Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

This topic is classified in rooms:

Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1012 | LCM | 26 nov. 2000 03:23

Informações sobre estas três famílias da burguesia lisboeta dos séculos XVIII e XIX. Os Barbudas Lobos eram Tabeliães de Notas desde o século XVII. Os Maynard são do Porto e deverão ser os mesmos dos "Consules Maynard" tratados num estudo de Vasco Valente.
Muito obriago.

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1015 | 2910 | 26 nov. 2000 16:28 | In reply to: #1012

Está com sorte amigo,
Diogo Peres de Barbuda,teve o oficio de Tabelião de notas que herdou de seu pai Ambrosio Lopes de Barbuda(este casado com Natália Cordeiro de Mendanha. Ambrosio de Barbuda foi bapt. na freg. do Loreto em Lisboa, viveu na cidade, foi chamado de alcunha "o tainha" dizem que "endodeceu e andava nú pelas ruas", era filho do capitão de infantaria na Côrte , Afonso Lopes de Barbuda.
Diogo Peres de Barbuda casou a troco com Francisca Lobo de Pina irmã de seu cunhado Pedro Machado Lobo. Tiveram : Bernardo de Barbuda Lobo, cavaleiro da Ordem de cristo, teve o mesmo oficio de seu pai, casou com Angela Correia de Lacerda, filha de António Correia de Lacerda e de sua 2ªmulher Joana da rosa e Vasconcelos, c.g.nos Barbuda Lobo de Lisboa.
Tenho interesse em todo tipo de informação, sobre membros da família Barbuda de Lisboa, nomeadamente sobre os Soveral de Barbuda.

Caeiro Pinto

Reply

Direct link:

Pereira Alves

#1016 | Genea Portugal | 26 nov. 2000 16:29 | In reply to: #1012

Tenho um casamento em Lisboa de um João Pereira Alves com Maria Joaquina.
Interessa?

Reply

Direct link:

RE: Barbuda Lobo

#1017 | Genea Portugal | 26 nov. 2000 16:32 | In reply to: #1012

Tenho o registo de casamento em Lisboa de José António Barbuda Lobo com Benedita Francisca Maynard e o de Joaquina Cândida Barbuda Lobo com António José de Carvalho. Interessam?

Sobre Barbudas, tenho aindaos casamentos em Lisboa de:
José Joaquim Soveral Barbuda, de Maria José Teixeira Barbuda e de Mariana Rosa Franca de Barbuda.

Reply

Direct link:

RE: Maynard

#1018 | Genea Portugal | 26 nov. 2000 16:37 | In reply to: #1012

Sobre Maynard, além do que já disse em Barbuda, há já aqui alguma coisa no site.
Melhor do que isso! um dos grandes amigos do GP da primeira hora que tem dado excelentes contributos (não só no Forum) tem informações sobre Maynard que o ajudarão seguramente. Vou alertá-lo.
Um abraço

Reply

Direct link:

RE: Barbuda Lobo

#1020 | 2910 | 26 nov. 2000 18:31 | In reply to: #1017

Caro Luís Amaral, estou muito interessado em saber mais acerca dos referidos, José Joaquim Soveral Barbuda, Maria José Teixeira Barbuda, e Mariana Rosa Franca de Barbuda.

Um abraço

Óscar Caeiro Pinto

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1024 | LCM | 26 nov. 2000 22:58 | In reply to: #1015

Ex.mo Senhor Caeiro Pinto
Muito lhe agradeço as suas informações nomeadamente as relativas a Ambrósio, Diogo e Afonso de Barbuda, de que gostaria de saber as fontes. As notícias relativas à descendência já as tinha porque são meus antepassados. Se estiver interessado posso mandar-lhe mais dados.
Antes demais muito obrigado e prometo estar atento se encontrar alguma coisa dos seus.
cumprimentos

Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Maynard

#1025 | LCM | 26 nov. 2000 23:19 | In reply to: #1018

Caro Luís
Agradeço as informações dos Barbuda Lobo e se me puder dar as cotas dos registos muito obrigado. Quanto aos Maynard gostaria de entrar em contacto com a pessoa que tem dados pois apesar de já ter muitas informações poderão existir linhas que desconheço.
Ainda esta semana mando-lhe as separatas das últimas coisas que publiquei que talvez venham a ser úteis para este magnifico site.
Um abraço amigo
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Maynard

#1037 | José Alberto Allen | 27 nov. 2000 23:39 | In reply to: #1025

O que tenho sobre os Maynard é o que sobre o assunto escreveu Pedro de Brito, no trabalho
"British Wine Merchants in Porto prior to the Methuen Treaty", Porto, 1993. Está limitado às 4 primeiras gerações dos Maynards do Porto. Como Pedro Brito cita diversas vezes Vasco Valente, presumo que não lhe trarei nada de novo.De qualquer forma, se me mandar o seu e.mail eu passo-lhe o que tenho. A propósito de Maynards - e partindo do princípio que a genealogia, para si, vai além de listar nomes e datas, permita-me que lhe sugira (desculpe-me se já conhece!) o livro "They went to Portugal Too", de Rose Macaulay, designadamente o capítulo "QUARRELSOME CONSUL - THOMAS MAYNARD 1656-92, pgs. 116-135).
Os meus cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Maynard

#1041 | LCM | 28 nov. 2000 01:40 | In reply to: #1037

Agradeço as referências às duas obras que não conhecia. Quando entroncar os Maynard de Lisboa nos Consules referirei estes estudos publicados depois do de Vasco Valente e certamente mais completos e interessantes.
Mais uma vez muito obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Barbuda Lobo

#1057 | Genea Portugal | 29 nov. 2000 01:47 | In reply to: #1017

José António Barbuda Lobo cc Benedita Francisca Maynard
Lisboa, Lapa, 28.6.1803 - Lº 4-C, fls. 21

José Joaquim Soveral Barbuda cc Maria Angélica da Paixão
Lisboa, Arroios, 26.4.1811 - Lº 2-C, fls. 20v.

Joaquina Cândida de Barbuda Lobo cc António José de Carvalho
Lisboa, S. José 13.11.1817 - Lº 14-C, fls. 157

Mariana Rosa Franca de Barbuda cc António Mendes
Lisboa, Santos-o-Velho 19.1.1807 - Lº 20-C, fls. 164

Maria José Holbech Teixeira Barbuda cc Alexandre Mariano Nunes Leal da Camara Rangel - Lisboa, Encarnação, 13.7.1812, Lº 17-C, fls. 93

Reply

Direct link:

RE: Maynard

#1058 | Genea Portugal | 29 nov. 2000 01:49 | In reply to: #1041

Caro Lourenço,
O único registo de casamento que aqui tenho com uma Maynard vai referido na resposta "Barbuda Lobo" de 29.11.2000.
Um abraço
Luis

Reply

Direct link:

RE: Barbuda Lobo

#1070 | LCM | 29 nov. 2000 12:29 | In reply to: #1057

Caro Luís
Obrigado por estes registos paroquiais.
Abraço

Reply

Direct link:

RE: Barbuda Lobo

#1075 | Genea Portugal | 29 nov. 2000 14:32 | In reply to: #1070

Na Leitura de Bachareis (ANTT) há um Procº. de 1672 de um Bernardo Barbuda Lobo (Nº2215 Ano 1672 Maço 3 Letra B-37

Reply

Direct link:

RE: Maynard

#1076 | Genea Portugal | 29 nov. 2000 14:34 | In reply to: #1058

Do António Palmer Maynard que aqui está no site transcrito do trabalho de José Alberto Allen (Descendência de Thomas e Elizabeth Allen) existe o processo na Leitura de Bachareis de 1728 -Nº 1480, Maço 5-Letra A-1.
É o que se vai arranjando!
Abçs
Luis

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1116 | 2910 | 30 nov. 2000 21:29 | In reply to: #1024

Caro Lourenço, as notas sobre os Barbuda Lobo, foram retirados de uma genealogia manuscrita que existe na Biblioteca da Ajuda, intitulada "Família dos Barbudas..."
um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1122 | LCM | 30 nov. 2000 23:29 | In reply to: #1116

Caro Óscar
Muito obrigado por esta informação.
Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1140 | José Alberto Allen | 02 déc. 2000 00:35 | In reply to: #1012

A sua mensagem no forum despertou a minha curiosidade e fui à procura de coisas...
Descobri que até descendo de Walter Maynard, através dos Whittinghams e dos Amsincks e descobri a linhagem dos irmãos Walter e Thomas Maynard, "os consules", até 1555. Mas encontrei por lá elementos um pouco estranhos, como p.ex. o local de nascimento dos "consules".
Conhece esta linhagem ou quer que lha mande ?
Caso afirmativo será mais fácil por e.mail, e eu não tenho o seu. Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1157 | LCM | 03 déc. 2000 00:33 | In reply to: #1140

Tenho o trabalho de Vasco Valente sobre os Consules Maynard em fotocópia, mas nada mais sei sobre a sua ascendência. Vi uma vez um capítulo de Maynard num livro Inglês (penso que o "Burke's Peerage")de um amigo onde apareciam dois irmãos que poderiam ser os consules. Vou voltar a ver e dar-lhe-ei notícias.
O meu problema é que ainda nem sequer fiz a ligação dos de Lisboa com os Consules portuenses porque não foi possível ainda fazer a investigação no Arq. distrital do Porto.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1227 | LCM | 07 déc. 2000 23:35 | In reply to: #1012

Caro José Alberto Allen,
Aqui ficam os elementos sobre os últimos Maynards que tenho. Tenho algumas coisas sobre descendência deste Semião que lhe poderei mandar se estiver interessasdo.
ANTÓNIA DE SOUSA MAYNARD, c. com JOSÉ DE SOUSA e foram pais, pelo menos, de SEMIÃO DE SOUSA MAYNARD, n. no Porto, N.ª Sr.ª da Vitória, c. em Lisboa, Pena, a 20-11-1724, com D. MARCELINA DE AZEVEDO.
Mando-lhe o meu e-mail como pediu nna última mnsagem: correia.de.matos@mail.telepac.pt
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1244 | José Alberto Allen | 09 déc. 2000 01:36 | In reply to: #1227

Caro Lourenço

Tendo essa Antónia de Sousa Maynard nascido cá no Porto, penso que conseguirei localizá-la.
Como palpite, apenas palpite, diria que ela seria neta de Walter Maynard, primeiro Consul Britânico no Porto (antes eram só vice-consules), filha dum Anthony Maynard, nascido em Viana do Castelo (? A confirmar) e sobrinha neta do famoso Thomas Maynard, "The quarrelsome Consul", como lhe chama Rose MacAulay, que foi consul-geral em Lisboa no tempo Oliver Cromwell / Carlos III / Catarina de Bragança (Raínha de Inglaterra e infanta de Portugal), e nessa cidade também deixou descendência.
Voltarei ao assunto.

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1246 | LCM | 09 déc. 2000 02:45 | In reply to: #1244

Caro José Alberto
Mais uma vez agradeço o seu interesse por esta pesquisa. Não encontrei no livro de Vasco Valente o Anthony Maynard entre os filhos de Walter Maynard.
Diz também que o Consul Thomaz Maynard deixou descendência em Lisboa. Tem algum conhecimento sobre esta descendência? Segundo penso todos os que tenho encontrado em Lisboa deverão ser todos descendentes do dito Semião de Sousa Maynard natural do Porto mas casado em Lisboa, com geração.
Os Maynard que Vasco Valente supõe serem descendentes de Thomaz (p.1o, nota 1) são deste meu ramo pois já os liguei. Existirão outros em Lisboa de facto descendentes do Consul?
Vamos mantendo o contacto. Se estiver interessado e me der o seu e-mail posso mandar-lhe mais dados do meu título de Maynard.

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1249 | José Alberto Allen | 09 déc. 2000 11:30 | In reply to: #1246

Caro Lourenço.
Lamento que o meu palpite tenha errado o alvo.
Afinal, é a sorte habitual dos palpites ...
Não tenho o esse estudo do Vasco Valente, que conheço "por ouvir falar" e pelo que dele transcreveu Pedro de Brito. Contudo, sei, pelo que V.V. escreveu sobre a minha família, também por lá há lapsos e nós cegos ...
O que li sobre Thomas Maynard foram sòmente algumas linhas de Rose Macaulay, em "They went to Portugal Too, nomeadamente as seguintes, a pgs. 138-139 : "So far as we know he stayed in Lisbon and died there, no doubt conspiring, gossiping (...) to the end. (...)His wife had
died here; his children had married here; a generation had grown up of whom he could not approve- "ignorant young men,", he had often called them.
Há também três fragmentos de genealogia no I.G.I., que poderei transmitir-lhe por GEDCOM/PAF, se dispuser desse software, ou imprimir e mandar pelo correio. Só que os Mormons não citam a fonte e há razões para aceitar aquilo com muitas reservas. A principal das quais é a de porem Thomas Maynard nascido em Portugal (bem... na verdade não sabemos por onde andaram os pais dele!) e, mais estranho ainda, dizerem casou com "ALENCASTRO" (sic). Nada é impossível, eu sei, mas ...
a) numa carta, Thomas Maynard refere "his wife nephew the bishop of Exeter" (Rose Macaulay, o.c., pg 137).
b)Era um Anglicano convicto e entusiasta e odiava profundamente "os papistas"
c) Lencastre era o seu arqui-inimigo Veríssimo de Lencastre, inquisidor-mor.
Haverá, no I.G.I., confusão de gerações ? Terá Thomas Maynard, já entrado em anos, casado segunda vez com uma Lencastre ? Seria a sua mulher, a tia do bispo de Exeter, uma Lancaster britânica ? Tudo coisas que gostava de saber, mas não sei. Haverá aí no forum quem saiba ?
Quanto à Maynard nascida no Porto, se existe, penso que na próxima semana a descobrirei.

Reply

Direct link:

RE: Pereira Alves, Barbuda Lobo e Maynard, de Lisboa

#1255 | LCM | 09 déc. 2000 15:47 | In reply to: #1249

Caro José Alberto
Rose Macauly deve ter-se baseado, para fazer essas afirmações sobre a mulher e descendência de Thomaz Maynard, numa carta transcrita por Vasco Valente onde são mencionados. É devido a esta carta que V.V. considera os Maunard de Lisboa descendentes de Thomaz o que penso não ser verdade como já lhe disse.
Quem nasceu no Porto, freg. da Vitória, foi o Semião, filho da Antónia de Sousa Maynard de que desconheço a naturalidade. Seria portuense ou estaria nessa cidade por algum "acidente" sendo natural de Lisboa e de facto descendente do Consul Thomaz? Perguntas que ficaram por responder até ser investigada a ascendência de Semião. Só ainda não fiz isto porqe o Arq. Distrital do Porto não responde a pedidos por carta e ainda não foi possível ir lá.
Se estiver interressado posso fazer-lhe fotocópias do livro de Vasco Valente e mandar-lhe.
Mais uma vez muito obrigado pelo interresse.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 18:43

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen