Desembargo do Paço

This topic is classified in rooms: Direito | Formação

Desembargo do Paço

#102773 | jflfl | 11 oct. 2005 21:00

Alguém me poderá esclarecer sobre o Desembargo do Paço? Procuro saber como funcionava, qual o seu âmbito de actividade, que tipo de "casos/causas" julgava, como se recorria a esta instância?, etc.
O senso comum parece indicar tratar-se de uma instância juridica idêntica ao Supremo Tribunal. Não sendo eu jurista e pretendendo compreender o seu funcionamento, agradeço todas as informações que me possam prestar incluindo bibliográficas.
Joaquim Falcão de Lima

Reply

Direct link:

RE: Desembargo do Paço

#102796 | zgomes | 12 oct. 2005 02:03 | In reply to: #102773

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Sobre a questão que levanta, sugiro a leitura de

O Desembargo do Paço (1750-1833)
de José Manuel Louzada Lopes Subtil
publicado pelo Departamento de Ciências Humanas da Universidade Autónoma de Lisboa em 1996.

Trata-se de uma dissertação do autor para a obtenção do grau de Doutor em História Política e Institucional e constitui um excelente trabalho que responderá seguramente a todas as suas dúvidas.

Cumprimentos
J.Gomes

PS-Já agora, sugiro aos responsáveis do Genea a inclusão desta obra na Livraria do Guarda-Mor, tornando assim mais acessível a sua aquisição aos restantes confrades.

Reply

Direct link:

RE: Desembargo do Paço

#102808 | nunomaria | 12 oct. 2005 11:43 | In reply to: #102796

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Genéricamente, o Desembargo do Paço, conforme as Ordenações Filipinas, ocupava-se das matérias de graça respeitantes á justiça (perdões, indultos, revisões extraordinárias de sentenças, etc);

O mais importante tribunal de justiça ordinária (em primeira ou ultima instância)era Casa da Suplicação;

Ambos os tribunais deliberavam em nome do Rei e os seus actos emanavam do poder soberano do monarca.

Sobre este assunto é fundamental consultar as Ordenações Filipinas. E vale a pena dar uma boa olhadela pela "Historia das Instituições" de António Manuel Hespanha, ou pelas "Vésperas de Leviatan", a tese de doutoramento do mesmo autor.

Os meus cumprimentos,

Nuno Côrte-Real

Reply

Direct link:

RE: Desembargo do Paço

#102838 | jflfl | 12 oct. 2005 21:24 | In reply to: #102808

Caro Nuno Côrte-Real
Muitissimo obrigado pelos esclarecimentos e pistas.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Reply

Direct link:

RE: Desembargo do Paço

#102840 | jflfl | 12 oct. 2005 21:25 | In reply to: #102796

Caro J.Gomes
Muito obrigado pela sua resposta e pela indicação do livro. irei procurá-lo
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 00:24

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen