Familia Canelas

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Familia Canelas

#109610 | Francisco_canelas | 15 janv. 2006 00:52

Procuro informações sobre a Familia Canelas natural do algarve da região de portimão/alvor e mexilhoeira grande.

cumprimentos,

Francisco Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109611 | Luis K. W. | 15 janv. 2006 01:35 | In reply to: #109610

Caro Francisco,

Poderá procurar aqui mesmo no Genea (há mensagens e tópicos sobre famílias Canelas - "canelas de Faro", etc), e temos um confrade de nome Francisco Canelas de Melo.

O que é que pretende exactamente saber?

Boa sorte
Luís K W
Lisboa-Portugal

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109612 | melisa | 15 janv. 2006 02:22 | In reply to: #109610

Caro Francisco
Poderei dar-lhe alguns elementos sobre Canelas desta região caso concretize melhor o que gostaria de saber.

Eu própria descendo de um ramo da Canelas que viveu em Alvor e na Mexilhoeira Grande no século XVIII.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109632 | Francisco_canelas | 15 janv. 2006 13:35 | In reply to: #109611

Caro Luis,

Sou um leigo total nisto, nem sei por onde começar. Tenho curiosidade em saber se há alguem que tenha referencias a este ramo da Familia da região da mexilhoeira grande. Por acaso descobrir que até existe nessa zona um lugar chamado monte canelas.

Tou curioso para saber quem é este meu homonimo.

Contudo eu sou Canelas de Melo de 2º geração, visto ser a junção dos apelidos dos meus avós maternos.

Cumprimentos,

Francisco Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109633 | Francisco_canelas | 15 janv. 2006 13:39 | In reply to: #109612

Cara M. Elisa,

Agradeço o seu contacto. Ainda estou a começar a minha geneologia, e como estou em setubal, torna-se dificil ir ao arquivo distrital de faro recolher mais informações concretas.

Procuro informações de familiares do sec XIX que poderão ir dar ao Joaquim Gomes Canelas, nascido no principio do sec. XX e que imigrou para Setubal. Há e natural da mexilhoeira grande.

cumprimentos,

Francisco Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109648 | melisa | 15 janv. 2006 18:45 | In reply to: #109633

Caro Francisco

Joaquim Gomes Canelas é o seu avô?

Sabe a data exacta do seu nascimento?

Cumprimentos
M. Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109649 | loureiro | 15 janv. 2006 19:17 | In reply to: #109610

Caro Francisco Canelas de Melo

Embora tenha poucos elementos sobre a família Canelas, o meu ramo provém de Lagos.

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109651 | Luis K. W. | 15 janv. 2006 19:36 | In reply to: #109632

Caro Francisco,
Eu queria dizer: temos um confrade, que assina Loureiro, e que se chama José de Castro Canelas.
Luis K W
Lisboa-Portugal

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109728 | Francisco_canelas | 16 janv. 2006 17:19 | In reply to: #109648

Joaquim Gomes Canelas é meu bisavô pelo lado materno, pai de minha avó materna. Apenas com a informação da minha avó nasceu dia 6 ou 7 de dezembro de 1896.

Tem alguma ligação com ele?

Cumprimentos,

Francisco Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109732 | Francisco_canelas | 16 janv. 2006 17:24 | In reply to: #109649

Caro José de Castro Canelas,

Por curiosidade pertence aos Castro Canelas da Golegã, sei da existência dessa Familia por ser um frequentador da Vila.

Somente agora comecei a recolher mais dados da familia, por isso só sei o nome do meu antepassado, Joaquim Gomes Canelas natural da Mexilhoeira Grande nascido em 1896.

Cumprimentos,

Francisco Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109737 | loureiro | 16 janv. 2006 17:41 | In reply to: #109732

Caro Francisco Canelas de Melo

Realmento pertenço à famíla que refere. Vivo na Golegã. Se quizer quando vier cá podemos trocar mais informações.
Quando tiver mais informações sobre os Canelas de Lagos digo-lhe. O meu Avô José Ferreira Canelas e o meu trisavô Theodósio dos Reis Canellas nasceram em Lagos.

Cumprimentos,

J C Canelas

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109741 | Francisco_canelas | 16 janv. 2006 17:58 | In reply to: #109737

Caro José Castro Canelas,

Eu de facto sei do vosso ramo da familia por tambem ser um "projecto" de criador de cavalos P.S.L. e ter um stand na feira do são martinho.

Terei todo o gosto em conhece-lo e quando recolher mais informações trocar com o meu amigo.

o meu e-mail é: francisco.canelas@realsetubal.org

Cumprimentos,

Francisco Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109774 | melisa | 16 janv. 2006 22:25 | In reply to: #109728

Caro Francisco
Por agora ainda não lhe sei responder.

Tenho cópia dos registos paroquiais da Mexilhoeira Grande em microfilme que contêm os registos que se encontram na Torre do Tombo, que vão até cerca de 1850, por isso só depois de uma consulta nos registos paroquiais que se encontram no Arquivo Distrital de Faro lhe poderei reponder.

Como tem a data do nascimento penso que será fácil encontrar o registo do seu baptismo, embora dele conste apenas o seu primeiro nome e não saibamos os nomes dos pais.

Penso ir a Faro na próxima semana e então investigarei e dir-lhe-ei o resultado.

Cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109798 | Francisco_canelas | 17 janv. 2006 03:17 | In reply to: #109774

Cara M. Elisa,

Aguardo então que me possa facultar mais algum dado concreto. Agradeço-lhe imenso.

Cumprimentos,

Francisco Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109905 | rafael | 18 janv. 2006 04:40 | In reply to: #109798

Caro Francisco Canelas

Tenho conhecimento de:
BRITES ANES ALVALEIDE, CC Cap.ão VICENTE ROIZ de SOUSA, de Albufeira .Era filha de AFONSO GONÇALVES CANELAS e de ANA RODRIGUES de ALVALEIDE; neta pat.ª de ESTEVAO GLZ CANELAS e de BRITES ANES, mords em Alcantarilha; e neta mat.ª de GASPAR ROIZ de ALVALEIDE e de JOANA DIAS.
A hora é adiantada e fico por aqui.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#109953 | Francisco_canelas | 18 janv. 2006 13:19 | In reply to: #109905

Caro Rafael Carvalho,

Muito obrigado pela informação. Mas pedia que fosse mais especifico, por favor, dizendo me datas.

Cumprimentos,

Francisco Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110022 | rafael | 18 janv. 2006 20:21 | In reply to: #109953

Caro Francisco Canelas de Melo

Ontem, como sucede algumas vezes, regressei a casa quase de madrugada e cansado não tive paciência para mais.
Pode consultar com proveito e agrado, suponho eu, os seguintes Proc.ºs do Santo Ofício, na Torre do Tombo que tratam de famílias onde aparecem-Canelas- e outras a eles ligados. (séc.s XVII e XVIII ).

VICENTE ROIZ DE SOUSA --maço 1 -doc. 11
TEOTÓNIO RODRIGUES DE NEGREIROS CAVACO- m-2 ; doc. 21
BALTAZAR RODRIGUES DE NEGREIROS -m-8 ; doc. 30

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110148 | Francisco_canelas | 19 janv. 2006 17:41 | In reply to: #109774

Cara M. Elisa,

Após ter a copia de certidão de nascimento da filha de Joaquim Gomes Canelas, diz que é natural da mexilhoeira grande, portimão nascido em 1896 e filho de manuel canelas e genoveva da conceição.

cumprimentos,

Francisco Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110160 | melisa | 19 janv. 2006 19:06 | In reply to: #110148

Caro Francisco

Assim será certamente muito mais fácil. Vou a Faro na próxima semana.
Cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110441 | melisa | 23 janv. 2006 21:08 | In reply to: #109741

Caro Francisco

Cá vai o que encontrei :

Aos 12/1/1897 na Igreja da Nossa Senhora da Assunção , Mexilhoeira Grande, foi baptizado JOAQUIM, 1ª de nome, nascido às 5 h da manhã de 7/12/1896,

filho de Manuel Canelas Tenrinho, natural da Mexilhoeira Grande e de sua mulher Genoveva da Conceição natural de Monchique.

Neto Paterno de José Canelas Tenrinho e Bibiana de Jesus
e neto materno de Joaquim Lourenço e Maria Bárbara.

Foram padrinhos Joaquim Gomes do Carmo e Maria das Almas sua mulher, proprietários.

Este registo tem à margem: casou com Maria Evangelista Nunes em Setúbal a 24/8/1919.

Faleceu em S.Julião-Setúbal no di 10/2/1976( Assento 181-Conservatória de Setúbal,maço 5-Doc 242, lavrado em 30/8/1776.

Encontrei ainda o registo de baptismo de mais dois irmãos:

Assento n:26 de 1882

MANUEL baptizado a 8/5/1882 tendo nascido a 27/4/1882.

Neste baptismo o pai é referido apenas por Manuel Canelas, pelo que julgo que Tenrinho será alcunha da família. Dá como sua profissão lavrador, sendo a mãe governanta de sua casa.

Os padrinhos foram José Pacheco e sua mulher Teresa de Jesus.

Este irmão deverá ter falecido muito pequeno, pois logo em 21/6/1883 nasce outro MANUEL, baptizado a 12/8/1883 (assento nº 40).

Neste registo o pai é indicado como trabalhador e os pais são moradores na Rua da Igreja da Mexilheira Grande.

Os padrinhos são de novo José Pacheco e sua mer.Maria de Jesus.

À margem tem as seguintes anotações:

Casou com MªTeresa Rijo de 29 anos ,natural de Alvor, filha de Francisco Rijo e Maria João, em 20/9/1906.
Dissolução do casamento por óbito da mulher falecida em Alvor (17/5/1816).

Casou com Ana Rijo de 23 anos em 10/11/1917 (irmã da 1ª mulher).
Faleceu na freguesia de S.Julião de Setúbal em 25/2/1961.

CASAMENTO DOS PAIS:

Assento nº 12 do ano de 1881

Aos 26/6/1881 na Igreja Paroquial de N.Sªda Assunção da Mexilhoeira Grande:

Noivo: Manuel Canelas de 28 anos ,solteiro e baptizado nesta freguesia.
Filho de José Canelas e Bibiana Maria (ambos da Mexilhoeira Grande)

Noiva: Genoveva da Conceição de 25 anos, solteira natural de Monchique e moradora na Mexilhoeira Grande.

Filha de Joaquim Guerreiro, mais conhecido por Joaquim Lourenço,sapateiro, natural da freguesia e concelho de Loulé, e Maria Bárbara, natural de Monchique.

Foram testemunhas: José Pacheco, morador no sítio da Pereira (Mexilhoeira Grande) Lavrador (deverá ser o anterior) e Joaquim Gomes do Carmo, ferrador.


Já lhe mando nova mensagem com o que apurei mais.

Cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110442 | melisa | 23 janv. 2006 21:23 | In reply to: #110441

Caro Francisco

Cá vai a continuação.
Encontrei o baptismo de Manuel Canelas .
Nasceu em 8/9/1853.
2º filho do mesmo nome.

Filho legítimo de José Canelas, e Bibiana Maria, naturais da Mexilhoeira Grande (2º casamento do pai e 1º da mãe).

Neto Paterno de : António Canelas e Vitória Maria (ambos da Mexilhoeira Grande)

Neto Materno de: avõ incógnito e de Ana Maria (não refere a naturalidade)

Padrinho: José Pacheco, lavrador e Isabel Maria.

Procurei o casamento dos pais mas não devem ter casado depois de 1848, pelo que não encontrei o referido casamento no Arquivo Distrital.

Vou assim procurar o dito nos registos microfilmados.

Até agora não encontrei pontos de contacto com os meus Canelas (o que não quer dizer que não venha a encontrar mais para trás).

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110539 | roberto lopes | 25 janv. 2006 12:35 | In reply to: #110442

Caro Francisco Canelas de Melo:

Parece que estas no bom caminho, a Melisa e das melhores genealogistas deste forum, com certeza descobriras onde encaixa o teu ramo Canelas, a ver se se confirma no Comendador Belchior Fernandes Canelas, da Mexilhoeira da Carregaçao!!!

Cumprimentos do primo,
Roberto Lopes

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110571 | fr_canelas | 25 janv. 2006 19:52 | In reply to: #110442

Cara M. Elisa,

Agradeço imenso a ajuda que me deu. Foi uma GRANDE ajuda, até porque ainda sou um "leigo" nestas andanças.

Cumprimentos,

Francisco Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110589 | melisa | 25 janv. 2006 23:12 | In reply to: #110571

Caro Francisco

Não encontrei o segundo casamento de José Canelas, provavelmente casou noutra freguesia e como no baptismo de seu filho não refere a origem de Ana Maria só pesquisando no Arq. Distrital de Faro baptismos de outros filhos onde eventualmente refiram a naturalidade de Ana Maria será possivel encontrar o fio à meada por esse lado.

O que sabemos é que José Canelas casa a 1ª vez na Mexilheira Grande aos 3/2/1846 com Antónia da Conceição, filha de Vicente António, de Silves e de Mariana Teresa ,de Alvor,
neta paterna de Gregorio Lourenço cc Maria Joaquina (ambos de Silves)
e neta materna de Manuel Rijo cc Teresa de Jesus (ambos de Alvor)ª)

ª) Antónia da Conceição era pelo lado materno 5º neta de DOMINGOS DIAS, natural de S.Sebastião, Lagos.e de sua m.er ISABEL MOREIRA, natural de Alvor, moradores em Alvor e que são meus 7ºs avos e também antepassados do Roberto Lopes.
Por outro lado um tio materno de Antónia da Conceição, Jacinto Rijo casa com uma filha da minha Isabel da Conceição Canelas.

Tenho mais alguma informação que brevemente lhe transmitirei.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110600 | LProjecto | 26 janv. 2006 10:20 | In reply to: #110589

Caros confrades,

Aproveito o tópico para solicitar qualquer informação sobre indivíduos de apelido "Canelas", de meados do séc. XVIII, de Castelo de Vide - Portalegre.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110632 | melisa | 26 janv. 2006 16:58 | In reply to: #110600

Caro Luís Projecto

Talvez outro confrade tenha informação sobre esses indivíduos.

O meu conhecimento limita-se a alguns ramos de Canelas do sotavento algarvio e que infelizmente não consigo entroncar.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110647 | loureiro | 26 janv. 2006 19:03 | In reply to: #110632

Cara M. Elisa

Aproveitando a boleia deste tópico gostava de saber se terá algumas informações sobre os "meus" Canelas, de Lagos.
Meu bisavô Teodósio dos Reis Canelas (ou Theodósio dos Reis Canellas) nasceu na freguesia de Santa Maria, em Lagos em 1873 ou 1874 e era filho de Manuel António Canelas e de Maria do Carmo Franco. Teodósio dos Reis Canelas foi casado com Maria do Carmo Ferreira, minha bisavó, que nasceu na freguesia de São Sebastião em Lagos em 1874 ou 1875, filha de Joaquim António Velhinho e Mariana das Dores.

Agradeço desde já qualquer informação que me possa dar.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110719 | josécyr | 27 janv. 2006 13:47 | In reply to: #109610

Caros Confrades, por julgar que vos pode servir de algo coloco aqui o seguinte:

1 - João Canelas, casado com Margarida Martins, possivelmente de Moncarapacho, virão a ser pais de;

1.1. - João Canelas que casa em Moncarapacho a 29-10-1618, com Domingas Fernandes, filha de Domingos Afonso e de Catarina Correia, também de Moncarapacho. – (R.P. - Pag. 74 v - Testemunhas: Bartolomeu Vaz Mourato, João Rodrigues Taborda e Pedro Álvares Pires) - (s.m.n.);

Sem certeza se será o mesmo (pelas datas a seguir indicadas) ou outro com o mesmo nome, descendente deste;

1.1.1 - João Canelas, casará com Maria Dias, circa 1663, não em Moncarapacho, e irão ter os seguintes filhos;

1.1.1. 1 - Águeda Dias, que casa em Moncarapacho a 16-07-1685, com Manuel da Luz, filho de Domingos Fernandes e de Maria da Luz, naturais de Faro – (R.P. - Pag. 103 - Testemunhas: Jorge Coelho Valente, o Alferes Manuel Martins Nobre, o Padre Domingos Dias de Carvalho e António Correia);

Estes virão a ser pais de;

1.1.1.1.1 - Francisca Lopes, que casa em Moncarapacho a 24-01-1724, com João Lopes de Andrade, filho de Miguel Lopes de Andrade e de Antónia Martins, de Moncarapacho – s.m.n.;

1.1.1.1.2 - Vicência do Nascimento, que casa em Moncarapacho a 26-08-1726, com João Rodrigues Brabo, filho de Manuel Rodrigues Brabo e de Beatriz Fernandes, de Moncarapacho – s.m.n.;

1.1.1. 2 – Manuel Dias Canelas, que casa em Moncarapacho a 04-02-1694, com - Isabel da Graça, filha de Domingos Fernandes Aires e de Isabel Estevens, de Moncarapacho – (R.P. - Pag. 166 v - Testemunhas: o Capitão Jorge Coelho Valente e o Capitão Manuel Martins Nobre) – com a seguinte descendência:

1.1.1.2.1 – Inês Dias, que casa em Moncarapacho a 26-11-1722, com Baltazar dos Reis, filho de Lourenço Fernandes e Maria Fernandes, de Moncarapacho – com descendência;

1.1.1.2.2 – Isabel da Graça, que casa em Moncarapacho a 25-11-1722, com João de Mendonça Pacheco, filho de Diogo de Abreu da Costa e de Margarida Henriques, de Quelfes – com descendência.

1.1.1. 3 – Maria Dias, que casa em Moncarapacho a 23-08-1703, com Raimundo Valente, filho de Manuel Ingrês e de Maria Simões, de Moncarapacho – (R.P. - Pag. 227 v - Testemunhas: Miguel de Brito e Sousa e Bartolomeu Dias Nobre) – s.m.n.

Com os meus cumprimentos,
José Cabecinha.

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110784 | melisa | 27 janv. 2006 22:16 | In reply to: #110647

Caro José de Castro Canelas

De momento nada lhe poderei dizer sobre os seus Canelas.

O que poderei fazer é quando voltar ao Arquivo Distrital de Faro (que ainda não sei quando será) tentar recuar até cerca de 1850, de forma a poder-se pesquisar em microfilmes.

Relativamente a Lagos apenas tenho microfilme de casamentos de Santa Maria, faltando-me os de S.Sebastião.

Vamos ver o que se poderá encontrar.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110787 | melisa | 27 janv. 2006 22:20 | In reply to: #110719

Caro José Cabecinha

Agradeço-lhe o seu contributo sobre Canelas, que se encontram largamente por todo o Algarve .

Com os meus cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110789 | loureiro | 27 janv. 2006 22:43 | In reply to: #110784

Cara M. Elisa

Agradeço-lhe imenso a sua ajuda. Como não vivo no Algarve é-me dificil ir ao Arquivo de Faro.
Não tenho pressa pelo que se quizer ter esse trabalho fico-lhe muito grato.

Caso a possa ajudar estou à disposição.

Cumprimentos,

J C Canelas

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#110790 | melisa | 27 janv. 2006 23:09 | In reply to: #110787

Caro Francisco Canelas

Até onde cheguei os seus Canelas são originários de Lagos.

Assim temos:

1-ANTÓNIO CANELAS cc MARIA DA CONCEIÇÃO, moradores na Albardeira, freguesia de S.Sebastião- Lagos (zona imediatamente acima da Meia Praia, actualmente quase toda urbanizada),pais de:

2- MARIA DA CONCEIÇÃO que casa na Mexilhoeira Grande aos 16/8/1751 com MANUEL RODRIGUES QUEIROZ ,solteiro, natural da Mexilhoeira Grande e filho de GUILHERME RODRIGUES cc MARIA DE QUEIROZ( da Mexilhoeira Grande). Pais de:

3- JOSÉ CANELAS, natural da Mexilhoeira Grande, casa na Mex.Grande aos 25/5/1786, com ROSA MARIA, filha de LOURENÇO DE BRITO e de s.m.er ISABEL FERNANDES ( também da Mex. Grande). Foram pais de:

4- ANTÓNIO CANELAS (Mex.Grande) que casa aos 19/11/1811na Mex.Grande com VITÓRIA MARIA, filha de JOÃO RODRIGUES e de s.m.er MARIA DO CARMO(ambos da Mex. Grande) , neta paterna de GASPAR RODRIGUES cc MARIA TELLA( da Mex.Grande) e neta Materna de MANUEL RODRIGUES(natural de Porches) cc TEODORA MARIA. Pais de:

5- JOSÉ CANELAS que casa (I)na Mex. Grande aos 3/2/1846, com ANTÓNIA DA CONCEIÇÃO, filha de Vicente António (de Silves) e de s.mer Mariana Teresa (natural de Alvor).
JOSÉ CANELAS casa (II) com BIBIANA MARIA, filha de ANA MARIA. Foram pais de:

6-MANUEL CANELAS TENRINHO, nascido na Mexilhoeira Grande aos 8/9/1853 que casa aos 26/6/1881 na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção da Mexilhoeira Grande com GENOVEVA DA CONCEIÇÃO , natural de Monchique , filha de JOAQUIM GUERREIRO, mais conhecido por Joaquim Lourenço, sapateiro, natural da freguesia e concelho de Loulé e de s.m.er MARIA BÁRBARA,natural de Monchique.
Foram pais de:

7- Manuel * 27/4/1882, b. 8/5/1882 (Mex.Grande)

7- Manuel ,nascido em 21/6/1883 e b. 12/8/1883 (Mex.Grande). cc (I) (20/9/1906) MARIA TERESA RIJO, natural de Alvor, casado (II) 10/11/1917 com ANA RIJO.

7- JOAQUIM GOMES CANELAS, nascido a 7/12/1896 e bapt a 12/1/1897 na Mexilhoeira Grande casou em 24/8/1919 em Setúbal com MARIA EVANGELISTA NUNES.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#111088 | fr_canelas | 01 févr. 2006 16:42 | In reply to: #110790

Cara M. Elisa

Agradeço-lhe com elevada estima o contributo imaginal que meu deu. Gostaria de saber se para continuar para trás a investigação terei ainda ou não informação no Arq. Distrital de Faro ou só já na torre do tombo. Como resido em setubal seria ideal que fosse a torre do tombo.

Então e estes Canelas tem alguma coisa a ver com os seus Canelas?

Cumprimentos,

F Canelas de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#111096 | melisa | 01 févr. 2006 18:17 | In reply to: #111088

Caro Francisco Canelas

Aparentemente não têm a ver com os meus. Mas terá que continuar a pesquisa na Torre do Tombo relativamente à freguesia de S.Sebastião – Lagos, onde nasceu Maria da Conceição para trás de 1736. Deverá pesquisar um período entre 1706 e 1736, com maior probabilidade entre 1720 e 1730.


Poderá não só encontrar a sua antepassada como outros irmãos dela o que ajudará na continuação da pesquisa.
Nestes baptismos poderá ter a referência de onde eram naturais os pais e por aí tentar localizar o local de casamento dos pais, a fim de poder encontrar o dito casamento e consequentemente saber o nome e origem dos avós da Maria da Conceição.

Todas as pesquisas agora são na Torre do Tombo inclusivé para os seus outros ramos com excepção do relativo a Ana Maria, de que não sabemos de onde era natural nem onde casou (não foi na Mexilhoeira Grande).

E também relativamente aos pais de Genoveva da Conceição, (que deverá ter nascido cerca de 1856 em Monchique e o registo do seu nascimento encontrar-se-á no Arquivo de Faro), deverão ter casado em Monchique antes daquela data e caso tenha sido antes de 1844 encontrar-se-á na Torre do Tombo, e se for posterior estará no Arquivo Distrital de Faro.

Boa pesquisa e se necessitar de alguna dica, diga.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Nota: José Pacheco e sobretudo Joaquim Gomes do Carmo deverão ser familiares pela vezes que apadrinham. Não sei é por que lado.

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#111747 | correa | 10 févr. 2006 10:33 | In reply to: #111096

Caros participantes
Sobre a familia Canelas do Algarve, tenho o seguinte (meus avós), que julgo serem mais antigos dos que já foram indicados:
Vicente Anes casado com Beatriz Canelas, pais de Domingas Fragoso, casada 1º com Francisco Rodrigues em 23/5/1592, e 2º com Manuel Vaz Cavaleiro a 2/11/1597, ambos em Moncarapacho.
Cumprimentos
A.Correia

Reply

Direct link:

RE: Canelas da Mexilhoeira Grande

#111840 | melisa | 11 févr. 2006 17:51 | In reply to: #111747

Caros Partecipantes

Encontram-se Canelas documentados no barlavento algarvio pelo menos desde 1525, nomeadamente :

1-Gonçalo Canelas natural de Estombar, casado com Branca Rodrigues, estes foram pais de:

2-Violante Rodrigues cc António Fernandes Leiria, moleiro, natural de Leiria e que foram pais de:
3-Belchior Fernandes Canelas (pagador-geral da gente da Guerra do Algarve cc Isabel Rodrigues , natural da Mexilhoeira da Carregação.(todos aqui na B.D.)

Sem aparente relação com estes apadrinha em Portimão aos 4/7/1575 um Álvaro Canelas com Inês Álvares.

Estes poderão estar relacionados como seguinte casal natural da Mexilhoeira Grande:

1-Jorge Dias Canelas ( nascido na 2ª metade do século XVI) casado com Inês Álvares.Pais de:

2- Gaspar Vaz Canelasque casou na Mexilhoeira Grande aos 28/7/1627 com Catarina Álvares (filha de Francisco Álvares e de Catarina Álvares)

e de:
2-Isabel Vaz Canelas que casou na Mexilhoeira Grande aos 7/10/1624 com o Capitão Vicente Velho da Costa, filho de António Velho e de Maia Pacheca. Foram pais de:

3-António Velho da Costa casado em Odiáxere (9/1/1651) com Constança de Arez (filha do Capitão Lourenço de Arez e de s.mer Inês Rodrigues)

e de:
3- Jorge Dias Canelas casado com Inês Barroso (filha de Mateus Afonso cc Inês Pinta).

Pais de :

4- Inês Pinto (natural da Mexilhoeira Grande) que casou em 1704 com José Gonçalves Lobo(FSO) filho Capitão Vicente Gonçalves Lobo (Barroso) e de Leonor Dias.

Certamente da mesma família seriam António Canelas padrinho na Mexilhoeira Grande em 4/11/1635 e Pedro Canelas padrinho (Mexilhoeira Grande) em 30/1/1633.

Melhores cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

Canelas de Castelo Branco

#111854 | Lourval | 11 févr. 2006 21:51 | In reply to: #111840

Cara M. Elisa,
Você conhece alguma ligação destes seus Canelas com os de Castelo Branco? Por exemplo: Ana Gonçalves Canelas casava-se em 1679 com Manoel da Silva em Castelo Branco. Ana Gonçalves Canelas era filha de João Gonçalves Canelas e Joana Pires.
Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Canelas de Castelo Branco

#112105 | melisa | 15 févr. 2006 15:45 | In reply to: #111854

Caro Lorval

Sabe a naturalidade de Ana Gonçaves Canelas?

À partida não me parece que tenha ligações com estes Canelas algarvios.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Canelas da Mexilhoeira Grande

#118377 | Pean | 11 mai 2006 12:05 | In reply to: #111840

Cara Maria Elisa,

Sabe porventura de um João Fernandes Canelas (ou de Arez - aparece com ambos os nomes) que casou em Estômbar em 1696 com Maria Jorge, sendo já viúvo de Maria Bernarda com a qual não casou em Estômbar?

Cumprimentos,
Pean

Reply

Direct link:

Canelas de Castelo Branco

#118398 | Lourval | 11 mai 2006 16:26 | In reply to: #112105

Cara M. Elisa,
Parece que deixei você sem resposta. Desculpe. Mas eu não sei onde em Castelo Branco nasceu a Ana Gonçalves Canelas. Terei de perguntar ao primo João Pereira.
Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Canelas da Mexilhoeira Grande

#118420 | melisa | 11 mai 2006 23:32 | In reply to: #118377

Caro Pean

Até agora não encontrei ninguem com o referido nome, mas vou ficar atenta.

Aliás na freguesia onde encontrei a maior parte dos Canelas, Mexilhoeira Grande não existem registos de casamentos entre 1670 e 1700 pelo que só se houvesse algum filho desse casamento o poderia localizar.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#122659 | casadaviladecabecao | 13 juil. 2006 13:52 | In reply to: #110160

Exmos senhores participantes neste forum , agradeço qualquer informação relativamente aos antecedentes da familia Canelas que se estabeleceu no Alentejo, mais particularmente na freguesia de Cabeção ,concelho de Mora , por volta de 1800, os 1º datos que disponho são referentes a um João Canelas, meu 4º avo casado com Maria Rosa Figueiredo , que nasceu em Cabeção, e que foram pais de Jose Canelas, que casou com Francisca Borreicho filha de Francisco Aleixo e de Maria Borreicho, pais de Jose Borreicho Canelas Junior que nasceu tambem em Cabeção-Mora em 13-10-1862 e que casou com Luisa de Jesus Lopes Prates que era filha de Manuel Lopes Dordio e de Custodia Prates( Rovisco), e se existe alguma ligação com os Canelas ,referidos neste topico.Obrigado por qualquer possivel Informação.
Antonio M.Prates Canelas

Reply

Direct link:

Familia Canelas

#122679 | Lourval | 13 juil. 2006 19:16 | In reply to: #122659

Caro António Canelas,
Acho que terás de localizar o casamento do João Canelas com a Maria Rosa Figueiredo em Cabeção e retroceder mais uma geração pelo menos.
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#129173 | melisa | 21 sept. 2006 21:16 | In reply to: #110789

Caro José Castro Canelas

Finalmente fui ao Arq. Distrital de Faro e vi o que lhe prometi.

Assim a sua bisavó Maria do Carmo Ferreira nasceu às 5h da manhã do dia 24/1/1874, sendo a 1ª de nome e do primeiro matrimónio dos pais, foi baptizada a 22/2/1874 em S, Sebastião, Lagos.

Filha de Joaquim António (Velhinho) * e baptizado em Santa Maria, e Mariana das Dores, moradores na aldeia da Porta dos Quatro (sic).

Neta Paterna de: Joaquim Velhinho e de Margarida Vitória.

Neta Materna de : Francisco Ferreira, proprietário e de Maria das Dores .

Não refere a naturalidade dos avós e da mãe,que julgo serem naturais de Lagos.

Foi padrinho o avô materno morador na Travessa da Porta dos Quatro em Lagos (que julgo ser também a morada dos pais da sua bisavó).
------------------------------------------------------------------------------------

O seu bisavô Teodósio dos Reis Canelas, nasceu às 12 h da noite em 5/1/1774 sendo o 5º (?) de nome , do 1º casamento dos pais. Foi baptizado a 22/1/1774 em S.Maria – Lagos.

Filho de Manuel António Canelas, natural e baptizado em S.Sebastião – Lagos, e de
Maria do Carmo Franco, baptizada em Santa Maria, recebidos em S.Sebastião e moradores em Santa Maria.
Neto Paterno de: Inácio Canelas e de Maria da Glória.

Neto Materno de Teodósio José Franco e de Clara Maria.

Foi padrinho o avô materno , viúvo e proprietário, morador no sítio de Porto de Mós.
-------------------------------------------------------------------------------------------

Casamento em Sebastião – Lagos aos 6/9/1864 de :

MANUEL ANTÓNIO CANELAS, casou em S.Sebastião , aos 30 anos, solteiro, sendo natural e baptizado em S.Sebastião – Lagos , sendo morador à data, na Albardeira, filho de Inácio Canelas , lavrador e de Maria da Glória, moradores na Albardeira.

Com

MARIA DO CARMO , solteira, baptizada em Santa Maria
Filha de Teodósio José Franco, lavrador e Clara Maria , moradores em Porto de Mós (arredores de Lagos).

Foram testemunhas deste casamento João Melo Viegas , marítimo, casado, morador na Rua Direira em Lagos e Teodósio José Franco , viúvo e pai da noiva.

Este registo não menciona os avós.
______________________________________________________

Baptismo de Maria do Carmo Franco:

Maria , 2ª de nome e primeira no nascimento, gemea de Rosa, filhas do 1ª matrimónio, nascidas em 9/6/1848 e baptizadas a 25/6/1848 em Santa Maria –Lagos, filhas de
Teodósio José natural de Lagos e de Clara Maria, da Raposeira. Netas paternas de José António Franco e Maria Bernarda , de Lagos . Netas Maternas de Joaquim José , de Odiáxere e Angelina Maria de Odeceixe.

Foram padrinhos de Maria , Francisco de Jesus Córdoba e de Rosa , Lázaro José da Cruz, ambos casados e moradores nesta freguesia de Santa Maria.



Relativamente ao baptismo de Manuel António Canelas o registo do baptismo já se encontra na Torre do Tombo, bem como o casamento de seus pais e dos pais de Maria do Carmo Franco.

O que achei interessante é que a morada de solteiro de Manuel António Canelas e de seus pais seja na Albardeira, arredores de Lagos , junto à Meia Praia onde em 1751 eram moradores antepassados Canelas de Francisco Canelas de Melo, nosso confrade, como poderá consultar neste tópico no meu post de 27/1/2006.

Entretanto no casamento de um seu filho em 1756 esse António Canelas sendo morador na Albardeira era natural da Mexilhoeira Grande.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#129219 | loureiro | 22 sept. 2006 10:42 | In reply to: #129173

Cara M. Elisa

Agradeço-lhe muito o precioso trabalho que teve na pesquisa que agora me informa.

Poderá ser que haja alguma ligação, mais para trás, através da pesquisa, na Torre do Tombo, com os Canelas que refere, de Albardeira.

Caso a possa ajudar nalgum assunto, estou inteiramente à disposição.

Muito obrigado e cumprimentos,

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#132838 | tiagova | 01 nov. 2006 22:41 | In reply to: #109741

Caro Francisco,

Poder-me-á dar alguma informação sobre Teresa Canelas, de Faro, casada com António Gonçalves Viana de Lemos? Sabe se este casal teve alguma descendência e se porventura relacionada com Maria da Glória Canelas Viana de Lemos, casada com João Mascarenhas Viana de Lemos?

Tiago Silva

Reply

Direct link:

RE: Familia Canelas

#146975 | tiagova | 07 mars 2007 21:54 | In reply to: #109610

Caros confrades,

Artur Rodrigues de Almeida Ribeiro, nascido em Cadoiço (Fornos de Algodres), a 30.1.1865, casou com Teresa Canelas. Alguém terá informações desta Canelas? Haverá alguma relação com Teresa Canelas casada com António Gonçalves Viana de Lemos?
Artur R A Ribeiro seguiu a carreira da magistratura, foi deputado por Pinhel e ocupou vários cargos de ministro no início do séc. XX.

Obrigado,
Tiago Silva

Reply

Direct link:

RE: Manuel canelas nascido em Alvor

#163941 | melisa | 31 juil. 2007 00:31 | In reply to: #146975

Caro Nuno Inácio

Como candidatos ao seu Manuel Canelas encontro nos meus dados pelo menos dois:

1 - MANUEL nascido em Alvor em 13/9/1750 filho de João Canelas ( b.na Senhora do Verde sendo os pais moradores nos Casais mas assistentes na Senhora do Verde nascido a 20/5/1725) e de Maria de Jesus, (natural de Alvor filha de João Andrés cc Antónia de Jesus).

João Canelas e Maria de Jesus casaram na Senhora do Verde aos 26/11/1749.

E

2- MANUEL nascido em Alvor aos 10/5/1769 filho do 1ª casamento (casou 3 vezes) de José Canelas, lavrador também natural de Alvor (nascido a 25/9/1736) e de s/ m.er Francisca Rosa Angélica.

José Canelas é meu ascendente ( no seu 2º casamento com Mariana Josefa de Gouveia) e é filho de Manuel Canelas natural de da Senhora do Verde ( onde em solteiro foi sacristão) e de Isabel da Conceição natural de Portimão, tendo sido moradores em Alvor,

Aproveito para lhe pedir que me envie os dados que tem até agora dos seus Canelas.

Cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

Familia Canelas

#406894 | Jaderson Teixeira | 28 août 2018 20:28 | In reply to: #109610

Olá a todos,

Eu gostaria da ajuda de vocês. Eu descendo de Antonio Teixeira Canelas falecido na cidade de Itajaí- sc no Brasil em 1859. Na certidão diz que ele era de Portugal e morreu com 60 anos, então nasceu em 1799, e era filho de José Teixeira e Joana Maria. Não tenho o lugar onde ele nasceu em Portugal.

Se puderem me ajudar fico muito grato.

Cordialmente,

Jaderson Teixeira

Reply

Direct link:

Familia Canelas

#433507 | gugasocorro | 04 mai 2021 15:46 | In reply to: #111840

Boa tarde,

Gostaria de saber se já surgiu alguma novidade em relação a Gonçalo Canelas (c.1525) e Branca Rodrigues (c.1530) ambos naturais de Estômbar? Agradeço qualquer informação adicional.

Cumprimentos.
Gonçalo Rodrigues

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 juin 2024, 15:13

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen