Família Carvalho, Seia

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Carvalho, Seia

#107989 | jliberato | 26 déc. 2005 00:15

Caros confrades,
Com ajuda de vários participantes deste Forum pude construir o meu ramo de Carvalhos, de Seia, que se desenvolve assim:
1. Maria de Carvalho casou com Pedro Rodrigues, e teve:
2. Manuel Rodrigues de Carvalho, natural de Moimenta da Serra, Gouveia, casou com Ana de Abrantes em Seia aos 05-05-1666 e teve:
3. Lourenço Abranches de Carvalho, natural de Vodra, Seia, casou com Ana Maria de Osório de Figueiredo, e teve:
4. António José Abranches de Carvalho, nascido em Vodra aos 27-06-1717, meu 5º avô, último a usar o nome de Carvalho na minha família.
Alguém sabe alguma coisa mais àcerca destes nomes?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Família Carvalho, Seia

#245585 | maneherbert | 05 déc. 2009 08:16 | In reply to: #107989

Caro JLiberato

Descendo dos Carvalhos de Moimenta da Serra e há algum tempo que ando a estudar os paroquiais de Moimenta dos séculos XVI e XVII. Sobre o casal Pedro Rodrigues e Maria Carvalho encontrei os seguintes filhos:

Pedro bp. 1622
Maria bp. 1625
Anna bp. 1632

Infelizmente não consegui encontrar o do Manuel, seu antepassado.

No assento do filho Pedro consta que o pai era cardador.

Este casal deve estar ligado aos Carvalhos de Moimenta da Serra mencionados no livro do Eduardo Osorio. As madrinhas das filhas são membros desta familia. O padrinho é um Costantino Coelho, prior de Mangualde,

Se calhar já tem mais informação do que eu visto que colocou a sua pergunta há muito tempo.

Tenho todo o interesse em trocar informações sobre esta familia e outras deste periodo na historia de Moimenta se estiver interessado.

Cumprimentos

Manuela

Reply

Direct link:

RE: Família Carvalho, Seia

#245599 | vbriteiros | 05 déc. 2009 13:58 | In reply to: #245585

Conforme poderá ver noutros tópicos , o JLiberato passou a ocupar funções oficiais e deixou temporariamente de aparecer aqui no Forum. É provável que leve algum tempo a respnder.
Passei por este tópico meramente por acaso pois guardo boas recordações das localidades citadas : Vodra e Seia.
Cumprimentos
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Família Carvalho, Seia

#245661 | jliberato | 06 déc. 2009 14:43 | In reply to: #245585

Cara Manuela,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Entretanto sei que o meu antepassado Manuel Rodrigues de Carvalho foi baptizado aos 5.2.1636. Há ainda uma irmã Isabel baptizada aos 26.9.1627.
O que mais me interessava era o casamento dos pais Pedro Rodrigues (Trepado) e Maria Carvalho. Algum vestígio?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Família Carvalho, Seia-outra questão

#245692 | jliberato | 06 déc. 2009 23:20 | In reply to: #245585

Cara Manuela,
Outra questão: descende desde casal (Pedro Rodrigues com Maria Carvalho)?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Família Carvalho, Seia-outra questão

#245702 | maneherbert | 07 déc. 2009 07:13 | In reply to: #245692

Caro JLiberato

Agradeço as suas mensagens. Descendo do casal Antónia Carvalho e Ciprião Lopes nascidos por volta de 1540, moradores em Moimenta e avós do meu oitavo avô Tristão Carvalho da Cunha.

Manuel Rodrigues de Carvalho nasceu mesmo em Moimenta? Não encontrei nada em 1636 mas talvez o microfilm dos Mormons não tenha as paginas todas. Tenho que ver outra vez. Tambem tenho que ver os assentos de casamento outra vez para ver se descubro o casamento dos seus antepassados. Mas talvez não tenham casado em Moimenta.

Trepado é uma alcunha interessante.

Estou convencida que os Carvalhos de Moimenta são todos da mesma familia. Se a sua Maria Carvalho nasceu em Moimenta talvez seja a que nasceu em 1598 filha de Maria Carvalho e Francisco Vaz. Confirmar isto é que será muito dificil sem encontrar o assento de casamento.

Também há uma familia Rodrigues moradores nesta altura na rua de Santo António.

Cumprimentos

Manuela

Reply

Direct link:

RE: Família Carvalho, Seia-outra questão

#247488 | jliberato | 11 janv. 2010 00:50 | In reply to: #245702

Cara Manuela,
Muito obrigado pela sua mensagem e pelos elementos adiantados.
Concluo que não descende de Manuel Rodrigues de Carvalho.
Respondendo às suas questões, a naturalidade dele é mencionada no seu assento de casamento como sendo de Moimenta da Beira. Encontrei là, aliás quatro dos seus irmãos.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Família Carvalho, Seia-outra questão

#247895 | maneherbert | 17 janv. 2010 11:28 | In reply to: #247488

Caro JLiberato

Não descendo de Manuel Rodrigues de Carvalho mas talvez a sua Maria Carvalho seja da mesma familia da minha Antonia Carvalho. Se é que ela é de Moimenta da Serra.

Verifiquei que o microfilm dos Mormons não tem as páginas com os assentos de 1636. E que o assento de casamento de Maria Carvalho e Pedro Rodrigues não se encontra em Moimenta da Serra. Já tentou Mangualde da Serra? O padrinho das filhas deste casal é de Mangualde.

Cumprimentos

Manuela

Reply

Direct link:

RE: Família Carvalho, Seia-outra questão

#248737 | jliberato | 29 janv. 2010 00:32 | In reply to: #247895

Cara Manuela,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Vou procurar em Mangualde da Serra quando tiver tempo. Muito obrigado pela sugestão.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 04 juin 2024, 08:38

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen