Família Teixeira de Magalhães
This topic is classified in rooms: Famílias
Família Teixeira de Magalhães
Gostaria de ter informação da origem / aparecimento dos Teixeira de Magalhães.
ReplyDirect link:
RE: Família Teixeira de Magalhães
Relativamente aos apelidos Teixeira de Magalhães tenho feito alguma pesquisa sobre o assunto e, consegui chegar até aos nomes dos meus trisavôs; não tendo ido mais além porque me tem sido impossível deslocar aos arquivos distritais.
Não sei de Genealogia e a pesquisa que fiz resumiu-se ao pedido de certidões de nascimento / óbito e à consulta dos registos de baptismo na Torre do Tombo - tive a tarefa facilitada por ser tudo de Lisboa. Agora, o caso complicou-se porque a informação que tenho é:
=> Trisavô Paterno - Manuel Teixeira de Magalhães, natural da freguesia de Airão, concelho de Guimarães. Baptizado em Airães, Arcebispado de Braga.
=> Trisavó Paterna - Marianne Joaquinna d'Almeida, natural da freguesia de Santa Leocádia, concelho de Chaves. Baptizada na freguesia de Santa Eulália, Bispado de Lamego.
A primeira filha (julgo) - Maria Maurícia Teixeira de Magalhães, nasceu a 22.09.1835, já em Lisboa.
Pretendo a informação anterior. Quais os arquivos distritais que devo consultar? Que datas me devo de reger para procurar os nascimentos dos meus trisavós?
Cumprimentos
Direct link:
RE: Família Teixeira de Magalhães
os apelidos magalhães e teixeira encontraram-se várias vezes ao longo dos séculos.
sendo o apelido magalhães de origem minhota (Paço Vedro de Magalhães, Ponte da Barca, Viana do Castelo)e o teixeira também do norte (não sei se de Teixeira,Baião,Porto) foi natural que os apelidos se encontrassem.
salvo erro são sucessores dos magalhães, senhores da barca, que primeiro vão conhecer uns teixeira vivendo trás-os-montes
isto será posterior ao reinado de D. João I, que poderá ter fomentado o casamento de Gil Afonso de Magalhães com uma tal Inês Vaz (pode-se confirmar melhor em "Os Magalhães", Manuel Vilas Boas, Editorial Estampa).
ignoro se daí em diante serão, ou não, sempre pessoas com as mesmas origens que se cruzam.
por isso, parece-me, que se pode perfeitamente estar na presença de teixeira de magalhães com origens distintas podendo inclusive ser adopção de apelidos com que nada se tinha a ver.
não sei por isso se se pode falar de família teixeira de magalhães ou de famílias.
brevemente, com mais tempo, poderei aumentar confusão em relação a estes dois apelidos com dados que tenho em celorico de basto, braga, 1845.
os dados acerca de airão, guimarães, braga podem ser procurados no arquivo distrital de braga e os de santa leocádia, chaves no arquivo distrital de vila real.
Direct link:
RE: Família Teixeira de Magalhães
De onde? Há diversas famílias com esses apelidos em Trás-os-Montes.
ReplyDirect link:
RE: Família Teixeira de Magalhães
Por distração não seguiu informação que explicasse a relação de gil de magalhães e inês vaz (de ascendência inglesa?)com o apelido teixeira.
será deste gil (descendente do primeiro magalhães: Afonso Rodigues de Magalhães, descendendo aparentemente dos Novais e de bolonheses, no reinado de afonso iii)que parecem descender os magalhães que interessaram os linhagistas e genealogistas (e se calhar os outros?).
é pai, de entre outros, do primeiro senhor da barca joão de m. e de rui pires de m., cónego deão da sé de coimbra. Este último tem filho que segue para a região de Amarante e será desta descêndência que existem relações, parece que bastante comprovadas) com o apelido teixeira
não, necessariamente, sempre teixeira de magalhães e muitas vezes magalhães teixeira
Direct link:
RE: Família Teixeira de Magalhães
Prezado Jacinto Bettencourt
Estou fazendo nova tentativa de reforçar o recado que já deixei em outros tópicos do Fórum.
Seguindo sugestão dessa empresa, organizei e enviei muitas informações detalhando o objeto do meu interesse, manifestado em outro tópico.
Como não obtive qualquer resposta, tratei de reenviar muitas das mensagem.
Não logrei êxito nessas novas tentativas.
Continuo interessado e aguardo uma manifestação pelo endereço usado nas mensagens que enviei: < smenin @ net . em . com. br >
Obrigado
Sérgio Menin Teixeira de Souza
Direct link:
RE: Família Teixeira de Magalhães
de airão (eyraons?) parece ter vindo um magalhães para a casa de Fermil, Celorico de Basto. esta casa também teve teixeiras, embora não tenha achado a combinação dos apelidos:
no artigo casa de fermil ii, publicado pela sociedade portuguesa de genealogia, de autor cujo nome não recordo (as minhas desculpas) cita-se, a propósito de um ? de magalhães:
"Casara em Serolico[...]não desmerecendo por seu nascimento, pois o teve na casa dos eyraons tronco [...]dos magualhaens em Basto, e segunda, em que esta família, que procedeo da Barca, em que houve magualhaens."
será de apostar para as suas investigações na casa da barca que está muito bem documentada?
e ver ligação destes a airão?
assim ter-se-ia minho, braga e não, para já, trás-os-montes, vila real (o visconde de peso da régua era, salvo erro de vila real, e teixeira de magalhães.
podem-se ver as relações parentais de série de famílias vilarealenses num dos números dos "estudos transmontanos", revista do arquivo distrital de vila real).
Direct link:
RE: Família Teixeira de Magalhães
joaquim de magalhães, nascido em 1886 na freguesia de maximinos, braga tem no seu assento de baptismo, e tal como era costume, apenas o primeiro nome. Por via oral, supõe-se, que o nome completo teria sido joaquim augusto da silva teixeira de magalhães e que ele o alterou para somente joaquim de magalhães.
Como saber se foi ou não alterado? Onde esta informação?
No mesmo assento de baptismo é dado como filho de antónio de magalhães, de arnóia, celorico de basto e de luísa maria da conceição, da sé, braga. Neto paterno de domingos teixeira de magalhães e de maria joaquina e neto materno de antónio da silva e de constância de jesus.
No registo de óbito (conservatória do registo civil, 1945) é dado como filho de antónio teixeira de magalhães (aparece já o teixeira no seu pai) e de lúzia maria magalhães.
Note-se que houve alteração do nome da mãe de luísa para lúzia e retirar do conceição (apelido ou nome próprio?) substituído por magalhães. Note-se que o verdadeiro nome da mãe de joaquim de magalhães terá sido Lúzia, é informação oral conforme com o assento de óbito do filho.
questões:
Uma vez que as informações constantes dos assentos de óbito são fornecidas por terceiros não relacionados com a família, o que não se passa no assento de baptismo onde à partida estão os próprios, em qual dos nomes deverá haver mais confiança?
Porque aparece joaquim de magalhães, no óbito, filho de antónio teixeira de magalhães e no assento de baptismo como filho de antónio de magalhães? Qual seria o nome verdadeiro e completo?
Não esquecer que este antónio era filho, novamente de acordo com certidão de baptismo, de domingos teixeira de magalhães e o filho joaquim terá tido como nome completo joaquim augusto da silva teixeira de magalhães (antes da presumível redução do nome).
Assim, cronologicamente domingos teixeira de magalhães pai de antónio de magalhães e avô de joaquim a. da s. teixeira de magalhães
Assim, para o ramo em causa, joaquim de magalhães é filho de antónio (teixeira?) de magalhães, de arnóia, celorico de basto, e neto paterno de domingos teixeira de magalhães e de maria joaquina.
Ao consultar registos de baptismo do lugar da lage, da freguesia de arnóia, celorico de basto (de onde será originário o referido antónio de magalhães ou antónio teixeira de magalhães), encontrei um registo de 1845 (joaquim em 1886 terá sido o seu 13º filho) que diz que foi baptizado uma criança de nome antónio filho de domingos de magalhães (sem o apelido teixeira) e de maria joaquina do lugar da lage, da freguesia de arnóia. Neto paterno de manuel martins e de rosa de fermil de viade e materno de manuel dos santos e de maria teresa do lugar da cruz de baixo da freguesia de arnóia. Foi baptizado pelo padre francisco josé de moura (de mando?) do pároco antónio luís pereira da motta.
Em 1844 encontro o registo de baptismo de uma criança de nome francisco filho de domingos de magalhães (sem o apelido teixeira) e de maria joaquina do lugar da lage, de arnóia, neto paterno de josé de magalhães e de rosa teixeira de fermil, freguesia de molares e neto materno de manuel dos santos e de maria teresa do lugar da cruz de baixo de arnóia. Baptizou-o o padre luís pereira da mota.
Em 1843 encontro o registo de baptismo de uma criança de nome joaquina filha de domingos de magalhães (sem o apelido teixeira) e de maria joaquina do lugar da lage, de arnóia, neta paterna de manuel martins e de rosa de fermil de viade e neta materna de manuel dos santos e de maria teresa do lugar da cruz de baixo de arnóia. Baptizou-a o padre antónio luís pereira da mota.
Em 1824 encontro o registo de baptismo de uma criança de nome rosa filha de domingos de magalhães (sem o apelido teixeira) e de tomásia rosa do lugar da lage, de arnóia, neta paterna de josé de magalhães e de rosa teixeira do lugar de fermil, freguesia de viade e neta materna de antónio alves e de maria gertrudes do mesmo lugar e freguesia. Baptizou-a frei amores dos serafins.
Questões:
Aparece, em 1845, um antónio, presumivelmente o pai de joaquim, que é neto de um domingos de magalhães e de uma maria joaquina. Existem, no mesmo lugar, outros filhos dum casal domingos de magalhães e maria joaquina: francisco, 1844 e joaquina, 1843.
Aparecem os problemas quando se verifica que embora a maria joaquina seja sempre filha de manuel dos santos e de maria teresa, às vezes (filhos joaquina, 1843, e antónio, 1845) o domingos é filho de manuel martins e de rosa (fermil de viade) e outra vez (filho francisco, 1844) é filho de josé de magalhães e de rosa teixeira (fermil de molares). Em 1824 há registo único de domingos de magalhães filho de josé de magalhães e de rosa teixeira (fermil de viade), mas casado com tomásia.
Será este domingos de magalhães de 1824 o mesmo mas em primeiro casamento?
Como surge um domingos filho de dois pais diferentes mas com a mesma mulher? Excesso de coincidências num lugar, lage, em que ao longo de muitas décadas poucos nascimentos surgem?
Engano do pároco que confunde um domingos com outro existente 20 anos antes? Mas se nem eram os mesmos párocos?
Se os pais de domingos fossem manuel martins e rosa não seria estranho que este domingos surgisse com os apelidos combinados teixeira de magalhães. E será domingos de magalhães casado com maria joaquina e pai de antónio o mesmo domingos teixeira de magalhães, casado com maria joaquina, pai de antónio de magalhães que aparece no assento de bapstismo do neto joaquim?
Bem sei que as regras de transmissão de apelidos (nem sempre dos próprios) não existem e na altura ainda seria pior
Quando se diz que domingos de magalhães e maria joaquina são do lugar da lage, quererá, forçosamente dizer que lá nasceram ou alternativamente que lá viveram?
Fermil é uma localidade do concelho de celorico de basto dividida hoje por três freguesias. Viade, gagos e molares. Assim, existirão fermil de viade, fermil de gagos e fermil de molares.
Fermil ser de viade (como para manuel martins e rosa em 1843 e 1845 e josé de magalhães e rosa teixeira em 1824) ou de molares (como para josé de magalhães e rosa teixeira em 1844) poderá ser confusão para um lugar distribuído por três freguesias três.
Ainda não tive acesso aos registos de domingos, para esclarecer (ou não) todas as dúvidas.
Maria joaquina deverá ser procurada por maria ou por joaquina?
Há sugestões e/ou respostas para todas as inconsistências e questões?
NM
Direct link:
RE: Família Teixeira de Magalhães
Dos trabalhos que tenho feito sobre os Magalhães encontrei alguns Teixeira de Magalhães que encontro os ascendentes:
I
1.1 Manuel Teixeira de Magalhães casou com Maria da Conceição.
2.1 Emília Rosa, criada de servir, freguesia de Nossa Senhora da Expectação de Eiras concelho de Chaves. Com pai incógnito.
3.1 Augusto, nasceu 06/05/1870, freguesia do Senhor do Bonfim concelho do Porto.
II
1.1 José Teixeira de Magalhães casou com Ana Rita de Jesus.
2.1 Joaquim Teixeira de Magalhães, servente do repouso, trabalhador, negociante, empregado no repouso, sacristão do repouso, freguesia de Santa Cristina de Toutosa concelho de Marco de Canaveses. Casou com Emília Rosa da Silva, costureira, dobadeira, freguesia de São Pedro de Ferreiros de Tendais concelho de Cinfães, filha de Luís da Silva e de Cristina de Jesus Silva.
3.1 José nasceu 21/08/1877, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.2 Emana nasceu 21/07/1879, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.3 Joaquim nasceu 18/08/1882, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.4 Cândida nasceu 07/09/1884, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.5 Catarina nasceu 17/10/1886, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.6 Belmiro nasceu 03/09/1888, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.7 Belmira nasceu 03/09/1888, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.8 José nasceu 24/09/1891, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
III
1.1 José Teixeira de Magalhães casou com Maria Engrácia Teixeira.
2.1 Tomazia Engrácia Teixeira, costureira, (freguesia de Vila Meã) ? concelho de Penafiel. Com Abel Alves Vilar, sapateiro, freguesia de São Nicolau concelho do Porto, filho de Francisco Alves Vilar e de Ermelinda Rosa.
3.1 Manuel nasceu 05/02/1880, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.2 Olimpa nasceu 10/06/1882, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
IV
1.1 Manuel Teixeira de Magalhães casou com Antónia da Silva.
2.1 José Teixeira de Magalhães, lojista, negociante, freguesia de São Martinho de Cedofeita concelho do Porto. Casou com Joana Rosa Camila, costureira, lojista, governanta de casa, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto, filha de Manuel de Freitas e de Maria Rosa Camila.
3.1 Rita nasceu 23/05/1862, freguesia do Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.2 Ifigénia Rosa, costureira. Nasceu 30/05/1865, freguesia do Senhor do Bonfim concelho do Porto. Casou com Domingos Jorge Marques Malta, ourives, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto, filho de Manuel Jorge Marques Malta e de Rita da Esperança.
4.1 José nasceu 23/09/1884, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.3 Manuel nasceu 03/03/1868, freguesia do Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.4 Ana nasceu 11/06/1871, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.5 Olinda nasceu 08/04/1875, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
V
1.1 José Teixeira de Magalhães casou com Joaquina Rosa Monteiro.
2.1 Manuel Teixeira de Magalhães, negociante, freguesia de Santo Ildefonso concelho do Porto. Casou com D. Ana Ribeiro de Lemos, freguesia de Santa Maria de Pombeiro concelho de Felgueiras, filha de José Joaquim Ribeiro e de Joana de Lemos.
3.1 Joaquim nasceu 05/10/1882, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
3.2 Manuel nasceu 17/03/1885, freguesia de Senhor do Bonfim concelho do Porto.
Direct link:
RE: Família Teixeira de Magalhães
Caros confrades
Alguma vez tropeçaram no nome:
Francisco Xavier Teixeira de Magalhães Morais Sarmento
Sei apenas que foi tabelião em Vila Pouca de Aguiar, e deve ter morrido por volta de 1868.
Cumprimentos
Nuno Teixeira
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 déc. 2024, 13:48