familia feiteira

This topic is classified in rooms: Famílias | Heráldica | Formação

familia feiteira

#125540 | marco feiteira | 22 août 2006 16:45

desejo receber informaçoes sobre o assunto acima e tambem se existe o brasao dessa familia, pois o meu falecido avo chamava-se manoel caetano feiteira e era natural de portugal.

Reply

Direct link:

Feiteira

#125553 | victorferreira | 22 août 2006 17:35 | In reply to: #125540

Caro participante,
Não há 'brasões de família'. Isso é uma invenção dos quiosques que se encontram nos Centros Comerciais.
O que há são um conjunto de símbolos heráldicos, as Armas, que podem ser usadas num suporte que apeteça ao seu possuidor, e que são atribuídas a algumas 'pessoas', e não a 'famílias'. Em alguns casos junto com títulos, mas na maior parte, não.
Há milhares de pessoas com o mesmo apelido, uns (pouquíssimos) tem Armas - porque eventualmente herdaram esse 'direito' de as usar de um ancestral que as recebeu de algum soberano (e mesmo assim têm que ver esse 'direito' reconhecido e têm que usar Armas ligeiramente diferentes, porque são SUAS -, e os outros não, porque nunca foram nobilitados nem nenhum dos seus ascendentes.
Em particular o Sr. José da Silva pode ter Armas por direito, e o Sr. Aureliano de Athayde-Mendoça de Albuquerque e Menezes não. Embora na maior parte das vezes esteja associado, na verdade não tem necessariamente nada a ver com nomes.

O melhor é não confundir heráldica com genealogia. Embora não dissociados, são dois assuntos substancialmente distintos, embora o primeiro traga muita cor e alegria ao segundo. Espero ter contribuído para uma melhor compreensão dessa história dos brasões, tão frequentemente mal contada ou mal percebida.
E se quer mesmo saber de onde vêm os seus ancestrais, a única forma de o fazer é conseguir as certidões ou os registos paroquiais de nascimento e de casamento sua, dos seus pais, seus avós, seus bisavós, etc. As de óbito também dão jeito. De cada vez que achar uma, fica a saber até aos avós da pessoa e dá sempre mais um salto no tempo. Experimente. O problema é se gostar: é mais viciante que o 'crack' ... mas, felizmente, muito menos nocivo.
Cumprimentos. VF
P.S.: Tive uma colega de trabalho que tinha por apelido Feiteira, cujo pai Sr. Feiteira tabém conheci. Mas perdi o contacto há muitos anos.

Reply

Direct link:

RE: Feiteira

#125786 | marco feiteira | 24 août 2006 18:02 | In reply to: #125553

agradeço ao victor ferreira pelo interesse em responder as minhas perguntas e sempre que tiver informaçoes entrem em contato. creio que um dia terei a satisfaçao em conhecer portugal e parte dos membros da familia feiteira. um grande abraço. rio de janeiro, 24/08/06. marco antonio moreno feiteira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 15 janv. 2025, 22:55

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen