Penha idos nos anos 1700s para Bordeus, Franca

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Penha idos nos anos 1700s para Bordeus, Franca

#112210 | Conceicao | 16 févr. 2006 16:46

Caros Confrades, ja agora ha alguem com informacao de Portugueses que se tenham deslocado para Bordeus durante os 1770s? Encontrei um Isaac Penha que foi de Portugal para Bordeus com a familia nos meados desse seculo. Os filhos em Franca, continuaram a casar com familias ali residentes Portuguesas. Agradecia qualquer informacao. Maria da Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Penha idos nos anos 1700s para Bordeus, Franca

#112212 | victorferreira | 16 févr. 2006 17:26 | In reply to: #112210

Cara Conceição,
Já entrou em contacto com a Drª Esther Mutznick, uma destacada dirigente da comunidade portuguesa de religião judaica? Cito-a por ter sido a porta-voz da comunidade por algum tempo e por isso, mais 'mediatizada', mas poderá dirigir-se ao site da comunidade.
É que parece-me a melhor fonte provável (e friso o provável) de informação sobre portugueses emigrados por perseguição anti judaica ao longo dos penosos séculos da Inquisição.
Cumprimentos.
VF

Reply

Direct link:

RE: Penha idos nos anos 1700s para Bordeus, Franca

#112216 | Conceicao | 16 févr. 2006 18:32 | In reply to: #112212

Caro VictorFerreira, agradeco-lhe a sua boa intencao e recomendacao. Nao e ela que esta tambem como directora da TT? Ainda nao me diriji a ela pessoalmente ou por escrito, mas estou em ctc com membros da comunidade.
Interessante, recebi hoje mesmo, fotocopias dos documentos referentes a familia Penha emigrada de Rotterdam, Holanda para o Canada, e aos quais, William of Orange doou as Terras do Labrador. E um assunto interessante.
As minhas buscas de vez em quando dao me um lamire, uns raios de luz, que se tornam em mais sombras a abrir. Um primo direito do meu Avo Delmiro Penha, chamava-se tambem Isaac Penha, so que o nome parece ter comecado com o Pai deste e irmao mais jovem do meu bisavo em 1851, e dai nao saio e dai ninguem ate hoje me tirou! Parece ser um profundo misterio. Mas o sol nasce todos os dias.
Bem Haja Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Penha idos nos anos 1700s para Bordeus, Franca

#112218 | abribas | 16 févr. 2006 18:47 | In reply to: #112210

Cara Conceição, o meu 5ª avô Manuel Francisco Medina, de finais dos 700, natural da ilha do Pico, não sei como nem porquê, casou com Jeanne Dauphine Duthil, natural da freguesia de Saint Esprit, Bayonne, que vim a descobrir ser um antigo bairro judeu de Baiona com população essencialmente de origem portuguesa e introdutores do chocolate em França; por agora nada mais sei do que esta curiosidade.
Cumprimentos AB Ribas

Reply

Direct link:

RE: Penha idos nos anos 1700s para Bordeus, Franca

#112224 | victorferreira | 16 févr. 2006 19:49 | In reply to: #112216

Cara Conceição,
Aproveito para me corrigir: é Mucznik, com "c". Não sei se está na TT.
Curioso o Guilherme de Orange doar uma coisa com nome Portugues e que uns tempos antes foi chamada de Terra dos Corte-Real ... Mas pronto, História é História.
E já agora, como é que o nome Penha começa com um irmão mais novo do seu bisavô se o seu avô também se chamava (Delmiro) Penha? O avô Delmiro não herdou o Penha do pai?
Recentemente dei por mero acaso com uma tese de mestrado sobre a comunidade cristã-nova de Viseu (minha terra de origem). A autora estabelceu uma magnífica rede de parentescos baseados pricipalmente nos processos da Inquisição. Os nomes e os apelidos andavam mais ou menos a flutuar na comunidade e é difícil estabelecer parentescos pelos apelidos. Talvez isso fosse mesmo intencional.
Talvez seja essa a fonte que melhores informações lhe podem trazer: os processos.
VF

Reply

Direct link:

RE: Penha idos nos anos 1700s para Bordeus, Franca

#112246 | Conceicao | 16 févr. 2006 23:22 | In reply to: #112224

Caro Victor Ferreira, o meu bisavo ja se chamou Jose da Costa Penha, e o seu irmao mais novo Francisco da Costa Penha. O meu avo, chamou-se Delmiro Penha, eu tenho Penha tambem no meu nome. A questao esta, que o meu trisavo, e seus filhos ate nascer o Francisco, eram da Costa sem Penha, mas ao nascer o Francisco em 1851, foi baptizado em 1852, os irmaos muito mais velhos, ao casarem comecaram a usar da Costa Penha, o Pai do Francisco e do Jose, assinou da Costa Penha, etc. As vezes assinavam alguns Pena, outros Penha, mas so a partir do nascimento do Francisco, tio do meu avo, irmao do meu trisavo. Esse Francisco teve um filho chamado Isaac Penha. Um pouco antes, foram para Bordeus de nao sei de onde, uma familia de nome Isaac Penha. Mas o meu Isaac, era de outra era mais recente que o que emigrou para Bordeus. Talvez a minha prima, que esta lendo isto, lhe possa dizer o que dizia uma professora dela sobre os Penha, no liceu que ela frequentou. A minha prima e sobrinha da minha Mae, portanto uma Penha tambem. torna-se complicado isto. Maria da Conceicao, o nome de minha avo materna casada com o Penha.

Reply

Direct link:

RE: Penha idos nos anos 1700s para Bordeus, Franca

#112247 | Conceicao | 16 févr. 2006 23:31 | In reply to: #112218

Si Sr. Ribas, ha varias localidades na Franca, para onde se refugiaram portugueses de origens Judaicas, fugidos da Inquisicao e perseguicoes. Alguns afrencesaram os nomes, na familia Penha que mencionei, um dos filhos passou a ser Peigne. Soa claro da mesma maneira, mas ecrevem diferente, a francesa. As primeiras comunidades portuguesas na California, americanizaram os nomes portugueses tambem, o mesmo naturalmente, devera acontecer noutros sitios. Talvez assim se sintam mais em casa. Nao tao estranhos, estrangeiros e diferentes. Por exemplo, tenho um livro que diz, Pereira passou a ser Perry, Andrade a ser Andrews, or ainda outros nomes, etc. Na emigracao Americana a famosa Ellis Island por onde ha muitos anos passavam todos os emigrantes, na maior parte dos casos, automaticamente mudavam os nomes para o que soavam ou foneticamente. Noutros casos, cortavam o nome estrangeiro e davam a pessoa um nome ingles, e a partir desse momento, a pessoa nao tinha outro remedio senao escrever o nome dado na emigracao. Cumprimentos. Maria da Conceicao.

Reply

Direct link:

RE: Penha idos nos anos 1700s para Bordeus, Franca

#112251 | abribas | 16 févr. 2006 23:51 | In reply to: #112247

Da Wikipedia:
"New Amsterdam (Dutch: Nieuw Amsterdam) was the name of the 17th century fortified settlement in the New Netherland Province, established in 1624, that would eventually become New York City. Founded in 1625 by the Dutch West India Company, the city was located on the strategic, fortifiable southern tip of the island of Manhattan and intended to defend river access to the company's fur trade operations in the Hudson Valley. New Amsterdam developed into the largest Dutch colonial settlement in the New Netherland province, now the New York Tri-State region, and remained a Dutch possession until 1664, when it fell provisionally into the hands of the English. The Dutch regained it in August 1673, renaming the city "New Orange", then ceded New Netherland permanently to the English in November 1674. The 1625 date of the foundation of the city is now commemorated in the Official Seal of the City of New York (formerly, the year on the seal was 1664, the year of English incorporation)."

E que "Holandeses" eram estes? ...(:-))...
Cumprimentos AB Ribas

Reply

Direct link:

RE: Penha idos nos anos 1700s para Bordeus, Franca

#112283 | Conceicao | 17 févr. 2006 14:47 | In reply to: #112251

Sim, Caro Ribas, os primeiros Judeus Portugueses foram 23 e vieram da entao colonia Brasileira que por nove meses foi Holandesa.
De Pernambuco vieram para as Caraibas via Holanda. Alguns estabeleceram-se nas Cariabs aonde ainda se encontram, outros 23, vieram para o novo mundo, que na altura pertencia aos Holandeses. Criaram grandes imperios no que hoje se chama Wall St. Outros foram indo para o Sul e ficaram pelas Carolinas e Georgia.
Mas a mim o que me interessa e encontrar os meus Penhas. Bem Haja. M. Conceicao

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 16 juin 2024, 19:03

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen