Barão de Andrada Pinto

This topic is classified in rooms: Títulos

Barão de Andrada Pinto

#11629 | PMEQAAT | 22 oct. 2001 23:26

Exmos Senhores
ExmºSenhor Carlos Eduardo de Almeida Barata

Tenho uma dúvida.Da sua obra 'Diccionário das Famílias Brasileiras',consta um Barão de Andrada Pinto(ou Andrade,é a mesma coisa),título nobiliárquico português concedido a um membro do ramo brasileiro da família Campos de Andrada/Andrada Pinto,morgados da Quinta do Inferno.

No entanto,do artigo não consta data,nem carta,nem decreto de concessão do título.Nunca ouvi ou li qualquer referência a este título,nem por tradição oral,nem em nenhum nobiliário,livro ou qualquer outra publicação de genealogia.

Não estou a querer dizer com isto que o título não existe,claro.Apenas gostaria que me esclarecesse esta minha dúvida,nomeadamente se possível,quem é o seu actual representante.Não nos podemos esquecer,que ao contrário dos títulos brasileiros,que são só vitalícios,os títulos portugueses são de natureza hereditária.Ora este é um título português.

O meu interesse neste assunto deriva sobretudo do facto de esta ser a minha família materna(ramo português).

Obrigado
Com os melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Reply

Direct link:

RE: Barão de Andrada Pinto

#11872 | Cau Barata | 26 oct. 2001 11:46 | In reply to: #11629

Rio de Janeiro, 26.10.2001

Caro amigo Ahrens Teixeira,

A citação sobre o Barão de Andrade Pinto, título português passado ao Conselheiro Eduardo de Andrade Pinto, foi uma indicação do Dr. Américo Jacobina Lacombe.

Mais do que isso, não foi uma indicação, foi impresso no Anuário Genealógico Brasileiro, Volume V, pág. 102 - Seção Titulares Estrangeiros no Brasil.

Não há, realmente, qualquer outra informação, a não ser o nome do "ditucujo", do seu título, acrescido do nome do autor da Nota: - Dr. Dr. Américo Jacobina Lacombe

O Prof. Jacobina Lacombe, é (foi) um home conceituadíssimo nos meios intelectuais brasileiro, Presidente do Instituti Histórico e Geográfico Brasileiro, em substituição ao Prof. Pedro Calmon, e autor de centenas de trabalhos de alta categoria.

No entanto, sabemos que até os Mestres têm o direito de cochilar, pois quando da criação do mundo, foi dito que para isso serveria o Domingo. Mas, nós pesquisadores, no afã de descobrir e produzir, não respeitamos muito estas regras religiosas, e acabamos nos enveredando nas madrugadas de sábado e domingo.

Assim, até os Mestres, que também, como nós são pesquisadores, podem cochilar no Domingo e, ao invés de cair uma maça no cucurucho, como ocorreu com o pequeno Isac Newton, podem deduzir fatos ou traçar histórias distorcidas pelo cansaço.

Fica a dúvida, infelizmente.

O que nos restou, foi esta nota do amigo Jacobina Lacombe.

Meus cumprimentos,

Cau Barata

Reply

Direct link:

RE: Barão de Andrada Pinto

#231721 | CCS1953 | 11 juin 2009 02:13 | In reply to: #11629

Caro Confrade Pedro Ahrens Teixeira,

A propósito destes Andrada Pinto e Campos Andrada, tenho andado a fazer pesquisas. Tenho neste momento dois livros desta família em minha casa. Os Andrada Pinto (Brasil) e os Campos Andrada (Portugal).
Achei engraçado quando diz que são familiares do seu lado materno.

Por acaso o senhor não é filho do Dr. António Esteves Ahrens Teixeira, o qual tem um filho de nome Miguel que está ligado às "lides" dos seguros? Se é, eu conheci a sua mãe.

Tenho nestes livros muito documentos, os quais pertencem a uma família muito minha amiga. Temos andado a tentar investigar mais.

Quanto ao Confrade Cau Barata (meu primo), a propósito dos Andrada Pinto (Brasil), enviei-he um e-mail há dois dias a pedir ajuda.

Gostaria que me desse uma respota, pois tenho os livros, pelo que o posso ajudar.

Cumprimentos e fico a aguardar.

Celeste Correia Saraiva

Reply

Direct link:

RE: Barão de Andrada Pinto

#340537 | Tiago R de Andrade | 06 janv. 2014 22:29 | In reply to: #231721

Cara Celeste Correia Saraiva,

Já lá vai algum tempo desde que escreveu neste tópico, mas estou a fazer pesquisa acerca de uns antepassados. Gostaria de saber se tem alguma informação que me possa dar acerca de "Os Andrada Pinto (Brasil) e os Campos Andrada (Portugal)."

Obrigado.

Cumprimentos,

Tiago Rebelo de Andrade

Reply

Direct link:

RE: Barão de Andrada Pinto

#340560 | alcmfp | 07 janv. 2014 12:32 | In reply to: #340537

Bom dia,

Gostava de saber mais informções sobre a familia Andrada Pinto e Campos de Andrada. O meu pai é Andrada Pinto e por acaso até tenho os dois livros sobre a familia, "Os Andrada Pinto" e os "Campos de Andrada", do Sérgio Bizarro de Andrada Pinto e Ernesto de Campos de Andrada. Sou trineto do Vice-Almirante, Joaquim José de Andrada Pinto, em que os dois irmãos mais velhos foram para o Brasil e aí ficaram. É precisamente da parte primogénita que tinha curiosidade em saber mais informações.

Cumprimentos,
Álvaro Ferreira de Passos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 mai 2024, 01:55

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen