FelgUeiras Gaio
This topic is classified in rooms: Bibliografia
FelgUeiras Gaio
Agradecia a quem souber onde encontrar livros deste autor o favor de me indicar. Obrigado.
ReplyDirect link:
RE: Felgeiras Gaio
Boa Tarde,
Este autor oitocentista reuniu 1 enorme n.º de genealogias de Portugal, a maioria não é da sua lavra e aqui refiro 3 dos melhores títulos (Barradas, Mexias e Juzartes), e sendo uma obra importante apresenta alguns erros. Teve a 1ª edição na década de 40 e houve + 2 entre entre 1989/1991 (salvo erro) por iniciativa da Editora Carvalhos de Basto, e hoje já esgotada, 2º creio. De qq forma poderá contactar a Livraria Ferin, na Rua Nova do Almada em Lisboa. A obra de Felgueiras Gayo, em 12 vols., era ultimamente vendida pelo preço de 300 cts.
Cumprimentos
Direct link:
Pode consultar na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
ReplyDirect link:
O linhagista Manuel José da Costa Felgueiras Gayo (1750/1831), é autor de uma única obra chamada "Nobiliário de Famílias de Portugal". Foi editada pela 1ª vez nos anos de 1938 e 1942 e reeditada em 1992, pela editora Carvalhos de Basto. É uma obra em vários volumes, que julgo que ainda se acha à venda. Se vive em Lisboa pode tentar por exemplo na Livraria Ferin, no Chiado. Como é obra dispendiosa, poderá igualmente consultá-la numa biblioteca pública. Regra geral encontra-se. Em Lisboa, seguramente encontrará na Biblioteca Nacional.
O original manuscrito acha-se na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (terra natal do linhagista)
É talvez a maior obra de genealogia portuguesa. Acha-se organizada por títulos com os apelidos da maioria das famílias portuguesas. Embora tenha lacunas, é no meu entender a mais completa obra no género, embora se achem melhores estudadas as famílias do Norte do país, com especial incidência para a região de Entre Douro e Minho.
Se precisar de mais esclarecimentos disponha.
Cumprimentos
António Júlio Trigueiros
ajtrig@hotmail.com
Direct link:
Ou a Biblioteca Nacional, ou o Palácio das Galveias, ou qualquer bibliotec que se preze desse nome.
É de facto um dos primeiros livros a ir ler sobre genealogia. É um mundo! Depois desse passeie com igual agrado e deleite pelo Alão de Moares. e vá andando por aí em diante
´Não deixe de ir à www.bn.pt procure porbase, a seguir vá pelo sirius e depois veja on-line a imensa bibliografia que a nossa BN tem sobre genealogia,e a sua organização mete a TT num chinelo!
Receba um abraço de Lisboa
Direct link:
Alguém sabe se algum biblioteca do Rio de Janeiro tem esse livro?
ReplyDirect link:
CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA
Rio de Janeiro, 06.09.2001
Na Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro - Av. Rio Branco, na seção de Obras Raras - tem esta coleção.
No Real Gabinete Português de Leitura, na Praça Tiradentes, atrás do Teatro João Caetano - tem esta coleção.
No Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, na Rua Augusto Severo, n.º 8, 10 andar - tem esta coleção.
Cau Barata
Direct link:
Olá Ana2
Vc sabe me dizer se há algum site que traga alguma coisa sobre a obra de Felgeiras Gaio, para leitura on line?
Um abraço, jurema
Direct link:
Não que eu saiba, embora encontre várias referâncias ao autor e sua obra, claro.
ReplyDirect link:
RE: FelgUeiras Gaio
encontra-se disponivel o Felgueiras Gaio em :
http://purl.pt/12151
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
FelgUeiras Gaio
Amigos, se alguém neste tópico puder me orientar sobre como ler um título do Felgueiras Gayo, agradeceria demais.
Não consegui decifrar a estrutura familiar nos títulos que são divididos em gerações, sem identificar em F, N, BN, TN, etc.
Agradeço de antemão qualquer ajuda!
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 16:34