Regimento de Milícias de Lagos

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Regimento de Milícias de Lagos

#113359 | Jpteixeira | 03 mars 2006 20:31

Caros Confrades:

Há mais de 5 anos que procuro o registo do óbito do Capitão José Viegas Cabrita, falecido, provavelmente, entre Maio de 1832 e Dezembro de 1835, algures no Algarve.
Segundo informações recolhidas no livro " As Ordenanças e as Milícias em Portugal", recentemente editado pelo Guarda-Mor e da autoria do nosso confrade e conceituado historiador, Nuno Borrego, é referido, a p. 581, que José Viegas Cabrita foi nomeado Capitão da 8ª companhia do Regimento de Milícias de Lagos, na data de 01-07-1829.
Ora, acontece que o Capitão José Viegas Cabrita era muito novo naquela data (n. a 27-02-1809, tendo, portanto, tinha 20 anos e cerca de 4 meses), mas já era casado e com filhos. A última vez que o “apanhei” num registo paroquial foi na data de 18(?) de Janeiro de 1832, no baptismo de uma das suas filhas.
O Capitão José Viegas Cabrita deveria ter falecido entre aquela data e Dezembro de 1835, uma vez que a sua mulher, Maria Guerreira, voltou a casar em Fevereiro de 1836, sendo a mesma citada, no registo de casamento, como viúva do referido Capitão.
Não encontrei o seu registo de óbito nem Loulé, nem em Salir, freguesia onde nasceu.
Ora, falta-me encontrar o registo do falecimento do já referido Capitão, sobrinho do meu 4ºavô e não sei onde o mesmo se possa encontrar.
Durante algum tempo pensei que o Capitão José Viegas Cabrita tivesse feito parte das forças comandadas pelo Major de Ordenanças José Dias Nunes, das Casas Martinho Anes, que invadiram Loulé na data de 23 de Julho de 1833, conforme "relato" descrito no nº18 do Jornal "O Algarvio" de 28-07-1889 e que teria falecido algures no Sotavento algarvio.
Não pondo de parte tal hipótese, inclino-me agora, depois da informação recolhida no livro supra, para a possibilidade do mesmo ter falecido no Barlavento, mais concretamente no Concelho de Lagos e ter sido sepultado nessa Cidade.
Assim, dirijo-me aos caros amigos e confrades que têm “percorrido” os paroquiais de Lagos, na esperança que alguém já tenha tropeçado neste nome e me possa indicar a data e o local do óbito do Capitão José Viegas Cabrita.
Antecipadamente grato.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 04 juil. 2024, 21:58

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen