Faleiros (B.xo Alentejo )
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Faleiros (B.xo Alentejo )
Caro Manuel Rufino
Devido a um acidente com o outro computador ( que teve de ir para o lixo, infelizmente ) perdi o seu mail sobre os Faleiros de sua Esposa.
O meu end.ço ,por enquanto, será : octaviocarvalhoarroba.mail.telepac.pt
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Faleiros (B.xo Alentejo )
Caro Rafael Carvalho
Com os meus melhores cumprimentos informo com muita satisfação minha que acabo de enviar um e-mail sobre os Faleiros que penso já terá visto.
Para a hipótese de não o ter recebido, aqui vai o meu endereço elect.
manuelpontorufinoarrobanetvisaopontopt
Manuel Rufino
Direct link:
RE: Faleiros (B.xo Alentejo )LOURENÇOS e GREGÓRIOS
Caro Manuel Rufino
Provavelmente, o que vou escrever já o terei feito em outro tópico.
Tenho conhecimento de:
MARIA AFONSO FALEIRA c.c o Cap. Mor de Ourique ANDRÉ GUERREIRO CAMACHO ( Proc.º F.S.O na TT ).A Senhora casara em 1.ªs núpcias com o meu tio-avô Gaspar Guerreiro Martelo,da freg. de Santana da Serra-Ourique )
Era filha de LUÍS AFONSO TACANHO e de ISABEL DIAS FALEIRO, neta pat.ª de BELCHIOR ROIZ TACANHO ( dos morgados do Tacanho-freg. de Santa Ana da Serra, termo de Ourique )e de VICENCIA GREGORIA ; neta mat.ª de MENDO AFONSO e de MARIA FRZ FALEIRA; bisneta pat.ª, pela avó VICENCIA ,do Cap.ão AFONSO LOURENÇO, dos Gregórios,freg. de São Bartolomeu de Messines, e de N.........., "pessoas da maior nobreza, do termo de Silves " ( v/o ref.º Proc.º FSO de André , muito desenvolvido).
Julguei que VICENCIA GREGÓRIA era irmã de MARIA GREGÓRIA cc Manuel Afonso, porque esta é irmã inteira de ANA FERNANDES, que nasc. na Carrasqueira, freg. São Bartolomeu de Messines aos 16-7-1651 cc MANUEL PIRES que nasc. a 1-1-1652, da freg. de Alte (Loulé).Casaram em Alte aos 30-8-1676.
Manuel Pires e Ana Fernandes foram os pais do Cap.ão MANUEL PIRES CORTESÃO, homem de relevo na sua região cc CATARINA MARTINS CAVACO,( tenho avós desta família-Martins Cavaco ) senhora da nobreza local ( cas. em Alte aos 4-5-1711 ).
Mas como ANA FERNANDES é irmã inteira de MARIA GREGORIA e são filhas de BARTOLOMEU LOPES ( Amado ? ), homem principal da freg. de São Bartolomeu de Messines cc MARGARIDA FERNANDES ( meus avós ), por conseguinte julgo que não sou parente dos Faleiros que tratamos, por este ramo,como presumi em tempo passado.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
Caro Rafael Carvalho
Agradeço a sua resposta. As dúvidas que tinha dissiparam-se, pois parece que estes Faleiros da minha Senhora são de outra Família.
Uma curiosidade. Há dias numa pesquisa que efectuei no Arq. Dist. Setúbal, livro de baptismo de Montijo, encontrei o seguinte registo:
Antónia, nasceu a 8.6.1711 filha de Pais Ingleses cujos nomes não lerão.
Padrinhos: João Martins Tagaste, morador na Freguesia de Santa Clara, termo da Vila de Ourique e ? menina Antónia Savetinha Brito, da bFreguesia de São Martinho, termo da mesma Vila de Ourique.
Página 163 - V.
Com os meus melhores cumprimentos
Manuel Rufino
Direct link:
Caro Manuel Rufino
João Martins TAGASTE é meu familiar, com fama ( certamente ) de Cristão Novo, muito rico. Tinha herdades na minha freguesia e na de Santa Clara. Há pelo menos uma Capela desta gente.Logo direi mais sobre ele, agora o vagar é pouco, desculpe-me. Este senhor deve vir mencionado num trabalho (em preparação ),e que será imprescindível para melhor conhecimento de algumas famílias do B.xo Alentejo e Algarve, da autoria do meu primo e amigo Luís Soveral Varella.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 nov. 2024, 05:40