Familia Chichorro - Vidago, Chaves

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Chichorro - Vidago, Chaves

#108005 | Escorcio | 26 déc. 2005 09:32

Agradecia esclarecimentos sobre a origem do nome Chichorro e em particular da familia de:

Antonio José Chichorro (provavel data de nascimento 1780)
casado com Maria da Cruz Chichorro
residiam em Vidago (freguesia de São Tomé de Arcossó, concelho de Chaves)

Tiverem pelo menos dos filhos:
Padre António José da Cruz Chichorro

Ma Joaquina da Cruz Chichorro que se casou em Vidago em 1804 com Francisco António do Carvalhal da Silveira

Cumprimentos,
Escorcio

Reply

Direct link:

RE: Familia Chichorro - Vidago, Chaves

#108042 | RCCORREIA | 26 déc. 2005 22:25 | In reply to: #108005

Caro Escorcio

O apelido Chichorro (que significa homem de estatura baixa) deriva da alcunha dada a Martim Afonso, filho bastardo do Rei D. Afonso III de Portugal, rico-homem e conselheiro real que entre outros títulos foi também Senhor do Couto e Torre de Santo Estêvão no termo de Chaves. As armas desta família depois de Vasco Martins de Sousa Chichorro, chanceler-mór do Rei Pedro I de Portugal, são um esquartelado com as armas antigas de Portugal no 1º e 4º quarteis e as armas de Leão no 2º e 3º. Estas armas são também referidas como sendo dos Sousa do Prado ou dos Sousa Chichorro [a família é a mesma].

Se estiver interessado poderei indicar-lhe onde encontrar mais informações. Mas sugiro-lhe desde já uma pesquisa por "Sousa do Prado".

O meu e-mail é ruipontoccorreiaarrobaclixpontopt.

Cumprimentos,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Familia Chichorro - Vidago, Chaves

#225973 | Bellis | 09 avril 2009 15:01 | In reply to: #108005

Boas tardes

Encontrei um retrato pintado em óleo sobre tela pela escola portuguesa de pintura do século XIX,um MARTIM AFONÇO CHICHORRO PEREIRA, cujo original foi pintado em 1385.
Não consigo entroncar esta personagem na minha AG, apesar de ele ter apelido Pereira, que é o dos meus antepassados.

Cumprimentos
Hélio Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 19:32

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen