to: #242774

Caro Arlindo:

Queira desculpar-me, o meu nome e Albino Cardoso.

Um abraco dalgodrense.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 20:42.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen