familia moraes
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
familia moraes
Os únicos dados sobre meu treta avô Manoel Moraes Coutinho, falecido em 1777, Prados-Minas Gerais- Brazil , é que em seu testamento consta que ele nasceu em Portugal," em São Sebastião, bispado de Lamego", era filho de Antonio Moraes e de Ana de Carvalho.
Procuro saber em que freguesia ou distrito localiza S.Sebastião acima citado ou se porventura alguém tenha conhecimento de outros dados.
Sinceramente agradeço.
Luiz Augusto
Direct link:
Pesquisas em Viseu e Lamego ...
Caro Participante,
Há uma Freguesia de Vila Nova de Souto d'El Rei, no Concelho de Lamego (Distrito de Viseu), cujo orago é precisamente São Sebastião.
Se for à barra verde ali em cima à direita, mudar a janela do Pesquisar para "Mapas" e escrever "Lamego", clique no Pesquisar e vai ter a um link. Clique no link para "ver" onde fica Vila Nova.
A seguir entre num motor de busca e pesquise umas coisas sobre Vila Nova de Souto d'El Rei (wikipédia e mais o que encontrar).
Quanto à pesquisa do seu ancestral, e se a localidade de origem de facto for essa, em Viseu só estão 6 livros, posteriores ao falecimento do seu TETRAVÔ Manuel Morais Coutinho. Os outros, se os houver, estarão em Lamego mas ... Lamego tem sido pouco fácil para a pesquisa. Dê um salto ao Tópico "Bolsa de pesquisas ADViseu e CELamego" e leia um pouco.
Cumprimentos. VF
Direct link:
RE: Pesquisas em Viseu e Lamego ...
Caro Professoor.
Tomo a liberdade de chamá-lo assim, pois além das informações recebí uma aula
para começar a achar o caminho das pedras. Muito agradecido pela sua boa vontade e gentileza.
Com os seus conhecimentos , pediria para informar a seguinte questão:
As datas sobre o meu tetra avô e familia que disponho são:
Falecimento 1777
Da primeira. esposa(falecida) teve uma filha Felipa de Moraes que casou e teve 4 filhos em 1741,43,45,47,49 ainda não sei se Portugal ou aqui;
da segunda esposa,teve filhos em 1754 e 1761 em Prados-MG -Brasil.
Pergunto: em que faixa de anos(16.. a 17..) deveria procurar pelo nascimento
dele aí em S.Sebastião.bispado de Lamego?
Aqui no Brasil continuo pesquisando para encontrar alguma data.
Certo de sua atenção, antecipadmente agradeço.
LuizAugusto
Direct link:
... e de matemática, precisa?
Início de 700, fins de 600 (1680 a 1710).
Curioso ter um Tetra por essa época. Os meus nascem de 700, até 1830. Paternidades muito idosas na sua Exmª família. Curioso.
[tem a certeza que fez bem as contas?]
Boa sorte e cumprimentos. VF
Direct link:
RE: ... e de matemática, precisa?
Caro Mestre.
Você tem toda a razão, não se trata de tetra e sim penta e se fosse hexa, Freud
poderia até explicar, devido a copa.
O motivo da pergunta foi por ter solicitado ajuda a uma pesquisa em Lamego,justamente onde voce sugeriu, e julguei que a procura poderia ter sido feita numa faixa maior de anos. Não quero culpar ninguem pelo fato, eu deveria ter previsto, o problema foi a ânsia de encontrar as origens, depois de 2 anos tentando achar o nome do penta e localdo nascimento. Estou apenas querendo ganhar esperança, para poder continuar tentando achar as raizes de minha família.
Tão logo possa, mandarei o resultado da tal pesquisa para você, se possível, dar sua opinião.
Agradeço sinceramente a sua ajuda.
Saudações . Luiz Augusto
Direct link:
Ah bom: penta não é tão hexa-gerado ...
Pois é meu caro. Ao contrário do que muita gente que por aqui se passeia pensa, isto não é coisa para três fins de semana ...
Pessoas normais como nós, não 'especialistas', que têm esta actividade como hobby, passam "as passas do Algarve" para descobrir cada um dos avoengos.
E mesmo para os que se dedicam a isto de mais alma e coração, a partir de uma certa fase, acabam as fontes. A partir daí é crer nos genealogistas antigos (que inventaram uns mais outros menos) ou ... acabar a pesquisa. Ainda podem eles próprios 'deduzir', mas isso é outra história.
Mas "até ao lavar dos cestos ainda é vindima". Quanto mais difícil, mais interessante e enquanto não se acabarem as hipóteses de pesquisa em Lamego e Viseu (pelo menos para esse quinto - diz-se quinto e não penta - avô).
Melhores cumprimentos. VF
Direct link:
Familia Moraes
Caro Victor Ferreira
Saudações
Se possível, gostaria que você informasse qual o seu endereço, afim de lhe enviar uma cópia do testamento do meu quinto avô, bem como a "cola" do local do nascimento, a fim de ouvir sua opinião , a caligrafia do escrevente, não era das melhores, solicitei a paleografa a gentileza de fazer uma" cola" da palavra em dúvida. Tentei colar ou anexar, mas acho que esta mensagem não aceita.
No aguardo de suas notícias, cordialmente
Luiz Augusto
lslajinha@ig.com.br
Direct link:
RE: Familia Moraes
Caro Victor.
Saudações.
Mais uma vez lhe agradeço, você é muito gentil e prestativo, espero poder retribuir. Vou seguir as suas sugestões. Qualquer novidade eu informo.
Cordiais saudações
Luiz Augusto
Direct link:
RE: Familia Moraes
Caro Luizinho
Dupla coincidência: Tambem sou Luis e Morais, na grafia moderna e da zona Norte de Viseu. Um primo meu seguiu a genealogia Morais do ramo que, parece, temos em comum. Infelizmente deparou-se com a falta de um livro na Câmara Eclesiástica de Lamego onde efectivamente estão os registos da nossa família e que trunca a pesquisa no Séc. XVII, não sendo viável, com exactidão, ir mais atrás. Mas estou persuadido de que aí encontrará alguma coisa. Diga se puder ser-lhe útil.
Saudações cordiais
Luis Canavarro
Direct link:
RE: Familia Moraes
Caro Luis.
Saudações.
Desculpe a demora em responder. Fiquei satisfeito em saber que não estou sozinho na procura de nossos antepassados. Com ajuda e orientações de parentes e dos amigos do GENMINAS e da GENEAPORTUGUESA,com destaque para o sr. Victor Ferreira, tenho conseguido o que achava quase impossível. Descobrimos que o nosso tronco dos Moraes, chegou aqui no Brasil entorno de 1720 e adquiriu propriedade agrícola na cidade de Prados MG. Conforme inventário ditado pelo próprio, declarou que era natural da Freguesia de São Sebastião, Vila de Toiro, bispado de Lamego, filho legitimo de Antonio Moraes e de Anna de Carvalho. Já existe um site http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/paginas/cantagalo_morcout.htm ,
que descreve o inicio do tronco aqui no Brasil. Torcendo para que pertençamos ao mesmo ramo, fico no aguardo de suas notícias e aqui me coloco à sua disposição .
Saudações cordiais.
Luiz Augusto
Direct link:
RE: Familia Moraes
Caro Luis Canavarro.
Saudações
Voce recebeu minha correspondencia de 20.12.2006?
No aguardo de suas notícias firmo
atenciosamente
Luizinho
Direct link:
RE: Familia Moraes
Reiterando minha correspondencia de 20.12.2006:
Estou a procura dos antecedentes do meu VII avô, Antonio Moraes que residiu na Freguezia de Touro,Vila Nova de Paiva e lá faleceu,em 23.07.1727,conforme anotação no Livro de Batismo e Óbitos de 1710 a 1740, pgs. 44, daquela Freguesia, onde tambem dizia que ele fez testamento. Era casado, em 2a. nupcias, com Anna João.
Do primeiro casamento, com Anna Carvalho, teve um filho de nome Manoel Morais Coutinho, que ainda jovem veio para o Brasil, comprou uma fazenda,em Prados-Estado de Minas Gerais, talvez com o dinheiro da herança da mãe, falecida.
Casou e teve tres filhos, sendo que um deles, o Antonio Moraes Coutinho, gerou uma grande família (10 filhos), vide site do Genealogista Lenio Richana Yahoo.
Apesar do senhor não ser daquela região, lí suas intervenções na Geneall.net, e quem sabe, se o meu Morais, seria oriundo daquela região de Tras dos Montes.
Apresento minhas cordiais,
Saudações.
Luiz Augusto
Neste hiato de 3 anos, consegui apenas a certidão de nascimento do Manoel Moraes Coutinho, que nasceu em 1694, na Freguesia de Touro através de um amigo de Portugal, que esteve pessoalmente na Arquidiocese de Lamego e me
disse que lá não existem documentos sobre a Freguesia de Touro, anteriores a 1680.
Ante ao acima e exposto só posso deduzir que os habitantes de Touro , deveriam pertencer a outra paróquia nas vizinhanças .
Peço aos prezados colegas que me indicassem qual o caminho das pedras que eu deveria seguir.
Saudações
Luiz Augusto
Direct link:
RE: Familia Moraes
Caro Luiz Augusto
Sua mensagem demorou a chegar-me ás mãos quase 3 anos e por isso nada mais disse.
Touro, que conheço, é hoje uma aldeia bastante desertificada, devido à dependência quase absoluta de uma agricultura em declínio. Fica alguns quilómetros a NW de Vila Nova de Paiva, sede de Concelho e município.
Mas, as divisõees administrativas mudam ao sabor das mudanças da população e assim não pode ser excluido que Touro tenha em alguma época pertencido a Vila Cova à Coelheira, ou mesmo a Mões, hoje aldeias mas que tiveram importância passada.
Contudo, reitero o que lhe disse há anos: Um primo meu (nosso, quem sabe) investigou a fundo a genealogia Morais (Moraes) e deparou-se com um obstáculo intransponível, a falta de um livro referente aos Séc. XVI na Câmara Eclesiástica de Lamego, onde estava depositado. Por isso, a ausência de registos antes de 1680 deverá dever-se a este extravio. Daí para trás, só com a sorte de descobrir algum documento arquivado em qualquer outro local e que mencione algum nome que lhe seja familiar.
Se o desejar, e para não se repetir este hiato, contacte-me directamente para o meu mail: luiscanavarro arroba gmail ponto com.
Cordiais saudações
Luis
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 déc. 2024, 05:57