Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#119224 | JoãoGaspar | 24 mai 2006 15:08

Caros Confrades,

Gostaria de saber se existem estudos ou informações sobre Manuel Roiz +/- 1660 Alcaide da Aldeia Gallega do Ribatejo em 1712. casado com Maria de Sousa e pais de Francisca Maria de Sousa casada com Thomas de Faria de Setubal.


Atenciosamente

João Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#119253 | mfcr | 24 mai 2006 21:47 | In reply to: #119224

Caro Confrade

Tenho informações da Francisca Maria e do Tomas de Faria. Em relação aos pais da Francisca Maria, por enquanto tenho só os nomes que tirei das certidões de baptismo e de casamento.

Efectivamente as certidões dizem que a Francisca Maria, é filha de Manuel Rodrigues Alcaide e de Maria de Sousa.

Tenho para comigo que o nome Alcaide faz parte integrante do nome e não se refere a nenhum cargo.

No entanto, se o confrade tem elementos que me contradiga, informe-me por favor.

Com os melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Montijo

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#119297 | JoãoGaspar | 25 mai 2006 15:40 | In reply to: #119253

Caro Manuel Rufino,

A verdade é que so tenho tambem as certidões de baptismo e casamento destes meus avós, ao ler a certidão de casamento de Maria Francisca de Sousa cc Thomas de Faria, pareceu-me que Alcaide seria a profissão e não o nome , mas nada me prova o contrario, e agora que o confrade coloca esta hipotese, so me resta voltar à Torre do Tombo de Setubal e procurar as certidões dos respectivos pais.


Se tiver mais informações sobre estas pessoas de Aldeia Gallega do Ribatejo, e do Thomas de Faria de São Julião de Setubal serei-lhe muito grato.
Quanto ao Thomas de Faria, penso que possa estar ligado aos Faria de Palmela, o que faria sentido num casamento com uma filha do Alcaide.
A ver vamos...

Necessito de toda a ajuda possivel, visto ser bastante amador nestes assuntos.

Atenciosamente

João Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#119335 | mfcr | 25 mai 2006 23:50 | In reply to: #119297

Caro João

Permita-me que o trate assim, afinal sempre somos parentes.

O Tomás de Faria e a Francisca Maria, são também meus avós ( 7ºs. )

Na mensagem anterior procurei tirar as dúvidas do " Alcaide ".

Neste momento tenho alguns apontamentos que tirei em tempo, mas como não tenho tido oportunidade de ir ao Arquivo Distrital de Setúbal, ainda não pedi as seguintes cópias:

Cópia do casamento de Manuel Rodrigues Alcaide c. c. Maria de Sousa, a 09.09.1675 - Folha nr. 203 do livro de casamentos de Aldegalega do Ribatejo ( Montijo ).

Igualmente tenho para pedir a cópia do falecimento da Francisca Maria, que ocorreu a 02.06.1778, na Vila de Aldegalega do Ribatejo ( Montijo ).

426 - Tomás de Faria
* 14.03.1688, na Freguesia de São Julião, Concelho de Setúbal ;
casou a 07.01.1712, na Vila de Aldegalega do Ribatejo ;
+ 03.01.1748, na Vila de Aldegalega do Ribatejo.


427 - Francisca Maria
* 09.03.1695, na Vila de Aldegalega do Ribatejo ;
+ 02.06.1778, na Vila de Aldegalega do Ribatejo ;


Estes avós, tiveram :

- Joana Baptista, * 24.08.1724 ( Esta é a minha 6ª. avó ) ;

- Jerónimo, * 23.11.1713 ;

- Jerónimo de Sousa, * 04.05.1729, c.c. Maria Joaquina ou Ana Maria ;

- Francisca de Jesus, * 31.12.1726, c.c. Bernardo Oliveira, em 18.02.1745 ;

- José, * 06.11.1734 ;

- Maria, * 19.10.1737 ;

- Luis de Sousa, * 06.05.1715, c.c. Francisca Joaquina ;

- Ana * 28.08.1717 ;

- Luisa, * 03.09.1721 ;

- Micaela Maria, * , c.c. Domingos da Silva, em 20.09.1757 ;

- Silvestre, * , c.c. Ana de Jesus ;

- Manuel, * 19.06.1719 ;


Caro João, já estou um pouco cansado, mas prometo que amanhã vou enviar mais dados dos pais e avós do Tomás, ainda que incompletos, pois como atrás informei tenho estado parado já há algum tempo.

Com os melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Montijo

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#119396 | JoãoGaspar | 26 mai 2006 18:24 | In reply to: #119335

Caro Manuel,

Estou encantado por ter encontrado um Parente meu aqui no Genea, vc ainda mora no Montijo?

Eu descendo de Thomas de Faria cc Francisca Maria e pais de:
Luis de Sousa cc Francisca Joaquina , pais de:
Manuel de Sousa cc Mariana Roza, pais de :
Antonio Valentim de Sousa ( o Volta-o-taxo, Assistente na vila de Alhos Vedros) cc Joaquina Roza, pais de:
Francisco Antonio de Sousa cc Barbara Joaquina de Mattos
( Alhos Vedros) , pais de:
Euzebio Antonio de Sousa ( Regedor da Vila de Alhos Vedros) cc Francisca Maria , pais de :
António Pedro de Sousa cc Victoria Maria de Aguiar ( Lisboa St.Estevão), pais de : Joaquim de Sousa cc Elisa das Candeias de Sousa ( Loulé) e pais de :
Maria Raquel Candeias de Sousa ( Minha mãe) cc Manuel da Silva Gaspar e pais de :
Carlos Manuel de Sousa da Silva Gaspar ( 1972, meu irmão) e de:
João Paulo de Sousa da Silva Gaspar ( 1979 ) eu.

Quanto ao nosso avô Manuel Roiz ou Rodriguez, devol dizer que hoje tive atentamente a olhar para a certidão de casamento de Thomas de Faria com Francisca Maria de Sousa, e nessa certidão vem o seguinte:

"...Manuel Roiz alcaide, ..."

como pode reparar, os nomes nas certidões começa sempre com letra maiuscula, e neste caso ele tem Manuel Roiz com maiuscula e alcaide com letra minuscula, o que me leva crer que seria o cargo e não o ultimo nome. Caso contrario teria Manuel Roiz Alcaide!!!
Nas vilas desse tempo existiam dois tipos de Alcaides, os alcaides-mor e alcaides menor, que eram eleitos entre os Homens Bons das Populações como podera ver no post colocado por mim no forum " profissão alcaide".
Este Manuel Roiz , nosso avô poderia ser descendente de uma familia de Alcaides e ele mesmo ser Alcaide de Aldeia Gallega do Ribatejo ou de outra qualquer Vila da Zona, tal como Alcochete, Moita, Alhos Vedros...etc.

Os Alcaides de Palmela eram a familia Faria, como podera ver no Genea.

Outros Faria existem em Setubal descendentes de Manuel de Sousa e Faria, Genealogista que morre em Madrid e que deixa desndencia em Setubal podera ver no site do Genea mais sobre este Muito Possivel Antepassado Nosso.!

Muito Agradecido pela sua ajuda, aguardo atentamente por mais informações suas!

atenciosamente

João

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#119398 | JoãoGaspar | 26 mai 2006 18:32 | In reply to: #119396

Errata.

Na minha ultima mensagem refiro como " pai" dos Faria de Setubal, Manuel de Sousa e Faria, o que esta errado. O nome correcto é : Manuel de Faria e Sousa. *1590.

atenciosamente

João Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#119431 | mfcr | 27 mai 2006 00:28 | In reply to: #119398

Caro João

Também estou muito satisfeito por ter encontrado um parente por aqui.
Por favor trate-me por Manuel Rufino, Ok!.

Efectivamente nasci e moro no Montijo. Não sei explicar, mas gosto mais do nome Aldegalega do Ribatejo.

Quem havia de dizer, nós até já nos tinhamos cruzado, no tópico Aldeia Galega do Ribatejo - Montijo, na 2ª. intervenção.

Sobre o avô Manuel Rodrigues Alcaide, tenho alguns apontamentos tirados no Arquivo da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, que está no Arquivo Municipal do Montijo, que fica ao lado do Fórum Montijo " passe a publicidade ", só que neste de momento está fechado para melhorias.

O Arquivo da Santa Casa, é muito interessante, logo que ele reabra eu encarrego-me de ver estes Alcaides, entretanto o João veja o que pode no Arquivo D. Setúbal, quando for possível.

Temos para entroncar:

- António Rodrigues Alcaide, que faleceu a 21.08.1630, pode ser pai ou avô, do
Manuel ;

- Francisco Rodrigues Alcaide, que casou com Leanor Nunes, a 22.01.1673. Pode
ser irmão do avô Manuel, já que a data de nascimento são próximas.

- Sebastião Rodrigues Alcaide ; Talvez irmão.

- Custódio Rodrigues Alcaide ; Talvez irmão.


Obs : Tenho apontamento do Tomás de Faria e do Manuel Rodrigues Alcaide, que
me dizem terem sido Barqueiros. É natural porque o Rio Tejo, era a maior
" Empresa " da época aqui na nossa Zona.

426 - Tomás de Faria, já vimos

427 - Francisca Maria, já vimos


852 - Manuel Dias

* , Natural de São Julião, Setúbal.
casou a 16.02.1678, na Igreja Nossa Senhora da Anunciada, Setúbal.


853 - Isabel de Faria

* , Natural de São Julião, Setúbal.


Tiveram :

Tomás de Faria, * 14.03.1688 ;
Barbara , * 03.12.1685 ;
Leonor , * 06.10.1692 ;
Josefa Maria, * , casou com Manuel da Cruz, 28.04.1697.



854 - Manuel Rodrigues Alcaide
* , casou a 9.9.1675 ;


855 - Maria de Sousa
*


Tiveram :

Francisca Maria, * 9.3.1695 ;
Joana, * 23.05.1684 ;
Josefa, * 28.04.1686 ;
Joana, * 25.07.1688 ;
Manuel, * 06.01.1691 ;
Manuel, * 24.08.1692 ;
Jerónimo de Sousa, * 17.02.1698, c.c. Catarina Conceição ;
Maria de Sousa, * , c.c. Tomé Alvares, em 19.05.1695 ;
Antónia de Sousa, * , c.c. Domingos Gonçalves, a 28.1.1696 ;



852 - Manuel Dias ;

853 - Isabel de Faria ;


1704 - Amaro Dias

* , Natural do Samouco ;

1705 - Maria Mendes

* , Natural do Samouco ;


1706 - Luis Goes ;

* , Natural de Azeitão ;



1707 - Catarina de Faria ;

* , Natural de Azeitão ;



Um abraço

Manuel Rufino

Montijo

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#119528 | JoãoGaspar | 29 mai 2006 01:55 | In reply to: #119431

Caro Manuel

Como foi o seu fim de semana?

Na sexta passada fui até Setubal e tudo o que consegui foi uma certidão de casamento, que por ser bastante ilegivel ainda não a descodifiquei.
Diga-me o que devo procurar em Setubal?

Catarina de Faria cc Luis de Goes são pais da avó Isabel de Faria de Setubal?
Então tenho de ver na freguesia de São Lourenço de Azeitão as suas certidões?

Aguardo uma orientação sua para que esta semana adiante esta "nossa" investigação familiar.

sabe quem eram e de onde eram os pais de Maria de Sousa?

Até breve caro parente

João Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#119571 | JoãoGaspar | 29 mai 2006 17:15 | In reply to: #119431

caro Manuel ,

de onde tira a informação, que os avôs Thomas de Faria e Manuel Rodrigues(alcaide) eram Barqueiros?

João

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#119596 | mfcr | 29 mai 2006 22:24 | In reply to: #119528

Caro João

Este fim de semana aproveitei para fazer actualizações na árvore da minha Senhora. Como vê, é trabalho dobrado, mas faço-o com gosto.

Em relação ao avô Manuel Rodrigues alcaide:

A não uniformização das 3 letras iniciais, também ainda não percebi, mas aceito a informação do parente. No entanto também já vi escrito dalcaide.

Em relação à profissão de Barqueiro, retirei-a dos Arquivos da Santa Casa da Misericórdia.

Na cópia do casamento do avô Manuel, que está um pouco ilegivel, por acaso não está lá nomes parecidos com: Francisco Rodrigues Carqueija ? ou Duarte Rodrigues Carqueija ? . Atenção às abreviaturas que era comum na época.

Avó Isabel de Faria, Natural de S. Julião :

É efectivamente filha de Catarina de Faria e de Luis de Goes ( estes são naturais de Azeitão ).

a) Como já temos o casamento da Isabel de Faria ( 16.02.1678 ), o período de pesquisa para o nascimento terá que ser entre 1650/1662 em S. Julião. Se não for encontrado naquele período, o João terá de recuar para 1645/1650, na mesma Freguesia.

b) Os avós Catarina de Faria e o Luis de Góis, Podem ter casado em S. Julião ( depois de encontar o nascimento da Isabel, é só recuar até ao casamento.

c) Já em relação ao nascimento dos avós Catarina de Faria e o Luis de Góis, temos que ir para azeitão, o nascimento deles aponta aí para +_ 1615/1620.
( Ver S. Lourenço de Azeitão e Vila Fresca de Azeitão ( as certidões só falam em Azeitão ). Fale com as Senhoras de serviço à sala - são muito simpáticas -, porque há lá umas fotocópias de registos à parte feitos pelo Padre de Azeitão.

Avó Maria de Sousa:

Não tenho, por enquanto. Tudo indica que seja Aldegalega do Ribatejo. O caminho passa primeiro por Aldegalega do Ribatejo, depois logo se vê.

O meu telemóvel é : 936512544.


Por hoje é tudo

Cumprimentos

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#120341 | JoãoGaspar | 08 juin 2006 14:28 | In reply to: #119596

Caro Primo Manuel,

Como esta? Ainda não pude deslocar me a Setubal para continuar as nossas investigações, mas quero que saiba que não estou esquecido.
Tem novidades?

Ja agora vou me apresentar ao caro "primo".

Sou de 1979, tendo 27 anos de idade.
solteiro
estudante (ainda) de Arquitectura na Universidade Lusiada de Lisboa
Adoro Historia e investigação geneologica
...

Cumprimentos

João Paulo

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#120360 | CTBARATA | 08 juin 2006 18:16 | In reply to: #119528

Caros Confrades

Peço desculpa pela minha ignorância, mas gostaria de saber se esta Aldeia Galega, é também conhecida como a do Ribatejo. Caso seja, gostaria de saber se alguém "tropeçou"nas suas pesquisas com dados acerca do apelido Themudo Barboza.Sei que Mário da Silveira Themudo Barboza, nasceu às 19 horas do dia 27 de Dezembro de 1883, na Freguesia do Divino Espírito Santo, da Vila e Concelho da Aldeia Galega do Ribatejo.Foi baptizado na Igreja Paroquial da mesma Freguesia a 23 de Fevereiro de 1884. O Registo de Baptismo foi feito no Livro 38 Folha 6 verso.Estes dados obtive-os no Arquivo Distrital de Braga, nas Inquirições de Génere. Este Sacerdote teve mais irmãos, os mais velhos que nasceram no Norte, mas dos outros dois mais novos , Lucília e Maria da Conceição, não tenho dados e depreendo que possam ter nascido na mesma Freguesia. Se algum dos confrades tem conhecimento de alguns dados acerca destas senhoras agradeço ajuda.
Cumprimentos

Carlos Themudop Barata

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#120371 | mfcr | 08 juin 2006 23:10 | In reply to: #120341

Caro Primo João Paulo

Folgo muito em saber que anda na Universidade, em Arqitectura, não se preocupe com a idade, tenho a certeza que passo a passo o terminará com sucesso.

Eu fiz o Curso Comercial, mas já lá vão 40 anos.

O Primo, já tem o número do meu telemóvel, temos de combinar um encontro.

Em relação à profissão de Alcaide, em Aldeia Galega do Ribatejo, talvez para a semana já possa adiantar alguma coisa.

Utilizando a linguagem futebolistica, neste momento estou a preparar a nova época.

Estou a rever muitas notas que fui guardando e a consultar processos, só sobre os " Aldeanos ". Nestes últimos dias constatei que há também Sousas, na minha avó Ana Patinhas, talvez algum entronque naqueles que já indiquei.

Penso ir ao A.D. Setúbal, nas férias.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#120373 | mfcr | 08 juin 2006 23:44 | In reply to: #120360

Caro confrade Carlos Barata

Efectivamente o seu raciocinio está correcto.

A Freguesia do Divino Espirito Santo, da Vila e Concelho de Aldeia Galega do Ribatejo, assim existiu até 6 de Junho de 1930, altura em que a baptizaram de Montijo, nome actual.

Em relação às datas de baptismo da Lucilia e Maria da Conceição, quando for ao A.D.Setúbal, prometo pesquisar, isto é, se não for muito urgente.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#120391 | CTBARATA | 09 juin 2006 09:15 | In reply to: #120373

Caro Manuel Rufino

O meu muito obrigado pela sua resposta. Não é urgente o meu pedido, pois a tarefa de "trabalhar" o apelido Themudo , é também uma tartefa árdua, e que tenho para muitos e bons anos.

Um bom Fim de Semana

Carlos Themudo Barata

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122140 | JoãoGaspar | 04 juil. 2006 09:22 | In reply to: #120371

Caro Primo Manuel,

Bom dia, esta manha e por estar de ferias e com algum tempo vou a Setubal. Espero encontrar mais informação acerca de nossos antepassados.
E o Primo? ja tem mais informações?
Recentemente fui à biblioteca de genealogia de lisboa , onde fui muito bem recebido e "viajei" por alguns livros, descobri alguns Faria cavaleiros da ordem de Santiago, entre eles um Manuel de Faria, (?)...quem sabe!
Ate mais logo e espero voltar com boas e muitas informações!

cumprimentos

João

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122180 | JoãoGaspar | 04 juil. 2006 18:31 | In reply to: #120371

Caro Manuel,

Passei o dia literalmente na TT de Setubal e não creio ter avançado muito.
Em azeitão somente existe em datas mais tardias a freguesia de são Lourenço, logo ficamos redusidos a metade, depois não encontrei nenhuma Cataria de Faria ou Luis de Goes, é possivel que os sobrenomes saltem gerações, mas tambem não explorei os dois livros completamente.
Quanto a Aldeia Gallega do Ribatejo tentei encontrar os antepassados no Nosso Manuel Roiz Alcaide, e não encontrei nenhum, encontrei Manueis Roiz, mas alcaides não!
ja a Maria de Sousa, o caso muda de figura, encontrei dentro das datas possiveis dezenas de Marias, e nos sem os nomes dos pais dela sera sempre dificil...entretanto existe um casal que tendo em conta os padrinho dos descendentes de Maria e os seus casamentos, pode entroncar conosco!


7 Janeiro de 1657 - Aldeia Gallega do Ribatejo

Maria , filha de: - Manuel Nunes de Almada cc com Catarina de Sousa

Padrinho Antonio Gomes

mas isto por enquanto é so uma hipotese! ate confirmar, não sei como e aguaro a sua ajuda!
talvez se formos os dois à TT de Setubal, a coisa não corre melhor?
quatro olhos são melhor que dois ja cansados de tanto arquivo!

os melhores cumprimentos

João

PS: tentei ligar-lhe hoje e envie-lhe duas sms para o seu telemovel, vou tentar ligar-lhe mais tarde

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122196 | mfcr | 04 juil. 2006 23:46 | In reply to: #122180

Caro Primo João

Só agora vi o correio e estou contente com a msg do João.

Hoje andei muito ocupado e fiz umas centenas de quilometros, o telemóvel de vez em quanto dava sinal, mas respeito o código, porque não estou interessado em participar na renovação dos equipamentos da GNR.

Amanhã estou no Montijo, depois tento a ligação.

Quanto às preocupações do João pelos avoengos de 1650 para trás não desespere, eu ando à anos atrás deles e ainda tenho esperança.

No Arquivo Municipal desta cidade, que vai reabrir este ano ?, e conforme já lhe informei, temos o Arquivo da Santa Casa da Misericordia, com Tombos muito interessantes, como o Livro dos Irmãos, enterramentos, despesas e etc.

Da informação recolhida dos Paroquiais do A.D.Setúbal, já avancei uma geração com a informação complementar da Santa Casa da Misericórdia, e com informação complementar que não encontrei nos Paroquiais, como por exemplo, informar que o meu avô Manuel Rodrigues, Senhor do Negro, filho de e de, sendo todos católicos !!!. Nos óbitos dos Paroquiais, por exemplo, é costume dizer que fulano jáz na Igreja Matriz. Há um Tombo sobre os enterramentos na Igreja Matriz, que tem as sepulturas númeradas e com planta ! que diz quem é o titular dos mesmos, tenho alguns avós lá enterrados.

Por outro lado, no A.D. Setúbal, temos a sorte - que não tenho encontrado em muitos Arquivos por onde já andei -, de haver registos de 1569 a 1910, nos Baptismos, casamentos e óbitos, excepto uma pequena falha nos baptismos de 1641 a 1648.

Outro exemplo, foi através daquele Arquivo, que num livro de despesas da Santa Casa, encontrei um pagamento por serviços prestados como Oficial Carpinteiro, na construção da primeira Praça de Toiros construida em Aldeia Galega do Ribatejo, decorria o ano de 1733, ao meu avô Domingos da Silva, Natural de Monte Cordova, Concelho da Maia, Porto. É pai de outro Domingos da Silva, este já nascido em AGR e que casou em 1757, com a nossa tia/avó Micaela, filha do nosso avô Tomás de Faria.

Quanto às pesquisas no ADSetúbal, só para as férias, para o mês que vem, depois combinamos. Até porque tenho um compromisso com dois confrades, para fazer umas pesquisas.

Um abraço

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122211 | JoãoGaspar | 05 juil. 2006 07:48 | In reply to: #122196

Caro Primo Manuel,


Bom dia.
Ainda bem que me volta a dar alguma força! Ontem fiquei arrasado na TT de Setubal, passei o dia das 9 da manha até as 17:15 hora de fecho dos serviços! e Nada! enfim hoje vou voltar la para ver outro avô meu Sebastião de Sousa, natural da Aldeia Gallega do Ribatejo tambem, casado com Jacinta Tereza de Palmela e pais de Mariana Roza de Sousa, natural da Aldeia gallega casada com Manuel de Sousa( b-1740) neto de Tomas de Faria nosso avô.e pais do meu avô António Valentim de Sousa, o Volta-O-Taxo de Alcunha e Assistente na Vila de ALhos Vedros.

Pensei tambem em voltar de novo para os registos de Azeitão, mas é como procurar uma agulha num palheiro e neste momento acho que preciso de si para olhar comigo para os livros!

bem caro primo, desculpe a insistencia ontem, não sabia que andava de viajem, pensei que estivesse pelo Montijo e pensei em visistar a terra dos nossos Sousas e falar consigo.


melhores cumprimentos.


o seu parente;


João

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122271 | JoãoGaspar | 06 juil. 2006 13:00 | In reply to: #122196

Caro Primo Manuel

Bom dia, como esta?

Ontem e depois da nossa conversa ao telefone encontrei informações sobre o avô Sebastião de Sousa de Aldeia Gallega do Ribatejo.


A saber;

Sebastião de Sousa, Natural da Aldeia Gallega batizado em 2-11-1726 casado com Jacinta Tereza de Palmela e filho de:
-Francisco de Britto Vaz de Sousa b.19-1-1698 -Aldeia Gallega
-Joana Maria de Seabra b.7-12-1698 - Aldeia Gallega

Neto paterno de:
-Matias de Sousa , Aldeia Gallega
-Inacia Perdigoa, Aldeia Gallega

Neto materno de:
-Inacio Moreira, Aldeia Gallega
-Catarina de Seabra, Aldeia Gallega



Quanto a Manuel Roiz ou Rodrigues,
o Avô que diz ser Senhor do Negro e que esta sepultado na igreja de Montijo é o nosso avô Manuel Roiz , Alcaide pai de Francisca Maria de Sousa?
é que se for eu acho que encontrei os pais dele, a saber:

Manuel Roiz, 1655-Aldeia Gallega, Filho de:

-António Roiz
-Joana de Torres

Padrinhos:
-João Gomes
-Maria de Oliveira


Agora o interessante é comparar a informação deste casal pais de Manuel Roiz , que muito possivelmente é nosso avô.
a sua Mãe Joana de Torres, parece-me ser merecedora de investigação, no casamento de nosso avô Tomas de Faria com Francisca Maria de Sousa um dos seus padrinhos de casamento é um Dom Jerónimo de Torres(?), Este Jerónimo de Torres pode ser irmão ou sobrinho de Joana de Torres e portanto familiar de Francisca Maria de Sousa, portanto logico ser seu padrinho de casamento.

Tenho tambem outro acento de baptismo de um Jerónimo em 1710-aldeia gallega

a saber:

Jerónimo filho de : António de Sousa e de sua mulher Catarina de Senna.
Padrinho: Dom Jerónimo de Torres.



encontrei tambem um baptismo no montijo de um Sebastião, (1711) , filho de Custódio de Freitas cc com Francisca Ferreira.
Padrinho: Sebastião Roiz , Alcaide (?)

Este Sebastião pode ser irmão de Manuel Roiz, filho de Antonio Roiz, o que confirmaria uma linhagem de Roiz como Alcaides de ALdeia Gallega e dai serem gente merecedora de estar sepultada dentro de uma igreja.


Encontrei tambem um Tio-Avô nosso. Jerónimo

Filho de : Tomas de Faria e de Francisca Maria de Sousa.

Padrinho: Dom Jerónimo de Torres

Mais uma vez temos o Dom Jerónimo de Torres, ligado a nossa familia(?)

Encontrei tambem "viajando" pelo Genea coincidencias muito interessantes:

Simão Neto Pereira Pato de Novais Pimentel - Fidalgo da Casa Real
Cavaleiro professo na Ordem de Cristo
Familiar do Santo Ofício
11º senhor do Morgado e Padroado da Misericórdia de Aldegalega
10º senhor do Morgado dos Patos e 8º do de Santo António de Aldegalega (Pimenteis


Descende de:

Pai: Luis Pereira Pato
Mãe: Isabel Pereira Neto de Novais Pimentel

neto paterno de:

-Afonso Pereira Pato
-ANTÓNIA DE FARIA----- acho que os nossos Faria podem entroncar aqui!

experimente o compadre

Neto materno de:

-Simão Netto de Novais
-Margarida de Novais Pereira Pimentel


Concerteza o Primo ja se cruzou com esta gente nas suas investigações, eu devo lhe dizer que existem mesmo varias ligações com a nossa familia, a provada é que tantos os Novais como os Pereira Pato são Padrinhos de muitos dos nossos AVÓS, e a ligação possivel é que eles sejam nossos parentes atraves do FARIA.
As datas coincidem, tanto a ANTONIA DE FARIA dos PEREIRA PATO como os nossaa FARIA PERTENCEM AO SECULO XVII.

experimente o primo a explorar estes Periera Pato e os Novais aqui no Genea, pois a sua arvore esta muito completa.
pesquize em LUIS PEREIRA PATO.

PODE SER QUE TENHAMOS AQUI A NOSSA LIGAÇÃO!



Atenciosamente aguardo noticias suas,


João

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122304 | mfcr | 06 juil. 2006 23:42 | In reply to: #122271

Caro Primo

Já vi que ontem as pesquisas correram melhor, veio mais satisfeito, não desanime, já me aconteceu o mesmo, estar todo o dia lá e não encontar nada.

Vou procurar responder pela ordem que o primo colocou aqui :

Tomei nota do Sebastião de Sousa e suas filiações.

Manuel Rodrigues, Senhor do Negro, numa certidão, Senhor do Cabra, noutra certidão, não é o mesmo que o Manuel Rodrigues Alcaide, pai de Francisca M. Sousa.

O Manuel Rodrigues, Senhor do Negro, casou a 08.02.1649 e faleceu a 17.03.1688, foi enterrado na Igreja Matriz, nesta Vila, na Sepultura nr. 73.

Ainda não tenho a certidão de casamento, mas tenho os apontamentos.

Portanto ainda não tenho os pais do Senhor do Negro. Como as datas indicadas pelo Primo, não são nada próximas, isto quer dizer que o Manuel Rodrigues, filho do António e da Joana Torres, será outro.

Em relação ao Sebastião Rodrigues Alcaide, a leitura que o João fez, está correcta e vem ao encontro da minha msg de 27 de Maio, veja está lá tudo. Agora falta entroncar este pessoal, o que ainda não consegui por falta de tempo.

Quanto aos Jerónimos, na minha msg ( 119335 ) eu já lhe dizia haver dois, um nascido a 23.11.1713 e outro a 04.05.1729, o primeiro provavelmente terá falecido jovem.

Quanto aos Patos, Novais, Pimentéis e outros tais, já me cruzei milhares de vezes, pois estas famílias Alcochetanas e Aldeanas das ( chamadas Principais )
estão ligadas pelos muitos casamentos. Tenho também, apelidos destes como padrinhos em avós, mas nunca liguei nem vou ligar. Por acaso, o Manuel Rodrigues, Senhor do Negro, ( seria um escravo ) tem um filho chamado Manuel Rodrigues Serrão, nascido em 26.05.1658, que tem como Padrinhos de Baptismo o Senhor Luis Novais e a sua irmã Ana Maria de Novais.

Aqui há uns anos, encontrei uma parente que casou com o filho de um Marquez, e fiquei triste, quando verifiquei que os seus filhos só tinham o apelido do marido e dela nada. Talvez este facto, faça com que eu não ligue a estes apelidos, mas se me aparecer mais algum paciência.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122329 | JoãoGaspar | 07 juil. 2006 15:04 | In reply to: #122304

Caro Primo Manuel,

Estou um pouco confuso sobre quem é então o Manuel Rodrigues Senhor do negro que o Primo se refere! É de alguma forma parente de Manuel Roiz o Alcaide?

Quanto ao topico das Familias Principais do extinto concelho do Ribatejo, Alcochete, Aldeia gallega do Ribatejo, Alhos Vedros e Barreiro. Os Patos, Novais, Pereiras, Pimenteis , Saldanhas, Gamas , Mendonças Furtado e furtados de Mendonça e outros tais são presença constante na região. Encontram-se desde Almada, Palmela, Setubal , Alhos Vedros, Aldeia Gallega, Seixal e Caparica.Posso acrescentar os Sousas, os Mattos, os Faria, Roiz e Goes como Fidalguia menor provavelmente descendentes de antigos Cavaleiros. Para isto é necessario entender um pouco de historia e compreender como se desenvolviam as sociedades civis e militares da altura.
O caro primo , e entendo a sua magoa, esta descontente pelo facto do casamento da nossa parente Maria do Rosario Tavares Castanheira com Dom Pedro Pereira Coutinho, filho do 5ºMarquês de Soydos. E mais ainda pelo facto de os filhos anularem o nome Tavares Castanheira!Mas veja Dom Pedro Pereira Coutinho, casado com a nossa prima não fez de anormal para a altura, ja o seu pai so o tinha registado como Pereira Coutinho, não tem o nome da Mãe que era : Maria José da Graça Teles de Melo de Almeida Malheiro, e aqui para nós esta senhora era descendente do 1ºDuque de Bragança, e do Rei Dom João I!! o nome dela tambem não passou para os filhos e netos, portanto não vejo essa omissão como vergonha da ascendencia , mas sim como forma de perpectuar os Pereira Coutinho. Veja tambem que Somos descendentes de Tomas de Faria casado com Francisca Maria de Sousa, mas so herdamos o apelido SOUSA. Agora veja que se encontramos aqui um parente Faria , que fique chateado conosco porque somos Sousa e não Faria?Que pense que foi a nossa avó Francisca Maria de Sousa que achava que a familia Sousa a dela, era melhor que a familia Faria do Marido??? e por isso não colca o nome ao filhos! até porque supostamente deveriamos ser FARIA E NÃO SOUSA, OU ANTES DEVERIAMOS SER GOES!!! SOUSA >FARIA > GOES! E SOMOS SOMENTE SOUSA!!!!! E que por causa disso deixa de ser imparcial na investigação da sua familia e que esconde que é relacionado com os Sousas da ALdeia Gallega?
Não seria correcto pois não? Nesto momento estamos a tentar saber quem seriam os nossos antepassados, e temos de ter o maximo de rigor na investigação, nem fantasiar para mais nem para menos.

Primo Manuel, não se deixe levar por magoas e rancores! a verdade é somos e o primo é duplamente, ligados por casamento aos Pereira Coutinhos de Alcochete, todas as historias têm duas versões, e o que para si vem da vergonha do Pereira Coutinho da sua ascendencia, para eles somente sera uma avó que até gostavam bastante! cabe ao primo contar o resto da historia e na pagina da nossa parente Maria do Rosario, enviar os dados da sua arvore e costados e ligar com a nossa, aos poucos vai ver que todos têm avós, os Marquezes e os Carpinteiros.


Com os melhores Cumprimentos

João Paulo de Sousa da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122347 | mfcr | 08 juil. 2006 01:54 | In reply to: #122329

Caro Primo João

O Manuel Rodrigues, Senhor do Negro, é " só " meu e não tem ligação ao nosso avô Manuel Rodrigues Alcaide.

Aproveito para informar o João que os nossos avós Paternos do avô Tomaz, são do Samouco, o que talvez nos facilite um pouco as pesquisas, ao contrário do que se passa com o lado Materno.

Um abraço

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122370 | JoãoGaspar | 08 juil. 2006 17:53 | In reply to: #122347

Caro Primo,

Como esta? Desejo-lhe um bom fim de semana, e agradeço a sua prontidão para me responder.
Eu estava realmente confuso com o Manuel Rodrigues, peço desculpa!
Quanto aos Avós paternos do nosso Avô Tomaz de Faria, Amaro Dias e Maria Mendes do Samouco, foram posteriormente para o Setubal pois o FIlho Manuel Dias ja nasce em São Julião. seria interessante entender porque se mudaram do Samouco para Setubal.
bem vamos ver isso então! na proxima semana la vou eu a TT de Setubal! heheh não me canso assim facilmente!


Outra coisa que gostaria de perguntar ao Primo; ... Os meus antepassados Sousa da Aldeia Gallega, passaram a Alhos Vedros com o casamento de Francisco Antonio de Sousa com Barbara Joaquina de Mattos. Esta familia Mattos de Alhos Vedros era bastante rica em informações e das ultimas que encontrei foi , na semana passada quando me desloquei a junta de freguesia de alhos vedros , para consultar o livro de ROis de confessos de Alhos Vedros, e encontrei uns livros bastante antigos e degradados, sobre uma Irmandade. IRMANDADE DO SANTISSIMO SACRAMENTO DE SÃO LOURENÇO DE ALHOS VEDROS...ora nunca tinha visto ou ouvido falar em tal irmandade, e por curiosidade abri o livro e explorei-o e qual o meu espanto quando durante varios anos, todos os meus avôs, pais deles e avòs deles pertenciam a essa irmandade, que no livro estava escrito respondiam ao Conde de Santiago.
Ora a minha duvida é , que irmandade é esta , quem podia pertencer a ela e se faria parte da Ordem de Santiago.
O primo tem alguma ideia sobre isto?
Um bom fim de semana ao primo.
Disponha sempre!


Atenciosamente e com os melhores cumprimentos,



João

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122378 | mfcr | 09 juil. 2006 01:26 | In reply to: #122271

Caro Primo João

De volta aos meus apontamentos, encontrei algo que lhe interessa, tome nota:

Em onze de Setembro de 1727 faleceu Inácia Perdigoa, viúva, que era de Matias de Sousa, jaz sepultada na Mizª. desta Vila.

Portanto esta avó, foi enterrada na Igreja da Santa Casa da Misericórdia. Fica ao lado do Hospital, que também é propriedade da Santa Casa.

Tenho fotocópia, não peça no ADSetúbal.

Um abraço

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122451 | mfcr | 10 juil. 2006 12:42 | In reply to: #122378

Caro Primo

Encontrei a avó materna do Sebastião de Sousa, Catarina Seabra, mulher de Inacio Moreira, na qualidade de madrinha, em 19.04.1707 de uma criança baptisada como Manuel, filho de Manuel Rodrigues e de Catarina Caria.

Vá tomando nota destas informaçãos, este pessoal encaicha-se nos meus avós Ana Rita e Francisco Tavares Castanheita. Os Padrinhos começam a aparecer e vai ser importante no futuro, à medida que vamos recuando.

Um abraço

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#122587 | JoãoGaspar | 12 juil. 2006 02:58 | In reply to: #122451

Caro Primo Manuel,

Obrigado uma vez mais pela sua ajuda, e pela sua atenção.
depois tem de me explicar como é que a minha avó Catarina de Seabra esta relacionada com o seu avô Francisco Tavares Castanheira! Não me diga que somos varias vezes primos
E sobre a Avó Inacia Perdigoa, não fazia ideia que existiam tumulos na Igreja de misericordia ! gostaria de saber qual é!

cumprimentos e um abraço do seu primo,

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#123193 | JoãoGaspar | 20 juil. 2006 13:50 | In reply to: #122378

Caro Primo Manuel,

Como esta? Espero que bem.
Hoje estive pela TT de Setubal e encontrei a minha avó Inacia Perdigão ou Perdigoa, filha de Manuel Roiz Perdigão casado com Maria Prestes, sendo o Manuel Roiz Perdigão filho de Antonio Roiz Perdigão.
Antonio Roiz Perdigão esta sepultado na Matriz do Montijo.

O padrinho de Inacia Perdigoa foi o Beneficiado P.Antonio de Aguiar.

e encontrei tambem uma irmã de Inacia Perdigoa de seu nome Catarina, em que o padrinho fora o Prior Manuel Tavares da Costa, que talvez tenha ligação com os seus TAVARES não?

da minha avó Catarina de Seabra, encontrei Fernão (Fernando) Gomes de Seabra casado com Luisa da Silva.

Encontrei tambem e a titulo de curiosidade num acento de baptismo, nestas datas entre 1660 e 1680 um padrinho que era o Alcaide Francisco Roiz.!!! O que vem ajudar na minha teoria de uma familia Roiz no Montijo , Alcaides desta Vila. este Roiz seria provavelmante Tio do nosso avô Manuel Roiz, filho de Antonio Roiz e de Joana de Torres.

entretanto não concegui encontrar o meu avô Matias de Sousa nem o avô Inacio Moreira, enfim tera de ficar para outro dia! que esta tarde tenho de ir ao medico.

sem mais de momento

os mais sinceros cumprimentos


Seu primo João

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#123237 | mfcr | 20 juil. 2006 23:15 | In reply to: #123193

Primo João

Como de costume é com muita satisfação que vejo as msg do primo sobre os nossos velhotes.

Já vi que avança, embora lento, mas firme.

Amanhã telefone-lhe para saber noticias da ida ao médico.

Em relação à msg de hoje, oferece-me dizer o seguinte :

A Catarina, por enquanto, não tem ligação aos Tavares Castanheira, mas pode vir a ter. Tenho referenciada a Catarina Perdigão, casada com Aleixo Marques, como Padrinhos de Baptismo do meu avô José Neto, nascido a 30.07.1672. Este pessoal é do lado da minha avó Ana Rita Patinhas.
Eu digo que pode vir a ter ligações, porque há muitos " Perdigões " e Perdigotas " , incluindo ligações a Alcochete, que tenho para pesquisar, e do qual já tenho pistas, falta o tempo.
Estas voltas por Alcochete, tem que ver com os nascidos, em Alcochete no Samouco e em Canha. Estas famílias são muito grandes e estão muito concentradas em Aldeia Galega do Ribatejo. Tenho/Temos, muitos avós que casaram em +_ 1640/1650, já tenho as certidões, que dizem ter os nubentes sido dispensados em 4º. grau de consanguinidade. Isto quer dizer que têm Trisavós comuns. Recuando 4 gerações, atira-nos +_ para 1490/1500. Isto só para ver que embora familias anónimas, são muito antigas.

Hoje dei com um avô Domingos Goes, não sei se é do Samouco ou de Aldeia Galega do Ribatejo. Deve ter ligação ao Luis Goes. Mas não tenho ainda informação consistente.

Quando ao Alcaide, fica por conta do Primo. Este Alcaide que encontrou, o Francisco Roiz, salvo melhor opinião é Francisco Rui, ( já meu conhecido ) efectivamente era alcaide e carcereiro. Morava no Largo da Igreja Matriz, mais tarde Praça Serpa Pinto, que com o advento da República, passou a denominar-se Praça da República. A residência era em frente à Igreja Matriz do Divino Espirito Santo, isto é, do lado contrário, num espaço muito interessante. A Cadeia, ficava também naquela Praça, aonde hoje se situa o Edificio bancário do Totta, mesmo à esquina.

Por hoje, é tudo.

Um abraço

Manuel Rufino

Nota : Amanhã tenho que ir a uma reunião a Setúbal. Se despachar-me cedo, venho embora, caso contrário fico em Setúbal e vou passar pelo A.Distrital, para ver uns Themudos Barbozas, que me comprometi a ver.

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#127548 | JoãoGaspar | 06 sept. 2006 01:00 | In reply to: #123237

Caro Primo Manuel,

Cheguei ontem de ferias, por isso estive tanto tempo sem lhe dizer nada.
Tem novidades sobre os nossos antepassados?

Bem espero encontra-lo bem de saude
aguaro uma resposta sua

cumprimentos

João

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#127557 | Epcoutinho | 06 sept. 2006 03:13 | In reply to: #122304

Caro Senhor Manuel Rufino:

Chamo-me Emília Pereira Coutinho e sou bisneta do 5º Marquês de Soydos e Visconde de Santo António.
Ao ler a troca de correspondência entre o senhor e o Sr.João Paulo Gaspar,reparei que tem,não sei se mágoa ou aversão a determinados apelidos de Famílias que o Senhor alcunha de PRINCIPAIS.
Isto deve-se só ao facto da sua e minha parente,D.Maria do Rosário Tavares Castanheira Pereira Coutinho ter casado com um filho do Marquês de Soydos e este não ter colocado os apelidos da mãe aos filhos?
Vergonha da ascendência materna?Não meu caro senhor:forma abreviada de nome(se passassem todos os apelidos maternos e paternos em cada geração,eu teria pelo menos quarenta...),e perpetuação de apelido ligado a um título.

Melhores cumprimentos

Emília Pereira Coutinho de Barros

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#127620 | mfcr | 06 sept. 2006 23:01 | In reply to: #127557

D. Emilia Pereira Coutinho de Barros

Reporto-me à sua mensagem para a sossegar e dizer-lhe que tenho muito orgulho nos meus Tavares, Tavares Castanheiras e de todos os outros ramos.
Não é minha intenção polemizar, por favor não veja nesta informação que aqui vou pôr,nada disso, é só para a Senhora perceber a minha mágoa.
Em todas as linhas daquela parente, desde seus avós, tios, primos e sobrinhos se mantiveram os Tavares Castanheira, até o seu irmão Joaquim Pais Tavares Castanheira, baptisou as filhas Francisca e Maria Isabel, colocando aqueles apelidos.

Se ofendi a Senhora peço desculpa.

Queira receber os meus sinceros cumprimentos

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#127628 | mfcr | 07 sept. 2006 00:25 | In reply to: #127548

Caro Primo João

Folgo muito em saber que já regressou de férias, espero que se tenha divertido bem. Felizmente, encontro-me bem, embora um pouco cansado, são muitas horas de trabalho diárias.

Tenho algumas informações novas, mas o Primo terá que as rever quando for ao ADSetubal, pois são apontamentos, não tenho fotocópias.

Em 20.12.1723, casaram em AGR, Joana Maria de Ciabra, filha de Inácio Moreira e de Catarina de Ciabra, com Cristovão de Sousa, filho de Manuel Martins e Catarina de Sena ( Estes são meus avós ).

Em 4.06.1692, casaram em AGR, Inácio Moreira e Catarina de Ciabra, ele filho de Bento Rodrigues e Maria Moreira, de S. Miguel de Palhacana, Termo de Alenquer e ela Natural desta Vila, filha de António Gomes e Trensia Gomes.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montij

#127673 | JoãoGaspar | 07 sept. 2006 14:56 | In reply to: #127628

Caro Primo Manuel,

obrigado pela sua resposta, com este casamento ficamos a saber que Inacio Moreira é de Alenquer, filho de Bento Rodrigues e de Maria Moreira.
Quanto aos pais de Catarina de Seabra, eu tenho o nome do pai como Antonio Gomes de Seabra e o da mãe não conseguia entender, afinal é esse o nome Trensia? que estranho o nome desta nossa avó!


cumprimentos sinceros


João

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#127697 | JoãoGaspar | 07 sept. 2006 18:56 | In reply to: #127628

Caro primo Manuel,


Estive a ver os meus apontamentos e surgio-me uma duvida!
Eu tenho a minha avó Joana Maria de Seabra (1699) filha de Inacio Moreira e de Catarina de Seabra. O que coincide com a sua avó.Mas o meu avô casado com a Joana Maria de Seabra e pai de Sebastião de Sousa, chamava-se Francisco de Britto Vaz de Sousa(1698), filho de Matias de Sousa e de Inacia Perdigão, ( esta era filha de Manuel Roiz Perdigão e de Maria Prestes)
Entende a minha duvida? é que o meu Avô Sebastião de Sousa , filho de Joana Maria de Seabra e de Francisco de Britto Vaz de Sousa, nasceu em 1726 na aldeia gallega do ribatejo, e o casamento de nossa avó com o seu avô Cristovão de Sousa foi em 1723, por isso anterior ao nascimento do meu Avô.
teria Joana Maria de Seabra casado 2 vezes, uma primeira vez com Cristovão de Sousa e uma segunda com Francisco de Britto Vaz de Sousa?

estou deveras confuso...


Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#127757 | mfcr | 08 sept. 2006 12:37 | In reply to: #127697

Caro Primo João

A dúvida que manisfesta, pode estar relacionada com um provável 2º. casamento da Joana. Vamos passo a passo:

1 ) o Sebastião de Sousa, nasceu em 1726. Confirmar na fotocópia de nascimento a filiação, isto é, o Francisco de Sousa e a Joana Seabra.

2 ) Em 20.12.1723, a Joana Seabra, casa com o Cristovão de Sousa, quando o Primo for ao A.D. Setúbal, deverá confirmar a filiação dela só, eu não tenho.

3 ) Como o Sebastião de Sousa, nasce em 1726, é possível ter havido um 2º. casamento da Joana, e se assim foi este terá ocorrido entre 1724 e 1727, por motivo de falecimento do Cristovão de Sousa.

4 ) Assim, deverá pesquisar o casamento do Francisco e da Joana, entre aquelas datas e constatar se a Joana era viúva do Cristovão, no Século XVIII, era costume este tipo de informação nos registos.

5 ) Se não encontrar o casamento do Francisco e da Joana, naquele período, deverá alargá-lo um pouco mais, porque este casal pode ter casado mais tarde.

Um abraço

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#127779 | JoãoGaspar | 08 sept. 2006 15:37 | In reply to: #127757

Caro primo Manuel,

Era o que eu estava a pensar, so pode ter sido um segundo casamento, seria muita coincidencia duas Joanas Maria de Seabra no Montijo...não?
ja agora eu gostaria de saber se o primo tem os pais do seu avô Cristovão de Sousa, porque eu acho que deveria ser da mesma familia do suposto segundo marido de Joana Maria de Seabra. O que seria bastante comum na epoca.


abraço amigo do primo

João Paulo

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#127818 | mfcr | 08 sept. 2006 20:11 | In reply to: #127779

Caro primo João

Tudo é possivel, mas com rigor e sentido critico das fontes chegaremos a bom porto.

Tenho uma linha de avós com o nome de José Fernandes Repas, de Cantanhede, quatro gerações seguidas, isto é, filho, pai, avô e bisavô e cheguei ao fim.

Quanto a casamentos, ainda estamos longe de um avô da minha Senhora, que é de Entradas, Concelho de Castro Verde, que casou quatro vezes.

Quanto aos pais do Cristovão de Sousa, * 7.7.1700 que casou com a Joana Maria de Seabra, em 20.12.1723, são :

- Manuel Martins e Catarina de Sena.

- A profissão deste avô era Mareante.

Já tenho identificados nove filhos destes avós. Contrariamente ao habitual, já tenho a data dos falecimentos e não os nascimentos e casamentos.

Um abraço

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#127949 | mfcr | 10 sept. 2006 16:39 | In reply to: #119224

Caro Primo João

O Fernando de Sousa ( avô do primo ), tem como Padrinhos de baptismo os Senhores Fernão Patto Pereira Galvão e António de Oliveira Barroco. Este Senhor é :

António de Oliveira Barrocas Feio e foi baptizado na Freguesia de Santa Maria ( Palmela ), em 11 de Abril de 1710, filho do Alferes Alexandre de Oliveira Barrocas e de Mariana Feio da Encarnação e faleceu em Aldeia Galega do Ribatejo, em 14 de Outubro de 1798, tendo sido sepultado na Igreja da Misericórdia de Aldeia Galega.
Em 27 de Janeiro de 1761, casou com Catarina Maria, filha de Manuel Fernandes e de Paulina Serrão.

Nos mandatos da Mesa da Misericórdia de 1757-1758 e 1760-1761, Barrocas Feio foi escrivão da Santa Casa da Misericórdia de Aldeia Galega ( Arquiva Municipal, Santa Casa da Misericórdia do Montijo, Actas da Mesa, 1753-1782, Lv. 5, f. 21v).

Em 29 de Março de 1764, foi nomeado capitão de ordenanças da Companhia chamada dos " Homens da Terra ", da Moita, por morte do Capitão Brás Pacheco Pessanha ( Cf. Nuno Gonçalo Pereira Borrego - As Ordenanças e as Milicias em Portugal, vol. I, Lisboa, Guarda-Mor, 2006, p. 366 ).

Em 1776, o Capitão António de Oliveira Barrocas Feio, aparece como vereador mais velho da autarquia de Aldeia Galega do Ribatejo, juntamente com Antonio Gomes Semedo, vereador segundo, e o Dr. João da Gama Lobo, vereador terceiro. Nesta mesma qualidade de vereador " mais velho " da referida Câmara, voltamos a encontrá-lo, nos anos de 1790 e 1791 ( Cf. Arquivo Distrital de Setúbal, 1º. Oficio do Cartório Notarial de Aldeia Galega do Ribatejo, Notas, 1789-1793, nº. 44, f. r e f. 71 v- 72 r).

Em 16 de Junho de 1793, o Capitão António de Oliveira Barrocas Feio, aparece na Mesa da Misericórdia de Aldeia Galega, juntamente com António Gomes Semedo e o Dr. João da Gama Lobo ( cf. Arquivo Distrital de Setúbal, 1º. Oficio do Cartório Notarial de Aldeia Galega do Ribatejo, Notas, 1793-1796, nº. 45, f. 11 r).

1) Retirado do livro, Toponímia do Concelho de Montijo, Volume I, Freguesia do Montijo, Autor Dr. Francisco Correia, Edição da Câmara Municipal de Montijo.

2) O Primo retenha este nome António Gomes Semedo, ele vai aparecer mais vezes.

3) Para terminar, a Catarina Maria, é filha da minha avó Paulina Serrão.

Um abraço

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#130316 | JoãoGaspar | 07 oct. 2006 00:11 | In reply to: #127818

Caro primo Manuel,

Espero que se encontre bem de saude.

Faz algum tempo que não tenho noticias suas, sobre os meus Sousas do Montijo e as suas ascendencias não tenho mais avanços, tentei saber quem são estes Moreiras de Alenquer, e quem são os Seabras, os Moreiras nada sei quanto aos Seabras deram me uma pista, a morada do Solar dos Seabras em Valada do Ribatejo.
Os Perdigões , o mais antigo que tenho é o Antonio Rodrigues Perdigão, pai de Manuel Roiz Perdigão...julgo que o cruzamento destes Perdigões é mais antigo nas 3 Vilas do A. ALCOCHETE, ALDEIA GALLEGA DO RIBATEJO E ALHOS VEDROS. os Perdigões cruzam-se com os Correia Pato, com os Pereira de Alcochete, com os Pimenteis, com os Moniz de Alcochete, varias vezes.

Eu avancei com o estudo dos meus Mattos de Alhos Vedros, que e casam com os Sousas do Montijo. Ora na minha ascendencia Mattos, tem um ramo de Pereiras de Alcochete. a saber:

Maria Pereira (alhos vedros) cc Domingos Francisco (Oeiras)

filha de:
Marcos Pereira cc Catarina Roiz (Alhos Vedros, ambos)

Marcos Pereira filho de:

Afonso Pereira Galvão e Marquesa Tomas de Viana
Filhos:
-Luis Pereira Galvão cc Dona Maria Correia Pato
-Jeronimo Tomas
-Antonio Pereira Galvão
-João Pereira Moniz(nasceu em Alhos Vedros)1621 Eremita de S.Agostinho.+1702
-D.Sebastiana Pereira cc Fernão Correia Pato, Irmão de sua cunhada Dona Maria Correia.
-Marcos Pereira(alhos vedros) cc Catarina Roiz ( meus avoengos) a cima;

Afonso Pereira Galvão; Ascendencia:
filho de:
Manuel Pereira cc Dona Catarina da Orta Galvão ( filha de Luis de Horta Galvão,Cavaleiro Fidalgo da Casa Real
Senhor da Quinta do Paúl da Ota e de Francisca Moniz)

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=226521


Manuel Pereira era filho de:

Afonso Alvares Pereira cc Inês Vaz

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=231429

tendo como filhos deste casal:
Manuel Pereira cc Helena Borges cc Catarina de Orta Galvão.
Nuno Álvares Pereira
Fernão do Casal .
Leonor Afonso Álvares Pereira cc Braz Netto

Na matriz de ALhos Vedros, encontra-se o panteão desta familia onde estão sepultados Afonso Alvares Pereira e sua mulher, e num magnifico exmplar tumularia quatrocentista, com estatua com armadura italiana e brasão dos Casal, esto o filho Fernão do Casal, portanto tenho estes avós e este tio-avô num panteão ainda hoje existente em Alhos Vedros, é muito engraçado isto não é?


Afonso Alvares Pereira era filho de:

Fernão Alvares Pereira( Viveu em Lisboa em 1504
Escudeiro da Casa de ElRey ) cc Branca Anes


etc...podera ver melhor aqui no genea...estou a actualizar as informações.

acho que estou a chegar a fechar um circulo, devo dizer que alem do panteão da familia Pereira Galvão e Casal na Matriz de Alhos Vedros, temos tambem o Panteão dos Faria( sim dos Faria, mais uma pista para nos) alem de que existem imenso Faria, entroncados ja com Pereiras de Alcochete, Patos, Perdigões, Monizes de Alcochete ..etc! e um outro panteão os dos Mendonça Furtado ou Furtado de Mendonça, antigos Senhores de Alhos vedros, e ascendentes dos Marqueses de Sao Payo, os quais tinham Palacio em Alhos Vedros até ao seculo XIX.
A misericordia de Alhos Vedros, teve varios Pimenteis como seus Provedores, teve Avós meus Mattos como pertencentes a sua Irmandade.

não preciso de me estender mais nos meus exemplos, acho que o primo ja entendeu, que as familias das tres Vilas são as mesmas.
Alcochete, Aldeia Gallega do Ribatejo e Alhos Vedros, juntamente com Palmela e Setubal( azeitão), Almeirim e mais Ribatejo, Alentejo e Lisboa, são os campos das nossas familias.

aguardo noticias suas

cumprimentos


João

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#130400 | mfcr | 08 oct. 2006 01:17 | In reply to: #130316

Caro Primo João

Olá, tudo bem ?.

Ùltimamente tenho aproveitado o pouco tempo que tenho para compilar e analisar a muita informação que tinha arquivada, penso voltar às pesquisas lá mais para a frente, pois preciso de rever bem as ligações do inicio do século XVII que é muito complicado.

O Primo está certo na relação existente entre estas Famílias, eu atreveria a acrescentar a Moita, já que existe um ou outro casamento e baptismos.

Eu não posso acrescentar nada às Famílias que o Primo escreve - naturalmente por ignorância minha - embora tenha em arquivo alguns apontamentos dos Furtados, Moscozos e outros, mas só por curiosidade, nada mais.

Em relação aos Moreiras, o Primo João vai ter que fazer aquilo que eu fiz há uns anos quando andei "atrás" de uns avós de Aldeia Gavinha, Concelho de Alenquer, fui a T.T.. Em alternativa, pode enviar um E-mail, dando as datas aproximadas e os nomes e com um pouco de sorte pode vir boas noticias.

Quanto aos Ciabras, Moreiras e Perdigões, e já agora os Sousas, ainda é possivel obter a muita informação existente nos paroquiais no Arquivo de Setúbal, não tenho dúvidas. Naturalmente, quando eu lá voltar, agora que sei as linhas que interessa ao Primo e as outras que nos são comuns, eu tomo nota, como já aconteceu ainda recentemente.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#147024 | JoãoGaspar | 08 mars 2007 00:49 | In reply to: #130400

Caro Primo Manuel,

à quanto tempo? como esta? espero que bem de saude.
coloquei aqui na semana passada uns topicos sobre o Montijo e Alcochete que podem interessar-lhe. Tem resultados nos nossos Sousas? eu Encontrei um Morgado chamado do Montijo na Aldeia Gallega do Ribatejo que pertencia a familia Sousa!!! veja no forum as minhas mensagens sobre Montijo e as suas Quintas.

Cumprimentos

Seu parente João Paulo

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#147484 | mfcr | 11 mars 2007 02:45 | In reply to: #147024

Caro Primo João

É verdade, peço mil desculpas, mas como cálcula o tempo é muito pouco, mas está tudo bem, espero que o mesmo aconteça com o Primo. Também não tenho andado por aqui, isto está muito pouco interessante e com o Rossio encerrado há tanto tempo, mais uma razão.
Visitei o tópico das Quintas Samouqueiras e Aldeanas, está muito interessante, no entanto aquelas quintas é bom que se entenda foram-se dividindo noutras, e os seus proprietários também foram mudando.
Em criança cheguei a fazer acampamento na Quinta Rôta e na da Praia. Infelizmente, quando os governandes resolveram reorganizar a aviação naval e a militar, criaram a B.A. 6, decorria oa anos 50 do Século passado e todo aquele território Samouqueiro foi vilmente expropriado e muita gente ficou na miséria, pois aqueles terrenos eram muito ricos em vinhedos, árvores de fruta diversa e de culturas variadas e aquela população vivia da Terra.
Muitos ascendentes vieram de Vale de Cambra ali se instalaram e desenvolveram as suas actividades agricolas.
Daquelas quintas e nomes que o Primo colocou alguns constam da minha BD, pelos motivos mais variados, como Padrinhos, Feitores e outros.
O meu avô Pedro Marques Aguiar, do Samouco, é afilhado do Dom Pedro Martins de Mascarenhas, tem o nome do padrinho.
Na Quinta do Saldanha, a minha avó Paulina Serrão, casou em segundas núpcias com o feitor desta quinta Manuel Fernandes. Este casal teve vários filhos e uma das filhas a Catarina Maria, casou com o Capitão de Ordenanças António de Oliveira Barrocas Feio. Este por sua vez é padrinho de baptismo de Fernando de Sousa, avô do primo João.
Ainda relacionado com aquele tópico oferece-me dizer o seguinte :

Tenho um 9º. avô Diôgo Marques, que é afilhado de baptismo do João Rodrigues de Sousa e irmão da Francisca de Sousa. Na minha opinião estes irmãos não têm nada a ver connosco pelo seguinte motivo :
Os nossos avós Manuel Rodrigues Alcaide e a Maria de Sousa pais da Francisca de Sousa, tiveram onze filhos ao todo e nenhum se chamou João, mas admito alguma falha.

Em relação aos nossos Sousas e Alcaides, como eu já disse em tempo, tenho novidades, embora ainda precise de fazer umas pesquisas de 1569 até ao nascimento da avó Maria de Sousa - já tenho a data de baptismo dela - casada com o Manuel Rodrigues Alcaide. Isto deve-se ao facto de eu ter mais do que uma linha de Sousas. Estas familias eram muito fechadas, por um lado tem-me facilitado as pesquisas, mas ás vezes complica.
A propósito da Quinta da Póvoa do Montigio ( o nome de Montijo vem daqui ) os ascendentes da avó comum Maria de Sousa, são daqui e estão ligados aos Nunes de Almada.

Por hoje é tudo
Um abraço do Primo
M. Fernando

Reply

Direct link:

RE: Manuel Roiz - Alcaide de Aldeia Gallega-Montijo

#147521 | JoãoGaspar | 11 mars 2007 14:34 | In reply to: #147484

Caro primo Manuel,

Muito obrigado pela sua rapida resposta.
Gostaria de trocar então essas informações que temos, mas como não tenho tido tambem tempo para ir a Setubal ou a TT de Lisboa, tudo o que tenho são de Livros , da Biblioteca Nacional On-line a da TT on-line!
Quando o senhor poder, telefone-me e eu vou ao Montijo, podemos tomar um café no centro ou onde lhe der mais jeito.


Sinceros Cumprimentos

João Paulo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 juin 2024, 14:35

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen