Terminologia dos Assentos de Baptismo

This topic is classified in rooms: Formação | Arquivos

Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103291 | mpinto | 18 oct. 2005 13:37

Caros Confrades,

Num assento de baptismo de 1873, os padrinhos são referidos como "...elle segundo tio, ella tia materna do neophyto...". Quererá segundo tio dizer tio avô?

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103389 | mpinto | 19 oct. 2005 15:25 | In reply to: #103291

Renovo pedido.
Obg.
MPP

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103399 | josemariaferreira | 19 oct. 2005 17:06 | In reply to: #103291

Caro Maurício Pereira Pinto

Entre o filho e um bisneto de um mesmo casal, ao primeiro chama-se TIO-AVÔ em relação ao segundo; ao bisneto chama-se sobrinho-avô em relação ao primeiro.

Entre um neto e um bisneto de um mesmo casal, ao primeiro chama-se TIO- SEGUNDO em relação ao segundo; ao bisneto chama-se sobrinho-segundo em relação ao primeiro.

Retribue cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103400 | miguellabrego | 19 oct. 2005 17:13 | In reply to: #103291

Um "neophyto" é uma pessoa recentemente introduzido à fé (o bebê) ..
Tambem o segundo tio é o tio avô (elle é primeiro tio pelo pai/mae).

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103404 | josemariaferreira | 19 oct. 2005 17:47 | In reply to: #103400

Caro Miguel

O tio-segundo ou segundo tio é sobrinho da mãe/pai do neófito. Portanto logo será segundo tio do neófito porque é filho de um tio/a.
Penso que será assim, no entanto poderá haver outra maneira de classificação dos graus de parentesco.

Atenciosamente

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103407 | josemariaferreira | 19 oct. 2005 18:12 | In reply to: #103404

Ressalvo: O segundo tio é primo-irmão da mãe/pai do neófito. Portanto logo será segundo tio porque já é filho de um tio/a da mãe do neófito.
Agora parece que está bem! ufa...

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103495 | mpinto | 20 oct. 2005 16:10 | In reply to: #103407

Caro José Maria Ferreira,

Desculpe-me a insistencia, mas "O tio-segundo ou segundo tio é sobrinho da mãe/pai do neófito...", não pode ser, pois sobrinho da mãe/pai é primo direito, ou co-irmão.

Sem querer lançar dúvidas desnecessárias, pensava que um primo do meu pai, por exemplo, era meu segundo primo e não segundo tio. Será também, ou alternativamente, segundo tio?

Cumprimentos

Maurício Pereira Pinto

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103554 | josemariaferreira | 21 oct. 2005 11:06 | In reply to: #103495

Caro Maurício Pinto

Quanto ao seu entrelinhado já o havia ressalvado para:
-O segundo tio é primo-irmão da mãe/pai do neófito. Portanto logo será segundo tio porque já é filho de um tio/a da mãe do neófito.

De facto, é uso corrente chamar-se segundos primos aos primos-irmãos dos nossos pais. Então por essa lógica o que chamaremos aos filhos dos nossos primos-irmãos?
Não pode haver o mesmo grau de parentesco para uns e para outros.
Aos primeiros que são descendentes de um tio-avô, devemos chamar tios segundos. Os filhos dos nossos primos, primos são! então são primos segundos.

EXEMPLO: Ao filho do meu sobrinho eu chamo-lhe sobrinho-neto, ele em relação a mim chama-me tio-avô, porque sou irmão do avô dele e chama segundo-tio ao meu filho.

CONCLUSÃO: Tio segundo é um filho do tio-avô.

TIO( duma primeira linha colateral a partir do avô).
TIO-SEGUNDO(duma segunda linha colateral a partir do tio-avô).

Penso que seja assim, mas espero reacções adversas na medida em que parece haver mais de uma maneira de classificação de parentescos.

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103563 | mpinto | 21 oct. 2005 14:14 | In reply to: #103554

Caro José Maria,

Bem, faz sentido a sua exposição. De qualquer modo, vou tentar descobrir o assento de baptismo desse tal segundo tio o que, penso, esclarecerá a questão (pelo menos o entendimento do pároco de netão sobre o ser segundo tio). assim que tiver ni«ovidades, comunico.

Cumprimentos,

MPP

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103564 | mpinto | 21 oct. 2005 14:15 | In reply to: #103563

PF, em vez de "pároco de netão..." ler pároco de então.

MPP

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#103879 | Conceicao | 26 oct. 2005 19:42 | In reply to: #103564

Sobre primos irmaos... Favor diga-me se e correcto que minha Mae e prima irma de sua prima, sabendo que; o seu pai, Delmiro casou com Maria da Conceicao, e seu tio Antonio, (irmao do Pai) casou com sua tia Julia (irma da mae). A como se chamam aos filhos de ambos os casais, e entre eles? Nao sei se me fiz compreender? Bem Haja Maria da Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#104668 | rmfrp | 06 nov. 2005 17:35 | In reply to: #103291

Caro Maurício Pereira Pinto:

Certas designações de parentesco caídas em desuso provocam confusão nos leitores actuais. No caso do "segundo tio", creio que o colega José Maria Ferreira tem razão: trata-se de um primo direito de um dos pais da criança.

Em séculos passados, a designação de "tio" e "sobrinho" era aplicada a todo o tipo de parentes de gerações diferentes e não apenas, como sucede actualmente, aos casos em que os antepassados comuns são os pais do parente mais velho. E muitas vezes não havia nenhum "segundo" para indicar que não se falava de um tio no sentido restrito do termo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#108219 | mpinto | 28 déc. 2005 18:13 | In reply to: #103291

Caros Confrades,

Num assento de baptismo de Santo Isidoro de Ribatamega, de 1767, os pais da criança são referidos como "...assistentes nesta residência...". Não é referido o lugar de origem dos pais, apenas dos avós (paternos e maternos). Algum dos caros confrades pode ajudar?

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

PS: Caso seja útil para esclarecer a questão, trata-se do baptismo de uma filha de Manuel de Vasconcelos Pereira de Azevedo, FCR (filho de António Pereira de Vasconcelos e Mariana de Pinho Tavares, da Quinta da Chieira em Alvarenga) e de sua mulher Eugénia Maria Ignácia de Vasconcelos Montenegro (filha de Caetano Correa de Souza Montenegro e Maria Caetana Figueiroa Peixoto, moradores na sua Quinta de Queizão (?), freguesia de Salvador de Travanca). Foram padrinhos por procuração os Condes de Óbidos.

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#108589 | mpinto | 02 janv. 2006 11:36 | In reply to: #108219

Caros confrades,

Renovo pedido.

MPP

Reply

Direct link:

RE: Terminologia dos Assentos de Baptismo

#108593 | JCALD | 02 janv. 2006 12:12 | In reply to: #108589

Caro Maurício Pereira Pinto:

Salvo melhor opinião a frase quererá dizer «moradores em minha casa».
«Assistentes» é mesmo que «residentes», embora hoje se use pouco.
«Residência» designa vulgarmente o «presbitério», ou seja a residência do pároco.
Não serão os pais do baptizado parentes próximos do pároco que confere o baptismo? Isso explicaria tudo, pois assistente é por vezes usado com um sentido de morador temporário. Assim, os pais do menino estariam hospedados em casa do pároco seu parente.
Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 juin 2024, 08:00

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen