A mulher de Gil Vasques da Cunha
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Bibliografia
A mulher de Gil Vasques da Cunha
Em todos os nobiliarios a mulher do Alferes-mor de D. Joao I, Gil Vasques da Cunha, de nome Isabel Pereira é dada por filha do prior dos Hospitalarios (1336-1380), Alvaro Gonçalves Pereira (+1380).
Trata-se portanto de uma irmà do condestavel Nuno Alvares Pereira.
No entanto passei ultimamente por uma referência internet de Manuel Abranches Soveral, que apresenta repetidamente Isabel Pereira como filha de outro prior dos Hospitalarios, a saber Alvaro Gonçalves Camelo (+1423).
Ou seja, uma pequena revoluçào genealogica.
Algum colega tem mais dados sobre quem era a mulher de Gil Vaz da Cunha? Vem o assunto tratado em alguma das muitas obras publicadas por aquele talentosos colega ?
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
N.B. :
- Gil Vasques da Cunha
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=47883
- D. Álvaro Gonçalves Pereira
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=39285
- Álvaro Gonçalves Camelo
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=19633
Direct link:
RE: A mulher de Gil Vasques da Cunha
Esta informação surge no artigo "Os Portocarreiro ou Portocarrero" de MAS (vide link abaixo). MAS baseia a sua conclusão nas heranças da Quintã de Portocarreiro, de que foi herdeira Maria Vasques da Cunha por via de sua mãe Isabel Pereira, que a herdara dos Camelos, familia onde entrara pelo casamento de Teresa Anes Portocarreiro com Gº Miz "Camelo", o 1º deste nome:
"Voltando a Nuno Gonçalves Camelo, o primogénito que ficou acima e sucedeu na outra metade da quintã da Torre de Portocarreiro e principais honras do couto, casou com Inez Martins Pimentel e foram pais de Gonçalo Nunes Camelo, sucessor, que casou Aldonça Rodrigues Pereira. Destes foi filho D. Álvaro Gonçalves Camelo, prior do Hospital, que sucedeu na dita metade dos bens de Portocarreiro, que deixou a sua filha natural D. Isabel Pereira casada com Gil Vasques da Cunha, alferes-mor de Dom João I. Destes foi filha Dona Maria da Cunha, sucessora em parte dos bens de Portocarrero, que casou com seu primo Fernão Martins Alcoforado, referido acima, e depois com seu primo Nuno Martins de Portocarreiro, referido adiante, onde segue."
MAS - Os Portocarreiro ou Portocarrero
http://pwp.netcabo.pt/users/219/0437301501/mas/Portocarrero.htm
Mesmo não atendendo a isto, a filiação de Isabel Prª como irmã do Santo Condestável era no mínimo suspeita, uma vez que o apelido Prª teve um impacto quase nulo entre a descendência deste ramo dos Cunhas, o que não seria de esperar se estivesse mais proximamente associado ao Condestável.
Note-se que Isabel Pereira era bastarda, pelo que haveria todo o interesse em disfarçar a "nódoa" com alguns melhoramentos, mas parece-me que abusaram um pouco ao coloca-la logo como irmã do dito Nuno Alvz Prª.
(Já agora, há 4 novos artigos q ainda não tinha visto desde a ultima vez que consultei o site do MAS: Ferreiras, Correias e Mesquitas, e a descendência do famigerado Frei Lopo de Sousa, dos "Sousas do Prado", que parecem ser um petisco.)
Direct link:
RE: A mulher de Gil Vasques da Cunha
Obrigado pela interessante resposta.
De facto o argumento "patrimonial" (metade de Portocarreiro) é muito importante.
Por outro lado, o facto de haver nos finais do sec. 14, em duas geraçoes proximas, dois priores do Hospital de nome Alvaro Gonçalves pode ter gerado alguma confusào.
Igualmente a relaçào de proximidade geralmente admitida entre os Pereiras e os Camelos no sec. 14
C.S.
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 janv. 2025, 07:44