Marechal Pedro Pardo de Cela

This topic is classified in rooms: Pessoas | Hispânia

Marechal Pedro Pardo de Cela

#114101 | manelsp | 14 mars 2006 16:47

Caros Confrades, procuro informações Genealógicas sobre a descendência deste célebre e malogrado personagem da História de Espanha - tomou o partido da Excelente Senhora - e,segundo sei, com larga descendência havida numa filha dos condes de Lemos que era sua mulher, dos quais alguns são portugueses. alguém sabe mais alguma coisa?
Desde já agradeço
Com os melhores cumprimentos

Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela

#128572 | manelsp | 15 sept. 2006 11:33 | In reply to: #114101

relanço o tópico.
obrigado
MSP

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela

#138516 | manelsp | 29 déc. 2006 15:44 | In reply to: #128572

Renovo o pedido
obrigado
ManelSP

Reply

Direct link:

RE: Los Señores de Galicia - Condes de Lemos

#138543 | Eduardo Albuquerque | 29 déc. 2006 19:30 | In reply to: #114101

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Sobre o assunto, poderá consultar:

I - A obra do Prof. Doutor Eduardo Pardo de Guevara y Valdés, “Los Señores de Galicia – Tenentes y Condes de Lemos en la Edad Media”, volume I , página 413, onde se diz:

« (...)

La descendencia de Don Pedro Álvarez Osorio

El conde don Pedro Álvarez Osorio había dejado una abundante descendencia de sus dos matrimonios. Del primero de ellos, el contraído con doña Beatriz de Castro, habían nacido por lo que se sabe dos mujeres y un único varón:

- Doña Isabel, que casó con el mariscal don Pedro Pardo de Cela, de quien hubo dos hijas, doña Beatriz y doña Constanza, con abundante descendencia en Galicia. (...) »


E o volume II, tabla 5, atinente a Los Señores de La Casa de Lemos – Siglos XIV- XV.


II – A obra de Vasco de Aponte, “ Recuento de Las Casas Antiguas del Reino de Galicia, quadros I, V e VII, assim como os parágrafos 51, 88, 114, 119, 135, 180, 244, 373, 443.

Donde se colhe que D. Beatriz casou com Pedro de Bolaño, filho de Fernán Díaz Ribadeneyra, o vello, havendo deste casamento a Fernán Díaz de Rivadeneyra. Este último, veio a casar, em segundas núpcias, com Maria Pimentel de que teve a Beatriz de Castro. Por sua vez, esta casaria com Juan López Pardo de Haro, havendo deste matrimónio a Beatriz de Castro casada com Alvaro Gonçález de Ribadeneyra.

D. Constanza casou, Fernán Arias de Saavedra de que houve uma filha, D. Constança de Saavedra « (...) que después casó com Pedro de Miranda, hijo de Alvaro Gonçalez de Rivadeneyra (...) y quedó dellos un hijo que se llama Alvaro Gonçález de Rivadeneyra, que tiene por la casa de Párraga e de Saavedra doçientos vassallos. )

E, de momento, é o que lhe posso adiantar.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela

#138556 | Samuel C O Castro | 29 déc. 2006 21:38 | In reply to: #138516

Estimados Manel e Eduardo,

Enviei para vosso e-mail o que possuo sobre a descendência do Pedro Pardo de Cela. Ali fiz alguns questionamentos ao Eduardo, que peço o favor de verificar.

Peço, caso tiverem dados a ascrescentar no anexo enviado, a vossa gentileza de disponibilizá-los para minha base dos Castros.

Continuo a disposição. Fraterno abraço à ambos.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Los Señores de Galicia - Condes de Lemos

#138603 | manelsp | 30 déc. 2006 14:03 | In reply to: #138543

Caro Eduardo Albuquerque

muito obrigado pela sua mensagem. De facto não pude consultar as obras que refere, apesar de já as conhecer de nome. Já agora, não me sabe dizer se é possível consultá-las em alguma biblioteca em Lisboa? Seriam fundamentais para a minha pesquisa, e como calculará não é fácil deslocar-me a Espanha para ter fontes locais.
Com os melhores cumprimentos
Manel

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela

#138604 | manelsp | 30 déc. 2006 14:05 | In reply to: #138556

Caro Samuel
acuso a recepção do seu mail com o arquivo que desde ja agradeço. Não se preocupe, que se encontrar mais Castros irei lembrar-me de si.
Com um abraço e votos de bom ano
Manel

Reply

Direct link:

RE: Fundación Pedro Barrié de la Maza

#138606 | Eduardo Albuquerque | 30 déc. 2006 14:42 | In reply to: #138603

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Infelizmente, para a sua pergunta, não tenho resposta.

Não obstante, sugiro-lhe uma pesquisa na Net.

A primeira obra referida, sei que está à venda, nas páginas da

Fundación Pedro Barrié de la Maza

endereço:

www ( ponto) fbarrie (ponto) org (barra) fundacion (barra) home (ponto) htm

ver na Colección « Galicia Histórica »

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela

#138616 | Conde | 30 déc. 2006 17:38 | In reply to: #114101

Tenho ideia que nos anos 50 surgiu um livro panegírico do Caudillo, sobre os Pardo de Cela. Outro sobre os Andrades e o mesmo Caudillo. Apesar de serem intencionais, guardo a ideia de serem bem feitos. Estão numa parte incerta da minha biblioteca...
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela

#138640 | manelsp | 30 déc. 2006 21:04 | In reply to: #138616

Caríssimo Conde

se os encontrar e tiver informações ficarei muito agradecido.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela

#168232 | manelsp | 23 sept. 2007 14:54 | In reply to: #138616

Caríssimo Confrade
desculpe incomodá-lo de novo, mas já encontrou o referido panegírico?
com os melhores cumprimentos
Manel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Fundación Pedro Barrié de la Maza

#168233 | manelsp | 23 sept. 2007 14:56 | In reply to: #138606

Caro Eduardo
Aqui vai o que eu encontrei de novo. Se isto o puder ajudar a encontrar mais relaçoes familiares agradecia que me comunicasse

I – Ares Pardo, cavaleiro da Banda. Teve…
II – N…, que casou com Lope Nuñez, irmão do primeiro Senhor de Andrade Fernán Pérez o bom.
III – Sancha Nuñez, que casou com Alonso López de Bolaño
IV – Ares Pardo de Cela, que teve de N a
V – Juan Nuñez Pardo de Cela “el Viejo”, Senhor da Casa de Pardo de Cela e Comendeiro do Bispo de Mondoñedo, casado com D. Teresa Rodríguez de Aguiar y Montenegro, e foram senhores dos coutos de Reboleiras, Iustás, Canedo, Gayoso, e Sá, filha de Fernán Rodriguez de Aguiar. Tiveram vários filhos
a) VI – O Marechal Pedro Pardo de Cela, já acima referido como ascendente e casado com D. Isabel de Castro Osório.
b) VI – D. Elvira Ares Pardo de Cela, casada com Gonzalo Méndez Donlebún, fundadores da linhagem Pardo de Dónlebún das Astúrias, sendo ele filho de Lope Méndez de Donlebún e de D. Maria Alvarez de Baamonde y Villaamil, senhores, entre outras casas, do Castelo, Fortaleza e solar de Donlebún, na paróquia de Barres, e da vila, lugar e porto de Las Figueras, no concelho de Castropol, Astúrias, neto paterno de Juan Méndez de Donlebún, e de sua legítima mulher D. Sancha Fernández de Párraga.

com os melhores cumprimentos
Manuel S.P.

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela

#183433 | paradela | 03 févr. 2008 22:06 | In reply to: #168232

Caro Manel Sarmento Pizarro:
Por coincidência dei uma volta pelo fórum e verifiquei que está interessado na figura de Pedro Pardo de Cela. A coincidência deve-se ao facto de hoje mesmo, na TV Galiza, no programa "Histórias de Galícia" pelas 21.40 (hora Galega), o apresentador ter dado grande destaque ao dito Pedro Pardo de Cela, bem como ao Conde Peres de Trava, D. Urraca, D. Afonso (futuro Rei de Portugal), entre outros. Por isso aconselho-o a contactar (se possível) algum serviço da Rtvg para ver se consegue que lhe forneçam alguma informação sobre o assunto. De salientar que o programa é similar ao que apresenta o Sr. Pof. Hermano Saraiva na RTP, só que no da Tvg o apresentador exprime-se num ritmo muito mais acelerado.
Sempre ao dispor,
José Cardoso.

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela

#183514 | manelsp | 04 févr. 2008 15:09 | In reply to: #183433

Caro José Cardoso
Muito obrigado pelo seu conselho. De facto, calculo que haja programas sobre o Marehal na televisão Galega, já que é uma das figuras de destaque do Nacionalismo Galaico face à autoridade - na sua época - dos Reis Católicos.
Já agora, "Paradela" porquê? Se fosse de Monforte ainda teríamos conversas a haver, eheh
com os melhores cumprimentos, ao seu dispor
Manel SP

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela

#183585 | paradela | 04 févr. 2008 23:06 | In reply to: #183514

Boa Noite Manel Sarmento Pizarro:
Paradela, mas não de Monforte. Paradela é um Lugar da Freguesia de Penso, Concelho de Melgaço, Distrito de Viana do Castelo.
Sempre ao dispor,
José Cardoso.

Reply

Direct link:

RE: Marechal Pedro Pardo de Cela - Testamento

#321832 | Samuel C O Castro | 24 janv. 2013 13:24 | In reply to: #183514

Prezado Manel Sarmento Pizarro,

Num site espanhol, aqui em http://foros.xenealoxia.org/viewtopic.php?f=16&t=5434&sid=cfc44b952dc5b34742b3dcd9d5f5f11a&p=25635#p25635 , a partir das mensagens de 22.1.2013, em alguns links ali presentes, temos novidades sobre o Mariscal Pedro Pardo de Cela.

Ao invés de ter falecido em 17.12.1483, teria falecido em 3.10.1483.

Ele teria tido um filho ilegítimo: Juan Núñez Pardo.

Sua esposa Isabel de Castro, não seria filha do Conde de Lemos, mas descenderia dos Senhores de Castro Verde.

Tenho acompanhado diariamente aquele tópico, para ver as novidades sobre a Isabel de Castro.

É o que tenho de novidade. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 juin 2024, 06:28

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen