horta e valle/ferraz de carvalho (tondela)

This topic is classified in rooms: Famílias

horta e valle/ferraz de carvalho (tondela)

#117586 | jmhnb | 28 avril 2006 22:38

Possuo 1 ramo completo geneologia pelo lado de avó materna até ao sec xvii, mas de estes 2 ramos, horta e valle e ferraz de catvalho estão muito incompletos.gostaria de saber se alguem possui informação adicional neste assunto.obrigado

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#117588 | JFMenéndez | 28 avril 2006 22:51 | In reply to: #117586

Caro Confrade

Vários outros confrades têm aqui escrito sobre estas famílias. Bastará fazer a pesquisa nesse sentido.
Ainda assim, posso acrescentar que possuo alguns dados relativos às gerações mais recentes dos Loureiro Bernardes de Miranda/Horta e Valle, donos da Farmácia Horta e descendentes daquelas duas famílias que apresenta em epígrafe.

Cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#117593 | jmhnb | 28 avril 2006 23:47 | In reply to: #117588

caro jose filipe, antes de mais quero dizer que os dados dos bernardes de miranda que possuo foram me oferecidos por ti, a alguns anos atras.Da familia da Farmacia Horta eu proprio faço parte...(sou o joão).Esta tudo bem convosco.Já não tenho noticias há muito.

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#117602 | JFMenéndez | 29 avril 2006 00:41 | In reply to: #117593

Olá João

Devo dizer que não identifiquei a sigla.
Como estão todos?
De quando em vez ligo à Tia Lálá que me vai dando notícias vossas e da restante família, inclusivé dos daqui de Lisboa.
Bem, bem daqui não é, porque agora, como saberás estamos em Ribamar, a da Ericeira. Dado que há, pelo menos, outra na região do Porto e uma outra mais perto, na Lourinhã. E outras mais haverá, dado que é um topónimo que tem directamente a ver com a zona geomorfológica da região onde se insere.
Mas desviei-me do assunto original.
Como te disse, há um tópico, creio que é do vosso primo Almiro, em que são dadas informações substanciais sobre os antepassados dos pais do teu avô materno.

Cumprimentos a todos e um beijinho especial à tua Avó,

dos teus primos FMM

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#117604 | 6099 | 29 avril 2006 01:45 | In reply to: #117593

Caro confrade e primo:

Como diz ser dos Hortas da Farmácia, presumo que seja neto do Primo Carlos Dinis. Eu sou neto da Prima Zélia, já falecida, que não sei se se lembra dela. Os seus pais conheceram-na bem. Aliás, se é quem eu penso, posso dizer-lhe como curiosidade, que cheguei a andar consigo ao colo há muitos anos atrás.

Ainda temos a nossa casa na Av. Visconde de Tondela, agora desabitada, em frente ao antigo Hospital. Embora quer o meu pai quer a nossa geração nunca tenham vivido em Tondela, passámos alí muitos Setembros, muitos Natais e muitas Semanas Santas.

Sobre a nossa família, quer pelo lado Ferraz, quer pelo lado Horta e Valle, tenho muitas informações, que lhe poderei disponibilizar. Entretanto se quizer recolher alguns dados sobre os Valles, poderá fazê-lo consultando também neste forum o título "Vales de Tondela" onde durante algum tempo vários confrades bem informados, entre os quais se destacam Vasco Briteiros e João Almiro, fizeram intervenções a respeito desta numerosa família Tondelense, à qual pertencem, assim como também pertence o nosso ramo comum Horta e Valle. Numa dessas intervenções, poderá verificar a referência aos seus Bisavós Primo Jorge e Prima Eugénia, os quais cheguei a conhecer perfeitamente porque eram visita assídua em nossa casa e vice-versa. Como saberá eram primos entre sí e ambos primos da minha Bisavó Aurora Ferraz de Horta e Valle sendo que sua Bisavó Eugénia era prima direita da minha Bisavó Aurora.

Eu não tenho nenhum desses apelidos, mas os meus dois irmãos mantiveram o Ferraz, tal como meu pai. E sobre os Ferrazes, há muito que dizer, mas também muito que explorar, entroncando por exemplo nos Figueiredos do Paço de Tonda.

Sobre a conjunção copulativa Ferraz de Carvalho, ela existe a partir do fim do Séc. XIX, por via dos dois casamentos de duas irmãs, D. Maria Emíla Ferraz de Horta e Valle com Dr. Joaquim Rodrigues Simões de Carvalho (que seguem na Casa de Santana) e D. Elisa Ferraz de Horta e Valle, sua 3ª avó, com Dr. Dinis Simões de Carvalho (que seguiram como sabe na Casa da Fonte, que julgo que ainda é vossa). Houve mais irmãos destas senhoras, entre os quais António Ferraz de Horta do Valle, meu trisavô (que seguiu na Quinta do Xedeiro, hoje loteada e urbanizada). Poderei sobre estas genealogias e de outros ramos, dar-lhe informações mais desenvolvidas, pricipalmente ascendências.

Bom, julgo que que já vou longo em considerações.

Espero o seu contacto e receba os meus cumprimentos.

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#117810 | jmhnb | 01 mai 2006 23:04 | In reply to: #117604

Muito obrigado pelas informações que já me facultou.lembro-me muito bem da sua avó, prima Zélia, e de ir a sua casa quando pequeno.
Já tenho consultado este forum, mas ainda não descobri informações muito completas ou consistentes. deste modo agradecia qualquer infornação que me podesse facultar.
Agora vou lhe contar uma coincidencia que penso vai achar graça:
Casei a cerca de 2 anos no Porto com a minha mulher que de lá é natural.
O pai dela é natural de Viseu é natural de Viseu e sabiam ter alguma familia aqui pela Beira Alta, sobretudo em Viseu.
Quando introduzi o nome da minha mulher neste site descobri a Arvore genealogica, completa desde 1755, pelo seu lado paterno.
Esta familia consta de 185 nomes registados entre os quais figura... o nome da sua avó.Esta era prima direita da avó da minha mulher, visto o bisavô da minha mulher ser jaime bandeira da gama, irmão de afonso bandeira da gama, penso que o seu bisavó.Até começar a namorar comigo ela nunca tinha vindo a Tondela,e veio descobrir que os seus antepassados + remotos são de cá.
Coincidencias engraçadas.
Com os meus melhores cumprimentos.
joão

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#117819 | 6099 | 02 mai 2006 00:53 | In reply to: #117810

Caro Primo João:

Terei todo o gosto em fornecer-lhe informações e dados genealógicos que disponho sobre os Horta e Valle e Valles em geral (sobre Ferraz de Carvalho, tenho menos), mas como vivo em Madrid e todos os elementos estão na minha casa do Porto, peço-lhe que aguarde algum tempo até que lhos possa facultar.

Relativamente à ascendência de sua mulher, digo-lhe desde já que considero um verdadeiro achado e que aliás chega na "hora H". Como poderá consultar no tópico "António de Pinho Seixas da Gama" neste Forum, estou em conjunto com outros dois investigadores, a elaborar um trabalho para publicação onde o ramo da sua mulher também aparece. Creio que as suas informações, serão preciosas para actualizar e completar esse trabalho, pelo que lhe peço, se não for muita maçada, que me envie para o meu e-mail JPF6099@SAPO.PT, os nomes completos da sua mulher, seu, dos seus pais, dos seus sogros e respectivos pais, bem como datas de nascimento e profissões. Se já tem filhos, agradecia também que me facultasse os dados. Sei que é uma tarefa desagradável, mas como vejo que se interessa por genealogia, poderá compreender como são importantes as actualizações de dados, até porque é muito mais fácil investigar antepassados, do que obter informações sobre gerações contemporâneas, a não ser que estejam publicadas. Provavelmente, também irei necessitar de alguma ajuda para informações sobre ramos colaterais, mas depois dir-lhe-ei.
A partir do bisavô de sua mulher, julgo já não necessitar de mais elementos. Diz-me que se trata de Jaime Bandeira da Gama. Será Jaime da Gama Bandeira de Castel-Branco? Era de facto irmão de um Afonso da Bandeira de Mello da Gama Castel-Branco, mas que não é o meu bisavô. O meu bisavô era Afonso da Gama Bandeira de Campos. Todos os três (entre muitos outros) eram bisnetos de António de Pinho e Seixas da Gama e sua mulher, que deram origem a um dos ramos da Família em estudo.

Mais: a ascendência de sua mulher, tenho-a por alguns dos ramos, não até 1755, mas até gerações muito mais remotas e que julgo lhe poderá interessar.

Peço-lhe pois que aguarde até à minha ida a Portugal que será muito em breve. Aliás vou ter de ir a Viseu, pelo que se lhe for conveniente, poderemos estar pessoalmente.

Entretanto, receba os meus cumprimentos

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#118517 | jmhnb | 13 mai 2006 15:47 | In reply to: #117819

Espero que tenha recebido o mail (ainda que tardiamente que lhe enviei).
Se necessitar de mais info, esteja a vontade.
com os meus melhores cumprimentos.
João Bernardes

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#118594 | 6099 | 14 mai 2006 22:39 | In reply to: #118517

Sim, recebi e agradeço-lhe. Vou responder-lhe mal tenha disponibilidade.
Melhores cumpreimentos.
José Paulo de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119003 | 6099 | 21 mai 2006 13:18 | In reply to: #118517

Caro Primo João:

Desculpe a demora no envio dos elementos que me pediu. Gostaría de lhe responder no mesmo formato em que me enviou os seus dados e que seria muito mais prático para visualizar e imprimir, mas por imponderáveis, não me é possível fazê-lo. Por isso respondo-lhe através deste tópico utilizando o método "Soza-Stradonitz" que é uma forma de fácil leitura de genealogias ascendentes.
Começarei por D. Elisa Ferraz de Horta e Valle (que terá o número 1, bem como seus irmãos), mãe de sua bisavó Eugénia (e tia pela parte paterna de minha bisavó Aurora, por ser irmã de António Ferraz de Horta e Valle, meu 3º avô). Os pais, terão os números 2 e 3, os avós paternos, serão os números 4 e 5 e os maternos 6 e 7 e assim sucessivamente. Não apresento as diversa linhas colaterais, mas também tenho informação sobre a maior parte delas. Abro uma excepção para a linha de seu bisavô Dr. Jorge Corrêa Horta e Valle, já que era também primo de sua bisavó Eugénia e a sua genealogia interessa-lhe obviamente.
A complexiade da genealogia dos Valles de Tondela, reside principalmente no facto de existirem imensos casamentos entre primos e outros parentes, desde os seus primórdios, até às gerações do século XIX.

1.a) Francisco Ferraz de Horta e Valle (casado com descendência, entre a qual se contam os Glamas e a Viscodessa de Tondela)
1.b) José Ferraz de Horta e Valle, n. 5/8 e b. 18/8/1856
1.c) D. Maria Emília Ferraz de Horta e Valle (casada com Dr. Joaquim Rodrigues Simões de Carvalho, c.g. na Casa de Santana)
1.d) D. ELISA FERRAZ DE HORTA E VALLE, n. 15/3 e b. 24/3/1859 (c. com 29 anos a 14 /11/1888 com Dr. Dinis Simões de Carvalho (28 anos), Bacharel em Direito, nat. de Arcozelo das Maias (Oliveira de Frades) filho de José Joaquim Ribeiro de Carvalho e s.m. D. Ana Maria de Almeida - (c.g.). São seus 3ºs avós.
1.e) António Ferraz de Horta e Valle, b. 18/5/1853 (casado c.g. - pais de minha bisavó Aurora Ferraz de Horta e Valle)
1.f) D. Carlota Ferraz de Horta e Valle

2. José Ferraz do Valle, Capitão do Regimento de Milícias de Tondela, Senhor da Casa de Santana, vereador da Câmara de Tondela, f. 28/7/1855, c. 20/9/1834 c.
3. D. Maria de Horta e Valle (de Gusmão, como também aparece nalguns registos paroquiais, nomeadamente o do seu casamento), sua prima, n. 5/4/1824
3.a) [abro excepção para esta linha, por ser a ascendência de seu bisavô Dr. Jorge Corrêa Horta e Valle] Francisco José de Horta e Valle, irmão de D. Maria de Horta e Valle, foi Secretário da Administração do Concelho de Tondela (filho de 6. e 7. abaixo) c. 4/11/1853 c. D. Joana Adelaide de Carvalho Maldonado, filha de Carlos Elisiário Maldonado, nat. de Tancos e de sua mulher e parente D. Maria da Madre de Deus de Carvalho Maldonado de Mesquita e Silva, natural de Abrantes. Foram pais (entre outros) de Carlos Elisiário Maldonado Horta e Valle, que c. 26 anos a 9/10/1889 c.s.p. D. Maria da Piedade Corrêa do Valle, n. 30/7 e b. 10/8/1867 filha esta de Marcelino Corrêa (n. 1823), proprietário e de s.m. D. Emília Cândida do Amparo Pereira do Valle (estes dão origem aos Corrêas do Valle; tenho a ascendência desta senhora D. Emília Cândida do Amparo Pereira do Valle, com quem c. a 19/2/1862, da família Pereira do Valle, da Casa do Adro, cuja restante ascendência também lhe poderei facultar e que era bisneta do nº. 22 abaixo). Carlos Elisiário M. H. e Valle e sua mulher (e prima), D. Maria da Piedade, foram pais de seu bisavô Dr. Jorge Corrêa Horta e Valle.

4. António Ferraz do Valle, Senhor da Casa de Santana, f. 9/7/1839, c. 1ª vez a 30/10/1796 c.s.p. D. Ana Costelina Gonzaga de Lara. C. 2ª vez com sua cunhada e prima, irmã de sua 1ª mulher, D. Maria Máxima de Gonzaga de Lara, c.g. extinta.
5. D. Ana Costelina Gonzaga de Lara, sua parente

6. Dr. Inácio de Horta do Valle, o novo, f. 15/7/1840, c. 27/5/1823 c.
7. D. Maria Bernardina de Proença de Miranda de Gusmão, n. 1790 e f. 28/11/1882

8. José Caetano da Fonseca do Valle, Capitão de Ordenanças de Leomil, n. 1743
9. D. Ana Joaquina Ferraz de Figueiredo

10. António Bernardo Pereira de Almeida Lara
11. D. Maria de Figueiredo Pereira do Valle

12. Inácio de Horta do Valle, o velho
13. Joaquina Angélica do Valle, sua prima

14. José da Fonseca de Saldanha, Capitão de Ordenanças, f. 23/7/1827
15. D. Úrsula Jacinta Proença de Miranda de Gusmão, f. 1/12/1833

16. Manuel Caetano da Fonseca, Sargento-Mór de Ordenanças de Leomil, c. 7/6/1735 c.
17. D. Luísa Maria do Valle

18. Fradique do Amaral, f. 6/2/1754, nat. de Tonda
19. D. Mónica Cardoso de Figueiredo

20. Dr. António Bernardo de Almeida Lara, "notável homem de foro"
21. Maria Pereira

22. Bernardo Pereira do Valle, c. 7/5/1755 c.
23. Maria Micaela de Figueiredo

24. Dr. Inácio de Horta do Valle, n. Tondela 1722
25. D. Maria de Horta do Loureiro, n. Molelos

26. Dr. Teotónio de Horta do Valle, Bacharel em Direito, c. 24/4/1779 c.
27. D. Maria Madalena do Valle, sua prima (é curioso o que refere o assento de casamento: este, realizou-se para que os filhos de ambos que nasceram antes do casamento, podessem ficar herdeiros de um vínculo com capela de que era possuidora a mãe de Teotónio)

28. José de Affonseca
29. Micaela Rodrigues

30. Dr. Joaquim de Miranda Leitão, médico
31. Josefa Angélica da Silva

32. Lázaro Fernandes
33. Isabel João

34. Vicente Rodrigues do Valle, Capitão, Herdeiro embora sendo o mais novo de seus irmãos
35. Ana Maria Marques, nat. de Nandufe

36. António Ferraz de Figueiredo, vereador da Câmara de Viseu
37. Maria Rodrigues

38. Manuel de Figueiredo
39. Mónica Cardoso

40. Manuel de Gonzaga de Sotto Mayor, nat. do Rio de Janeiro

44. António Pereira, c. Tondela 10/2/1725 c.
45. Josefa Maria do Valle, b. em casa por nrcessidade em 16/7/1699 pelo Padre Manuel Simões do Valle, seu parente (dão origem aos Pereiras do Valle, da Casa do Adro)

48. Teotónio de Horta do Valle, c. Tondela 1721 c.
49. Esperança de Mattos

50. Manuel João
51. Maria de Horta do Loureiro

56. Manuel Alves
57. Isabel Rodrigues

58. Manuel João (outro, que não o 50., mas seu primo)
59. Maria Rodrigues

60. Manuel Fernandes de Miranda
61. Maria da Costa Leitão

62. António José Fernandes
63. Micaela Angélica da Silva

68. António Fernandes do Valle, Capitão, "O Herdeiro", proprietário abastado, Vereador do Concelho, Escrivão da Câmara, c. 1648 c.
69. Maria Simões do Loureiro

88. António (ou Francisco) Pereira, nat. de Arouca
89. Maria Brandão, nat. de Arouca

90. Manuel Lopes do Valle, irmão do Correio-Mór de Viseu João Lopes do Valle (este com muita geração até à actualidade, como seja por exemplo, a família Torre do Valle), c. Tondela c.
91. Ana Francisca

96. Dr. António d'Horta
97. Lourença Rodrigues do Valle, irmã de 34.

106.=68.
107.=69.

Tenho mais ascendências, muitas devidamente justificadas documentalmente, outras não. Caso queira seguir alguma ascendência ou descendência de algum dos nomeados nesta mensagem, não hesite em pedir-me. Terei todo o gosto em facultá-la.

Relativamente os dados que me enviou sobre a ascendência de sua mulher, agradeço-lhe mais uma vez. No entanto, vou necessitar de outros dados de linhas colaterais para actualização, que lhe irei solicitar por e-mail, já que não têm relação com o assunto deste tópico.

Melhores cumprimentos.

José Paulo de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119190 | vbriteiros | 23 mai 2006 22:02 | In reply to: #119003

Caro José Paulo
Muito interesssante estes seus dados, que vou comparar com os meus.
Depois voltarei aqui comalgumas perguntas.
Afinal conheci pessoalmente algumas das pessoas que cita incluindo este seu "primo João" quando era muito pequeno. Estive hoje na farmácia e falei com a Mãe dele. Vou contactá-lo directamente.
Um abraço
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119191 | vbriteiros | 23 mai 2006 22:10 | In reply to: #118517

Caro João Bernardes
Estive hoje na farmácia e falei com a sua Mãe, espero em breve falar consigo sobre os Valle de Tondela.
Para já forneço-lhe o meu endereço directo - username na rede netcabo
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119202 | 6099 | 24 mai 2006 08:05 | In reply to: #119190

Caro Vasco Briteiros:

Com todo o gosto lhe responderei às questões que colocar e estou obviamente receptivo à revisão e/ou discussão de dados. Posso informá-lo de que tenho muitos elementos sobre os vários ramos dos Valles de Tondela e suas alianças.
Um abraço.
José Paulo de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119229 | mpinto | 24 mai 2006 16:05 | In reply to: #119003

Caro José Paulo de Figueiredo,

Como poderá verificar em outros tópicos referentes aos Vales de Tondela, também eu descendo dos Pereira do Vale da Casa do Adro, nomeadamente de António Pereira e Josefa Maria do Valle. Os confrades Vasco Briteiros e João Almiro (este ainda muito recentemente) têm vindo a ajudar na reconstituição da minha àrvore. Nesse sentido venho solicitar a sua ajuda com os antecedentes deste casal e, se o José tiver esses documentos digitalizados, poderá fazer-me chegar uma cópia para o mauricioalexandre@hotmail.com ?

Agradeço desde já toda a ajuda que possa prestar.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119260 | 6099 | 24 mai 2006 23:23 | In reply to: #119229

Caro Maurício Pereira Pinto:

Só recentemente voltei a dedicar-me a assuntos genealógicos, razão pela qual, as imensas notas e documentos que possuo e que foram sendo herdados e recolhidos ao longo de tempo há muitos anos atrás, não estão na sua grande maioria digitalizados.

Presumo que o Maurício Pereira Pinto, descenda de Isabel Pereira do Valle e de seu marido, cujo nome me escapa, que foi Capitão-Mor de Alvarenga e que foram avós do Cónego Pereira Pinto, da Sé de Lamego. Estarei certo?
Estando ou não, muito agradecia, se tal não for incómodo, que me enviasse a sua ascendência bem como os ramos colaterais, de forma a actualizar e enriquecer os elementos sobre os Valles de Tondela (se preferir pode usar jpf6099@sapo.pt).
Como pode verificar na minha mensagem a João Horta Bernardes, apresento também os pais de Josefa Maria do Valle, que foram Manuel Lopes do Valle e Ana Francisca. Os avós paternos foram João Dias, natural de Nandufe e s.m. Maria Antónia do Valle, natural de Tondela.
A partir daqui para trás, os dados que tenho já carecem de confirmação através de estudos aprofundados, mas em todo o caso apresento-os com reservas:

TEORICAMENTE (!), poderíamos considerar esta Maria Antónia do Valle, como filha de Pedro Roiz do Valle (+ 26/3/1633), escrivão, que viveu em Tondela, e s.m. Paula Carneiro (+ 29/7/1632), neta paterna de Vicente Álvares Ribeiro, COX, Comendador de Santa Maria de Tondela e s.m. Maria Simões do Valle e materna de António Carneiro e s.m. Joana Lopes. A avó paterna, é TALVEZ (!) filha de Simão do Valle, Moço de Câmara da Raínha D. Catarina (mulher de D. João III) e neta de Pedro Roiz do Valle. Estes dois são referidos nas "Memórias Genealógicas da Casa de António Dias Teles de Vilafanha de Barros (...)", que como saberá era também dos Valles de Tondela.

No que se refere a descendências e ramos colaterais, tenho muita informação, mas que não se enquadra no âmbito do seu pedido.

Espero que estes dados lhe sejam úteis, chamando mais uma vez a sua atenção para a reserva com que deve ser considerada a ascendência de Josefa Maria do Valle a partir dos bisavós. Eu diria mesmo mais: devemos ter alguma reserva em relação às próprias "Memórias Genealógicas" acima referidas, sem no entanto as considerarmos destituídas de verdade.

Melhores cumprimentos.

José Paulo de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119274 | mpinto | 25 mai 2006 11:21 | In reply to: #119260

Caro José Paulo de Figueiredo,

Obrigado pela sua resposta. De facto descendo, tal como o cónego Pereira Pinto, irmão do meu avô paterno, do Capitão-Mor de Alvarenga. No entanto o Dr. Alexandre de Lucena e Vale, na reconstituiçõ genealógica que faz no seu livro D. Diogo Ortiz, Bispo de Viseu, faz alguma confusão, confusão essa que sempre esteve na causa das dúvidas que tinha em relação a estes meus costados. Vejamos:

O Dr. Alexandre de Lucena e Vale apresenta o cónego Pereira Pinto (e os seus irmãos) como neto de Isabel Pereira do Vale e António Pereira, Capitão-Mor de Alvarenga. Nós sempre soubemos que esse não era os nomes dos seus avós. Mesmo admitindo que o Dr. Alexandre usa a palavra neto com um sentido lato (= a descendente), os nomes não coincidiam. Na realidade,o meu avô é 5.º neto de António Luís Mendes Soares Ferreira Pinto e sua mulher D. Esperança Leocádia Pereira Angélica da Silva, irmã de António Augusto Pereira do Vale, juiz de fora nos Açores. Os pais de Esperança são António Pereira do Vale e Esperança Angélica da Silva, da Casa do Adro em Tondela.

A estes dados juntei recentemente algumas achegas preciosas do confrade João Almiro, que vieram, penso eu, ajudar a esclarecer a "confusão" que aquela pequena indicação no livro do Dr. Alxandre sempre lançou entre nós:

1. Esperança Leocádia Pereira Angélica da Silva

2. António Pereira do Vale, casado em 1775 com
3. Esperança Angélica da Silva

4. António Pereira, casado [+/- 1750?] c/
5. Josefa Maria do Vale

6. Manuel Gomes Braga, (F.S.O.) casado [+/- 1750?] c/
7. Maria da Silva

8. Francisco Pereira casado [+/- 1725?] c/
9. Maria Brandão (?)

10. Manuel Lopes (do Vale) casado [+/- 1725?] c/
11. Ana Francisca

12. Domingos Fernandes casado [+/- 1725?] c/
13. Isabel Gomes

14. António Gomes da Silva casado [+/- 1725?] c/
15. Maria Henriques

De facto há um António Pereira (natural de Arouca, mas não o referido Capitão-Mor de Alvarenga) casado com uma senhora Vale (Josefa mas não Isabel) e estes são os avós da mulher do Capitão-Mor de Alvarenga e meus sextos avós.

Neste tópico reparei que o José Figueiredo apresenta mais alguns ascendentes, nomeadamente os pais de António Pereira: um outro António (ou Francisco) Pereira e sua mulher, Maria Brandão, ambos de Arouca (como sabe a 20 Km de Alvarenga). Estou correcto?

Assim que preparar a descendência de António Luís Mendes Soares Ferreira Pinto e sua mulher D. Esperança Leocádia Pereira Angélica da Silva terei muito gosto em lha fazer chegar. Eu vou digitalizando tudo o que posso e poderei fazer uma lista do que tenho e se o José Paulo de Figueiredo estiver interessado, envio-lho por mail. Seria abuso pedir o favor de me enviar (a expensas minhas, naturalmente) fotocópias dos assentos e outros documentos relacionados com a Casa do Adro que, eventualmente, possua? A minha deslocação ao arquivo de Viseu não é fácil e ficaria grato.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119324 | 6099 | 25 mai 2006 21:35 | In reply to: #119274

Caro Maurício Pereira Pinto:

Tem razão. O Dr. Lucena e Vale fez confusão. Tenho um caderno manuscrito em várias épocas, sobre a genealogia dos Valles de Tondela que foi baseado em diversas fontes (principalmente de um caderno sobre Valles da autoria de Fernando de Gouveia e Sousa), sendo que no caso da descendência de Bernardo Pereira do Valle e s.m. Micaela de Figueiredo, foi recolhida com toda a certeza no "D. Diogo Ortiz de Vilhegas", que também tenho. E se havia erro, ele foi sendo repetido como muitas vezes acontece quando as fontes não são as originais. Foi isso que aconteceu aqui, embora não afecte as informações da minha mensagem sobre os Horta e Valle, já que a confusão de Lucena e Vale reside no casamento e descendência de Isabel Pereira do Valle, estando tudo correcto no que respeita aos seus irmãos, nomeadamente Maria de Figueiredo Pereira do Valle, ascendente do ramo Horta e Valle. Outro erro, pelos vistos, é a filiação de Dr. António Augusto Pereira do Valle que, como me informa, será sobrinho e não filho de Bernardo, mas sim de António Pereira do Valle. Em todo o caso, tinha informação de que António Pereira do Valle teria tido apenas duas filhas, mas em investigações futuras "tiraremos a limpo".
Também já tinha a ascendência (mas não tenho a descendência, que muito lhe agradeço o favor de ma enviar) de sua 5ª avó, Esperança Leocádia, que me aparece como Esperança Leocádia Angélica Pereira do Valle da Silva, b. 15-2-1779 e c. 3-6-1799 c. António Luís Mendes Soares Ferreira Pinto, filho de Luís Mendes Tavares e s.m. Maria Angélica Soares, neto p. de João Mendes e Maria Rodrigues e materno de David Soares Ferreira Pinto e Francisca Vieira.
A ascendência que lhe facultou o Dr. João Almiro e que apresenta na sua mensagem está correcta, e o número 2, António Pereira do Valle, é simplesmente irmão de Bernardo Pereira do Valle casado com Micaela de Figueiredo, que indico na minha mensagem como pais de Maria de Figueiredo Pereira do Valle, acima referida (c.c. António Bernardo Pereira de Almeida Lara, c.g. nos Horta e Valle). Aliás, se reparar, a ascendência é comum e os pais, António Pereira e Josefa Maria do Valle são exactamente os mesmos. Quer então dizer que o seu ramo descende de António e não de seu irmão Bernardo.
Só uma achega: como digo na minha mensagem anterior, Josefa Maria do Valle e António Pereira, casaram a 10-2-1725 e não, como sugere na sua árvore, cerca de 1750. Presumo que essa aproximação tenha sido feita pela plausível relação de 25 anos em cada geração, a partir da data de casamento de seu filho António (1775). Mas este casou já tarde, [tendo sido pai de Esperança (sua 5ª. avó), b. 15-2-1779 e de Joaquina, b. 2-6-1781 e, com diz na sua mensagem, de Dr. António Augusto Pereira do Valle] ao contrário de seu irmão Bernardo Pereira do Valle que, esse sim, casou com Micaela de Figueiredo a 7-5-1755 [terá sido o pai de Dr. António Augusto Pereira do Valle (?); mas foi de certeza de Isabel, José, António Bernardo, Maria (já referida) e Mariana Antónia Joaquina]. O mesmo terá acontecido com Manuel Lopes do Valle, seu avô, que foi baptizado a 18-11-1647, tendo sido baptizada sua única filha, Josefa Maria do Valle a 16-7-1699, tinha ele 51 anos.
Não tenho mais ascendentes de António Pereira, para além dos apresentados.
Muitas provas das genealogias que possuo foram copiadas de registos paroquiais, mas tenho poucas fotocópias dos próprios registos. Em todo o caso irei verificar tudo o que lhe possa interessar que (obviamente a expensas minhas), terei todo o gosto em facultá-las.
Receba os meus melhores cumprimentos
José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119382 | mpinto | 26 mai 2006 15:54 | In reply to: #119324

Caro José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo,

Estou encantado por, finalmente e ao fim de muitos anos (diria gerações, mesmo) as dúvidas se dissiparem quase como que por magia. Maravilhas da idade digital...

Tem razão, calculei a data aproximada dos casamentos andando 25 anos para trás a partir do primeiro, para cada geração.

Finalmente descubro quem foi esta Isabel Pereira do Vale, que tantas "dores de cabeça" nos causou. Não era minha 6.ª avó, mas sim sua prima direita, filha de Bernardo Pereira do Vale, irmão do seu pai, António Pereira de Vale e ambas netas paternas de António Pereira e Josefa Maria do Vale. Penso que concluo bem.

Já agora, o José saberá dizer com quem casou esta Isabel (apenas para ver se entendo a causa do engano do Dr. Lucena e vale)? Apenas para esclarecer, sou 7.º neto de Esperança pelo lado do meu avô paterno, Alfredo Pereira Pinto e 6.º neto pelo lado da sua mulher, minha avó paterna, Camila Soares de Andrade.

Em relação ao Dr. António Augusto Pereira do Vale, apenas a tradição familiar o identifica como irmão de Esperança. Não tenho nenhum dado concreto para o afirmar. No entanto, penso que um primo meu possui ainda o testamento deste António Augusto, o que esclareceria a questão. Não posso afirmar com certeza, mas vou indagar.

Em relação à descendência deste casal, terei todo o gosto em lha fazer chegar. Não a tenho completa, longe disso, apenas a minha ligação directa (e a dos meus primos, naturalmente) Somo muitos e demorará a preencher. O José, para os colaterais deseja quantas gerações? de alguns tenho imensa coisa (estou a pensar numa irmâ de meu pai, que casou com um Guedes de Carvalho da Quinta de Tourais, cuja árvore está muito completa, com vários ramos a chegarem à idade média, álias como poderá consultar neste site a partir de http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=5840.

Deixe-me preparar o que tenho e irei enviando à medida que o for fazendo.

Cumprimentos agradecidos,

Maurício Pereira Pinto

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119416 | almiro63 | 26 mai 2006 22:02 | In reply to: #119382

Caros Confrades

O Bacharel António Augusto Pereira do Vale era filho de António Pereira do Vale e de Esperança Angélica da Silva.

(Fonte: Assento de casamento em Tondela a 22-10-1806 com Helena Isidra Azevedo Pessanha Castelo Branco)

Cordialmente
J. Almiro

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119546 | jmhnb | 29 mai 2006 12:14 | In reply to: #119191

Muito obrigado.Fico á espera do endereço bem como de troca de impressões acerca destes temas.
Com os maus melhores cumprimentos.João Bernardes

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119548 | jmhnb | 29 mai 2006 12:24 | In reply to: #119003

Caro Jose Paulo,se não fosse pedir demais, gostaria de saber se possui dados acerca de Antonio d´Horta, casado com D.Lourença Rodrigues do Valle.
Li algo acerca de um António de Horta da Guarda...será o mesmo.
obrigado.

os meus cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119613 | 6099 | 30 mai 2006 07:54 | In reply to: #119548

Apenas tenho informação de que seria filho de outro António d' Horta e de Maria de Loureiro, mas não sei se será esse da Guarda.
Em breve vou enviar-lhe uma mensagem para o seu mail.
Cumprimentos.
José Paulo de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119774 | 6099 | 31 mai 2006 22:00 | In reply to: #119416

Caro João Almiro:

Obrigado pela informação. Já agora, tem a filiação de Helena I. A. Pessanha Castelo-Branco?
Cumprimentos.
José Paulo de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#119860 | almiro63 | 01 juin 2006 20:54 | In reply to: #119774

Caro José Paulo
Não tenho a filiação da Helena I. A. P. C.B., e por engano coloquei que o casamento foi em Tondela.
Relendo meus apontamentos, que já tirei ha muito tempo escrevi:

"fols 237: 22-10-1806 ...casaram o Bacharel Antonio Augusto Pereira do Vale, filho de António Pereira do Vale e de Esperança Angélica da Silva, bapt. em Tondela e Elena Isidra Azevedo Pessanha Castelbranco ..." casamento na freg. de ...(rasgado)

Lamentavelmente, quando escrevi este apontamento, coloquei-o no final de uma folha A4, e com o tempo, não sei como, rasgou-se a parte final da folha onde tinha indicado a freguesia.

Assim que me for possível (provavelmente em Agosto) vou a Viseu ao Arquivo rever as freguesias, e como tenho a data e folhas deve ser mais ou menos fácil voltar a encontrar o assento.

Cordialmente
J. Almiro

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#120029 | vbriteiros | 03 juin 2006 22:48 | In reply to: #119546

Caro Primo.
Não é conveniente escrever aqui o endereço devido aos mecanismos informáticos que os podem copiar automaticamente para organizar listagens para diversos fins.
Assim usamos uma descrição em texto : escreva o meu username "vbriteiros", seguido do sinal @ e depois escreva netcabo.pt
Um abraço
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#120778 | JBrito | 14 juin 2006 15:14 | In reply to: #119548

Caro João Bernardes

António de Horta, c.c. Lourença Rodrigues do Vale, foi b. a 18.11.1648 em Tondela. Nos assentos paroquiais que consultei não o encontro com o título académico "Dr.", embora o tenha visto em apontamentos genealógicos de outros investigadores. Seu pai, António de Horta, f. a 20.09.1656 em Tondela e sua mãe, Maria de Loureiro, f. a 09.06.1651 ib.
Sou descendente deles através de uma f.ª de nome Maria Rodrigues do Vale, b. a 03.11.1677, o que nos faz parentes distantes. Mais próximos, fomos vizinhos, pois a vossa farmácia fica na rua da casa de minha Avó, no prédio do Café Vitória, onde vivi em criança.

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Reply

Direct link:

RE: Para contactar em Tondela

#121220 | JFMenéndez | 21 juin 2006 11:35 | In reply to: #119546

Caro João

Não sei se a tua avó te disse que passamos amanhã por aí.
A Fernanda tem de estar num júri, em que é arguente, na UTAD de Vila Real e como eu disse que a levava de carro, ela mostrou interesse em passar de propósito por aí, para ver a Tia Lálá.
Se precisares de algum "material" genealógico dos Bernardes de Miranda, para lá do que tens e do que está espalhado por - Aqui - diz alguma coisa.
Aproveito para Vos dar os parabéns pela prestação final do Jorge.

teu primo amigo

José Filipe

Reply

Direct link:

RE: horta e valle/ferraz de carvalho (tondela)

#121340 | aferrazcarvalho | 22 juin 2006 23:37 | In reply to: #117586

Recentemente tive conhecimento da presente discussão neste fórum. Cá estou!
Sou neto de Elisa Ferraz de Carvalho Horta e Valle e de Dr. Diniz Simões de Carvalho. Meu pai, Armando Ferraz de Carvalho tinha dois irmãos: Maria Eugénia e Agostinho. Possuo informação bastante completa sobre a família Ferraz de Carvalho (Casa de Sant'Ana e Casa do Carvalho, em Fornelo-Oliveira de Frades).
Relativamente à Casa de Sant'Ana possuo informação desde a 2ª metade do século XVI - Fernão João, avô de Maria Simões de Loureiro.
Relativamente à Casa do Carvalho, possuo informação desde meados do século XVII - Roque Ribeiro, "O Velho".
O atrás referido consta de documentação que pertenceu ao meu padrinho, Dr. Amadeu Ferraz de Carvalho. Suponho que outros familiares terão bastante informação e que teria todo o interesse para esta discussão.
Agradeço qualquer informação que me possam fornecer.
António Falcão Ferraz de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#121981 | jmhnb | 30 juin 2006 22:13 | In reply to: #119003

Caro Jose Paulo, tenho andado um pouco atarefado com assuntos profissionais, e não tenho vindo muito ao forum, no entanto esta semana tenho me entretido a montar através de um fluxograma automatico, uma arvore genealogica.
Para tal reuni tudo quanto tinha, entre os quais um trabalho de pesquisa sobre a familia realizado por um primo
meu, o dr Antonio Falcão F.Carvalho, que gentilmente o ofereceu á minha mãe.
Descobri que há algo que não bate certo sobre os descendentes + directos de Antonio d´Horta(nº96).Segundo ele apenas existiu um Dr.Teotonio de Horta do Valle(nasc.1686), filho de Antonio d´Horta e de Lourença R.Valle.Este seria irmão de Inacio de Horta do Valle e casado com Mª Madalena de Valle, tendo resultado desta união Joaquina Angelica do Valle.
Confesso que fiquei confuso e construi diagramas cronologicos de vários tipos para tentar perceber porque é que na listagem que gentilmente me enviou em 21/5/06 existem 2 Teotonio de Horta do Valle nas posições 48 e 26.Trata-se da mesma pessoa que casou 2 vezes. Entre as duas fontes que possuo há algo que não bate certo, até porque pela listagem "sosa-stradonitz" parece que o Dr Teotonio(48) é o pai do Dr Inacio(24).No outro Estudo 3 Inacios são descendentes directos, sem nenhum Teotonio pelo meio.Peço desculpa por estas questões se calhar descabidas, possiveis erros ou más interpretações de principiante , mas gostava de uma orientação.
Com os meus melhores cumprimentos:
João.

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#122252 | almiro63 | 06 juil. 2006 00:17 | In reply to: #121981

Caro João

Aqui lhe deixo alguma da muita descendência do casal António da Horta e Lourença Rodrigues do Vale, na qual se vê que há (pelo menos) dois Teotónios e três Inácios.

1. António da Horta, casou em 1675 com Lourença Rodrigues do Vale, tiveram, entre outros:

1.1. Teotónio Horta e Vale (1º Teotónio), n. 1676, casado em 1721 com Esperança de Matos, tiveram entre outros:

1.1.1. Dr. Inácio Horta e Vale, n. 1722, casado em 1757 com Maria Horta de Loureiro. Tiveram entre outros:

1.1.1.1. Inácio Horta e Vale, n. 1758, casado em 1798 com sua prima (1.1.2.1.)Joaquina Angélica do Vale (seus ascendentes)

1.1.1.2. Esperança Joaquina, n. 1762 (esta minha antepassada)

1.1.2. Dr. Teotónio Horta e Vale (2º Teotónio), n. 1725, casado em 1779 com Maria Madalena Vale. Tiveram, sendo ambos solteiros:

1.1.2.1. Joaquina Angélica do Vale, que casou em 1798 com seu primo (1.1.1.1.)Inácio Horta e Vale (seus ascendentes)

1.2. Dr. Inácio Horta e Vale, n. em 1682

Cordialmente
J. Almiro

Reply

Direct link:

RE: horta e valle/ferraz de carvalho (tondela)

#133259 | mpinto | 06 nov. 2006 13:24 | In reply to: #121340

Caro António Falcão Ferraz de Carvalho,

Estou muito interessado nas informações que possa disponibilizar sobre estas gerações da Casa de Sant'Ana e Casa do Carvalho.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Reply

Direct link:

RE: horta e valle/ferraz de carvalho (tondela)

#136596 | mpinto | 06 déc. 2006 14:00 | In reply to: #121340

Caro António Falcão Ferraz de Carvalho,

Apesar de meus colaterias, teria todo o interesse em, se possível, receber a informação que possuí sobre a família Ferraz de Carvalho (Casa de Sant'Ana e Casa do Carvalho, em Fornelo-Oliveira de Frades). Sou descendente da família Pereira do Vale da Casa do Adro, como poderá ver neste tópico, e tenho todo o interesse em completar os meus dados, o que lhe agradeço desde já.

Com os meus melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#150016 | Luis_Froes | 25 mars 2007 15:40 | In reply to: #119003

Caríssimo José Paulo de Figueiredo,

Acaso dispõe de algum dado sobre a ascendência de Fernão João do Valle, tronco dos Valles de Tondela e Senhor da Casa do Adro?

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#150863 | 6099 | 01 avril 2007 09:42 | In reply to: #150016

Caro Luís Froes:

Desculpe a demora na resposta.
Lamento, mas nao tenho nenhuma informaçao sobre o que me pede.
Melhores cumprimentos.
José Paulo C. F. B. de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#238657 | joao fonseca lima | 10 sept. 2009 12:37 | In reply to: #117604

Exmo. José Paulo


Li suas participações neste forum antes de me meter pelos sinuosos caminhos da descoberta de meu avô. Encontrei-o, finalmente, mas, estranhamente, continua desaparecido nestas todas páginas do 'forum'.
Trata-se de FERNANDO FERRAZ DE HORTA E VALE, filho de Francisco Ferraz de Horta e Vale, um dos irmãos de Elisa e Emilia, e irmão da viscondessa de Tondela, Maria do Céu.
Tenho em meu poder todos os documentos desse Fernando, incluindo passaporte para o Brasil, faltando-me apenas registar a data precisa de sua morte.
Será que é capaz de me ajudar?
Por minha parte, posso fornecer-lhe muitos documentos que atestam factos, talvez desconhecidos para muita gente.
Cumprimentos,
João Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Horta e Valle/Ferraz de Carvalho (tondela)

#290585 | 6099 | 06 nov. 2011 23:21 | In reply to: #238657

Caro João Fonseca:

Desculpe só agora, passdos mais de dois anos, responder à sua mensagem. Mensagem aliás muito interessante, já que desconhecia a existência do Senhor seu avô e muito menos da sua descendência. Dado o meu interesse na genealogia dos Vales de Tondela em geral e em particular nos da Casa de Santana, a documentação que dispõe é da maior curiosidade e interesse. Julgo aliás que me pode ajudar mais a mim no desenvolvimento desse ramo, do que eu a si. Em todo o caso, coloco-me à sua inteira disposição para o que considerar necessário, desde que esteja ao meu alcance.
Aproveito para o informar da publicação recente do Livro "O Solar de Santana" da autoria da Dra. Inês do Carmo Borges, que centrando-se na Casa, na sua arquitectura e requalificação em Museu das Terras de Besteiros, aborda também alguma genealogia dos Ferraz do Vale, passando pela sua influência na História local de Tondela.
Aguardo es suas prezadas notícias e apresento cumprimentos,
José Paulo Bandeira

Reply

Direct link:

horta e valle/ferraz de carvalho (tondela)

#388325 | ruiestevess | 12 janv. 2018 14:47 | In reply to: #117586

Boa Tarde

Solicito a ajuda para a localização dos Registo de Batismo no período compreendido entre 1754 e 1839 da Paroquia de Tonda – Tondela.

Existe um Livro Misto 5 que compreende o seguinte:

Livro Misto 5 1725-03-22/1828-05-29

Batismos: 1725.03.22 - 1754.02.03


Aparecendo depois somente um livro de Batismos a iniciar em 1839, ou seja nenhum dos livros existente abarca o período que referi 1754-1839 no que se refere aos Batismos desta Paróquia.

No entanto e por consulta de informação aqui no Fórum e na pesquisa de pessoas desta Freguesia existem alguns Confrades que partilharam informação sobre pessoas cujo Batismo foi realizado e com datas concretas (dia/mês/Ano) neste período do qual não encontro registos.

Estará noutra Paroquia vizinha ?

Solicito ajuda …

Abraço

Reply

Direct link:

horta e valle/ferraz de carvalho (tondela)

#390603 | ruiestevess | 02 avril 2018 10:53 | In reply to: #117586

Bom dia

Renovo o topico.
Ninguem com algum tipo de informação

Obrigado

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 19:12

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen