Que signica a expressão primeiro do nome?

This topic is classified in rooms: Formação

Que signica a expressão primeiro do nome?

#114448 | mfervieira | 18 mars 2006 21:20

Caros confrades,

Tenho uma certidão de baptismo de meu bisavô Luís Ribeiro Panella na que se diz textualmente: "... filho legítimo e primeiro do nome de Joaquím Ribeiro, trabalhador, e de Joanna Panella..."

Que significa essa expresão de "primeiro do nome"? Num primeiro momento eu pensara se seria o primogénito, mas posteriormente soubem que não; depois pensara se teria um irmão com o mesmo nome e que falecera sendo criança, mas isto não tem sentido (em tal caso seria segundo de nome, já que num primeiro assento não se pode saber se vai falecer ao pouco tempo e se depois vai nascer outro e se lle vai dar o mesmo nome).
No entanto, meu bisavô, que nasceu em 1869, teve um irmão que nasceu antes que ele (em 1855) e que tinha o mesmo nome (suponho que faleceria quando era criança, antes de nascer meu bisavô).

Busquei se havia algúm tópico sobre o tema, mas não achei referências.

Cumprimentos,
Manuel Fernández Vieira

Reply

Direct link:

RE: Que signica a expressão primeiro do nome?

#114456 | Marmello | 19 mars 2006 00:10 | In reply to: #114448

Caro Manuel Fernández Vieira

A expressão "primeiro no nome" presente nos registos de baptismo quer apenas dizer o que literalmente siginifica.
Ou seja, que o individuo baptizado é o primeiro filho registado, desse casal, com esse nome.
Assim, o individuo estaria devidamente identificado caso os pais resolvessem dar o mesmo nome a outro filho. Então este último seria o "segundo no nome" etc...

À primeira vista pode parecer estranho haver irmãos com o mesmo nome mas de facto acontecia. Lembre-se que só era dado o "nome cristão" ao baptizado.

O exemplo mais comum são as irmãs chamadas MARIA, não fosse este o nome cristão mais comum em Portugal.
Uma segunda irmã de nome Maria como a primeira iria ser designada como "segunda no nome".

Penso que esta é a explicação mais lógica. Se haverá outra desconheço.

Cumprimentos
Marmello

Reply

Direct link:

RE: Que signica a expressão primeiro do nome?

#114485 | ajosue | 19 mars 2006 18:02 | In reply to: #114456

No meu caso sempre que tenho encontrado segundos ou terceiros do nome, significa que o primeiro do nome faleceu. A mortalidade infantil era enorme e foi muito significativa até há bem pouco tempo em Portugal.

Reply

Direct link:

RE: Que signica a expressão primeiro do nome?

#114486 | pgirao | 19 mars 2006 18:38 | In reply to: #114485

Complemento a informação dada nas duas intervenções anteriores, para dizer que apenas encontrei um único caso em que a atribuição do mesmo nome próprio a um filho sem que isso significasse que o anterior desse nome tivesse falecido. O caso em questão é de finais do séc. XIX e o nome "Maria" é partilhado por 5 irmãs, que na vida adulta se distinguiram por segundo nome próprio (Maria Madalena, Maria Augusta, Maria Emília, etc.), segundo nome esse que não consta dos assentos de baptismo.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Reply

Direct link:

RE: Que signica a expressão primeiro do nome?

#114576 | mfervieira | 20 mars 2006 19:44 | In reply to: #114486

Obrigado por me responderem,

No entanto, como já dissem na minha anterior mensagem, eu só acho sentido se ao segundo nascido com esse nome inscrevem no assento "segundo do nome". Mas, se é o primeiro, quando se faz o assento ninguém pode adivinar se vai falecer e se depois nascerá outro ao que lhe deam o mesmo nome.

E falando do meu bisavô e seus irmãos, como já dissem, o primeiro Luís nasceu em 1855 (e no assento de baptismo não aparesce a referida expressão), e o segundo Luís nasceu em 1869, e no assento de baptismo deste segundo Luís é onde diz "...filho legítimo e primeiro do nome de Joaquím Ribeiro, trabalhador, e de Joanna Panella..."

Eu não sei como entender isto.

De novo, obrigado pela sua/vossa gentileza
Manuel Fernández Vieira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 11:58

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen