Dúvidas

This topic is classified in rooms: Heráldica

Dúvidas

#124431 | restrela | 07 août 2006 00:18

Alguém poderia me ajudar a desvendar o brasão de minha família?

Escudo francês moderno. Esquartelado. No primeiro plano A, as armas dos Machado (há uma flor de lis diagonal no canto esquerdo). No 2º B, as armas dos Miranda. No 3º C, em campo vermelho uma torre de prata (?). No 4º D, em campo negro cinco arruelas, besantes de ouro.

Algum forista poderia me dizer que famílias são representadas por: (a) em campo vermelho uma torre de prata e (b) em campo negro cinco arruelas, besantes de ouro???

O que significa a flor de lis em diagonal no primeiro campo, no canto esquerdo???

Muitíssimo obrigado!
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Dúvidas

#124457 | tmacedo | 07 août 2006 13:50 | In reply to: #124431

A flor de liz é a diferença nas armas. Se não está numa brica ou meia brica quer dizer que as armas dos "Machados" vieram ao armigerado por seu avô paterno.
Em relação à cor e metais das armas convém atender ao "fiabilidade" do documento donde foram tiradas.
Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Dúvidas

#124461 | RCCORREIA | 07 août 2006 14:31 | In reply to: #124431

Caro Rodrigo

Em primeiro lugar, o brasão que refere não é de sua família mas dum seu familiar, pois as armas são atribuidas a pessoas e não a familias. Por isso dentro de uma mesma familia por vezes havia armas idênticas e para as diferenciar usava-se a "diferença" que é neste caso a flor de lis.

Já sabe que seria Machado e Miranda (apelidos que deve conhecer na sua ascendência).

Quanto ao 3º quartil há várias hipóteses sendo a descrição tão curta pois importa saber se a torre está sobre algo ou não. Mesmo assim poderá ser Barriga, Braga, Saldanha, Soares ou mesmo Veloso. Algum dos apelidos lhe diz algo? Poderá ainda ser outro. As torres em prata não são todas iguais.

Quanto ao 4º quartil será necessária mais informação. Como estão dispostas as arruelas/besantes? Provavelmente o campo será azul (carregado) e não negro. Há hipóteses de haver um ascendente não Português?

Se quiser enviar uma imagem, deixo-lhe o meu endereço rui.ccorreia@clix.pt

Cumprimentos,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Dúvidas

#124473 | restrela | 07 août 2006 20:35 | In reply to: #124461

Prezado Rui Correia,
Muitíssimo obrigado pelas informações. O brasão que descrevi o encontrei num livro sobre os descendentes de José Franscisco de Miranda Osório (1800-1877) (meu tetravô). Por dedução, creio que as armas eram de seu pai Francisco Xavier de Miranda Machado.
Eu vou buscar mais informações e as vou postar aqui. Creio que no 3º quartil, a torre está sobre o chão (dá para perceber listras horizontais, mas não sei de que cor). Aliás as cores que tenho são descritas no livro.
Quanto ao 4º quartil, as arruelas estão dispostas como o 5 de um dado de sorte. Há apenas a descrição "cinco arruelas, besantes de ouro".
Eu realmente tenho muito intesse em saber dos antepassados da família Miranda Osório. Sei que há família homônima na Galícia (Casa de Miranda), mas não sei se e quando teriam passado para o Brasil.
De novo obrigado,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

Mais ajuda

#124510 | RCCORREIA | 08 août 2006 10:23 | In reply to: #124473

Caro Rodrigo

Dentro das possibilidades irei ver o que lhe poderei ajudar.

De qualquer forma há duas informações que se revelam importantes desde já

1. Sabe de que local de Portugal é originária a sua ascendência?

2. Em que zona do Brasil se estabeleceram? Por ventura Minas Gerais? Vila Rica?

Entretanto continuarei a pesquisar as armas que descreveu, agora vendo também o que existe pela Galiza.

Aguardo sua resposta.

Abraços
Rui

Reply

Direct link:

Francisco Xavier Machado

#124666 | RCCORREIA | 10 août 2006 17:23 | In reply to: #124473

Caro Rodrigo

Não tendo a certeza se pode ser seu ascendente mas tome nota pf

Alguns pontos podem apontar para ser um dos antepassados que procura
1. O nome
2. A sua condição nobre (com possível direito a uso de armas - brasão)
3. A sua presença no Brasil
4. As datas


Francisco Xavier Machado (raramente as pessoas vinham referidas nos documentos pelos seus nomes completos), filho de Remígio Francisco

Possui diversa documentação na Torre do Tombo (arquivo nacional), sendo referido entre outras o facto de em 1792 existir uma carta a solicitar ser armado cavaleiro e depois (até 1801) ser Tenente do Regimento de Cavalaria e Capitão de Melícias em Minas Gerais, Escrivão da Ouvidoria de Vila Rica (Ouro Preto).

Continuo sem pistas para o seu 4º quartel.
O 3º também pode ser um Machado adulterado (simplificado), pois há um "de gules com um castelo de prata" mas que tem alguns detalhes extra que não são referidos no seu.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Xavier Machado

#124670 | restrela | 10 août 2006 19:21 | In reply to: #124666

Esse Francisco Xavier Machado deve ter vindo para o Brasil em meados do século XVIII. Seu filho José Francisco de M. Osório, nasceu em 1800, em Oeiras, Piauí. Este assentou praça em Oeiras, criança ainda. Entrou como "cadete". O fato de ter entrado como cadete é justificado, em documento citado em livro sobre a história daquela região, a partir de suposto "teste de nobreza de seus antepassados". Bem, o fato é que devem ter chegado a Oeiras e àquela região do Brasil (Maranhão, Piauí, Ceará) bem antes de 1800.
Pesquisando a família Basson, no dicionário das famílias brasileiras, há referência a família estabelecida no Maranhão, que deixou descendência a partir de Tomaz Joaquim Basson e Ana Bárbara de Miranda Machado (fala-se de um filho, Salustiano Osório de Miranda Basson - de novo, aparece o sobrenome Osório!). Sei, com segurança, que José Francisco casou-se em segundas núpcias com uma prima sua, Lourença Francisca Basson.
Em seu testamento, José Francisco fala de seu pai como "Francisco Xavier de Miranda Machado, capitão" e de sua mãe como "Maria Bárbara da Anunciação". É possível deduzir, creio, a partir da repetição do prenome Bárbara, que eram também primos. Um dos mistérios para mim é porque seu filho José Francisco adotou o sobrenome "Miranda Osório" e não "Miranda Machado".
Você também teria alguma informação dos Bassons?
Continuarei pesquisando e postando; estou muito grato pela colaboração e atenção.
Cordialmente,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Xavier Machado

#124702 | RCCORREIA | 11 août 2006 11:28 | In reply to: #124670

Caro Rodrigo

As suas informações vão acrescentando pistas para novas pesquisas.

1. Veja em minha mensagem anterior Francisco Xavier Machado era Capitão de Melícias (que se diz milícias em Portugal) o que confere com a sua referência.

2. A informação da sua presença no Brasil em finais do séc XVIII é confirmada.

3. O casamento entre familiares (primos), sobretudo em casas nobres, foi comum

4. Durante muito tempo também foi comum o apelido materno ser o último o que explica e responde à sua questão.

Irei ver se consigo informações sobre os Bassons.

Abraços
Rui

Reply

Direct link:

RE: Francisco Xavier Machado

#131911 | restrela | 22 oct. 2006 21:37 | In reply to: #124702

Prezado Rui,
Você está em Portugal?
Ainda não consegui informações sobre Francisco Xavier de Miranda Machado. Haveria algum livro onde todos os brasões concedidos estão disponíveis?
Abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Xavier Machado

#131935 | RCCORREIA | 23 oct. 2006 07:55 | In reply to: #131911

Caro Rodrigo

De facto estou em Coimbra, Portugal.
(o que por vezes dificulta o acesso a informação q só existe em Lisboa)

Há algumas compilações de brasões mas vão sempre surgindo (sendo descobertos) brazões inéditos que não constam de edições anteriores. Veja na livraria do Genea q encontrará alguns exemplos.

Cumprimentos,
Rui

Reply

Direct link:

RE: Francisco Xavier Machado

#133787 | restrela | 11 nov. 2006 21:58 | In reply to: #131935

Prezado Rui,
Achei na TT a seguinte referência:
Francisco de Miranda Machado, que recebeu foro de cavaleiro fidalgo em 12/03/1768 (Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.21, fl.499v).
Acho mais provável que este seja meu antepassado, já que o Francisco acima esteve muito tempo em Minas - inclusive no período em que meu tetravô teria nascido, em Oeiras, Piauí.
Se tiveres alguma informação a respeito deste Miranda Machado, agradeço.
Muito obrigado,
Abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Xavier Machado

#136632 | restrela | 06 déc. 2006 20:56 | In reply to: #131935

Prezado Rui,
Você por acaso estaria a pesquisar o Arquivo da Universidade de Coimbra? Precisaria de informações sobre um Felippe Gomes de Mattos, que lá estudou em fins do XVIII.
Se puder me ajudar, muito agradeço.
Abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Xavier Machado

#136696 | RCCORREIA | 07 déc. 2006 11:32 | In reply to: #136632

Caro Rodrigo

Costumo ir (não com a frequência que queria) aos AUC mas mais ver paroquiais que o Arquivo Universitário.

Sugiro-lhe entretanto que tente um dos tópicos do Dr Pedro França que se movimenta muito melhor nessa área.

Se não conseguir nada diga-me pq conto ir aos AUC antes do Natal e verei o que consigo.

Cumprimentos,
Rui

Reply

Direct link:

RE: Francisco Xavier Machado

#136702 | restrela | 07 déc. 2006 12:38 | In reply to: #136696

Caro Rui,
O pessoal do AUC respondeu-me. É possível fazer cópias do documento em CD-R. Agora falta me dizerem como faço para enviar-lhes o dinheiro. Parece que acharam o que eu queria...embora não tenham me revelado nada no e-mail.
Abraço e obrigado,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Xavier Machado

#144226 | restrela | 15 févr. 2007 18:48 | In reply to: #136696

Prezado Rui,

Consegui desvendar a charada numa busca rápida no Gente d´Aldo, de Metello.

Francisco Xavier de Miranda recebeu as armas em 1801.

Machados, Mirandas, Vazes e Siqueiras

As armas dos Vazes podem ser num fundo vermelho um castelo de prata sobre ondas prateadas e azuis. As dos Siqueiras são cinco conchas (e não besantes, como na descrição acima). Ele descendia de Rui Vaz de Siqueira, que foi G.or do Maranhão. Era filho de José de Miranda Machado, do qual ainda estou em busca de informações.

Abraço e obrigado!
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Xavier Machado

#260791 | nunomvca | 20 août 2010 18:37 | In reply to: #124670

Caros Rodrigo e Rui,

Uma questão. Sabem se haverá alguma relação de parentesco entre este Francisco Xavier Machado e o Bacharel José Xavier Machado (e) Monteiro, Ouvidor da Comarca de Porto Seguro entre 1767 e 1772?
Ando à procura de dados genealógicos (ascendentes e eventuais descendentes) sobre este José Xavier Machado, que terá erigido 3 vilas na região de Porto Seguro: Vila Viçosa (ou Nova Viçosa), Porto Alegre (ou São José do Porto Alegre) e Acobaça (ou Arraial de Itanhém).

Obrigado,

Nuno

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 juin 2024, 23:35

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen