Família Pereira, de Mação (Santarém)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Pereira, de Mação (Santarém)

#121315 | gmg | 22 juin 2006 17:15

Tenho Ascendência de Mação, nomeadamente PEREIRA.

O que possuo investigado, sobre estes PEREIRA é:

I- MANUEL PEREIRA, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém, c.c. ROSA MARQUES, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos.
Filho:
II-BERNARDINO PEREIRA, que segue:

II-BERNARDINO PEREIRA, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos. Casou no dia 27 de Novembro de 1837 com GENOVEVA MARQUES, f.ª de JOSÉ MARQUES e de FRANCISCA MARQUES, todos naturais do lugar de Maxial, freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém.
Filho:
III-SILVÉRIO PEREIRA MARQUES, c.g.

Peço a todos aqueles que possuam dados sobre esta Família, nomeadamemte sobre a Ascendência do Manuel Pereira, identificado com o n.º I, o favor de me enviarem! Obrigado.

Cumprimentos,

GMG

Reply

Direct link:

RE: Família PEREIRA, de Mação (Santarém)

#121404 | gmg | 23 juin 2006 15:20 | In reply to: #121315

Volto a lançar o tema. Obrigado.

GMG

Reply

Direct link:

RE: Família PEREIRA, de Mação (Santarém)

#141992 | gmg | 27 janv. 2007 22:28 | In reply to: #121315

Renovo o tópico

Reply

Direct link:

RE: Família PEREIRA, de Mação (Santarém)

#142022 | gmg | 28 janv. 2007 02:33 | In reply to: #121315

Renovo o pedido

Reply

Direct link:

RE: Família PEREIRA, de Mação (Santarém)

#142026 | JoãoGaspar | 28 janv. 2007 07:16 | In reply to: #142022

Caro GMG,

Não sei onde mora mas, é muito dificil alguem ter identificado o Manuel Pereira de Mação facilmente, primeiro porque não é um concelho de uma região muito estudada pelos genealogistas, segundo porque será como encontrar uma agulha num palheiro.
Penso que o melhor será ir à TT de Santarém ou Lisboa e ver os Paroquiais relativos a esses seus antepassados, através dos paroquiais terá mais informações.
Devo tambem lhe alertar que Pereiras deverão ser mais faceis de seguir, já os Marques, que eu tambem tenho de Mação deverão ser uma antiquissima familia na região , que se estendem pelo menos de Castelo Branco a Abrantes. Para se encontrarem tantos Marques espalhados na mesma Vila , neste caso Mação, por estatistica, mesmo que derivados de duas ou tres origens diferentes, o numero elevado de Marques em Mação em Oitocentos, indica que devem ter se estabelecido no seculo XVI ou XVII no minimo, estes Marques por serem tantos e por vezes com nomes repetidos, são muitas vezes dificeis de destinguir, dai que na altura utilizasem alcunhas , como é o exemplo dos Caratões ( familia Caratão de Mação), que têm origem em João Marques.
Dou lhe um exemplo, tenho um avô que se chama Lourenço Gaspar, de Mação este é filho de José Gaspar e de Maria Marques, neto Paterno de José Gaspar e de sua mulher Maria Marques e neto Materno de Luis Pires do Caratão e de sua mulher Maria Marques. Esta a ver um exemplo da confusão? Alem de ter duas avós com o mesmo nome (Maria Marques), os pais dele tinham o mesmo nome dos avós maternos. José Gaspar cc Maria Marques e os Avôs Paternos José Gaspar e Maria Marques e temo que recuando, vou continuar em mais um casal José Gaspar e Maria Marques (!!!)

Sinceros Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Família PEREIRA, de Mação (Santarém)

#142037 | gmg | 28 janv. 2007 12:39 | In reply to: #142026

Caro João Silva Gaspar,

Muito obrigado pela sua resposta.

De facto já me tinha apercebido que em Mação e arredores há imensos MARQUES!! É uma confusão estabelecer uma Genealogia assim... Além do mais, existem também inúmera gente que tendo ou não apelidos, têm nomes iguais, o que dificulta ainda mais essa pesquisa.

Vou, claro, contactar a TT Lisboa e averiguar...

Concordo consigo quanto aos PEREIRA. Talvez sejam mais fáceis de encontrar do que estes MARQUES que casam com MARQUES e que têm filhos que têm os nomes iguais aos Pais.... É realmente uma confusão.

Agradeço a sua cordial resposta.

Cumprimentos,

GMG

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 juin 2024, 03:46

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen