Migração: Braga para Tomar

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Migração: Braga para Tomar

#97848 | nuno27 | 12 ago 2005 17:59

Nas minhas pesquisas pelos paroquiais das freguesias rurais do concelho de Tomar, tenho-me apercebido que pelo último quartel do século XVII, estabeleceram-se nessas freguesias de Tomar vários homens provenientes do então Arcebispado de Braga, nomeadamente das freguesias de S. Miguel do Mosteiro de Refóios de Basto, de Santo André de Paizel, Cabeceiras de Basto. Estes homens têm apelidos tais como Magalhães, Costa (filho de pais com apelidos Martins e Carvalho), Gonçalves (filho de Gonçalves e Gomes).
Penso que muitos mais homens e apelidos haverão, porém nesta altura os paroquiais dão pouco informação, e por vezes só no assento de um dos filhos, mesmo que o homem tenha tido dez, o padre da freguesia digna-se a mencionar a naturalidade dos progenitores (e nem sempre está correcta).
Nas freguesias rurais de Tomar, a generalidade dos apelidos usados nesta época (1600s) são de origem patronímica, pelo que outros apelidos terão vindo de fora (salvo algumas excepções).
Tenho numa destas freguesias, S. Pedro da Beberriqueira, um antepassado BENTO DE CAMPOS, que terá nascido c. 1670 e que casou com RUFINA DE MESQUITA, com muita descendência. Nenhum destes apelidos é desta freguesia. E Infelizmente os paroquiais ou não existem ou não dizem as suas naturalidades.
Terá alguém da zona de Braga perdido um Bento e uma Rufina?

Nuno Alves

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 20 sep 2024, 18:33.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen