Familia Alencastre

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Brasil

Familia Alencastre

#112265 | drika | 17 févr. 2006 11:38

Olá pessoal!

Bem eu sou nova por aqui, gostaria muito de obter informaçoes sobre as origens da minha familia, apenas sei dos Alencastre a partir de meu avô materno, ALPHEU THOMAS ALENCASTRE, segundo ele esta família origina-se na Itália, ele (meu avô) residiu por muito tempo no estado do Espírito Santo. Como já pesquisei e nao cheguei a nenhuma conclusao, gostaria que alguem me ajudasse, ou me mostrasse um ponto de partida para minha pesquiza.
Estive lendo os outros tópicos e percebi que a origem se deu na Inglaterra ou Portugal, minha dúvida aumentou ainda mais.
Peço por gentileza que me ajudem a descobrir qual é realmente a origem desta Familia.

Obrigado

Adriana Alencastre de Sousa
Dois Vizinhos - Paraná - Brasil.

Reply

Direct link:

RE: Familia Alencastre

#112272 | RCCORREIA | 17 févr. 2006 12:26 | In reply to: #112265

Cara Adriana

A família terá certamente origem em Inglaterra onde existe a terra e o título de LANCASTER.

Com o casamento de D. João I, Rei de Portugal com Lady Philippa of Lancaster a família passa a existir em Portugal tendo posteriormente um dos ramos de sua descendência adoptado o apelido LENCASTRE.

Por isso sua dúvida tinha toda a razão de ser e ambas as origens fazem sentido. Na base partem de Inglaterra mas com a forma Lencastre partem de Portugal.


Cumprimentos,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Familia Alencastre

#123091 | LusoSoares | 18 juil. 2006 23:44 | In reply to: #112265

Olá Adriana!

Alencastre, Alencastro, Lancastro, Lencastre, Lancastre são apelidos que, se bem creio, resultam todos eles de um tronco comum: Lancaster.

As formas Lencastre e Lancastre são em Portugal as mais usuais. O ramo Alencastre encontramo-lo principalmente no Brasil, mas não só.

Em suma, todas as cinco referidas formas do apelido em causa têm origem comum. Mais ou menos remotamente ligam-se, em princípio, ao Duque de Lancaster (Inglaterra), pai de Dona Filipa de Lencastre que, em 1387, casou com o Rei Dom João I (1385-1433) de Portugal, tendo sido assim Rainha de Portugal.

Interessa também ter em linha de conta, para a "difusão" do apelido (em Portugal, Espanha e na América do Sul, com destaque para o Brasil) a referência a D. Jorge, filho bastardo do Rei Dom João II (1481-1495), pois aquele Dom Jorge veio a adoptar o apelido que lhe vinha por sua trisavó, a Rainha Dona Filipa de Lencastre.

Espero poder ter contribuído, ainda que de forma diminuta, para ajudá-la.

Cordialmente,
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Familia Alencastre

#123106 | oaframe | 19 juil. 2006 06:55 | In reply to: #123091

Estimada Adriana,

E leido su mensagen y debes buscar este apellido em www.geneanet.com. Perdon
pero no hablo portugues! Espero que le ajude!

Sinceramente,
OAFRAME

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 juin 2024, 17:13

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen