Os Aguiar e Leal de Óbidos, freguesia de S. João

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Os Aguiar e Leal de Óbidos, freguesia de S. João

#98551 | Filipe Reis | 26 ago 2005 01:05

Caros confrades

Alguém pode dar mais alguns elementos sobre estas famílias:
Catarina de Aguiar nasceu na Freguesia de S. João e casou em Sacavém, Loures, com Manoel Gonçalves em 1673. Era filha de Antonio Leal e de Maria de Aguiar que presumo fossem residentes na vila de Óbidos. Foi padrinho de casamento o Capitão Francisco Borges Leal. Seria parente da noiva?

Catarina de Aguiar e Manoel tiveram em Sacavém: Valentim de Aguiar (nasceu em 1674)
e Antónia da Assunção (nasceu em 1680 e casou com Manoel Francisco em 1697).

Cumprimentos

Filipe Reis
Cascais

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Aguiar e Leal de Óbidos, freguesia de S. João

#98555 | JBrito | 26 ago 2005 01:25 | In reply to: #98551

Caro Filipe Reis

Já tentou informações no livro "Dos Leais de Sintra e Colares aos da Região Oeste: Uma Linhagem Medieval Inédita", de Luís Filipe Marques da Gama (edição da Câmara Municipal de Óbidos, 1997)?

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Aguiar e Leal de Óbidos, freguesia de S. João

#98678 | Conde | 27 ago 2005 11:18 | In reply to: #98555

Está para sair um livro com Aguiares de Amoreira Óbidos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Aguiar e Leal de Óbidos, freguesia de S. João

#99225 | Filipe Reis | 02 sep 2005 23:22 | In reply to: #98555

Caro Jorge de Brito

Muito agradeço o seu contributo. Vou tentar consultar “Os Leais de Sintra e Colares...”
Com os melhores cumprimentos

Filipe Reis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Aguiar e Leal de Óbidos, freguesia de S. João

#99227 | Filipe Reis | 02 sep 2005 23:24 | In reply to: #98678

Caro Conde
Estarei atento a essa publicação
Cumprimentos
F Reis

Respuesta

Enlace directo:

Capitão Francisco Borges Leal, do ramo de Colares

#109141 | Filipe Reis | 09 ene 2006 15:29 | In reply to: #98555

Caro Jorge de Brito
agradeço a sua indicação. Consultei a obra de grande mérito e encontrei alguma informação sobre o referido Capitão. Continuo a não conseguir encontrar a relação de parentesco com a noiva de quem foi padrinho, mas quanto a mim haveria alguma proximidade.
Francisco era filho de Manuel Leal ( nascido em Colares, provavelmente, em 1582) e de sua mulher Bárbara Borges, natural de Sacavém, filha de António Lourenço e de Justa Gonçalves, naturais da mesma povoação do termo de Lisboa.
deste casamento nasceram em Lisboa:
1 - Maria dos Reis que casou (1635 +-)com António Coelho, da Ribeira da Penha Longa, S. Pedro de Penaferrim, Sintra, fº de André Coelho e de Isabel Luis.
2 - José Leal ( 1610 +-), que se fixou em Angra do Heroismo (1639) como mercador, casou 3 vezes: Maria Pedroso, D. Maria de Crasto e D. Izeu Pacheco Corte-Real. Homem rico e influente.
-3- Francisco

Fonte: "Dos Leais de Sintra e Colares aos da Região Oeste: Uma Linhagem Medieval Inédita", de Luís Filipe Marques da Gama (edição da Câmara Municipal de Óbidos, 1997). p. 43 e 44.

Se for possivel mais algum contributo agradeço.

Cumprimentos
Filipe Reis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Capitão Francisco Borges Leal, do ramo de Colares

#109177 | roberto2316 | 09 ene 2006 21:04 | In reply to: #109141

Prezado Filipe Reis:
Sou brasileiro, de São Paulo, e lendo o presente tópico ocorreu-me de que, de repente, por sorte, você possa saber algo sobre um José Pinto Ribeiro casado com Josefa dos Reis, na região de Canavezes, por volta de 1820. José Pinto Ribeiro nasceu em Sto Isidoro Riba Tamega, mas não se casou nessa vila. Casou-se em outra vila, possivelmente onde morava Josefa dos Reis. Depois da morte desta, que também não sei onde foi, José Pinto Ribeiro se mudou para Galafura, pequena vila pertencente ao distrito de Peso da Regua. Como você tem o sobrenome Reis, quem sabe possa me indicar algo. Gostaria também de perguntar se você já ouviu falar da família Barbosa Leal. Tenho uma antepassada chamada Luzia Barbosa Leal casada na Bahia com José Colaço da Silva, por volta de 1680. De que lugar de Portugal podem ter vindo José Colaço da Silva e Luzia Barbosa Leal? Desculpe o incômodo. Um abraço e desde já obrigado.
Roberto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Aguiar e Leal de Óbidos, freguesia de S. João

#109197 | rodaguiar | 09 ene 2006 23:27 | In reply to: #98551

Caro Filipe:
Pesquiso sobre meu bisavô, Manoel Leonardo de Aguiar, nascido em Portugal em 1871, e seus pais, José de Aguiar e Josephina Maria da Conceição (nascida em 1853). Não tenho nenhuma idéia do local onde nasceram. Como vc pesquisa sobre os Aguiar, será q teria como me dar alguma dica?
Tenho uma dúvida: nas famílias portuguesas, não é o sobrenome do pai que passa para os filhos? Os filhos de Catarina de Aguiar e Manoel Gonçalves, assim como os de Antonio Leal e Maria de Aguiar, receberam o sobrenome Aguiar das mães.
Desculpe se não posso ajudá-lo, e venho pedir ajuda.
Obrigado.
Rodrigo Andrian de Aguiar.

Respuesta

Enlace directo:

Família Leal, do ramo de Colares

#109249 | Filipe Reis | 10 ene 2006 17:23 | In reply to: #109177

Caro Roberto
É muito difícil avançar na investigação se não souber a paróquia de onde são originários estes seus parentes. As localidades que menciona são da região do rio Douro no norte de Portugal, pelo que não tenho ligação alguma.
As informações que disponho são de que o apelido Leal tem origem medieval em Colares (Sintra) e se expandiu inicialmente para norte - Torres Vedras e Óbidos.

Um abraço

Filipe Reis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Aguiar e Leal de Óbidos, freguesia de S. João

#109255 | Filipe Reis | 10 ene 2006 17:31 | In reply to: #109197

Caro Rodrigo

É muito comum encontrar apelidos transmitidos de mãe e também de padrinhos ou protectores. Em épocas mais antigas encontram-se muitos Aguiar na região de Óbidos, Caldas da Rainha. É importante saber as paróquias e freguesias de origem para se iniciar a investigação.
Um abraço
Filipe Reis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Leal, do ramo de Colares

#109263 | roberto2316 | 10 ene 2006 18:25 | In reply to: #109249

Prezado Filipe Reis:

Obrigado pela resposta. Continuarei pesquisando.
Um abraço,

Roberto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Capitão Francisco Borges Leal, do ramo de Colares

#109566 | JBrito | 14 ene 2006 14:42 | In reply to: #109141

Caro Filipe Reis

Gosto de saber que descobriu algo sobre os seus antepassados através da obra que lhe indiquei. Trata-se, de facto, de um trabalho exemplar. Porém, devo dizer que estes Leais e a região Oeste não se enquadram nas minhas investigações, pelo que não o poderei ajudar a esclarecer as dúvidas que levanta.
Boa sorte nas suas investigações.

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Respuesta

Enlace directo:

Os Leal, de Colares

#109577 | Filipe Reis | 14 ene 2006 18:38 | In reply to: #109141

Caro Jorge de Brito

Muito obrigado mais uma vez.

Como refere Marques da Gama, autor de "Dos Leais de Sintra e Colares …”, Manuel Leal era filho de Diogo Leal e de Isabel Gonçalves, nascido em Colares, provavelmente, em 1582. Aliás todos os seus antepassados conhecidos nasceram em Colares, Lugar da Eugaria, ou Gouria.
Como referimos Manuel Leal e Bárbara Borges tiveram Maria dos Reis Leal, que nasceu por volta de 1610 e seria mais velha que o irmão Francisco. Maria dos Reis casou antes de 1635 com António Coelho, ourives da prata, familiar do Santo Ofício por sentença de Outubro de 1635.
António Coelho nasceu na aldeia de Ribeira da Penha Longa (+- 1608), não muito longe do Convento dos frades Jerónimos com o mesmo nome, freguesia de S. Vicente de Alcabideche, Cascais, filho de André Coelho e de Isabel Luís (c. em +- 1600).
Outro irmão de Maria dos Reis Leal , o capitão das Ordenanças José Leal fixou-se em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, por volta de 1635, deixando ilustre geração com os apelidos Borges Leal e Corte Real, com descendência actual.

Em buscas a que procedi, anteriormente, descobri uns avós que viveram no lugar do Linhó em S. Pedro de Penaferrim, concelho de Sintra, muito próximo de Colares, que seriam certamente muito chegados ao marido de Maria dos Reis Leal, António Coelho.

Consultando os Registos Paroquiais no ANTT. , S. Pedro de Penaferrim, Sintra, M1, Fl 7 temos:
Domingos Jorge casou com Francisca Coelho, em 25 de Novembro de 1659. Ele filho de Gaspar Jorge e de Antónia Francisca, moradores na Ribeira da Penha Longa, fregª. de S. Vicente de Alcabideche, e ela filha de João Coelho (já defunto) e de sua mulher Domingas Luís, moradores no Lugar do Linhó, desta freguesia. Terão casado, aproximadamente, em 1630. testemunhas António Francisco, Domingos Jorge, André João, moradores no Linhó.
Domingos Jorge e Francisca Coelho foram pais de Ângela Coelho que casou em S. Pedro de Sintra, em 25 de Janeiro de 1693, com Francisco dos Santos, natural da Quinta do Serigado em Talaíde, S. Domingos de Rana, filho de Francisco Jorge e Maria dos Santos. (ANTT, Sintra, SPP, Lv. 1C).

Desconheço se Maria dos Reis Leal e António Coelho, que viveram em Lisboa, na Rua dos Ourives, tiveram geração.

Os melhores cumprimentos

Filipe Reis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Os Leal, de Colares

#127840 | Filipe Reis | 09 sep 2006 00:12 | In reply to: #109577

Caros confrades

Volto a este fórum sobre a família Leal de Óbidos, cujas origens podem estar em Colares, Sintra.

Qualquer contributo será muito interessante.

cumprimentos

Filipe Reis

Respuesta

Enlace directo:

Famílias de Óbidos

#153999 | Filipe Reis | 27 abr 2007 12:45 | In reply to: #127840

Caros Confrades

Continuo à espera de contributos sobre dados familiares desta região.

Cumprimentos,
Filipe Reis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias de Óbidos

#154643 | duarte1968 | 02 may 2007 09:21 | In reply to: #153999

Caro senhor
Houve algumas (umas 5 ou 6) familias Aguiar na Amoreira, no fim do século 17 e principios de 18. Os nomes eram José, Francisco e Matias. Ainda não conseguir encontrar a ligação entre eles.
Se em alguma coisa o puder ajudar, escreva.
Cumprimentos
Horta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias de Óbidos

#154667 | Filipe Reis | 02 may 2007 12:46 | In reply to: #154643

Caro Horta

Tenho conhecimento do que refere relativamente à Amoreira. São Aguiares, quem sabe, parentes de Maria e Catarina de Aguiar de Óbidos. Até hoje não localizei ninguém que entronque com as mesmas. Por isso tenho muita curiosidade quanto aos Aguiar da Amoreira, dada a proximidade geográfica.

Cumprimentos,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Augusto do Vale e Maria Leal

#300746 | Gonçalo Frutuoso | 24 mar 2012 15:17 | In reply to: #109255

Caros confrades,

Tenho como 10.ª avó Maria do Vale, nascida no lugar da Bica, freguesia de S.Silvestre de A-dos-Francos, Caldas da Rainha, filha de Augusto do Vale e de Maria Leal. Esta minha avoenga casou a 20 de Outubro de 1664 no Sanguinhal com Francisco Gomes, filho de Diogo Fernandes e Iria Gomes.

Algum dos confrades me sabe dizer se esta Maria Leal entronca nos Leais que tiveram origem em Colares?

Cumprimentos,

Gonçalo F. de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

Os Aguiar e Leal de Óbidos, freguesia de S. João

#441753 | fredleal42 | 28 jun 2022 19:09 | In reply to: #109141

Olá Filipe

Estou investigando minha genealogia e descobri ser descedente de Matias Leal, que foi capitão de ordenanças em Sergipe del Rei (aqui no Brasil) no final do século XVII. Nos documentos dos netos de tal Matias Leal, refere-se ser ele natural de Sintra, sem especificar a paróquia.
O filho de Matias Leal (meu 7o avô) foi João Borges Leal, que me parece ser homônimo do filho do Capitão José Leal fixado em Açores. Haveria parentesco entre os Borges Leal daqui do Brasil e estes de Açores?


desde já muito obrigado!

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 may 2024, 07:03.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen