dados sobre bisavô
This topic is classified in rooms: Pessoas | Arquivos | Brasil
dados sobre bisavô
preciso obter a certidão de nascimento de meu bisavô,porém não sei em que conselho e freguesia ele nasceu. no registro de casamento e óbito,feitos aqui no brasil não consta a cidade. já procurei no arquivo nacional e a unica informação é que ele é de portugal.a minha esperança é encontrar o registro de batismo, alguém sabe como e onde posso encontrar esse registro,sei que as buscas serão complicadas, mas ainda tenho esperanças de encontrar os dados que preciso. os dados que possuo são:
Nome:José do Amaral Loureiro
Data de nascimento: 22 de setembro de 1892
Filho de :Antonio Amaral Loureiro
Thereza da Conceição Souza
agradeço a atenção.espero que possam me ajudar.....
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Cara Palomaguiar,
Apesar de ter bastantes dados pormenorizados, falta-lhe o mais importante: uma idéia pelo menos aproximada da região de onde era oriundo. Sem isso estará a procurar "agulha em palheiro". Somos 10 milhões aqui em Portugal... um palheiro que pode parecer pequeno para um Brasileiro mas ainda assim um palheiro!
Partindo do princípio de que alguns parentes seus continuarão a usar a combinação Amaral Loureiro e que parte deles continuará a viver na mesma zona, poderá pesquisar no site da PT (companhia telefónica) assinantes com estes sobenomes. Eu já o fiz e parece haver um padrão de distribuição geográfica no eixo Aveiro-Guarda (Viseu, Mangualde...) mas ainda é muito vago pois existem dezenas de Conservatórias e centenas de freguesias nessa zona.
Também é de levar em conta que alguns Amaral Loureiro do presente sejam simplesmente filhos de uma Amaral e de um Loureiro e não tenham nada a ver com o seu bisavô.
No entanto, se falar com familiares mais velhos e procurar em "baús antigos" poderá achar alguma coisa: desde referências geográficas (ex: rios, serras) a hábitos, costumes, gastronomia, actividades... Portugal tem muita diversidade e às vezes uma pequena informação permite suspeitar de uma certa zona.
Fotos, cartas antigas, sobrescritos e selos carimbados e quaisquer outros documentos relacionados com Portugal podem ajudar.
Se quiser aqui deixar o resultado das suas pesquisas certamente alguém tentará ajudar a interpretar.
Cumprimentos,
J.Valdeira
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Caro Palomaguiar,
E sobre Thereza da Conceição Souza sabe alguma coisa? De onde vem o Aguiar que tem no seu nickname?
Talvez com essas informações eu possa ajudar.
Ana Maria Guedes
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
obrigada a todos..consegui as informaçoes atraves da inscrição consular no consulado do rj....obs o aguiar de meu nome vem de meu bisavô..português....os dados que eu queria eram do bisavô de meu namorado..o de meu bisavô..graças aos parentes eles sabiam os dados..obrigada pela atenção....
ReplyDirect link:
RE: dados sobre bisavô
Cara palomaguiar,
Ainda bem que conseguiu encontrar o que queria.
Gostava de saber a sua ascendência Aguiar e a origem de Thereza da Conceição Souza. Por acaso são de Vila Pouca de Aguiar?
Ana Maria Guedes
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
minha família era de meda,poço do canto.....o aguiar de meu nome vem de meu bisavô,Casemiro Augusto Aguiar,
Já a thereza da conceição souza, é de carregal do sal,viseu.mãe de josé de loureiro amaral.
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Cara Paloma,
Interessante que os seus familiares são do mesmo concelho que os meus e da mesma freguesia, será que os seus familiares não conhecem ou conheceram alguém da família Pego? Meu bisavô chamva-se MIGUEL JERONIMO PEGO e seu pai JOAQUIM CUSTÓRIOD PEGO. Você pode me forncer alguma notícia sobre esta família, se conhece alguem que pertença a mesma família?
Obrigada!
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Cara Paloma,
Também ando a procura das certidões de nascimento dos meus bisavós.
Será que vc poderia me dizer como fez para consultar a inscrição consular dos bisavós do seu namorado?
Desde já agradeço a sua antenção dispensada,
Carlos Alcarde
Direct link:
Carregal do Sal
Paloma
Sousa Amaral e Loureiro são nomes da minha família do Carregal do Sal. Sabe se a freguesia onde nasceu José Amaral Loureiro é mesmo o Carregal (Currelos) ou será por acaso Oliveira do Conde?
Para a semana vou ao Arquivo de Viseu e quem sabe se os seus avós podem ser entroncados noutros parentes que eu já tenha recolhido.
Vera Videira
juzarte @iol. pt
Direct link:
RE: Carregal do Sal
José de amaral loureiro , era de oliveira do conde. veio p/o brasil por volta de 1907 à 1915...casou-se aqui c/uma brasileira
ReplyDirect link:
RE: dados sobre bisavô
infelizmente não conheço,mas vou procurar informações..deles aqui...
ReplyDirect link:
RE: dados sobre bisavô
vai no consulado da cidade a qual ele veio ....e c/os dados dele...e algum documento como óbito e/ou casamento eles dão o n°do assento...espero ter ajudado...
Paloma Aguiar
Direct link:
RE: Carregal do Sal
Paloma
Bem me parecia que era de Oliveira do Conde. Quer que o procure?
Vera
Direct link:
RE: Carregal do Sal
Vera
Eu não sei se ainda há parentes em portugal do josé do amaral loureiro,ficaria feliz em saber ,visto que ele é bisavô de meu namorado(brasileiro) que atualmente mora em porto,mas não sabe nada de possíveis parentes...
obrigada
Paloma Aguiar
Direct link:
RE: Carregal do Sal, Oliveira do Conde
Paloma
Já fui ao Arquivo e José Loureiro de Amaral é quem eu pensava, meu parente por três ramos. O pai, António Amaral de Loureiro casou aos 29 anos, a 8.5.1892 com Teresa Conceição de Sousa.
Teresa n. 6.2.1867,Travanca e + 20.1.1945 em Olivª do Conde. teve pelo menos uma irmã, Mª Augusta n. 1.4.1864. Filha de José de Sousa Ribeiro e Mª da Conceição Dias. Neta paterna de Domingos de Sousa Ribeiro e Maria de Sousa (de Papísios), neta materna de Manuel de Oliveira Figueiredo e Joaquina Clara Dias.
António Amaral de Loureiro, é filho de José de Amaral que casou com Ana Maria de Loureiro a 12.11.1859. neto paterno de Manuel de Amaral e Joaquina Rita Borges. Neto materno de Manuel Gomes Masseiro e Ana Maria de Loureiro (meus 4ºs avós). http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=145813
Avós paternos:
Manuel de Amaral é filho de José de Amaral e Isabel Bárbara Maria, meus 5ºs avós. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=145812
Joaquina Borges é filha de José de Abreu e Teresa Borges Coelho, também meus 5ºs avós. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=145810
Espero notícias!
Vera
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Cara Thereza:
Sou do Rio de Janeiro e já passei por esta situação e consegui desvendar alguns "mistérios"... vc já foi ao consulado aqui no Brasil? de onde vc é? ? não tem algum parente que te dê alguma pista? no consulado existe registro de entrada dos portugueses desde o início do século passado. As buscas não são fáceis e até em cemitério eu fui pesquisar... mande seu e-mail, talvez eu consiga te ajudar.
Um abraço.
Sua xará Thereza.
Direct link:
RE: Carregal do Sal, Oliveira do Conde
então...josé amaral de loureiro,se casou no brasil e teve uma filha... que por sua vez está dando entrada na cidadania,seu neto mora em Porto(bisneto de josé )
então você é descendente ..qual seria o seu grau de parentesco com dalva?
abraços
Paloma
Direct link:
RE: Carregal do Sal, Oliveira do Conde
Paloma
Gostaria que me enviasse os dados para o meu email. Até agora já recolhemos mais de 220 descendentes de Isabel de Amaral *1853 + c.1925 e Silvestre de Abreu Rodrigues, ela descendente dos tais 5ºs avós que são família do meu bisavô. Posso enviar-lhe a lista.
Da família da minha bisavó é a primeira vez que encontro alguém para além dos meus tios-avós e descendentes
Segundo a tabela de parentesco, quem tem o 4º avô em comum, é primo em 7º grau. porém neste caso temos mais ramos em comum... talvez alguém saiba responder.
Até Já!
Vera Silvestre Videira
juzarte @ iol . pt
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Ola Paloma,
Tente ver pela lista dos imigrantes do Museu do Imigrante de São Paulo, o site é www.memorialdoimigrante.sp.gov.br
boa sorte
Idália Rocha
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
obrigado a todos....consegui obter as informações necessárias...
ReplyDirect link:
Carregal do Sal
Paloma
Gostaria que contactasse comigo para troca de dados, nomeadamente casamento e descendência de José Lourº Amaral n. 1892.
juzarte @ iol . .pt
cumprimentos
Vera
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Cara Paloma,
Quem me deu seu contato foi Silvestre. Espero q possa ajudar-me. Minha sogra me fez um pedido: ela quer a atribuição de nacionalidade portuguesa, pois é brasileira, filha de mãe portuguêsa: Maria de Mello, já falecida, no Brasil em 14/01/1956 aos 69 anos, natural de Portugal, estado civíl:viúva de João Vicente de Mello, doméstica, sem bens, deixou 10 filhos maiores. Filha de : Manoel Joaquim dos santos e Maria Joaquina dos Santos, como consta sua certidão de óbito que minha sogra possui.
Acontece que ela tem tb. um outro registro que trata-se dos proclamas do casamento dela, da Catedral metropolitana do Rio de Janeiro, datado de 18/05/1898.
Já neste papel, consta que o Nome dela é Maria Domingas dos Santos, nascida e batizada na Freguesia de Valadares, Bispado do Porto, Portugal. Filha de Manoel Joaquim dos Santos e Joaquina Domingas Tavares. e do noivo: João Vicente de Mello, brasileiro, filho de Vicente Mello e Maria Joaquina de Mello. Este papel foi extraído do livro de provisãoes de casamento da mesma Catedral.
Outro documento que ela possui é o óbito do pai dela: João Vicente de Mello, nasc. no Brasil, e falecido em 1/7/1929 aos 56 anos, casado com Maria Joaquina Mello, operário, filho de Vicente Mello e Maria Joaquina de Mello. Não dá p/ entender, não é?
Minha sogra conta que sua mãe chegou aos 8 anos, de navio ao Brasil, no Rio de Janeiro, e que casou com seu pai aos 16 anos, e que quando ela faleceu, minha sogra tinha 30 anos. Como vc pode ver é uma confusão total! A certidão de Nascimento da minha sogra diz que ela é filha de Maria de Mello, neta de Joaqui Manoel dos Santos e Maria Joaquina dos Santos. E filha de João Vicente de Mello e neta de Vicente de Mello e Maria Joaquina de Mello. Nasceu em 18/03/1926, sendo que ela jura que nasceu em 04/11/1925 e só foi registrada em 1926.
Por favor, o que eu faço???????
Atenciosamente,
Adriane
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Cara Adriane,
Por regra, quando as pessoas idosas dizem que tinham X anos quando certo facto aconteceu, normalmente não se enganam porque se tratam de factos marcantes da sua vida e porque certamente repetiram a frase dúzias de vezes durante a vida.
A sua sogra diz que nasceu em Nov de 1925, logo tinha 30 anos acabados de fazer em Jan de 1956 quando a mãe morreu. Está certo, pois as pessoas pensam na sua idade real e não na idade contada a partir de um registo tardio e erróneo.
Se a mãe dela se casou ainda em 1898, ano das proclamas/banhos e tinha 16 anos, tendo chegado ao Brasil com 8, então ela nasceu em +/-1882 e chegou ao Brasil em +/-1890. Digo +/- porque não temos datas exactas nem sequer do casamento (os banhos/proclamas podem-se atrasar quando um dos nubentes é estrangeiro) e 16 anos de idade podem ser quase 17.
Qual é então o problema? Maria deveria ter quando faleceu, em 1956, cerca de 74 anos e o registo de óbito menciona 69. Poderá o registo de óbito estar ligeiramente errado quanto à idade, o que não seria caso único; Não sei qual a fonte em que se baseavam em 1956 no Brasil para obter a idade da pessoa falecida; mesmo que usassem um documento oficial, a data também podia ter alguma incorrecção sobretudo tratando-se de alguém nascido noutro país. Se se baseassem em declaração de familiares mesmo que próximos, o erro é também possível.
O marido João terá nascido em 1873 e tinha 25 anos à data do casamento em 1898. Aqui não há problema.
Quanto às diferenças dos nomes, elas também não são surpreendentes. Acontecia muito… sobretudo com as mulheres. Era também comum que o pai ao registar um filho se enganasse ligeiramente no nome dos avós maternos (e não sei se ainda hoje não acontecerá porque creio não existe confirmação dos avós por documento!) … e mudando de país a probabilidade de trocas aumenta.
De qualquer forma, o Registo de baptismo de Maria deverá estar em no Arquivo Distrital do Porto (concelho de Vila Nova de Gaia, freguesia de Valadares, cerca de 1882).
Será talvez um registo de baptismo de Maria (nada mais!), filha de Manoel Joaquim dos Santos e Joaquina Domingas Tavares porque é esta a versão mais antiga que se conhece do nome destas pessoas.
De qualquer forma, se primeiro obtiver o registo de casamento de Maria e João (Rio de Janeiro, 1898 ou 1899) poderá obter dados complementares, nomeadamente os nomes dos avós de Maria que lhe permitirão ter mais certezas na pesquisa do baptismo no Porto.
Cumprimentos,
J.Valdeira
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Caro Jvaldeira,
Agradeço muito sua atenção. Espero continuar-mos em contacto. Na verdade como está tudo um pouco confuso, creio que terei dificuldades em atender ao desejo de minha sogra! Mas não desistirei facilmente. Pelo menos enquanto tiver comigo pessoas como você.
Até breve,
Adriane
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
oi adriane........vc possui msn..caso possua me add palomasouza_22@msn.com
para que possamos nos falar melhor..
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Caros usuarios,
Estou tendo o mesmo problema para localizar meu bisavo. Minha avo quer a cidadania Portuguesa, mas somente sei que meu bisavo se chamava Manuel Fernandes, filho de Domingos Fernandes e Maria da Conceicao Fernandes, nascido em Braga em 1901. Sua mae morreu eu 1903, e em 1913 ele foi para o Brasil clandestinamente com apenas 12 anos. Nao sei a freguesia na qual ele nasceu. Sei que seu pai teve 2 filhos depois, Francisco Fernandes e Candida Fernandes e ambos foram tambem para o Rio nos anos 50. Sera que alguem pode me ajudar??
Muito obrigada,
Gabriela
Direct link:
RE: dados sobre bisavô
Oi gabriela...
vc só sabe que ele nasceu em braga..me add no msn palomasouza_22@msn.com
bjos
Direct link:
dados sobre bisavô
Adriane, procurando por meus bisavôs etc., encontrei uma mensagem sua aqui(#129915 | adriane | 02 Out 2006 00:19 | Em resposta a: #125603) cuja descrição de ascendências bate com as minhas. Você têm as certidões mencionadas lá? Sou neto de Maria Helena de Mello (de Melo Carvalho), minha avó materna, filha de João Vicente de Mello e de Maria Domingas dos Santos. Gostaria e ter mais conhecimento desta extensão lateral. Talvez você possa me enviar o que você sabe (ascendência) e cópias de certidões, etc.
Jorge
Direct link:
dados sobre bisavô
Existe um engano na certidão de óbito da mãe de sua sogra (e na do pai também) onde constam os nomes dos pais daquela, o que é muito comum, pois relata duas gerações acima. Proclama(s) de casamento é mais preciso, pois normalmente são declarados pelos próprios. Pelo que me consta (antes de eu ver este link) é que a sua sogra (irmã de minha avó Maria Helena de Mello Carvalho) era filha (como minha avó) de João Vicente de Mello e de Maria Domingas dos Santos (dos Santos Mello).
João Vicente de Mello era filho de Vicente (de?) Mello e de Maria Joaquina de Sá (de Mello).
Maria Domingas dos Santos era filha de Manoel Joaquim dos Santos e de Joaquina Domingas Tavares.
Na sua mensagem Logo no 1o parágrafo, me parece haver um erro vindo da certidão de óbito da mãe de sua sogra: Não está correto "Filha de: Manoel Joaquim dos Santos e Maria Joaquina dos Santos." Digo, a certidão de óbito diz isso, mas parece estar errada, provavelmente ao ser lavrada no cartório de óbito por alguém que se confundiu, pois tratava-se dos nomes dos pais da mãe (de quem a certidão se refere) da sogra. Portanto não era "Maria Joaquina dos Santos" e sim "Maria Domingas dos Santos" que é o que eu tenho em meus registros. Joaquina Domingas (casada com Manoel Joaquim dos Santos) era a mãe de Maria Domingas. "A confusão veio do fato de a mãe de João Vicente se chamar "Maria Joaquina (de Sá)".
A certidão de óbito do Pai de sua sogra está correto nos nomes de seus pais, e veja qua a coincidência nos nomes das mãe e da esposa é um erro. A certidão diz: João Vicente de Mello, casado com Maria Joaquina de Mello (erro) filho de Vicente (de) Mello e Maria Joaquina de Mello (certo).
Pelo Jeito, a certido de Nascimento de sua Sogra está errada também. Acredito que quem registrou sua sogra foi seu pai (pai da sogra) e deu o nome errado da mãe da esposa dele (mãe de sua sogra).
Agradeço se puder me enviar cópia desses documentos.
Direct link:
dados sobre bisavô
Eu obtive a certidão de casamento de João Vicente de Melo com Maria Domingas dos Samtos.
Ele filho de Vicente de Mello e Maria Joaquina de Sá, e ela filha de Manoel Joaquim dos Samtos e Joaquina Domingas Tavares. A noia e seus pais eram portugueses. Os noivos João Vicente a Maria Domingas são pais de minha avó materna.
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 nov. 2024, 11:12