Titulo

This topic is classified in rooms: Títulos

Titulo

#125972 | Turandot | 26 août 2006 12:53

Caros Confrades
Agradecia o favor que alguém me informasse do Título, associado ao Brasão de Armas, atribuído por D. João VI, em 2 de Abril de 1813, ao Capitão-mor João de Castro da Rocha Tavares Pinto Côrte-Real.
O meu muito obrigada a quem me possa auxiliar.

Margarida de Lemos Pinto

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#125987 | RCCORREIA | 26 août 2006 16:39 | In reply to: #125972

Cara Margarida

Tem a certeza do nome e data?

O único Dr João de Castro da Rocha Tavares Pinto Côrte-Real que identifico (e está na base GENEA), advogado, nasceu em 1911 e a junção dos apelidos Tavares Côrte-Real apenas sucedeu na sua geração com o casamento do seu pai José de Castro Falcão Côrte-Real, 2º Conde de Fijó com D. M. Assunção Soares de Albergaria Tavares. Terá tido um antepassado com o mesmo nome? De qualquer forma o primeiro titulado foi seu avô (1902) primeiro Visconde e depois (1903) Conde, sendo o 3º Conde o seu irmão José.

Conheço pessoalmente duas casas desta família, ambas armoriadas e localizadas no centro da cidade de Coimbra (zona de Celas) e de vista alguns dos seus descendentes que foram meus contemporâneos no Liceu José Falcão.

Se lhe puder ser mais útil, disponha.

Cumprimentos,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#125990 | RCCORREIA | 26 août 2006 16:52 | In reply to: #125987

Margarida

De facto tem toda a razão. Fiz uma nova pesquisa e de facto existiu antes um outro João de Castro da Rocha Tavares Corte-Real filho de Francisco Joaquim da Rocha Tavares Corte Real (só não sei se seria Pinto).

Penso que o facto de ter armas próprias não significa necessariamente que tivesse um título.

Rui

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#125992 | Turandot | 26 août 2006 17:10 | In reply to: #125987

Caro Rui Correia
Muito obrigada por ter respondido ao meu pedido de ajuda.
As pessoas a que se refere são meus primos, pois temos em comum D. Antónia Augusta de Castro Côrte-Real, minha tetravó, que casou com José Henriques Ferreira. O título de Condes e Visconde de Fijô vem depois, e foi atribuido por D. Carlos, em 27 de Fevereiro de 1897. Desse casamento houve cinco filhos, entre eles D. Angélica Ernestina Henriques de Castro que casou com o Barão de Benfica António D'Oliveira Castro, meus trisavós, e Artur Luciano Henriques de Castro (irmão da minha trisavó), sendo da descendência deste a pertença do título de Condes de Fijô.
O que eu pretendia, era saber que título tinha o avô de minha tetravó (Antónia Augusta de Castro Côrte-Real) que pelos escritos e registos que tenho foi atribuído por D. João VI, em 2 de Abril de 1813, como consta no livro do Dr. Delfim Bismarck "Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha", casa da minha familia e onde nasci.

Os meus agradecimentos
Margarida de Lemos Pinto

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#125993 | Turandot | 26 août 2006 17:19 | In reply to: #125990

Muito obrigada pelo seu interesse e cuidado.
Na verdade é Pinto sim, e também Pereira em alguns registos.

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#125996 | RCCORREIA | 26 août 2006 18:44 | In reply to: #125993

Margarida

Não há nada a agradecer.

Na verdade acho que estamos todos aqui para nos ajudarmos uns aos outros e fico sempre satisfeito por ser útil.

O que achei muito curioso foi num espaço de 100 anos e 3 gerações surgirem duas pessoas (mesmo da mesma família) com um nome tão similar, partilhando não só os nomes próprios como os apelidos (e em três gerações normalmente mais apelidos se juntam). Normalmente há nomes que se repetem com frequência na família e apelidos que se vão mantendo pelo peso de uma ou outra linha. Mas nomes tão completos tão parecidos e num espaço de tempo assim não é tão normal.

Julgo que haverá pelo fórum alguns tópicos sobre os seus familiares. Que tal uma pesquisa (escreva Tavares Corte Real e procura por mensagem)?

Se me descrever as armas talvez lhe consiga identificar pistas. O seu João também tem Soares de Albergaria nas armas?

Rui

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#126003 | Turandot | 26 août 2006 20:53 | In reply to: #125996

Caro Rui Correia

A sua admiração também tem sido a minha o que por vezes me leva a supor poder haver algum engano.

Aqui deixo a descrição do brasão de armas atribuido ao Capitão-mor João de Castro da Rocha Tavares Pinto Pereira Côrte-Real, em 2 de Abril de 1813 por D. João VI, que acrescento ser praticamente igual ao dos Condes de Fijô, com uma ligeira diferença.

"Escudo esquartelado:
1º - Rocha, de prata, uma aspa de vermelho, carregada de cinco vieiras de ouro; 2º - Tavares, de ouro, cinco estrelas de seis raios vermelho, em aspa;
3º - Pereira, de vermelho, uma cruz de prata, florenciada e vazia;
4º - Castro, de prata, seis arruelas de azul, postas em duas palas;
Paquife dos metais e cores das armas.
Timbre: o dos Rochas, que é uma aspa do escudo carregada de uma das vieiras ao centro. E por diferença, uma brica de prata com uma arruela vermelha."
É esta particularidade última que faz a diferença com o brasão de armas dos Condes de Fijô, que tem "por diferença uma brica com um trifólio".

Estas informações estão publicadas no livro que já mencionei.

Em relação ao nome Soares de Albergaria nas armas, como pode verificar, não.

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#126010 | RCCORREIA | 26 août 2006 22:15 | In reply to: #126003

Cara Margarida

Obrigado pela pronta resposta e vou ver o que consigo averiguar.

Na Quinta das Sete Fontes em Coimbra (propriedade que penso ainda ser dos Condes de Fijó) existe uma pedra de armas parecida - esquartelado de Corte-Real (1º), Tavares (2º), Pereira (3º) e Castro (4º), com coroa de conde.

Na Quinta de Vermoim também em Coimbra e que também pertenceu a essa família existe outra pedra de armas sendo o escudo partido de Soares de Albergaria (1ª) e Tavares (2ª) com elmo com uma ave (presumo que falcão). Actualmente funciona aí uma residência estudantil (Casa da Beira).

Cumprimentos,
Rui

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#126014 | Turandot | 26 août 2006 22:55 | In reply to: #126010

Caro Rui

Serei sempre eu quem tem de agradecer.
Muito obrigada pelas informações e apoio que me tem prestado na minha busca.

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#126044 | RCCORREIA | 27 août 2006 10:33 | In reply to: #126010

Correcção Quinta de Vimarigães (não Vermoim) - as minhas desculpas.

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#126052 | RCCORREIA | 27 août 2006 12:21 | In reply to: #126014

Só mais uma questão

Sabe de que terra seria João Capitão-mór?

Rui

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#126094 | Turandot | 27 août 2006 17:49 | In reply to: #126052

Caro Rui
Segundo os escritos que tenho, relativos ao meu tetravô José Henriques Ferreira, foi nos conciliábulos politicos realizados na Casa e Solar da Oliveirinha pertencente ao Morgado Francisco Joaquim de Castro Pereira Côrte-Real, que ele conheceu a filha mais velha deste, D. Antónia Augusta de Castro Côrte-Real com quem casou. Mas, a casa de Oliveirinha era pertença da familia de sua mulher Alberina Augusta Álvares Pereira de Melo (mãe da minha tetravó Antónia).
O João de Castro (pai do Francisco e avô de Antónia) era de Vila da Feira e senhor da casa de Fijô e da casa de Beduido (de sua mulher Antónia Luisa Angélica de Castro Corte-Real).

No meio deste emaranhado, volto a questionar-me se haveria algum título associado ao Brasão de Armas (anterior aos de Conde de Fijô) mencionado no primeiro tópico; como me informou que nem sempre este tinha título, eu acredito que assim seja, pois não encontro nada que indique haver.

Mais informo
O herdeiro da Casa de Fijô foi António de Castro Corveira Corte-Real, irmão do Francisco e também filho do João de Castro da Rocha Tavares Pereira Corte-Real... isto segundo os escritos de Família que tenho.

Mais uma vez, os meus agradecimentos pela sua atenção e interesse.. apresento a minha disponibilidade caso também lhe possa ser útil

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#126173 | RCCORREIA | 28 août 2006 13:00 | In reply to: #126094

Cara Margarida

1.
A sua questão inicial requer de facto mais investigação mas como lhe disse ter-se brasão de armas não significava ter-se título (são coisas distintas) o que não é vulgar é o inverso. Veja por exemplo um titular que tem vários filhos. Todos eles podem vir a ter armas (iguais - com diferença - ou distintas) mas à partida apenas um poderá vir a ter o título (nalguns casos em que os títulos eram mais que um poderiam vir a ser repartidos pelos filhos). Haverá uma qualquer menção na carta de armas?

2.
Suponho que sua 5ª avó - Albertina - estaria ligada às casas do Cadaval, Tentugal e Ferreira. Estou certo? Se assim for nalgum ponto os meus estudos se cruzarão com os seus antepassados pois minha esposa tem igualmente ascendentes nessas linhas (para além duma outra linha Castro). Será em gerações mais recuadas mas haverá um qualquer antepassado comum.

3.
Francisco Joaquim, pai do João, seria casado com Violante Luisa Pereira de Castro, sendo Cavaleiro professo da Ordem de Cristo, Sr de Vila da Feira, Juiz dos Direitos Reais e Almoxarife do Condado da Feira.

Teve um outro filho José Luciano da Rocha Tavares Pereira de Castro Corte-Real que foi padre e teve dois processos no TSO.

Cumprimentos,
Rui

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#126212 | Turandot | 28 août 2006 17:44 | In reply to: #126173

Caro Rui

Efectivamente todos os dados que acabou de referi confirmam e correspondem com os que tenho. Interessante, o cruzamento dos nossos antepassados em algum ponto da nossa história serem os mesmos.

Vou deixar registo dos dados que tenho:

- Albertina Augusta Álvares Pereira de Melo, morgada de Oliveirinha e senhora da casa do mesmo nome (minha 5ª avó) casou com Francisco Joaquim de Castro da Rocha Tavares Pereira Corte-Real (Júnior) Sargento-mor da Feira. Deste casamento houve seis filhos:
1º - Antónia Augusta de Castro Corte-Real (*1829), minha 4ª avó;
2º - Francisco de Castro Matoso Pereira Corte-Real;
3º - José Luciano de Castro Pereira Corte-Real;
4º - Augusto Maria de Castro Corte-Real;
5º - Ana de Castro Corte-Real;
6º - Maria de Castro Corte-Real.
(Destes tenho anotações dos casamentos e respectiva descendência, bem como outros dados).

João de Castro da Rocha Tavares Pereira Corte-Real [pai do Francisco (Júnior) mencionado anteriormente], era filho de Francisco Joaquim da Rocha Tavares Pereira Corte-Real (mesmo nome de seu neto), e de Violante Luisa Angélica Pereira de Castro Guedes Pinto. João de Castro casou com Antónia Luisa Angélica de Castro Corte-Real (senhora da casa de Beduido), tiveram sete filhos:
1º - Francisco Joaquim de Castro da Rocha Tavares Pereira Corte-Real (Júnior);
2º - Domingos de Castro Corte-Real, - sem geração;
3º - João de Castro, - morreu novo;
4º - Manuel de Castro, - sem sucessão;
5º - Inês de Castro, - morreu solteira;
6º - João de Castro (2º), - com geração;
7º - António de Castro Corveira Corte-Real, (herdeiro da casa de Fijô), - com geração.
(Destes tenho anotações dos casamentos e respectiva descendência, bem como outros dados).

Francisco Joaquim de Castro da Rocha Tavares Pereira Corte-Real, pai de João de Castro da Rocha Tavares Pereira Corte-Real (citado anteriormente), nasceu em Ovar em 1715, era filho de Salvador da Rocha Tavares Pereira Corte-Real e de Ana Maria de Sousa Vareiro de Ávila, (filha do Desembargador Dionízio de Ávila e de sua mulher Mariana de Sousa Monteiro). Francisco, casou com Violante Luisa Angélica Pereira de Castro Guedes Pinto (filha e herdeira de Manuel Pereira de Castro Falcão, morgado de Sernadelo de Penaguião, e de sua mulher Leonor Guedes de Queiroz Pinto e Azevedo, senhora da Casa de Fijô, na vila da Feira), tiveram seis filhos:
1º - João de Castro da Rocha Tavares Pereira Corte-Real (meu 6º avô);
2º - Maria Balbina da R T P CR, - com geração;
3º - Ana de Castro ...., - sem geração;
4º - Joaquim de Castro...., - morreu solteiro;
5º - Tomé Ignácio da Rocha..., - Beneditino e depois Abade de Escapães, V. Feira;
6º - Salvador da Rocha.... casou mas sem geração.

(Poderia continuar, até porque tenho registos escritos deixados por meu pai até aos meus 20º avós, mas não é necessário).

Dos escritos que possuo não estou recordada de ter lido nada sobre "José Luciano da Rocha Tavares Pereira de Castro Corte-Real que foi padre e teve dois processos no TSO", se me pudesse facultar mais dados agradecia, e desculpe se estou a ser exaustiva e maçadora.

Gostaria de relembrar que se lhe puder ser útil disponha por favor.

Muito agradecida
Margarida

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#126226 | RCCORREIA | 28 août 2006 19:29 | In reply to: #126212

Cara Margarida

Não se preocupe que não maça nada.

Então aqui vai o que está no indice da Torre do Tombo sobre José Luciano

Processo 1

PT-TT-TSO/IC/25/1727
Processo de José Luciano da Rocha Tavares Pereira de Castro Corte Real
Datas //1788-26/04/1788
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 1727
Estatuto Social: [Cristão-Velho]
Crime/Acusação: Blasfémias heréticas
Estatuto Profissional: Padre;Presbítero Secular do Háb. de S. Pedro;Bacharel Em Cânones Pela Univ. Coimbra
Naturalidade: Vila da Feira
Situação Geográfica (Naturalidade): Bispado do Porto
Morada: Esgueira
Situação Geográfica (Morada): Bispado de Aveiro
Pai: Francisco Joaquim da Rocha Tavares Pereira Corte Real, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, ...
Mãe: D. Violante Luísa Pereira de Castro
Estado Civil: Solteiro
Data da Apresentação: 26/09/1787
Data da Sentença: ?/?/1788
Outros Dados: R.C., FOLHAS SOLTAS; O PROCESSO NÃO TEM A DATA DA PUBLICAÇÃO DA SENTENÇA; FORAM PASSADOS AO RÉU TERMOS DE SEGREDO EM 1788-04-24 E DE IDA E PENITÊNCIAS EM 1788-04-26; (...) O PAI DO RÉU ERA TAMBÉM JUIZ DOS DIREITOS REAIS E ALMOXARIFE DO CONDADO DE VILA DA FEIRA.


Processo 2 (cuja data de sentença deve ser 1800 e não 1900)

PT-TT-TSO/IC/25/12548
Processo de JOSÉ LUCIANO DA ROCHA TAVARES PEREIRA DE CASTRO CORTE REAL
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 1727
Acusado(a) de BLASFÉMIAS HERÉTICAS, com a profissão de PADRE;PRESBÍTERO SECULAR DO HÁB. DE S. PEDRO;BACHAREL EM CÂNONES PELA UNIV. COIMBRA, natural de VILA DA FEIRA, de 35 anos de idade, filho de FRANCISCO JOAQUIM DA ROCHA TAVARES PEREIRA CORTE REAL, CAVALEIRO PROFESSO DA ORDEM DE CRISTO, ... e de D. VIOLANTE LUÍSA PEREIRA DE CASTRO, SOLTEIRO. Sentença: em 01/01/1900, ABJURAÇÃO DE LEVE SUSPEITO NA FÉ; IR PARA A CASA DOS CONGREGADOS DE S. VICENTE DE PAULO; PENAS E PENITÊNCIAS ESPIRITUAIS.


Rui

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#126284 | Turandot | 29 août 2006 00:47 | In reply to: #126226

Caro Rui

Em primeiro lugar, muito obrigada.
Curioso!!
Desconhecia totalmente a existência deste senhor na linhagem da familia.
O único José Luciano da família de que tenho/tinha conhecimento, e registos [alguns até por ele manuscritos, como poesia, dirigidos a Hermína Henriques de Castro Lemos, minha bisavó com quem ainda pude privar quando criança, pois nasci em sua "Casa de Santo António", (queira desculpar este abuso e desabafo nostálgico)] era de José Luciano de Castro Pereira Corte-Real (*1834, +1914), Jurisconsulto e presidente do Conselho de Ministros no Reinado do Rei D. Carlos I, ... ( dados que julgo poderá saber).
Mas, fiquei muito satisfeita com este dado novo que teve a amabilidade de me fornecer.

Sem querer abusar da sua paciência, vou expor mais uma dúvida:

- Pelos registos que tenho Francisco Joaquim de Castro... (Júnior) era casado com Albertina Augusta Álvares Pereira de Melo, noutros registos aparece como casado com Maria Augusta de Menezes da Silva e Castro * c. 1810, e não sei se seriam a mesma pessoa(?).

-Já agora, e desculpe-me esta minha indiscrição, também gostava de saber onde as nossas familias no passado foram comuns, (outra novidade que recebi com agrado).

Cumprimentos
Margarida

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#208795 | tecr | 20 sept. 2008 19:21 | In reply to: #125990

Cara Margarida:

Não sei se ainda lhe interessa,mas tenho um ou outro apontamento (que encontrei no arquivo militar) sobre Joao e Francisco R.T.P.Corte-Real,capitão e sargento-mór da Feira.Já agora, e ainda a propósito de Josés Lucianos na familia, digo-lhe da existência de um outro,sobrinho do José Luciano que foi presidente do Conselho, e que era meu tio avô.

Se quiser alguma coisa,estou ao seu dispôr

Tecr

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#244685 | Turandot | 21 nov. 2009 18:19 | In reply to: #208795

Boa tarde

Em primeiro lugar apresento as minhas desculpas pelo envio tardio desta resposta, mas só hoje voltei ao Fórum.
Continuo interessada em todas as informações que possam complementar e enriquecer a pesquisa que estou a realizar.
Agradeço a sua mensagem e gostaria, caso não seja maçada, que me facultasse o apontamento que referiu. Presumo que as nossas famílias teram um ponto comum na linha do tempo.... será assim?

Muito obrigada pelo seu contacto e disponibilidade

Margarida Lemos Pinto

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#244730 | tecr | 22 nov. 2009 16:20 | In reply to: #244685

Boa tarde,

Desde já muito obrigado pela sua resposta,que veio muito a tempo!
Parece-me que de facto temos uns avós em comum:a minha bisavó Maria Augusta era uma das irmãs mais novas da sua 4ªavó Antónia Augusta.Eram ambas filhas de outra Augusta, Maria Augusta Menezes da Silveira Mattoso e Vasconcellos,morgada da Oliveirinha.Curiosamente, tanto o meu pai como o meu avô eram ambos Augustos.Esta Maria Augusta era filha de Albertina Augusta(ou Maria Albertina) Alvares Pereira de Mello, que casou com o herdeiro do dito morgadio, António Venâncio de Almeida da Silveira Mattoso e Vasconcellos.
Estive na Oliveirinha há pouco tempo e fotografei o portâo da casa (o resto já não existe) e o jazigo da familia.Se quiser posso enviar-lhe as fotografias.
Quanto aos apontamento referentes a Francisco e João de Castro da R.T.P.Côrte-Real, encontrei-os nos seus respectivos processos no AHM e têm alguns dados curiosos que preferia enviar-lhe para o seu mail.(o meu é terezinha.cr@gmail.com).
Em relação ao tópico,e pelo que sei, não havia de facto qualquer título associado.
Já agora, gostaria de lhe perguntar se tem alguns dados novos em relação a Manuel Pereira de Castro, pai de Violante Luisa Pereira de Castro e sobre o qual nada(ou quase) consigo encontrar.

Com os melhores cumprimentos
Teresa Côrte-Real

Reply

Direct link:

RE: Titulo

#267818 | Samuel C O Castro | 02 janv. 2011 10:43 | In reply to: #126212

Prezada Margarida,

Tens alguma novidade da ascendência do Manuel Pereira de Castro Falcão, morgado de Sernadelo de Penaguião ?

Agradeço qualquer informação. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juin 2024, 13:05

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen