Famílias da Ilha Terceira

This topic is classified in rooms: Bibliografia

Famílias da Ilha Terceira

#106526 | mate | 01 déc. 2005 12:09

Gostaria de saber se já foi publicada a obra de Jorge Forjaz`sobre famílias da Ilha Terceira.

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#106841 | Judite J. | 05 déc. 2005 18:12 | In reply to: #106526

Caro Mate,

Cerio que a obra do Dr. Jorge Forjaz e do Dr. Ornelas Mendes ainda não foi publicada, pelo menos não tive disso notícia.
Cumprimentos.
Judite

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#106925 | fmonjardin | 06 déc. 2005 18:52 | In reply to: #106526

Também julgo que não pois subscrevi a referida obra através deste site e ainda não fui contactado.

Há que aguardar

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#106928 | fmonjardin | 06 déc. 2005 18:55 | In reply to: #106526

Já agora se o Caro Jorge Forjaz consultar este fórum poderia adiantar uma data provável para o seu lançamento

Abraço

Fernando Monjardino

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#107028 | Judite J. | 07 déc. 2005 22:26 | In reply to: #106928

Caro Fernando,

Também espero com muito interesse a publicação da obra sobre as famílias da Terceira ( e "arredores", passe a expressão).
Cumprimentos.

Judite

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#107285 | fmonjardin | 13 déc. 2005 01:01 | In reply to: #106526

Cara Judite

Já me foi possível constatar que é uma expert em matéria de geneologia "picense".
Tenho ascendência de Santo Amaro a familia Azevedo Gomes provenientes de um casamento de um Azevedo Terra com uma Ávila Gomes, será que tem possibildade de me dar alguns dados sobre estas duas últimas famílias.
Antecipadamente o meu obrigado

cumprimentos
fernando Monjardino

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#107336 | Judite J. | 13 déc. 2005 21:51 | In reply to: #107285

Caro Fernando,

Agradeço muito as suas palavras, mas não sou assim tão entendida em genealogia picoense, apenas sou uma pessoa muito interessada na matéria e que tem a sorte de poder contar com a extraordinária fonte de genealogia do Pico que se encontra online, o site do Núcleo de Estudos de População e Sociedade, da Universidade do Minho, uma base de dados da responsabilidade de uma equipa liderada pela Profª Norberta Amorim, também picoense, e ela, sim, uma grande entendida no assunto.
Creio que conhece essa base de dados, mas caso não conheça terei todo o gosto em indicar-lhe o endereço,embora não neste espaço, pois parece haver uma interdição de aqui colocar endereços web.
Em consulta que acabei de fazer a essa base de dados, encontro duas pessoas com os apelidos Azevedo Terra:

- António Azevedo Terra, casado com Antónia Quitéria do Rosário, pais de Maria José Azevedo.
Maria José Azevedo casou a 10 de Novembro de 1842 com António de Ávila Gomes. Tiveram pelo menos três filhos: António (?)- 1843, José(?)-1845, Manuel (?) - 1846.
A base do Neps não indica, em Santo Amaro, os ascendentes de António Azevedo Terra nem de Antónia Quitéria do Rosário, nem demais descendentes de Maria José Azevedo e de Ántónio Ávila Gomes.
Pode dar-se o caso de terem nascido e/ou vivido noutra freguesia do Pico.

Outro António Azevedo Terra consta da base do Neps, filho de Francisco de Azevedo e de Maria Terra (não há referência a outros ascendentes).
Faleceu a 24 de Maio de 1791 e foi casado com Antónia Mariana Josefa de Jesus (+1831), filha de António Fernandas e de Maria Ana.
Tiveram os seguintes filhos:

António ? 1768
Amaro ? 1771
Vicente ? 1772
Joaquim ? 1775
Francisco ? 1778
Manuel Joaquim de Azevedo 1780-1863
Maria Laureana Joaquina 1782-1826
Laureana ? 1785-1792
Ana Josefa Mariana 1788-1869

É a seguinte a lista completa de descendentes deste casal, que aqui transcrevo com a devida identificação da fonte (Neps):

Descendentes de António Azevedo da Terra

Até à 5ta geração.

António Azevedo da Terra, falecido a 24 de Maio de 1791.
Casado com Antónia Mariana Josefa de Jesus, falecida a 3 de Julho de 1831, tiveram


António ?, nascido(a) a 6 de Setembro de 1768.
Amaro ?, nascido(a) a 9 de Janeiro de 1771.
Vicente ?, nascido(a) a 20 de Março de 1772.
Joaquim ?, nascido(a) a 12 de Agosto de 1775.
Francisco ?, nascido(a) a 25 de Janeiro de 1778.
Manuel Joaquim de Azevedo, nascido(a) a 24 de Março de 1780, falecido(a) a 25 de Fevereiro de 1863 (com a idade de 82 anos).
Maria Laureana Joaquina, nascida a 26 de Novembro de 1782, falecida a 16 de Maio de 1826 (com a idade de 43 anos).
Casada a 9 de Novembro de 1807 com Vicente Paulino Furtado, falecido a 30 de Junho de 1847, tiveram

João ?, nascido(a) a 19 de Agosto de 1808.
Mariana Josefina Eugénia da Terra, nascida a 14 de Abril de 1810.
Casada a 28 de Outubro de 1843 com Francisco de Oliveira.

José ?, nascido(a) a 21 de Fevereiro de 1814.
António ?, nascido(a) a 15 de Setembro de 1816.
Manuel ?, nascido(a) a 19 de Maio de 1819.
Amaro Cristiano Paulino de Azevedo e Castro, nascido a 26 de Dezembro de 1822, falecido a 1 de Outubro de 1854 (com a idade de 31 anos).
Casado a 25 de Junho de 1848 com Ana Carlota Machado Soares de Bettencourt, nascida a 9 de Junho de 1819, falecida a 13 de Junho de 1883 (com a idade de 64 anos), tiveram

Maria Soares de Castro Sarmento, nascida a 4 de Junho de 1849, falecida a 22 de Julho de 1943 (com a idade de 94 anos).
Casada a 14 de Outubro de 1872 com Baltazar Luís Sarmento Bettencourt, falecido a 4 de Maio de 1931, tiveram

Maria Leonor Sarmento, nascida a 7 de Julho de 1874.
Casada a 17 de Janeiro de 1895 com José Rosa da Silveira, tiveram

Maria ?, nascido(a) a 17 de Junho de 1896.
Mariana ?, nascido(a) a 27 de Janeiro de 1878, falecido(a) a 1 de Janeiro de 1900 (com a idade de 21 anos).
Juvina Adelaide Sarmento, nascida a 19 de Dezembro de 1879.
Casada a 26 de Junho de 1911 com João Pereira da Cunha.

Ana ?, nascido(a) a 24 de Março de 1884.
Clotilde ?, nascido(a) a 14 de Agosto de 1887, falecido(a) a 16 de Maio de 1892 (com a idade de 4 anos).
Estefânia Sarmento Furtado, nascida a 7 de Agosto de 1890.
Casada a 10 de Janeiro de 1916 com Vasco da Terra Furtado, falecido a 16 de Janeiro de 1955, tiveram

Henrique ?, nascido(a) a 20 de Outubro de 1916.
Maria ?, nascido(a) a 3 de Junho de 1918.
Maria ?, nascido(a) a 31 de Dezembro de 1919.
Maria ?, nascido(a) a 2 de Setembro de 1922.
Ana ?, nascido(a) a 19 de Outubro de 1851, falecido(a) a 2 de Julho de 1854 (com a idade de 2 anos).
Adelaide Clotilde Soares de, nascida a 20 de Dezembro de 1853.
Casada a 20 de Maio de 1869 com Manuel Machado Linhares Soares.

Maria ?, nascido(a) a 16 de Maio de 1826.
Laureana ?, nascido(a) a 22 de Março de 1785, falecido(a) a 12 de Janeiro de 1792 (com a idade de 6 anos).
Ana Josefa Mariana, nascida a 7 de Janeiro de 1788, falecida a 22 de Outubro de 1869 (com a idade de 81 anos).
Casada a 18 de Setembro de 1834 com Amaro Jorge da Terra, nascido a 11 de Novembro de 1800, falecido a 31 de Julho de 1874 (com a idade de 73 anos).

Espero que estes dados lhe possam ser de alguma utilidade e queira desculpar se já tiver estes elementos e eles em nada acrescentarem a sua pesquisa.

Cordiais saudações.

Judite

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#107341 | fmonjardin | 13 déc. 2005 22:38 | In reply to: #106526

Cara Judite

Muito obrigado pela rapidez e interesse destes dados. Sou descendente de Maria José de Azevedo e de António de Ávila Gomes, meus trisavós.

Realmente não tenho conhecimento do site mencionado.
Se tiver disponibilidade muito grato ficaria se mo enviasse para o meu mail :
fernando.monjardino@clubeinvest.com

Saudações
Fernando Azevedo Gomes monjardino

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#118752 | ppl | 17 mai 2006 15:18 | In reply to: #106526

Gostaria de saber se já existe uma data para o lançamento desta obra.

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#118878 | fatimaV | 19 mai 2006 12:03 | In reply to: #107336

Sra Judite,
A Sra poderia dar alguma orientação de como posso buscar informações da minha família?
Sou do Brasil e busco dados da famíli Garcia Valadão que tem origem na Ilha Terceira freguesia de Ribeirinha. Meus avós, José Garcia Valadão nasc em 10 de abril de 18886 e minha avó Alzira Mendonça Garcia nasc. em 17 de julho de 1900 vieram para o Brasil por volta de 1923 com 5 filhos, aqui tiveram mais 10. Tenho conhecimento que meu avô foi para a California USA a trabalho e retornou para a Ilha casando-se por lá.
Tenho mandado e-mail para associações, pessoas ligados a estudos Genealógicos mas consigo os nomes dos meus Bisavós ( paternos) do sobrenome Valadão.
Qualquer orientação será de grande valia.
Um Grande abraço.
Fátima

Reply

Direct link:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#118885 | JMM | 19 mai 2006 14:15 | In reply to: #107285

Caros Fernando Monjardino e Judite J.,

Sugiro-lhes a consulta da obra:

Azevedos da Ilha do Pico
Gonçalo Nemésio
Edição do Autor, 1ª Edição
Lisboa, 1987

aqui referenciada, nas FONTES, com a sigla AIP.

Cumprimentos,
Jorge Frazão de Mello-Manoel

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#118900 | Judite J. | 19 mai 2006 18:36 | In reply to: #118878

Cara Srª. Fátima,

Recomendo-lhe que escreva para o Arquivo de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, com a indicação dos nomes, datas e local de nascimento dos seus avós.
Eles estarão em condições de lhe enviar o registo de nascimento dos seus antepassados, dos quais consta certamente a informação dos respectivos pais.
A morada é a seguinte:

Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo
Rua da Rosa, 49
9700 Angra do Heroísmo
Açores

Gostaria de a poder ajudar mais, mas onde me encontro não tenho acesso ao Arquivo de Angra.
Desejo-lhe sucesso na sua pesquisa.

Um abraço,

Judite

Reply

Direct link:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#118902 | Judite J. | 19 mai 2006 18:47 | In reply to: #118885

Caro Jorge Frazão de Mello-Manoel,

Muito obrigada pela indicação da obra do Dr. Gonçalo Nemésio.
Já procurei obter este livro, mas infelizmente não tenho conseguido. A informação que tenho obtido nas livrarias de Lisboa é a de que o mesmo se encontra esgotado.
A sua mensagem sugere-me, entretanto, a ideia de poder contactar o Dr. Nemésio, no sentido de saber se ele terá ainda alguns exemplares da obra.

Tenho lido algumas das suas mensagens neste forum e sei que é um grande entendido em matéria de genealogia açoriana. Tem dados sobre o Pico? Conheço os dados disponíveis no Neps, mas sei que algumas pesquisas particulares têm conseguido em alguns casos ir "mais atrás" no tempo.

Obrigada e cumprimentos,

Judite

Reply

Direct link:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#118905 | JMM | 19 mai 2006 19:01 | In reply to: #118902

Bem, cara Judite, não exageremos! Os meus conhecimentos de genealogias açorianas têm limites geográficos relativamente definidos... E não chegam à ilha do Pico, de que apenas conheço alguma da bibliografia existente.

Sobre o livro de Gonçalo Nemésio - e enquanto não tiver possibilidade de o adquirir -, sugiro-lhe, ao menos, uma consulta em alguma biblioteca, até porque poderá chegar à conclusão de que não lhe interessa.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#118908 | fatimaV | 19 mai 2006 19:09 | In reply to: #118900

Sra Judite,

Muito obrigada pela resposta imediata, pois já faz uns 3 meses que iniciei a pesquisa e não consigo informações.
Só por carta é que consiguiria informações? teria algum e-mail.

Um grande abraço e mais uma vez, obrigada.

Fátima

Reply

Direct link:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#118914 | Judite J. | 19 mai 2006 19:29 | In reply to: #118905

Caro Jorge,

Sim, é uma excelente sugestão que lhe agradeço.

Cumprimentos,

Judite

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#118916 | Judite J. | 19 mai 2006 19:52 | In reply to: #118908

Cara Fátima,

Vamos deixar a "Srª" atrás e tratamo-nos apenas pelo nome, pode ser?
Sim, há um e-mail e já o vi indicado numa mensagem deste forum, mas não me recordo onde. Fique tranquila, vou saber qual é o e-mail e dou-lhe notícias na próxima segunda-feira, isto se, entretanto, não surgir aqui alguém a prestar-nos gentil informação do mesmo.
Já agora, pode vir a ser-lhe de utilidade, o número de telefone da Biblioteca Pública e Arquivo de Angra: (+351) 295.401000.

Bom fim-de-semana.
Judite

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#119013 | asabreu | 21 mai 2006 15:52 | In reply to: #118752

Subscrevo este pedido.

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#119238 | Judite J. | 24 mai 2006 18:06 | In reply to: #118908

Cara Fátima,

Conforme prometido, embora com algum atraso, aqui ficam os endereços de e-mail da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira:

bpar.angra.info@azores.gov.pt
rosa.mf.pereira@azores.gov.pt

O primeiro e-mail indicado é o geral; o segundo é o da senhora que recebe e encaminha os pedidos.

Desejo-lhe boa sorte nas suas pesquisas!

Um abraço.

Judite

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#119239 | fatimaV | 24 mai 2006 18:13 | In reply to: #119238

Obrigada,

Fiquei muito feliz com a informação!!!

Um abbraço,
Fátima

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#120022 | ppl | 03 juin 2006 20:36 | In reply to: #119013

Para os (muitos) interessados, informação de fonte mais que fidedigna (o próprio Jorge Forjaz..): o livro "Famílias da Ilha Terceira", 10 vols, cada um com 800-900 págs., vai ser lançado no final deste ano.

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#122812 | Jose Araujo | 15 juil. 2006 04:45 | In reply to: #106841

Tenho um pentavô que veio para o Brasil na primeira metade do seculo XIX. Consta que era oriundo da Ilha Terceira. Chamava-se:
Francisco Álvares Afonso Leite de Chaves e Melo.

Caso alguém possua informações sobre a Família Leite de Chaves e Melo, agradeço imensamente o envio.

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#139392 | azores3 | 06 janv. 2007 08:20 | In reply to: #120022

Alguém sabe quando vai ser publicado este livro? 2006 já passou!
Obrigado.

Reply

Direct link:

Ilha das Flores

#139456 | victorferreira | 06 janv. 2007 23:12 | In reply to: #118885

Caro J. F. Mello-Manoel,
Já li em outra mensagem deste tópico que prefere o recato de se circunscrever à Terceira a perorar sobre outras ilhas. E é respeitando essa autolimitação que me dirijo a si para uma opinião.
Procuro (por mera curiosidade pessoal) informações sobre o ambiente humano das Flores nas duas últimas décadas de 500 - que gentes, mais ou menos quantas, de que origens, quem eram os maiorais, que actividades económicas, que culturas (agrícolas), que 'histórias' ficaram registadas.
Tenho especial interesse no ano de 1592 (mais ano menos ano) quando se deram acontecimentos envolvendo desembarque na ilha de corsários ingleses, combates de mar, naufrágio na baía, combates em terra, tudo relacionado com a pressão inglesa sobre as naus de torna-viagem, 'obrigadas' a vir às Flores por Filipe II de Castela.
Desconheço se as famílias das Ilhas estavam assim tão desligadas umas das outras que não se possa traçar hoje alguns pontos de contacto entre elas pela documentação que haja sobre outras.
O Dr. Luís Filipe Vieira (alto! que não é 'esse') do Museu das Flores disse-me uma coisa que me deixou desolado: não há documentos paroquiais anteriores a fins de 600 das Flores e os documentos de outra espécie parecem ser raros.
Conhecerá o caro confrade alguma fonte que eu possa consultar que me possa indicar?
Cumprimentos e grato desde já pela atenção que lhe possa despertar este pedido.
VF

Reply

Direct link:

RE: Ilha das Flores

#139834 | JMM | 10 janv. 2007 22:39 | In reply to: #139456

Caro Victor Ferreira,

Lamento contradizê-lo, mas, se reparar melhor, não posso ter dito que prefiro 'circunscrever-me a genealogias da ilha Terceira', visto que apenas conheço o que se encontra publicado. Das poucas vezes que lá fui, nunca efectuei nenhuma investigação genealógica e nunca consultei nada no Arquivo Regional de Angra do Heroísmo...
Isto, porque vivo em Ponta Delgada e, do que poderei perceber alguma coisa, é de genealogias micaelenses...

É óbvio que sempre houve relacionamentos familiares entre as diversas ilhas, embora o afastamento ou a proximidade geográficos tenham tido forte influência nesse relacionamento. Assim, entre a ilha das Flores e o Corvo e entre Flores e o Faial é natural que sempre houvesse ligações familiares. Muito mais do que, por exº, com S. Miguel ou Sta Maria.

Quanto ao que procura, sobre a ilha das Flores - que não conheço, pois nunca lá fui - lamento mas não possuo informações que o possam ajudar.
O Arquivo Regional da Horta - porque a Horta foi sede do extinto distrito, a que Flores pertenceu administrativamente desde meados do séc. 19 até 1976 - poderá ter alguma documentação que lhe interesse, mas provavelmente não da época em questão. Aliás, é nesse Arquivo que se conserva a documentação paroquial e outra de incorporação obrigatória, respeitante àquela ilha.
Por outro lado, dado que Angra teve sempre um papel administrativo e militar de relevo - além de sede do bispado, era lá que estava sediada a Provedoria das Armadas, por exº, e foi no séc. 18-19 sede da Capitania Geral dos Açores -, também o Arquivo Regional de Angra possuirá informação a pesquisar.

Além disso, no Arquivo Regional de Ponta Delgada, existe documentação daquela Provedoria das Armadas, uma vez que o acervo documental da família Canto e Castro, que detinha o cargo de provedor, foi, no séc. 19, oferecido ao investigador micaelense, Dr. Ernesto do Canto (+ 1900), o qual, por sua vez, legou todo o seu arquivo e biblioteca à então Biblioteca Pública Municipal desta cidade.
Também certamente na Torre do Tombo e no Arquivo Histórico Militar poderá encontrar informação que lhe interesse.

Sugiro-lhe, também, alguma investigação bibliográfica, pois já existem trabalhos e estudos publicados para o período que lhe interessa. Estou a lembrar-me, por exº, de trabalhos do Prof. Doutor Avelino de Menezes (actual Reitor da Univ. dos Açores), precisamente sobre o período filipino. Além disso, o Instituto Açoriano de Cultura (com sede em Angra) editou recentemente fontes documentais existentes no Archivo General de Simancas.

De qualquer maneira, estou certo de que a pessoa que consultou, por ser das Flores, por ser - ao que julgo - Director do respectivo Museu, e por ser, creio eu, da área de História, lhe poderá dar apoio e esclarecimentos muito mais pertinentes do que eu.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Reply

Direct link:

Flores

#139865 | salen | 11 janv. 2007 10:39 | In reply to: #139834

Caro Jorge Mello-Manoel,
As minhas desculpas pelo comentário equivocado, consequência de leituras apressadas (a que se soma, confesso, um aflitivo desconhecimento da geografia e toponímia das Ilhas: a melhorar!).
De qualquer forma, as suas indicações são exactamente aquilo de que andava à procura, e por isso muito bem-vindas.
Cumprimentos.
Victor Manoel Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Flores

#141204 | JMM | 22 janv. 2007 21:06 | In reply to: #139865

Caro Victor Ferreira,

Peço desculpa por não ter dito mais nada.
Alegra-me saber que lhe interessaram as minhas indicações e espero que possa encontrar informação mais pertinente.
Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#141300 | jmsmendes1 | 23 janv. 2007 13:41 | In reply to: #139392

Segundo "boas fontes" a obra genealógica do Dr. Jorge Forjaz e do Dr. António Maria Mendes será editada pela DISLIVRO e será lançada em Agosto de 2007 em Angra do Heroísmo

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#166042 | ppl | 29 août 2007 20:06 | In reply to: #141300

Confirmando a correcta previsão do Confrade jmsmendes1, decorreu no passado dia 27 na Pousada instalada no Forte de S.Sebastião em Angra do Heroísmo, perante uma numerosa e interessada assistência constituida por autoridades oficiais, genealogistas, terceirenses e amigos dos autores, o muito esperado lançamento da maior obra de genealogia editada em Portugal - Genealogias da Ilha terceira, 8 volumes, cada um com cerca de 800 págs.
A qualidade, a monumentalidade e o rigor desta obra superaram largamente as elevadas expectativas face a um trabalho desenvolvido durante 40 anos pelos autores.
Estão de parabéns o Jorge Forjaz e o António Ornelas Mendes, actualmente e com toda a justiça os maiores genealogistas nacionais, bem como todos os terceirenses que a eles devem uma rigorosa investigação e informação sobre as suas origens.
Também uma merecida referência para a interessante apresentação da obra pelo Doutor Guilherme Reis Leite.

Pedro Pedroso de Lima

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#166150 | jmsmendes1 | 30 août 2007 16:57 | In reply to: #166042

Igualmente, foi ontem (29 de Agosto) lançada a mesma obra, em Ponta Delgada, no Pavilhão do Jardim José do Canto, perante numerosa assistência.
Reitero as palavras do Dr. Pedro Lima sobre os autores e sobre o apresentador, Doutor Reis Leite, que voltou a entusiasmar, com o seu pensamento muito bem estruturado, todos quantos assistiam a esta cerimónia.
É de justiça salientar que a edição desta monumental obra genealógica contou com o patrocínio importantíssimo da Santa Casa da Misericórdia de Angra através da sua Caixa Económica da Misericórdia (CEM).
Está previsto um lançamento em Lisboa, na Torre do Tombo, no próximo dia 16 de Outubro.
Segundo a editora Dislivro Histórica a obra está quase esgotada.
João Maria Mendes

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#166193 | alentejo | 30 août 2007 23:18 | In reply to: #166042

Caro Pedro Pedroso de Lima,


Muito feliz fico pelo sucesso da obra.
Dois reparos, de somenos importância.
A maior obra de genealogia editada em Portugal continua a ser a História Genealógica da Casa Real Portuguesa (e Provas) de D. António Caetano de Sousa.
Talvez o Dr. Jorge Forjaz seja o maior genealogista nacional (tem quase 2 metros).
Sou amigo pessoal dos Autores, a quem desde aqui envio um forte abraço, e a si também.

NB

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#166240 | ppl | 31 août 2007 15:22 | In reply to: #166193

Não me estava obviamente a referir a obras do séc. XVIII, mas sim a edições contemporâneas, isto é, com uma relativa tiragem...Quanto à altura do Jorge Forjaz, e para além da mesma, não vislumbro nenhum genealogista com o nº e qualidade dos trabalhos genealógicos que ele já publicou..

Um abraço

Pedro P. Lima

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#166405 | JBrito | 03 sept. 2007 11:38 | In reply to: #166240

Caro Pedro P. Lima

Quando NB fala dos quase 2 metros do Dr. Jorge Forjaz talvez não se refira, apenas, à sua estatura, mas também à dimensão das lombadas da sua obra publicada (veja-se as dimensões, por exemplo, das "Genealogias da Ilha Terceira", dos "Luso-descendentes da Índia Portuguesa" e das "Famílias Macaenses")...

Cumprimentos
Jorge de Brito

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#167270 | JAVSO | 12 sept. 2007 23:59 | In reply to: #166405

Caros Confrades

No que respeita à obra de António Ornelas Mendes e Jorge Forjaz, Genealogias da Ilha Terceira, verifiquei que no volume I, p. 123, referem o meu 1º casamento com Maria Margarida Benevides Rego Costa, que aconteceu na data aí assinalada. Porém, logo a seguir é afirmado não haver geração ("s.g.").
Ora, esta afirmação não corresponde à verdade, pois que tivemos quatro filhos (Miguel, Isabel, Maria Bárbara e Guilherme Rego Costa Soares de Oliveira), dos quais a Isabel nasceu em Braga e os restantes em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, sendo todos vivos, além de temos seis netos, conforme se pode ver na BD de Genea.
Por outro lado, a mãe de minha primeira mulher, apesar de nunca ter sido "Maria" é chamada de "Maria Fernanda". Este erro também constou da BD de Genea, tendo eu tido a necessidade de a corrigir, por duas ou três vezes, pois que havia sempre correcção para o errado. É só "Fernanda" desde que nasceu ou, pelo menos, desde que foi registada.
E para terminar, o pai de minha primeira mulher (Guilherme de Aguiar Rego Costa) não faleceu em Ponta Delgada, como é afirmado naquela obra, volume e página, mas no Porto, onde residia.
Em seis linhas tem três erros, dos quais, para um livro de genealogia, entendo como muito grave a afirmação de que um casal não teve geração. Daqui a umas gerações como irão suprir essa falha os estudiosos de genealogia. Quando se não sabe, não se afirma.
Atente-se que na obra sobre os Fisher, da autoria de Reis Leite, publicado há, pelo menos 20 anos, já constava o meu filho mais velho - o Miguel, nascido a 25-9-1970.

Estou francamente desiludido com uma obra tão apregoada e na qual, no dia em que a compro, detecto logo os mencionados erros.

Os meus mais cordiais cumprimentos, desconhecendo como poderei actuar para obter a correcção dos mencionados ERROS.

José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#167291 | JAVSO | 13 sept. 2007 08:24 | In reply to: #167270

Caros Confrades

No seguimento da minha anterior mensagem referente a ERROS, constante este tópico, retiro, por inteiro a referência a constar meu filho Miguel do livro sobre os Fisher, da autoria de Reis Leite. Na verdade, socorri-me da memória, mas durante a noite assaltaram-me dúvidas quanto à veracidade dessa afirmação e não encontrei tal livro para as resolver. Nessa impossibilidade, retiro da mencionada mensagem, enviada neste tópico, que do mencionado livro já constava o meu filho Miguel.
Porém, mantenho a afirmação da existência dos três mencionados erros, dos quais o mais grave é a afirmação de que do meu casamento com Maria Margarida Benevides Rego Costa não houve geração. Será preciso ter mais de quatro filhos e seis netos para se considerar que houve geração de um casamento?

As minhas desculpas pela necessidade de correcção e os meus melhores e mais cordiais cumprimentos,

José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#188813 | filipe acciaioli | 18 mars 2008 19:42 | In reply to: #107285

Caro Fernando Monjardino, tenho uma prima chamada Fernanda que casou com um Monjardino e é filha do doutor anselmo Bettencourt e Silveira. Este Monjardino é irmão de uma educadora de infância Teresa que tem aprox. 65 anos será qué sua parente?

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#188824 | ppl | 18 mars 2008 20:40 | In reply to: #188813

Caro Filipe,
Está correcto o que diz, o José Duarte Monjardino, meu grande amigo e parceiro de golfe, infelizmente falecido há sete anos, foi casado com a sua prima Fernanda Silveira e era irmão da Teresa Monjardino. Os Monjardinos são todos da mesma família. Há um livro excelente do Jorge Forjaz sobre os Monjardinos.
Cumprimentos
Pedro Lima

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#189288 | filipe acciaioli | 23 mars 2008 00:34 | In reply to: #188824

Desculpe o equívoco pois estava a escrever em nome de Maria Fernanda cabral a minha amiga dos azevedos cabrais de S. jorge que ao ver o seu nome quiz saber desta ligação familiar. Amanhã ou depois vou estar com ela e como ela não tem computador levo o meu para que ela possa trocar informações consigo. Saudações.

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#189574 | anleite | 26 mars 2008 00:15 | In reply to: #189288

Minha família é da Ilha Terceira - Meu tataravô era Francisco Vieira Goulart casado com Maria Alexandrina.
Cumprimentos,
Andrea

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190592 | IsabelFont | 01 avril 2008 14:35 | In reply to: #167270

Caro confrade
José Alfredo Soares de Oliveira,

Não conhecendo pessoalmente Jorge Forjaz, julgo no entanto ser uma pessoa disponível para fazer uma errata ou publicar uma errata da sua obra.
Porque não o contacta directamente (quero eu dizer por mail) informando-o sobre estes erros e sugerindo a sua correcção?

Eu penso que ele vem a este fórum, mas não sei com que user?! Pode abrir um tópico com este título ou outro: "Sugestão de Correcções a Famílias da Ilha Terceira" e deixar a sua sugestão de correcção; é só uma ideia!

O e-mail dele estava aqui numa mensagem doutra confreira: jorge_forjaz_genea arroba hotmail ponto com.

Agora, relacionado com a hipótese de ter a referida obra, pode consultá-la e dar-me uma informação? É que não a encontro na BN, e por isso não lhe tenho acesso.

Gostaria que visse se encontra uma família Vasconcelos, da ilha Terceira, em que a certo passo da vida - fim do século 19 e princípio do século 20 - um tal Sr. Vasconcelos, casa com uma senhora de Moçambique, de seu nome Maria Augusta Fornasini Vasconcelos Nogueira, e têm uma filha Maria de Conceição de Vasconcelos, também natural de Moçambique.
Se os encontrar pode dar-me dados e datas sobre estas 3 pessoas, ou outros ascendentes que encontre?

Grata pela atenção
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190611 | JAVSO | 01 avril 2008 17:08 | In reply to: #190592

Cara Maria Isabel

Curiosamente, encontrei hoje, da parte da tarde, na Torre do Tombo, o Sr. Dr. Jorge Forjaz.
Conversámos sobre assuntos vários, tendo abordado os enganos.

Penso que a questão "ficou" esclarecida.

Estou convencido que eu teria actuado mais correctamente se me tivesse dirigido, em privado, a qualquer um dos Autores, em vez de ter vindo para o "fórum".

Daqui a algumas horas, quando tiver a obra em causa perto de mim, farei a busca pretendida.


Com os meus melhores cumprimentos,

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190636 | JAVSO | 01 avril 2008 21:46 | In reply to: #190592

Cara Maria Isabel

Em Genealogias da Ilha Terceira, vol. IX, p. 699, encontrei o seguinte:

Ernesto Bruno de Vasconcelos, nascido em Lourenço Marques em 1888 e falecido em Lourenço Marques cerca de 1946.
Chefe de contabilidade dos Caminhos de Ferro do Distrito de Moçambique.
Casou 1ª vez com Elisa Angelina da Conceição Coelho, nascida em Sofala em 1882, viúva;
casou 2ª vez em Inhambane com Maria Augusta Fornasini Nogueira, nascida em Inhambane e falecida em Lisboa em 1952, filha de Tito Augusto Figueiredo Nogueira e de Maria Albertina Pereira Bravo de Vasconcelos; neta materna de José Maria da Silveira Pereira Bravo Cochofel e de Carolina Fornasini (casados em Inhambane).

Por sua vez, Ernesto Bruno era filho de Ezequiel Benigno Borges de Vasconcelos, nascido na Praia, Ilha Terceira, a 11-4-1858 e falecido em Lourenço Marques;
1º sargento do 4ºBatalhão do Regimrnto de Infantaria do Ultramar;

casou em Lourenço Marques (Conceição), a 3-3-1887, com Vitória Maria de Oliveira, nascida em Lagos, Algarve, em 1868, filha de José Pinheiro e de Ana Vitória.

Se se tratar das pessoas pretendidas, diga para lhe enviar mais dados sobre a ascendência Vasconcelos.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190663 | IsabelFont | 02 avril 2008 01:02 | In reply to: #190636

Caro Confrade
José A. Soares de Oliveira,

Muitíssimo obrigada.
São mesmo estas as pessoas cujos dados pretendia. Quanto a ascendência Vasconcelos, não quereria mais nada, porque a ascendência que estou estudando e ligada á família de meu marido é a Fornasini em Moçambique.
Faltou-me só um pormenor: confirmar se é mencionada no livro a filha deste casal Tito Augusto Figueiredo Noronha / Maria Albertina Pereira Bravo de Vasconcelos , que se chamaria Maria da Conceição Vasconcelos e a sua data de nascimento. Esta última, será senhora aí para os seus 82/85 anos e parece que ainda está viva e com saúde; foi conhecida no seu tempo de jovem como "Tatão", personagem que encarnou no cinema num filme "O Pai Tirano".

Mais uma vez obrigada e se puder confirmar mais aquele pormenor, agradeço.
Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190664 | IsabelFont | 02 avril 2008 01:19 | In reply to: #190636

Caro Confrade,

Peço desculpa, mas enganei-me.
O pormenor a confirmar é se há uma filha do casal Ernesto Bruno de Vasconcelos / Maria Augusta Fornasini Nogueira, com o nome que mencionei: Maria da Conceição Vasconcelos, e a sua data de nascimento/local.

Grata pela atenção,
Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190678 | JAVSO | 02 avril 2008 09:59 | In reply to: #190663

Cara Maria Isabel

Só logo lhe poderei confirmar o pretendido. Contudo, lembro-me de ter lido uma referência a uma senhora que teria encarnado personagem de um filme.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190681 | franciscamoreira | 02 avril 2008 10:41 | In reply to: #190678

caro confrade

Já percebi que entende muito de genealogia açoreana. constou-me que no livro do Jorge Forjaz vinha um capítulo sobre os valadão. Será possível confirmar-me e, se possível ,dizer-me onde posso adquirir esse vol.?

Obrigada

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190817 | JAVSO | 02 avril 2008 21:58 | In reply to: #190636

Cara Maria Isabel

A fls. 700 do citado vol. IX, consta como uma das filhas do 2º casamento de Ernesto Bruno de Vasconcelos a seguinte: "Maria da Conceição Nogueira de Vasconcelos, n. em Lourenço Marques (Conceição) a 8.2.1919.
Actriz de cinema, com o nome artístico d "Leonor Maia", também conhecida por "Tatão", que era o seu petit nom.
C.c. James Bernard Pritchard, coronel do exército dos E.U.A.
Filhos:
Michael de Vasconcelos Pritchard, n. nos E.U.A. a 29.11.1954.
Controlador de tráfego aéreo da NAVE em Lisboa.
Paul de Vasconcelos Pritchard, n. nos E.U.A. a 3.3.1960."

Espero que estas informações lhe possam ser úteis.

Com os melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190818 | JAVSO | 02 avril 2008 22:07 | In reply to: #190681

Cara Francisca Moreira

Se a mensagem me foi dirigida, sinto-me na obrigação de dizer que pouco ou nada sei de qualquer assunto, muito menos de genealogia e ainda menos da açoreana. Limito-me a ter sorte em ter à mão obras onde procurar.

No caso da família Valadão - é verdade que na obra em referência (Genealogias da Ilha Terceira), que não é só do Dr. Jorge Forjaz, mas também do Dr. António Mendes, existe um capítulo que lhe é dedicado.
Encontra-se no vol. IX, que penso não poder ser adquirido em separado do resto da obra.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190829 | JAVSO | 02 avril 2008 22:56 | In reply to: #190663

Cara Maria Isabel

A fls. 700 do citado vol. IX, consta como uma das filhas do 2º casamento de Ernesto Bruno de Vasconcelos a seguinte: "Maria da Conceição Nogueira de Vasconcelos, n. em Lourenço Marques (Conceição) a 8.2.1919.
Actriz de cinema, com o nome artístico d "Leonor Maia", também conhecida por "Tatão", que era o seu petit nom.
C.c. James Bernard Pritchard, coronel do exército dos E.U.A.
Filhos:
Michael de Vasconcelos Pritchard, n. nos E.U.A. a 29.11.1954.
Controlador de tráfego aéreo da NAVE em Lisboa.
Paul de Vasconcelos Pritchard, n. nos E.U.A. a 3.3.1960."

Espero que estas informações lhe possam ser úteis.

Com os melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190833 | IsabelFont | 02 avril 2008 23:36 | In reply to: #190817

Caro Confrade
José A Soares de Oliveira,

Muito obrigada pelas informações que acaba de ne dar e que confirmam o que precisava saber.
Foi muita gentileza da sua parte este trabalho de procurá-las nessa obra, que realmente não consigo consultar em lado nenhum.

Melhores cumprimentos,
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190867 | franciscamoreira | 03 avril 2008 10:39 | In reply to: #190818

Caro Javso,

A msg. era mesmo para si. Agradeço a sua informação . O facto de não ter mencionado o António Ornelas, foi porque toda a campanha tem sido feita à volta do Jorge, pelo menos a que me tem chegado .

Cumprimentos
Francisca Valadão

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190943 | franciscamoreira | 03 avril 2008 18:49 | In reply to: #118878

Olá Fátima,


Eu sou Valadão da Ilha Terceira. Da Vila Nova, que não é longe da Ribeirinha. Um tio -avô meu, foi para o Brasil.
Quer-me dar mais elementos?

Cumprimentos

Francisca

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#190949 | fatimaV | 03 avril 2008 19:44 | In reply to: #190943

Oi, Francisca,

Obrigada por ter entrado em contato!

Avô: José Garcia Valadão nasceu em 10/04/1886 na freguesia de São Pedro da Ribeirinha. Jovem foi para a Califórnia a trabalho e voltou para Ribeirinha. Lá conheceu minha avó Alzira Silveira de Mendonça, brasileira nascida aqui no Rio, (Engenho Novo), que havia voltado para Ribeirinha com a família que era de lá .
Eles se casaram, tiveram 5 filhos e vieram para o Brasil em 1923, com meus bisavós maternos.
Aqui eles tiveram mais 12 filhos sendo que 2 faleceram ainda no parto, totalizando 15.
José e Alzira:
José Garcia Valladão - falecido
Alzira Mendonça Garcia
João Garcia Valadão ( Meu pai ) nascido 13/12/1923 faleceu em 2000
Joaquim Garcia Valadão - falecido
Maria das Dores Garcia
Walter Garcia Valladão - falecido
Nilza Mendonça Garcia
Nelson Garcia Valadão - falecido
Wilson Garcia Valadão - falecido
Hilda Garcia Valadão - falecida
Dalva Mendonça Garcia
Manoel Garcia Valladão- falecido
Moacir Garcia Valadão
Antonio Garcia Valadão
Mauro Garcia Valadão
Os nomes se repetem muito. O meu bisavô, pai de José, também se chamava José Garcia Valladão. Sei que ele se casou 2 vezes e colocou esse mesmo nome no 1º filho do outro casamento ( informação ainda não conferida com documentos).
Pais de José, meu avô nascido em 1886
Pai: José Garcia Valladão - N: 15 /8/ 1853 Ribeirinha, Angra do Heroísmo, Terceira, Portugal
Mãe: Gertrudes Rosa do Carmo - N: 09 /01/ 1862 Ribeirinha, Angra do Heroísmo, Terceira, Portugal
Data de casamento: José e Gertrudes: 21 nov 1885 em São Pedro Ribeirinha, Angra do Heroísmo, Terceira, Portugal
Filhos de Jose e Gertrudes
José nascido em 10 /10/ 1886 - meu avô
Gertrudes 10 /11/ 1887
João 20 /11/ 1888
Francisco 21 /06/ 1891 ( foi para a Califórnia a trabalho, mas não tenho notícias).
Maria 2 /09/ 1892
João 30 /12/ 1894
Antônio 23 /04/1896 ( foi para a Califórnia e faleceu lá)
Adelaide 11 /09/ 1897
Adelaide 19 /03/ 1899
Manuel 6 /04/ 1901

José Meu bisavô nascido em 1853
Pai: José Garcia Valladão - não tenho a data de nascimento dele nem o nome de todos os filhos.
Mãe: Francisca Eugenia da Rosa

Tem um João Garcia Valadão que ainda mora em Ribeirinha, acredito que seja um primo do meu pai.

Nas certidões o Valadão aparece com 2 "L" ou com 1 "L"

Um grande abraço,
Fátima Valadão

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#221543 | jpro | 18 févr. 2009 14:16 | In reply to: #190817

Prezados confrades
Venho solicitar ajuda na localização dos meus antepassados açorianos.
Meu nome é José Paulo Amaral Rocha de Oliveira e o meu avô materno, de seu nome Herculano Rebelo da Rocha, era natural da Ilha Terceira, onde nasceu em 1891, filho de Francisco Luís da Rocha e de Elvira Leonor do Espírito Santo Rebelo.
Se alguem me puder dar alguma orientação agradecia.
Cumprimentos
José Paulo

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#226079 | joseerosa | 10 avril 2009 15:43 | In reply to: #106526

procuro a historia de domingos gil da silveira e isabel pereira de jesus com sua genealogia

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#271269 | jmwv | 24 févr. 2011 13:22 | In reply to: #106526

Gostaria de saber todas as informações de Ignácio Bittencourt, nascido na Ilha Terceira em 19 de abril de 1862, na Freguesia da Sé da Angra do Heroísmo, em Açores. Meu e-mail é joaomarcos2006@hotmail.com. Muito obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#274507 | Valbarbalho | 13 avril 2011 17:26 | In reply to: #271269

Saude e paz.
Meu eh Valquirio e gostaria de obter a vossa prestimosa ajuda na obtencao de duas informacoes.
A primeira se trata de ancestrais em minha familia provindos dos Acores. Consta em nossa genealogia que nasceu na Ilha de Sao Miguel um de nossos hexavos: Miguel Pereira do Amaral e, do mesmo local, sao os pais dele: Manoel Pereira e Maria de Benevides. O filho do avo Miguel, Malaquias, nasceu em 1791, ja no Brasil. Portanto, penso que o pai deve ter nascido nos 30 anos anteriores e, os avos, por volta de 1730.
A segunda se trata da possibilidade de tambem pertencermos aas Familias da Ilha Terceira. Temos os relatos genealogicos de que procede de "VILA NOVA DO NORTE" o ancestral Joao de Souza Azevedo, que foi filho de Manuel de Sousa Azevedo e Anna Coelho, da mesma Vila Nova. Procurando no atual mapa de Portugal encontrei Vila Nova no norte da Ilha Terceira. Juntamente, claro, com Vila Nova de Gaia e Vila Nova de Familicao, no continente. As datas que posso supor que estes ancestrais em minha familia nasceram foram em torno de 1730 e 1700, respectivamente.
As informacoes que procuro sao: Se Vila Nova de Ilha Terceira ja foi conhecida como Vila Nova do Norte. E tambem se as duas familias citadas acima estao registradas na obra dos drs. Antonio Ornelas Mendes e Jorge Forjaz.
Caso as respostas, ou uma delas, forem positivas, gostaria de saber se ainda se pode adquirir a colecao do Genealogias da Ilha Terceira e onde a encontrariamos.
Infelizmente, somente nos presentes dias eh que tomei conhecimento da publicacao.
Muitissimo obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#275472 | alexgundes | 30 avril 2011 13:10 | In reply to: #274507

Tenho para venda os 9 Volumes das Genealogias da Ilha Terceira. quem tiver interessado por favor contacte-me

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#275474 | Valbarbalho | 30 avril 2011 13:58 | In reply to: #275472

Saudacoes Alexgundes,
Conheco pessoas que se interessam em comprar os 9 volumes das Genealogias da Ilha Terceira, porem, ha interesse maior se no conteudo da obra houver mencao aos ancestrais citados em minha mensagem de 13.04.2011. Como nao tive acesso a esse conteudo nao sei dizer se a mencao existe ou nao. De qualquer forma, farei contato com os interessados. Talvez alguem lhe procure. Gostaria tambem de saber o preco. Obrigado. Valquirio de M. Barbalho.

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#275479 | alexgundes | 30 avril 2011 14:37 | In reply to: #275474

Boas Tardes. estou a vendar por 400 Euros os 9 Volume, visto não ser possível adquirir na editora porque estão esgotados.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#361063 | pedro3m | 04 sept. 2015 22:45 | In reply to: #275479

Caros confrades

Se alguém estiver interessado em adquirir a obra (9 volumes) "Genealogias da Ilha Terceira", de António Ornelas Mendes & Jorge Ferraz, por favor contactar através do email pedro3m@gmail.com

cumprimentos, PM

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378477 | criscamacho | 10 mars 2017 17:42 | In reply to: #106526

Eu gostaria de ter informações sobre as famílias Batista e Leonardo que viverarm ou ainda vivem na Ilha Terceira. Minha bisavó veio de lá quando criança, na virada do século XIX para o XX, ainda estou pesquisando datas e mais informações, como o sobrenome de solteira da minha trisavó, por exemplo.
O nome da minha bisavó era Deolinda Batista Leonardo, ela veio para o Brasil com os pais, Ana Batista e José Leonardo, e com o irmão João Batista Leonardo (que chamavam de João Terceiro, minha bisavó explicava que o chamavam assim por terem vindo da Ilha Terceira).
Ainda estou pesquisando, não tenho muitas informações por enquanto. Então toda ajuda será bem vinda! Qualquer informação será útil.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378479 | ppl | 10 mars 2017 19:06 | In reply to: #378477

A família Leonardo está amplamente estudada nas Genealogias da Ilha Terceira de J. Forjaz e A. M. Mendes (vol. V, págs.321 a 395).
Numa primeira olhada não vi nenhum João ou Deolinda Baptista Leonardo, mas deve lá estar o ramo.
Veja se tem mais nomes para procurar.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378480 | criscamacho | 10 mars 2017 19:51 | In reply to: #378479

Obrigada pela dica. Eu estou pesquisando mais nomes e sobrenomes. Preciso conversar com ouras pessoas mais velhas da família para obter mais informações. Infelizmente muitos já faleceram e levaram consigo as informações. Então vou pesquisar tb nos cartórios da região para tentar descobrir mais nomes e datas.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378482 | ppl | 10 mars 2017 20:31 | In reply to: #106526

Fico então a aguardar por mais nomes para poder procurar.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378494 | pampa12 | 11 mars 2017 01:03 | In reply to: #106526

Boa noite

Caros confrades

Minha ascendência paterna é toda ilha terceira Açores Santa Cruz praia victoria , meu avô Victorino Aguiar Pamplona , filho de Francisco de Aguiar Pamplona , queria saber mais informações sobre a família De Aguiar Pamplona e dá família Mendonça Vieira desde já agradeço a atenção de todos .

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378496 | azores3 | 11 mars 2017 06:02 | In reply to: #378494

São estes os seus bisavós? Francisco de Aguiar Pamplona e Maria Augusta de Mendonça.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378498 | azores3 | 11 mars 2017 06:15 | In reply to: #378497

Os seus trisavós eram: Francisco de Aguiar Pamplona e Maria Vitorina. http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACRUZ-C-1832-1849/TER-PV-SANTACRUZ-C-1832-1849_item1/P56.html

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378499 | azores3 | 11 mars 2017 06:21 | In reply to: #378498

Os seus tetravós eram: Manuel Pamplona e Vicência Mariana, http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACRUZ-C-1766-1796/TER-PV-SANTACRUZ-C-1766-1796_item1/P133.html

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378503 | pampa12 | 11 mars 2017 12:54 | In reply to: #378496

Bom dia

Caro confrade obrigado pela atenção e o trabalho prestado esse são meus trisavós , pais de Francisco de Aguiar Pamplona meu bisavô pais de Victorino Aguiar Pamplona meu avô , fascinante.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378504 | pampa12 | 11 mars 2017 13:34 | In reply to: #378503

Caro Confrade

Azores3 , nossa sensacional seu empenho e dedicação com minha pessoa , achou minha historia toda , queria muito entender essa certidão de casamento de Francisco Aguiar Pamplona e Maria Victorina para saber quais eram os pais deles , mas a letra essa muito ruim , a certidão de nascimento de Manuel Pamplona é mais antiga e eu consegui ler perfeitamente nossa incrivel !! , sera que consigo alguem para ler essa certidão e desvendar os pais de Francisco Aguiar Pamplona e Maria Victorina esse avós são ascendentes do meu avô , agora tenho da minha bisavô mãe do meu avô , consegui ir bem longe veja bem

Victorino Aguiar Pamplona (meu avô) filho de

Maria Adelaide Borges Pamplona e (Francisco de Aguiar Pamplona) (Esse lado já achei ate a 7 geração parando em Jozé de Aguiar Peixoto e Joanna Igancia)

João Ignácio Vieira e Adelaide da Borba (Pais de Maria Adelaide Borges Pamplona) - será que consigo prosseguir nessa arvore?
Todos são da Praia da Vitoria em açores , desde já agradeço por tudo que fizeram por mim

Meus Sinceros cumprimentos.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378505 | pampa12 | 11 mars 2017 13:38 | In reply to: #106526

Caros Confrades

Esqueci tambem da mãe do meu bisavô

Maria Augusta de Mendonça filha de

Francisco Vieira Mendonça e Victorina Candida

Parei aqui nessa geração nessa arvore , todos de Praia da Vitoria Açores.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378506 | pampa12 | 11 mars 2017 13:50 | In reply to: #378499

Agora me confundi Manuel Pamplona e Vicencia Mariana eram pais de quem ?

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378508 | rfmc | 11 mars 2017 15:07 | In reply to: #378506

-
Tem que ir devagar para não se perder!
Rf.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378514 | azores3 | 11 mars 2017 18:44 | In reply to: #378506

Mande um email para mim, azores3@gmail.com. Depois mando mais informação.

José Carlos Tristão

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378516 | pampa12 | 11 mars 2017 19:22 | In reply to: #378514

Caro José Carlos Tristão

Conforme solicitado email enviado . Muito obrigado!!

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378537 | pampa12 | 12 mars 2017 12:39 | In reply to: #106526

Bom dia

Caros confrades

Alguem conseguiria me ajudar a ler essa certidão de casamento , queria saber apenas quem eram os pais de Maria Victorina . Segue o link

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACRUZ-C-1832-1849/TER-PV-SANTACRUZ-C-1832-1849_item1/P56.html
Meus Sinceros cumprimentos

Marcus Alexandre Alegre Pamplona

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#378541 | JBrito | 12 mars 2017 14:55 | In reply to: #378537

Boa tarde

"Maria Vitorina filha de Francisco António digo de Francisco Mendes já defunto e de sua mulher Vitorina Bernarda natural e baptizada na paroquial de Nossa Senhora da Pena do lugar das Fontinhas"

Cumprimentos,
Jorge de Brito

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#408684 | arieh ben yehudah | 17 oct. 2018 03:22 | In reply to: #106526

Olá amigos (as).

Sou descendente de açorianos . Podem me indicar obras sobre os primeiros povoadores da Ilha Terceira?. Procuro também saber a origem da família "Bertão" a qual tem muitos descendentes espalhados na Terceira.
Melhores cumprimentos.
Ricardo

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#408688 | pampa12 | 17 oct. 2018 04:42 | In reply to: #118878

Tenho um tetravo de nome Garcia Valladao e na minha árvore tem pessoas da Califórnia, derepente poderiamos ter algum.grau pois minha família é toda de Rineirinha .qualquer coisa.me.mande e-mail que lhe envio minha árvore .

Marcuspamplonarj@hotmail.com

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#408692 | jmsmendes1 | 17 oct. 2018 11:51 | In reply to: #408684

A principal obra sobre genealogias da ilha Terceira é a seguinte: "Genealogias da Ilha Terceira" da autoria do Dr. António Ornelas Mendes e do Dr. Jorge Forjaz. São 9 volumes mais um volume de índices.
O nome "Bertão" ou "Bretão" (existem as duas grafias) é muito comum na ilha Terceira com especial incidência na freguesia de Santa Bárbara.
João Maria Mendes

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#408699 | arieh ben yehudah | 17 oct. 2018 16:07 | In reply to: #408692

Prezado João Maria Mendes.

Muito obrigado por me ajudar.
Vou procurar adquirir a obra.

Não sabia das duas formas do "Bertan". Vou avançar nas pesquisas, pois meu ramo estava na ilha de Santa Maria
já no final dos anos 1500.

Melhores cumprimentos.
Ricardo dos Santos Almeida

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#414550 | Leopg | 10 mai 2019 03:04 | In reply to: #106526

Ola bo anoite o que procuro ,sobre Manoel Goulart Pinto vque teria emigrado para o rio grande do sul,num jornal ele consta como antepassado de meu tio Celestino Goulart deputado estadual irmao de meu pai Walter goulart filhos de Pedro Candido de Lima Goulart netos de Francisco Goulart Pinto e Bisneto de João Goulart me falta a conexão de joao com Manuel gostaria de receber ajuda se possivel

Att
Leonel Pisoni Goulart

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#414551 | azores3 | 10 mai 2019 04:09 | In reply to: #408692

Familias Bertão em Santa Barbara:

Ano Mês Dia Nome M/F Pai Mãe Rua Nasceu Óbito Emigrou
1879 Fevereiro 22 Maria F António Cota Vieira Bertão Gertrudes Candida Canada dos Vinte 2/22/1879 28-Nov-1958
1881 Janeiro 5 Agostinho M António Machado Bertão Maria Madalena Canada das Nove 1/5/1881 17-Jun-1962
1882 Março 25 Francisco M António Machado Bertão Maria Madalena Ribeira das Seis 3/25/1882
1882 Abril 17 João M António Cota Vieira Bertão Gertrudes Candida Canada dos Vinte 4/17/1882
1882 Maio 6 Maria F Agostinho Machado Bertão Mendes Angélica do Coração de Jesus Às Dez 5/6/1882
1883 Agosto 15 Florinda F Agostinho Machado Bertão Mendes Angélica do Coração de Jesus Às Dez 8/15/1883
1883 Novembro 10 Gertrudes F António Machado Bertão Maria Madalena Às Dez 11/10/1883
1884 Maio 27 Emilia F António Cota Vieira Bertão Gertrudes Candida Canada dos Vinte 5/27/1884
1884 Outubro 22 Mariana F Agostinho Machado Bertão Mendes Angélica do Coração de Jesus Às Dez 10/22/1884 9/9/1889
1885 Outubro 16 João M António Machado Bertão Maria Madalena Aquém da Ribeira das Dez 10/16/1885 Brasil
1885 Novembro 1 Maria F José Alvares Correia Bertão Maria do Egipto Mendes Ribeira do Manuel Vieira 11/1/1885
1886 Janeiro 27 João M Agostinho Machado Bertão Mendes Angélica do Coração de Jesus Às Dez 1/27/1886
1886 Setembro 6 Maria F António Cota Vieira Bertão Gertrudes Candida Canada dos Vinte 9/6/1886 10/8/1886
1887 Janeiro 2 Francisco M José Alvares Correia Bertão Maria do Egipto Mendes Ribeira do Manuel Vieira 1/2/1887
1887 Setembro 22 José M Agostinho Machado Bertão Mendes Angélica do Coração de Jesus Às Dez 9/22/1887 9/3/1889
1887 Outubro 1 António M António Cota Vieira Bertão Gertrudes Candida Canada dos Vinte 10/1/1887 4/13/1888
1887 Dezembro 12 José M António Machado Bertão Maria Madalena Às Dez 12/12/1887
1888 Fevereiro 21 Emilia F Gregório Machado Bertão Mariana de Jesus Canada do Porto de Nossa Senhora da Ajuda 2/21/1888 27-May-1953
1888 Setembro 8 Rosa F José Alvares Correia Bertão Maria do Egipto Mendes Ribeira do Manuel Vieira 9/8/1888
1889 Fevereiro 3 Francisco M João Bertão da Rocha Maria José Rua do Açougue 2/3/1889
1889 Junho 24 Maria F Gregório Machado Bertão Mariana de Jesus Canada do Porto de Nossa Senhora da Ajuda 6/24/1889 4/27/1890
1889 Julho 7 Gertrudes F António Cota Vieira Bertão Gertrudes Candida Canada dos Vinte 7/7/1889 4/24/1890
1889 Dezembro 19 José M José Alvares Correia Bertão Maria do Egipto Mendes Ribeira do Manuel Vieira 12/19/1889
1890 Março 12 José M Agostinho Machado Bertão Mendes Angelica do Coração de Jesus Aquem da Ribeira das Dez 3/12/1890
1890 Maio 19 Maria F João Bertão da Rocha Maria José Mendes Pico do Martinho 5/19/1890 9-Apr-1892
1890 Agosto 16 Maria F Gregório Machado Bertão Mariana de Jesus Canada do Porto de Nossa Senhora da Ajuda 8/16/1890 17-Nov-1988
1892 Janeiro 12 Deolinda F José Alvares Correia Bertão Maria do Egipto Mendes Riberia do Manuel Vieira 1/12/1892
1892 Janeiro 16 Jesuina F Gregório Machado Bertão Mariana de Jesus Canada do Porto de Nossa Senhora da Ajuda 1/16/1892 França
1892 Março 8 Manuel M Agostinho Machado Bertão Mendes Angelica do Coração de Jesus As Dez 3/8/1892
1893 Março 19 Juliana F Gregorio Machado Bertão Mariana de Jesus Canada do Porto de Nossa Senhora da Ajuda 3/19/1893 13-May-1972
1894 Abril 22 António M Agostinho Machado Bertão Mendes Angela do Coração de Jesus As Dez 4/22/1894
1894 Maio 10 Ana F Gregorio Machado Bertão Mariana de Jesus Canada do Porto de Nossa Senhora da Ajuda 5/10/1894 1/28/1895
1894 Junho 19 António M José Alvares Correia Bertão Maria do Egipto Mendes Ribeira do Manuel Vieira 6/19/1894
1895 Julho 8 João M Gregorio Machado Bertão Mariana de Jesus Canada do Porto de Nossa Senhora da Ajuda 7/8/1895 5/5/1896
1896 Abril 22 Joaquim M José Alvares Correia Bertão Maria do Egipto Mendes Ribeira do Manuel Vieira 4/22/1896
1896 Agosto 16 Agostinho M Agostinho Machado Bertão Mendes Angelica do Coração de Jesus Ribeira das Dez 8/16/1896
1898 Agosto 3 Alexandrina F José Alves Correia Bertão Maria do Egipto Mendes Ribeira do Manuel Vieira 8/3/1898
1898 Outubro 27 Arminda F Gregorio Machado Bertão Mariana de Jesus Canada dos Vinte 10/27/1898 3/2/1899
1899 Junho 4 Maria F João Bertão da Rocha Maria José Mendes Além das Seis 6/4/1899
1899 Setembro 10 Maria F José Luis Bertão Maria Joaquina da Silva Canada do Miradouro 9/10/1899 21-Jun-1983
1900 Abril 22 Sem Nome M Agostinho Machado Bertão Mendes Angélica do Coração de Jesus Ás Dez 22-Apr-1900 22-Apr-1900
1900 Agosto 6 Celestina F José Alvares Correia Bertão Maria do Egipto Mendes Ribeira do Manuel Vieira 6-Aug-1900
1900 Novembro 16 Sem Nome M Gregório Machado Bertão Mariana de Jesus Canada do Pasto 16-Nov-1900 17-Nov-1900
1901 Agosto 6 Francisco M Agostinho Machado Bertão Mendes Angélica do Coração de Jesus Ás Dez 6-Aug-1901
1901 Outubro 23 Francisco M José Luis Bertão Maria Joaquina da Silva Rua do Poço
1901 Novembro 11 Virginia F João Bertão da Rocha Maria José Mendes Além das Seis
1902 Fevereiro 11 Ermina F Gregório Machado Bertão Mariana de Jesus Cota Canada do Porto de Nossa Senhora da Ajuda
1902 Julho 20 João M José Alvares Correia Bertão Maria do Egipto Mendes Ribeira do Manuel Vieira
1903 Dezembro 4 José M Gregório Machado Bertão Mariana de Jesus Canada do Porto de Nossa Senhora da Ajuda
1906 Junho 10 Maria F Agostinho Machado Bertão Etelvina Augusta da Rocha Rua do Açougue 10-Jun-1906
1909 Abril 2 José M Agostinho Machado Bertão Etelvina Augusta da Rocha Rua do Açougue 2-Apr-1909
1910 Junho 11 João M Agostinho Machado Bertão Etelvina Augusta da Rocha Rua do Açougue 11-Jun-1910

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#426941 | IdelinaCabraldeAssis | 05 sept. 2020 15:17 | In reply to: #106526

sim, esta publicada, faz tempo, nao sei se ainda te serve a respota, inclusive tenho os 4 livros

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#426954 | André Pessoa | 06 sept. 2020 04:33 | In reply to: #190949

Prezada confrade
Venho solicitar ajuda na localização dos meus antepassados açorianos.
Descobri que, meu tataravô, veio de Açoures, para o Brasil, Pernambuco, Recife, bairro de São José.
Se casou na igreja do Santíssimo Sacramento
Aqui, constituiu família e faleceu em meados de 1877.
Não consigo descobri o nome dos pais dele, nem a idade dele.
Não consegui o óbito dele.
Descobri muitassssss coisas sobre todos os filhos, menos o nome dos pais de Manoel José da Motta e Cândida Clara Ferreira da Motta.
Não se Se Cândida Clara Ferreira da Motta, é de Açores.
Sei que ele é sim de Açores.
Achei certidão de nascimento dos filhos, casamento, e óbito dos msms
Mas, em nenhuma dessas certidões diz nada sobre os pais.
O casal se chamava:
Manoel José da Motta e Cândida Clara Ferreira da Motta.
Ele, era escrivão do civel, cartório, aqui em Recife.
Na Hemeroteca, existe várias notas de jornais do mesmo.
Sabe dizer se, existe uma relação em todas as ilhas da família Motta ?

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#426955 | André Pessoa | 06 sept. 2020 04:40 | In reply to: #414551

Caro confrade

Saberia dizer se, existe uma relação das principais famílias de todas as ilhas de Açores?
Procuro informações sobre meu tataravô, chamado, Manoel José da Motta e Cândida Clara Ferreira da Motta.
Ele, veio de Açoures, para o Brasil, Pernambuco, Recife.
Já descobri muitas coisas, menos de qual ilha ele veio.
Não descubro o nome dos pais dele, nem idade dele, nem óbito etc.
Não sei se sua esposa é de Açores.
Ele, faleceu em meados de 1877.
Não encontro o óbito dele.
Encontrei vários documentos dos filhos, mas nenhum respondeu a minha dúvida.
Ele, era escrivão do cartório, aqui em Recife, Pernambuco.
Existe alguma relação das famílias Mottas, de todas as ilhas ?
Ele, faleceu em meados de 1877, com idade avançada.
Deve ter nascido em meados de 1790a 1800. O mesmo se casou em 1859.
Grande abraço.

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#445123 | georgebarcellos | 06 janv. 2023 03:33 | In reply to: #106526

Tenho pesquisados as origens dos antepassados que sairam da ilha terceira dos açores.
Sou bisneto do sr manoel barcellos e etelvina do carmo.

Manoel barcellos nascido em 1885 e se casou com 26 anos com Etelvina do carmo que tinha 16 anos na epoca na freguesia da Vila Nova, concelho da Praia da Vitória.
Meus bisavos vieram para o Rio de janeiro.
Os pais e avos dos meus biavos eu so tenho os nome gostaria de saber mais sobre eles
Os pais de manoel barcellos são jose de barcellos e Rosa ignacia.
Os pais de Etelvina do carmo são: Francisco Thomaz e Maria do carmo
Etelvina tinha um irmao que se chamava joão Thomaz Junior
Manoel barcellos e Etelvina do carmo vieram para o brasil por volta de 1911 e tiveram muitos filhos que inclusive um deles era meu avo: Jose Barcellos Rodrigues Falecido em 1994 na clinica santa genoveva
tenho curiosidade se meus bisavos tem descendentes vivos.
sobre o meu avô que eu conheci eu nunca conheci um parente dele. infelizmente nao tenho uma certidao de nascimento do meu avo jose barcellos.

georgebarcellos@gmail.com

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#448726 | asleonardo | 03 juil. 2023 19:08 | In reply to: #106526

Boa tarde! Tenho pesquisado meus ancestrais e descobri que emigraram da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo (Ribeirinha)( para o Brasil no século XIX. Gostaria de informações sobre Antônio Gonçalves Leonardo, nascido em aproximadamente 1862 filho de Francisco Gonçalves Leonardo e Roza Jacintha Leonardo.
Desde já agradeço a qualquer informação.
asleonardo@gmail.com

Reply

Direct link:

Famílias da Ilha Terceira

#448729 | ppl | 03 juil. 2023 19:44 | In reply to: #448726

Boa tarde,
A família Leonardo ocupa as págs. 321 a 395, volume V, da monumental obra de Jorge Forjaz e Antonio M. Mendes, Genealogias da Ilha Terceira (2005), pelo que foi amplamente investigada. Lá constam inúmeros Franciscos e Antónios Gonçalves Leonardo, certamente incluindo os do seu ramo.
Pedro Pedroso de Lima

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 mai 2024, 16:59

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen