Coração de Jesus em Lisboa

This topic is classified in rooms: Regiões

Coração de Jesus em Lisboa

#100522 | Descartes | 15 sept. 2005 00:14

Caros confrades

Um dos meus bisavós foi baptizado na Igreja do Santíssimo Coração de Jesus, paróquia do Coração de Jesus, em Lisboa, no ano de 1852.

A minha dúvida é a seguinte: Tanto quanto julgo saber, a Igreja do Santíssimo Coração de Jesus fica actualmente na Estrela (Basílica da Estrela), mas a paróquia de Coração de Jesus fica, pelo menos actualmente, junto ao Marquês de Pombal.

Na zona da paróquia do Coração de Jesus só conheço a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Rua Camilo Castelo Branco, mas trata-se de uma igreja de construção recente (foi Prémio Valmor em 1975), pelo que não foi aí certamente que o meu bisavô foi baptizado.

Terá porventura a paróquia do Coração de Jesus "mudado" da Estrela para o Marquês de Pombal ? Ou terá existido na zona do Marquês outra igreja, entretanto desaparecida, com o nome de Igreja do Santíssimo Coração de Jesus, estando a paróquia desde sempre nessa zona da cidade de Lisboa ?

Agradecia pois a vossa ajuda para esclarecer este mistério.

Reply

Direct link:

RE: Coração de Jesus em Lisboa

#100526 | JBdeS | 15 sept. 2005 01:03 | In reply to: #100522

Caro Confrade

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus na Rua Camilo de Castelo Branco veio substituir a antiga, situada na Rua de Santa Marta e demolida em 1975.
Esta freguesia teve o nome de Sagrado Coração de Jesus no início do século, mudando para Camões por volta dos anos 15 até cerca de 40, para voltar a chamar-se Coração de Jesus.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 01:45

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen