familia Resende de Ovar-Ovar

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

familia Resende de Ovar-Ovar

#113711 | ivrqku | 09 mars 2006 23:19

Caros confrade
tenho um pequeno ramo familiar de apelido RESENDE e pretendia aumentar o meu conhecimento sobre esta familia. Como sei que é um apelido "forte" em OVAR agradecia que me disponibilizassem informação acerca de possivel arvore genealogica desta familia ou onde posso encontrar esses mesmos dados. Os dados que disponho são - Manuel Dias Resende era casado com Maria Rita Lopes (ambos de OVAR-OVAR). O manuel Dias Resende teve um irmao de nome Semião nascido a 21.04.1881. E seus pais chamavam-se Dionisio Dias Resende e Ana Rita Orfã (ou maria correia orfã) enquanto que Maria Rita Lopes era filha de Manuel Gomes Dicha ou Richa (ou manuel de pinho graça) e de Purizada (brizida) Lopes.
Aggradecia todo o apoio que me possam dispensar para melhorar este ramo de minha arvore genealogica.
JOsé Pereira - www.arvoremp.pt.vu

Reply

Direct link:

RE: familia RESENDE de OVAR - OVAR

#113895 | josé pereira | 12 mars 2006 12:54 | In reply to: #113711

renovo pedido

Reply

Direct link:

RE: familia RESENDE de OVAR - OVAR

#116038 | josé pereira | 07 avril 2006 02:25 | In reply to: #113711

Caros confrade
tenho um pequeno ramo familiar de apelido RESENDE e pretendia aumentar o meu conhecimento sobre esta familia. Como sei que é um apelido "forte" em OVAR agradecia que me disponibilizassem informação acerca de possivel arvore genealogica desta familia ou onde posso encontrar esses mesmos dados. Os dados que disponho são - Manuel Dias Resende era casado com Maria Rita Lopes (ambos de OVAR-OVAR). O manuel Dias Resende teve um irmao de nome Semião nascido a 21.04.1881. E seus pais chamavam-se Dionisio Dias Resende e Ana Rita Orfã (ou maria correia orfã) enquanto que Maria Rita Lopes era filha de Manuel Gomes Dicha ou Richa (ou manuel de pinho graça) e de Purizada (brizida) Lopes.
Aggradecia todo o apoio que me possam dispensar para melhorar este ramo de minha arvore genealogica.
JOsé Pereira - www.arvoremp.pt.vu

Reply

Direct link:

RE: familia RESENDE de OVAR - OVAR

#145817 | ivrqku | 27 févr. 2007 23:07 | In reply to: #116038

renovo pedido

Reply

Direct link:

RE: familia RESENDE de OVAR - OVAR

#221659 | rafael7 | 19 févr. 2009 19:29 | In reply to: #145817

não conheço as suas referências, mas pertenço à família resende de ovar, a qual remonta, pelas indicações que tenho, pelo menos, ao final do século 19

Reply

Direct link:

RE: familia RESENDE de OVAR - OVAR

#221694 | M.Dourados | 20 févr. 2009 02:14 | In reply to: #221659

Caro Rafael

Os seus Resende, não serão por acaso os Pereira Resende de Maceda -Ovar ?

M.Dourados

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#221703 | rafael7 | 20 févr. 2009 10:29 | In reply to: #221694

Caro M. Dourados,

Não lhe posso responder cabalmente a essa hipótese, admito que haja raízes comuns.
O que lhe posso adiantar em termos de ascendente mais antigo, neste momento, é o nome de David Dias de Resende, industrial de panificação, falecido em 1969, e que casou, em primeiras núpcias, com Maria ... Gomes, sendo esta oriunda da família Catalão, embora não tenha presente se transporta esse apelido, falecida na década de 1940.
Desse casamento nasceram David Dias de Resende, Manuel Dias de Resende, António Dias de Resende e Nazaré Dias de Resende, apenas esta última ainda viva, em Valença, Brasil.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#287720 | rossanaxana | 21 sept. 2011 22:52 | In reply to: #221703

Pertenço à família Resende de Ovar, o meu avô faleceu na guerra civil Angolana, chamava-se JOSÉ JÚLIO RESENDE (comerciante em Angola na zona de Sambo Posto Velho teve mais 4 irmãos da parte do pai) casado com Alexandrina de Carvalho Resende natural da Ganda e o meu bisavô JÚLIO FERREIRA RESENDE casado com JOSEFA DE AMARAL. O meu trisavô era um grande negociante de Borracha na Bela Vista em Angola muito conhecido pela alcunha SACATUALA, nascido em Portugal em Ovar.
Gostaria de saber, se possível, mais alguma informação sobre esta grande família.

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#287728 | f4b2 | 22 sept. 2011 00:01 | In reply to: #287720

Cara rossanaxana

Pesquisei Angola nos anos de 1908/1909,e só vi estes dois nomes e cito:

- JOSÉ FERREIRA de REZENDE - Negociante da Praça de Benguella

- NORBERTO XAVIER de REZENDE - Auxiliar/1º Aspirante na delegação Aduaneira de Lobito

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#289973 | RuiRezende | 27 oct. 2011 00:19 | In reply to: #287720

Sacatuala (José Ferreira Rezende), pai do Júlio teve mais 6 filhos. Júlio era o mais velho, neste momento só quatro desses filhos é que estão vivos e vivem em Lisboa. Um ramo da Famila continua a viver em Ovar, Souto. Um dos filhos do teu bisavô tambem vive em Lisboa tem agora 79 anos, é meu primo, Sacatuala era o meu avô paterno.

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#290386 | rossanaxana | 02 nov. 2011 23:33 | In reply to: #289973

Caro Rui Rezende,

É com grande satisfação que leio o que escreveu, fico muito contente ao saber da existência de familiares da parte do meu trisavô (SACATUALA) e agradeço desde já a sua resposta.
A família descendente JOSÉ JÚLIO RESENDE com Alexandrina de Carvalho Resende (meus avós) vive toda em Portugal, este casal teve 5 filhos:
MANUEL MONTEIRO CARVALHO RESENDE,
JOSÉ JÚLIO RESENDE,
ANTÓNIO JOSÉ CARVALHO RESENDE,
MARIA DA GRAÇA CARVALHO RESENDE FERREIRA (minha mãe)
VALTER CRUZ CARVALHO RESENDE
Este ramo da família (filhos e mãe) encontra-se na margem sul do tejo mais propriamente Laranjeiro, Barreiro e Setúbal excepto o JOSÉ JÚLIO RESENDE que vive no Algarve, em Olhão.
JOSÉ JÚLIO RESENDE (meu avô) teve mais uma filha VITÓRIA RESENDE que vive atualmente em Angola, Menongue.

Pelo que entendo conversando com a minha mãe, o Rui Rezende é tio da minha mãe?Pela árvore genealógica chegamos a conclusão uma vez que diz que o SACATUALA era seu avô paterno então o Rui é irmão do pai da minha mãe?
O meu avô se fosse vivo teria agora 83 anos (data de Nascimento: 24 de Junho de 1928)

Caso tenha endereço eletrónico gostaria de trocar mais informações.

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#290389 | RuiRezende | 02 nov. 2011 23:42 | In reply to: #290386

rui-rezende@clix.pt

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#290394 | RuiRezende | 03 nov. 2011 00:02 | In reply to: #290386

Viva, a ligação familiar não é como dizes:

José Ferreira Rezende era meu avô (teu trisavô)
Júlio Rezende era meu tio (teu bisavô), filho do meu avô mas não da minha avó.
José Júlio Resende era meu primo (teu avô)
Maria da Graça Resende Ferreira tua mãe é minha prima em 2º grau

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#293397 | rossanaxana | 25 déc. 2011 11:01 | In reply to: #290389

Caro Rui, como está?
Temos estranhado não ter resposta da sua parte, esperamos que esteja tudo bem.
A família Resende deseja-lhe a si e aos seus um santo e feliz Natal.

Melhores cumprimentos
Graça Ferreira

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#331003 | Covas | 16 juin 2013 18:37 | In reply to: #221703

Caro amigo
Não sei sei se as indicações que lhe vou dar serão úteis para o que quer saber s/ a s/família.
DAVID DIAS DE RESENDE , o snr. Davi Vilão -Vilão porque foi uma das primeiras famílias a vir habitar para a Vila (de Ovar), era pai de
DAVI DIAS DE RESENDE-O Davi da padaria Progresso, que morava lá para o lugar do Casal, sed bem que tinha mais residencias; Trabalhou na Padaria Progresso, pertença da família Vilão e dedicava-se, muito, à equitaqção;
MANUEL DIAS DE RESENDE - O Manelzinho do Café Progresso, foi jogador de futebol no clue cá da terra, a Associação Desportiva Ovarense (A.D.O.), sempre um homem atencioso e conversador;-Residiu na conhecida Praça das Galinhas, ou Largo Chaves, mudando-se mais tarde para o lugar de Enxemil para uma habitação nova que fez para a filha;
O ANTONIO DIAS DE RESENDE- o Tonecas do Café Progresso, sempre atencioso e amigo do seu amigo...tal como todos os irmãos que falei, morava numa casa da Nazaré mesmo em frente à Camara Municipal.Hoje o B.P.I.
A NAZARÉ está lá para as bandas do Brasil, não conheço.
A Padaria Progresso, bastante famosa, era na Dr. Manuel Arala-hoje está lá o Millenium-BCP. Ainda há uma outra Pastelaria Progresso, mesmo por tras deste banco, numa das propriedades da família RESENDE/VILÃO.
Tudo isto nno centro da Cidade, em frente ao Palácio da Justiça.
Creio ser esta a s/família. Se pretender algo mais queira fazer o favor de dizer.
O Amigo Covas.

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#331004 | Covas | 16 juin 2013 18:50 | In reply to: #221703

A informação que dei foi em resposta ao Rafael7. Peço desculpa por o não ter mencionado.

Reply

Direct link:

RE: familia RESENDE de OVAR - OVAR

#336666 | Geólogo | 12 oct. 2013 19:56 | In reply to: #221659

Também sou um dos descedentes da Família Rezende de Ovar, mais precisamente de Válega. Meu avô Arnaldo Resende veio novo ainda para o Brasil, tendo falecido aqui, assim como seu irmão Augustinho Rezende de quem era seu sócio. Pela certidão de casamento de meu avô, assim como seu batismo, vi que seus pais chamavam-se José Vicente de Rezende (exposto do hospício) e Custódia Maria de Jesus (filha de Alberto da Fonseca e Rosa D'Oliveira).

Os padrinhos de batismo do meu avô foram Antônio Maria de Rezende e Maria Valente.

Soube que meu avô tinha mais duas irmãs em Portugal, mas que não tiveram filhos. Uma delas, segunda minha mãe chama-se ou era chamada de Joaquina.

Reply

Direct link:

RE: familia RESENDE de OVAR - OVAR

#336767 | Geólogo | 15 oct. 2013 01:53 | In reply to: #336666

Apenas uma correção na mensagem do dia 12/10/2013.

No lugar de Joaquina o correto é Antonieta!!!

Reply

Direct link:

RE: familia Resende de Ovar-Ovar

#336828 | Alegre | 16 oct. 2013 13:36 | In reply to: #331003

Caro sr Covas

Vi agora a sua mensagem em que menciona a FAMÍLIA VILÃO de Ovar

Tenho familiares com apelido VILÃO - Manuel Oliveira Vilão casado com Maria Cunha

Por acaso tem referências deles?

Manuel Alegre

Reply

Direct link:

familia Resende de Ovar-Ovar

#374854 | alcardoso2 | 01 nov. 2016 21:47 | In reply to: #113711

Caríssimos,

Alguém tem informações sobre o Padre Manuel de Resende, de Ovar?
Pelo que li, foi quem encabeçou o projecto das Capelas dos Passos - consideradas Imóvel de Interesse Público em 1948. Sabe-se que a sua construção inicia-se em 1738, mas gostaria de saber à cerca do dito Prior.

Cumprimentos,

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 juin 2024, 19:10

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen