Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#101064 | lapinha | 21 sept. 2005 18:46

Caros Participantes

Procuro informaçoes, sobre a origem da familia Penim,em Redondo, no distrito de Évora.

Cumprimentos
MªFernanda

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#101109 | RCR | 22 sept. 2005 12:18 | In reply to: #101064

Cara Maria Fernanda

Não sei até que data recuou. Uma vez que Penim não é um sobrenome comum (aliás, na base de dados do Genea não há ninguém com esse apelido) aqui vai uma informação - em Sesimbra, na freguesia de Santiago (centro de Sesimbra e com pessoas mais ligadas ao mar, desde pescadores a navegadores) há pessoas com esse sobrenome. O mais antigo que identifiquei nasce cerca de 1750 e nenhum dos pais ou avós tem esse apelido, mas também não o reconheço, depois de uma breve consulta ao dicionário Houaiss, como alcunha. Por curiosidade acrescento que o actual Presidente da Câmara de Sesimbra é Penim.
Cumprimentos
Rita

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#101111 | LProjecto | 22 sept. 2005 12:34 | In reply to: #101064

Cara Maria Fernanda,

Só a título de curiosidade, digo-lhe que tenho feito investigação nos paroquiais de Redondo, local de onde eram naturais alguns dos meus ascendentes, e não me ocorre que alguma vez tenha encontrado tal apelido, o que não significa que não conste dos referidos registos, simplesmente não me lembro de alguma vez ter tropeçado nele, apesar de já ter folheado os livros paroquiais vezes sem conta. Não é possível ser mais explícita relativamente a nomes e datas?

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#101242 | lapinha | 23 sept. 2005 15:08 | In reply to: #101109

Cara Rita

Muito obrigada pela sua mensagem.
A familia Penim que comecei a pesquisar é de REDONDO,como ainda estou no inicio,o mais antigo que tenho,terá nascido em 1830(avô da minha sogra)pois casou em 1863,com 33 anos.
Já pedi ao Arq.D.Évora,fotocópias do ass.nascimento dele e dos pais,para ir recuando.
Vou tentar aber,se há ligação com as familias de Sesimbra,mas creio ser coincidencia,no entanto agradeço-lhe a sua ajuda.
Cumprimentos
MªFernanda

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#101246 | lapinha | 23 sept. 2005 15:35 | In reply to: #101111

Caro Luis

Muito obrigada pela sua mensagem.
A familia Penim que tento pesquisar,é de facto de REDONDO,onde nasceram e casaram os ascendentes de minha sogra.
Já pedi ao ADÉVORA,o ass. de nascimento,do avô de minha sogra,DOMINGOS ISIDORO PENIM,que terá nascido em 1830(casou c/33 anos em 1863)filho de ISIDORO JESUS PREXEIRO e de MARIA JOANA.
Não querendo abusar da sua bondade,ficar-lhe-ei muito grata,pela sua ajuda,caso dela necessite.
Cumprimentos
MªFernanda.

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#101262 | LProjecto | 23 sept. 2005 17:57 | In reply to: #101246

Cara Mª Fernanda

Tal como Penim nada me dizia, já o casal Isidoro Jesus Prexeiro e Maria Joana não me são de todo estranhos. Na próxima semana, dependendo da minha disponibilidade, tentarei dar um salto ao ADÉvora e verificarei o assento de baptismo do avô da sua sogra (Domingos Isidoro Penim) ou o casamento dos pais. Logo lhe direi alguma coisa, ok?

Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#101512 | lapinha | 26 sept. 2005 21:18 | In reply to: #101262

Caro Luis

Só hoje vi a sua mensagem.
Bem haja,pela sua gentileza
Cumprimentos.
MªFernanda

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Év

#101754 | fredondo | 29 sept. 2005 21:04 | In reply to: #101064

Penso ser uma engraçada coincidência o facto de me chamar Penim Redondo, Penim da parte da minha mãe e Redondo da parte do meu pai.

A minha mãe nasceu no concelho de Ferreira do Zêzere, Freguesia de Pias, e o meu pai nas Donas, Fundão.

Aconteceu que três irmãs (Penim) se casaram com três irmãos (Redondo) o que deu origem a 5 pessoas (eu, a minha irmã e três primos nossos) cujos apelidos são Penim Redondo.

Cumprimentos

Fernando Penim Redondo

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#101757 | LProjecto | 29 sept. 2005 22:18 | In reply to: #101512

Cara Maria Fernanda,

Garanto-lhe que não estou esquecido... simplesmente ainda não me foi possível, por falta de disponibilidade!
Tentarei amanhã ou no início da próxima semana.

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#102019 | Pedro França | 02 oct. 2005 23:36 | In reply to: #101064

Caríssimos:

E que tal contactar o apresentador Pedro Penim, do Art Attack/Canal Disney (Disney Chanel)?
Pode ser que ele dê uma mãozinha neste tópico.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#102025 | LProjecto | 03 oct. 2005 00:28 | In reply to: #102019

Caros confrades

Pegando na sugestão do ilústre confrade Pedro França...
"E que tal contactar..."

- Francisco Penim - Director de Programação (ou qualquer coisa do género) da SIC Radical!

Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#102027 | LProjecto | 03 oct. 2005 00:46 | In reply to: #101064

Cara Maria Fernanda,

Tal como prometido, dar-lhe-ei uma mãozinha na tentativa da descoberta dos ascendentes de Domingos Isidoro Penim. Infelizmente na passada semana a minha disponibilidade esteve muito limitada, contudo espero poder trazer novidades...
Ainda assim (nuns frenéticos 10 min.) ainda tive tempo, na passada sexta-feira, em verificar o casamento de Domingos Isidoro Penim (que julgo já terá na sua posse os elementos que constam do referido assento, visto num anterior tópico ter feito referência à data do casamento). Ainda assim, enquanto não verifico o casamento dos pais, deixo-lhe os dados que confirmei (salvo alguma incorrecção):

- Domingos Isidoro Penim, natural de Redondo, trabalhador, casou com Marianna da Conceição, natural de Elvas,em 20.8.1863, na Matriz de Redondo. Ele com 33 anos. Ela com 31 anos. Ele filho de Isidoro Jesus Prexeiro, natural de Redondo, e Maria Joanna, natural de Redondo. Ela filha de Thomáz de Vila Nova, natural de Elvas, e Domingas Rosa, natural de Elvas. Estiveram como presentes Sebastião José Nicolau, casado, proprietário, e Agostinho Marruz, casado, sapateiro, naturais de Redondo. Foram testemunhas: António Caramello, logista, e Vicente José Ferreira, proprietário.
Fonte: Paroquiais - Matriz de Redondo, Livro 66, pág. 4-verso;

Assim que me for possível, verificarei o casamento dos pais de Domingos.

Com os melhores cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#102091 | LProjecto | 03 oct. 2005 18:49 | In reply to: #101064

Cara Maria fernanda,

Eis os elementos que hoje recolhi a propósito do seu "Penim":

8.11.1829
Casamento: Isidoro de Jesus Prexeiro, filho de José de Jesus e Feliciana Maurícia, solteiro e natural de Redondo, com Maria Joana, solteira e natural de Redondo, filha de Francisco José e Caetana de Jesus. Foram testemunhas: Alavo José Rosado d`Oliveira e José António da Fonseca e mais pessoas que estavam presentes.
Fonte: ADÉvora - Registos Paroquiais, Matriz Redondo - Matrimónios - Livro 28, pág. 89

16.11.1814
Casamento: Francisco José Penim, viúvo de Caetana de Jesus, com Marianna do Carmo, solteira, filha de Francisco Nicolau e de Clara Maria,natural e moradora em Redondo. Testemunhas: António Marques Padeiro, negociante, e Frei José Marques, Paulista do Convento da Serra D`Ossa, e mais pessoas presentes.
Fonte: ADÉvora - Registos Paroquiais, Matriz Redondo - Matrimónios, Livro 28, pág. 13;

7.11.1808
Casamento: José de Jesus, solteiro, filho de Francisco José Fernandes e de Antónia da Trindade, natural e morador em Redondo, com Felicianna Maurícia, solteira, filha de António da Silva e de Maria do Carmo, natural da Matriz de Monsaraz. Testemunhas: Anastácio Caetano Rosado e João Baptista Fallardo Rico, que vivem da sua fazenda, moradores em Redondo.

12.11.1805
Casamento: Francisco José Penim, solteiro, natural de Redondo e morador em Estremoz, filho de António José Penim e de Tereza de Jesus, com Caetana de Jesus, viúva de José Inácio. Testemunhas: O Reverendo Frei Jerónimo de Santa Rosa, Paulista morador em Montes Claros, e António Fallardo Pinta ou Pinha, cardador, morador em Redondo.

10.6.1798
Casamento: José Ignácio, solteiro, filho de José Ignácio Ferreira e de Luzia dos Santos, natural da vila de Montoito, com Caetana de Jesus, solteira, filha de João Martins e de Joana Baptista, natural de Redondo. Testemunhas: Francisco Mendes Pegado, cirurgião, e António Mendes Rico, mercador e morador em Redondo.

Espero que estes dados lhe sejam úteis.

Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#102128 | lapinha | 03 oct. 2005 23:06 | In reply to: #102091

Caro Luis

Fiquei deveras feliz,com os elementos qu teve a gentileza de me enviar;bem haja,pela sua preciosa ajuda.
Estou assim,muito animada,para prosseguir a minha pesquisa.
Quanto ao Francisco Penim da SIC,aguardo informação dum familiar,no Redondo,mas penso que tambem não pertence á familia,no entanto agradeço o seu empenho.
Cumprimentos
Maria Fernanda

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#102132 | lapinha | 03 oct. 2005 23:25 | In reply to: #102019

Caro Pedro
Bem haja,pela sua mensagem.
Cumprimentos
Maria Fernanda

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Év

#102135 | lapinha | 03 oct. 2005 23:44 | In reply to: #101754

Caro Fernando
É de facto engraçada a coincidencia do seu nome,quando eu procuro a familia Penim no Redondo.
A titulo de curiosidade,informo,que havia em Caldas da Rainha,um Snr.Penim,que era fotografo.Constava que era refugiado da guerra civil de Espanha.
Cumprimentos
Maria Fernanda

Reply

Direct link:

RE: Origem da Familia Penim-Redondo,distrito de Évora

#142514 | MariadaConceicao | 31 janv. 2007 18:12 | In reply to: #102128

O prima, Preixeiro nao sera Peixeiro? Que quer dizer Preixeiro? Que sorte ah?
beijinhos, Conceicao

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 02 mai 2024, 01:41

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen