judeus em Portugal
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
judeus em Portugal
Gostaria de conhecer os apelidos de judeus em Portugal, nomeadamente nas terras de Riba Coa, distrito da Guarda.
ReplyDirect link:
RE: judeus em Portugal
E,certamente,os haverá no B.xo Alentejo e Algarve ?!...em Proc. do Santo Ofício há muitos indícios.
ReplyDirect link:
RE: judeus em Portugal
Segundo o rol das pessoas que tiveram processos nos tribunais da inquisição pertencentes à área do conc. de Vila Nova de Foz Cõa, os apelidos mais vulgares são Fernandes, Rodrigues, Lopes,Campos,Henriques, Mendes, Nunes, Vaz,Silva, Soares,Gonçalves,Matos, Fernandes, Trabulo,Simões, Paz,Garcia,Abrunhosa.
ReplyDirect link:
RE: judeus em Portugal
Agradeço muito a útil informação do sr. cujo username é 2910. O meu pai é originário de Alfaiates, Sabugal, local onde se refugiaram muitos judeus no tempo do rei D. Manuel. pouco sei desse ramo da m. família, apenas que tenho algumas características consideradas de judeus... para além disso, também a minha avó e bisavó são Gonçalves e Vaz resp. Vera Lúcia Silvestre Videira. silvestre@aeiou.pt
ReplyDirect link:
RE: judeus em Portugal
A localidade designada por Portagem no Concelho de Marvão, Distrito de Portalegre, foi porta de entrada dos judeus expulsos de Espanha pelos reis católicos. Tal facto está assinalado junto na torre existente junto a uma ponte quinhentista.
não terão demorado muito por cá pois logo após foram expulsos de Portugal.
Tanto quanto sei, em Portugal continental existiam tribunais do "santo" ofício em Lisboa, Évora e julgo que um terceiro.
-Qual seria, em termos de concelhos, a distribuição pelos vários tribunais?
Por exemplo a que tribunal pertenciam foz coa ou marvão?
-Como se encontram distribuídos os processos dos vários tribunais? qual a sua organização? por comarcas, por concelhos, por paróquias?
- Quais os apelidos mais tipícos das famílias que surgem nos processos da inquisição na região do alto alentejo, nomeadamente em marvão e em portalegre?
NISGM
Direct link:
RE: judeus em Portugal
Caro,
Poderá consultar os processos q pretende no IAN/TT. Existiu a Inquisição de Évora, Lisboa, Coimbra e Goa. Parte destes processos, e são milhares, estão extractados numa base de dados no referido arquivo, para além de existirem inúmeras obras sobre o assunto.
Cumprimentos
Direct link:
RE: judeus em Portugal
Quem estiver interessado em ver pagina sobre as descendencias Hebraicas Portuguesas, favor consultar a seguinte pagina; www.Sephardim.com
Gostava ainda de saber informacoes sobre nomes/ familias Penha e Vaz Nunes de todas as regioes de Portugual. Penha principalmente nas regioes nordicas do Pais, Minho,Tra os Montes, Braganca, Braga,Miranda, zona de lisboa e Beiras.Obrigada.
Direct link:
RE: judeus em Portugal
Gostaria de saber se alguém tem informaçao sobre Mestre Fernando, físico do rei D.Afonso V. Existe uma referência feita no livro de história de Veríssimo Serrao onde este nome é mencionado como físico também do infante D.Henrique (o navegante). Este permitiu-lhe possuir cavalo e trazer armas. O que me dá a entender que nao era nobre. Teve uma filha chamada Maria Fernandes Soutomayor que veio a casar com Pêro fernandes de Alcáçova que uma geraçao depois dá origem à conhecida família dos Alcáçova Carneiro.
Se tiverem alguma informaçao sobre as possíveis origens judias de Mestre Fernando, este é o meu e-mail: sousarainer@yahoo.es
Obrigado
Direct link:
RE: judeus em Portugal
Caro Rainer, perguntei a um amigo que me disse o seguinte:
"No tempo do Infante D. Henrique e de D. Afonso V não era comum os judeus terem nomes não hebraicos." "O D. Afonso V tinha um médico judeu, Don Gedaliah Negro, que o acompanhou nas guerras em Castela (Batalha de Toro).
Tenho cópia de uma carta em hebraico que o médico Don Gedaliah Negro escreveu ao Don Isaque Abravanel, conselheiro e tesoureiro do rei, contando o que se estava a passar antes da batalha."
Conceicao
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 janv. 2025, 04:59