Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#126002 | rmfrp | 26 août 2006 20:02

Caros Colegas:

Na sequência de pesquisas que já duram há alguns anos, relacionadas com a minha ascendência, estou neste momento a efectuar um levantamento das famílias de três freguesias do extremo oeste do concelho da Covilhã:
- CASEGAS;
- CEBOLA (actualmente SÃO JORGE DA BEIRA), desanexada de Casegas em 1762;
- SOBRAL DE CASEGAS (actualmente SOBRAL DE SÃO MIGUEL), desanexada de Casegas em 1802.

Este levantamento, que se pretende exaustivo, tem como limite temporal o início do século XX, não só devido à data limite dos registos paroquiais disponíveis para consulta pública em arquivos (neste momento 1904) como também às migrações, em Portugal e no estrangeiro, que se verificaram durante o último século e que tornariam inviável qualquer estudo minimamente completo abrangendo datas mais recentes. Mesmo com a restrição temporal referida trata-se, naturalmente, de um estudo que se prolongará por vários anos.

Qualquer informação relativa a estas freguesias ou a pessoas com elas relacionadas será muito bem-vinda. Serão de particular valor as informações mais dificilmente detectáveis numa pesquisa sistemática, como por exemplo, a presença de naturais ou moradores destas localidades em: registos paroquiais de regiões "distantes" (isto é, de freguesias que não as vizinhas das referidas); registos notariais; habilitações do Santo Ofício; processos da Inquisição; habilitações de genere; Desembargo do Paço; arquivos e fundos documentais menos conhecidos e/ou não inventariados; obras publicadas, no domínio da Genealogia ou outras. No entanto, repete-se, qualquer informação, por mais insignificante que possa parecer, será bem-vinda.

Desde já agradeço todos os contributos para este projecto.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#126073 | jliberato | 27 août 2006 14:54 | In reply to: #126002

Caro Rui Pereira,
Em primeiro lugar felicito-o pela iniciativa e desejo o maior êxito.
Vai estudar as famílias de Casegas que se mantêm em Casegas até 1900, ou vai estudar também as que sendo originárias de Casegas se estabelecem noutros sítios?
Isto porque as pessoas que estudei cedo saíram de Casegas (meados do XVIII).
Estou à sua disposição para sistematizar melhor o que tenho, se realmente a segunda hipótese for a que vai seguir.
Um abraço e bom trabalho
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#126090 | rmfrp | 27 août 2006 17:10 | In reply to: #126073

Caro JLiberato:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Infelizmente, e para manter o estudo dentro de uma dimensão minimamente razoável, decidi tentar apenas localizar, para os ramos que saem de Casegas/Cebola/Sobral, os indivíduos da primeira geração nascida fora da zona do estudo e os nomes dos respectivos cônjuges. Tal não significa que não me interesse a descendência mais distante, mas apenas reconheço a insuficiência de recursos para a pesquisar de forma sistemática.

Já no caso dos ascendentes, cuja pesquisa é sempre mais simples, pretendo fazer os costados até aos trisavós (sempre que possível) das pessoas de fora que casaram com, ou tiveram filhos de, pessoas da região estudada. É o caso, por exemplo, dos filhos do Padre José de Abrantes de Gouveia.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#126113 | Sobral | 27 août 2006 19:38 | In reply to: #126002

Caro Rui Pereira

Tenho um estudo muito aprofundado das famílias das citadas freguesias.
Parte desse estudo está publicado na página http://gw.geneanet.org/gabriel8
Foquei principalmente as famílias Pinto, Ferreira; Geraldes; Simão; Silva, Britos, Madeira, Dias (de Sacarias), alem de outras com várias ramificações desde Almeida a Lisboa. Aliás na obra Raízes da Beira vêm muitos dados.
É um estudo de muitos anos.
Pode contar com a minha ajuda, conforme a saúde me permita.
Na realidade seu intento é merecedor de ajuda por ser encargo muito demorado para uma só pessoa.

Cumprimento
G Santos

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#126139 | rmfrp | 27 août 2006 22:31 | In reply to: #126113

Caro G Santos:

É com muito agrado que registo a sua intervenção neste tópico. Desde já agradeço a sua disponibildade. Irei estudar com atenção os dados da sua página, que representarão certamente uma valiosa contribuição para o estudo que estou a desenvolver.

Não deixei de reconhecer em "Raízes da Beira" a sua contribuição, nomeadamente no título de Pintos, de Lagares, onde para minha grande surpresa encontrei o meu antepassado Manuel Pereira (c. c. Catarina Duarte, da Erada, em 1682) como descendente da referida família. Eu não tinha conseguido avançar para além deste Manuel Pereira, e logo presumi que a informação da sua filiação viesse de algum registo adicional que eu não tinha descoberto. Verifico agora, na sua página, que Manuel Pereira casou mais duas vezes, em Loriga (1688) com Águeda Rodrigues e no Paul (1689) com Catarina Fernandes. Pode confirmar-me qual o registo que dá a filiação de Manuel Pereira?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#127122 | Sobral | 02 sept. 2006 09:13 | In reply to: #126139

Caro Rui Pereira

Não tenho dúvidas da filiação de Manuel Pereira.
Era filho de outro Manuel Pereira e Catarina Fernandes, esta do Cide.
Quando encontrar os registos darei conhecimento.
A única dúvida, que preciso de confirmar é da morte da mãe/avó Maria Ribeiro, na Erada. Os dados que possuo não estão muito legíveis.
Cumprimentos
G Santos

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#127233 | rmfrp | 02 sept. 2006 23:21 | In reply to: #127122

Caro G Santos:

Muito obrigado pela sua resposta. Ficarei então à espera de mais novidades.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#158824 | jg15542 | 08 juin 2007 08:31 | In reply to: #126002

Caro Rui Pereira

Eu penso que para auxiliar o seu trabalho seria bom, e mesmo um auxilio precioso, consultar também os processos de Imposto Sucessório instaurados por óbitos das pessoas. Estes processos existem nas Repartições de Finanças, e a sua instauração passou a ser obrigatória desde 1865. Há muita documentação nesta área... Nestes processos está a lista completa dos herdeiros dos falecidos; por vezes existem também, nestes processos, certidões de óbito dos falecidos com informação bastante útil. Quase sempre é mencionada a idade dos filhos do falecido e a própria idade do falecido à data do óbito, o que nos pode ajudar a saber o ano do seu nascimento. Se o falecido deixou filhos já casados, nestes processos está menciondo também o local de residência dos mesmos, que por vezes já residem noutras localidades...
Rui Pereira, se quiser solicite o meu e-mail ao Moderador, assim poderei dar-lhe informação mais detalhada sobre o assunto, e ajudá-lo a fazer as pesquisas.
Bom trabalho
Joaquim Brás Gomes

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#158905 | rmfrp | 09 juin 2007 15:40 | In reply to: #158824

Caro Joaquim Brás Gomes:

Muito obrigado pela sua mensagem, que me dá a conhecer uma via de pesquisa de que eu não tinha conhecimento.

O meu endereço de e-mail é: rmfrp@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#159351 | fs1945 | 14 juin 2007 16:27 | In reply to: #126113

Caro G. Santos:
Vi a sua informação ao meu parente Rui Pereira e encontrei no endereço que indicou antepassados meus, por exemplo, Francisco José Pereira, filho de José Antunes Pereira e de Josefa Maria Pacheco, cujo casamento se realizou em Unhais a 25 Abril 1786.
Os pais de José Antunes Pacheco eram Matias Antunes, de Cebola e Luísa Maria Pereira, de Meâs.
Gostava de trocar consigo impressões sobre Francisco José Pereira.
O meu endereço é fsimao(arroba)sapo(ponto)pt
Com os melhores cumprimentos
F. Dias

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#310914 | jaferro | 28 juil. 2012 16:38 | In reply to: #126113

Caro Confrade Gabriel Santos,

Bom fim de semana!

Aproveito o presente tópico e o seu profundo conhecimento sobre estas paroquias para lhe perguntar se tem informações sobre os seguintes casais, nomeadamente as suas ascendências e relações familiares.

Sobral de São Miguel/Sobral de Casegas:

- Casamento por volta de 1642/43 entre Catarina Domingues, filha de Domingos Pires e Maria ? e João Gaspar, das Relvas, filho de António Afonso e Maria Gaspar;

- Baptismos dos filhos de Domingos Francisco, do Sobral, e de Domingas da Silva, do Casal dos Trigais, Erada, por volta de 1710.


Cebola/São Jorge da Beira:

- Casamento por volta de 1680/90 entre Ana Fernandes e António Gonçalves, das Meãs. Os baptismos dos filhos deve ter sido por volta de 1690;

Antes dos registos, tenho dois cais que são meus antepassados

- Miguel André e Joana André, pais de Manuel Gonçalves, que casa com Isabel Luís, filha de Luís Álvares e Domingas Francisca, das Portas do Souto, Dornelas do Zêzere, em 24.05.1626, Dornelas do Zêzere, Pampilhosa da Serra (i109, Mistos)

- Bartolomeu João e Catarina Francisca, pais de Maria João que casa em 10.08.1631 com Manuel Jorge de Dornelas do Zêzere.


Casegas:

- Maria Antunes, filha de ?, que casa com Pedro Gonçalves, das Relvas, 08.05.1644, Casegas;

- Domingos Francisco e Maria Pires, pais de Francisca Pires que casa com Simão Fernandes, de Silvares, em 02.02.1649, Casegas;

- Belchior Francisco, Casegas, que casa em Silvares, em 11.01.1643, com Isabel Fernandes;

- Simão Francisco e Maria Duarte, que casam em 23.09.1658, Casegas

- Casamento entre Isabel Francisca, filha de Manuel Francisco e Páscoa Fernandes, com Lázaro Gonçalves, das Relvas, por volta de 1747.


Desculpe a dimensão do pedido! Esteja à vontade...

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#310955 | Pursim | 29 juil. 2012 12:29 | In reply to: #310914

Caro José Fernandes Rodríguez

Eis o que tenho:

- Casamento em 11 01 1643 entre Catarina Domingues, filha de Domingos Pires e Maria Esteves e João Gaspar, das Relvas, filho de António Afonso e Maria Gaspar; (não tenho no computador os pais de João Gaspar, viúvo, que serão os que o primo diz). Catarina teve mais 4 irmãs e um irmão, segundo o que tenho no computador. De notar que uma irmã Maria Pires casou também em Relvas com Bartolomeu Pires fº de Gaspar Pires e Leonor Afonso, que serão parentes muito próximos dos acima. Relvas não é nem seria constituída por muitas famílias.
Uma pista a explorar os Pires de Relvas, Que advirão de Bartolomeu Pires nascido antes de 1485, ao qual sucederia um filho (nasc c. 1510) e um neto do mesmo nome (este último padrinho em Dornelas em 1562 e que poderá ser o pai do Gaspar Pires acima). Estes Pires constam de aforamentos da Ordem de Cristo - comenda do Castelejo.

Baptismos dos filhos de Domingos Francisco, do Sobral, e de Domingas da Silva, do Casal dos Trigais, Erada, por volta de 1710.
Domingas da Silva, * 31 Mar 1671 em Trigais, † 17 Dez 1727 em Sobral de S. Miguel. Ela casou Domingos Francisco, casados 12 Jan 1693 em Erada, * c. 1671 em Sobral de S. Miguel (filho de Domingos Francisco ? e Ana Francisca), † 6 Nov 1726 em Sobral de S. Miguel.
I. Manuel da Silva, * 21 Mar 1692 em Erada, † 3 Fev 1717 em S. Pedro, Covilhã.
II. Domingos Francisco Louro, * 1694 em Sobral de S. Miguel, † 15 Dez 1764. Ele casou Maria Francisca Marques, casados 5 Ago 1721 em Sobral de S. Miguel, * c. 1703 em Sobral de S. Miguel (filha de Miguel Marques e Maria Francisca).
III. Ana da Silva, * 12 Abr 1699 em Sobral de S. Miguel, † 16 Ago 1736 em Paúl. Deixou encargo de 68 missas. Ela casou Manuel Vaz, casados 23 Mai 1731 em Sobral de S. Miguel, * c. 1690 em Paúl (filho de Manuel Vaz e Catarina Fernandes).
IV. Catarina da Silva. b. 16 02 1701 Sobral Ela casou Manuel Nunes, casados 15 Fev 1730 em Sobral de S. Miguel, * em Paúl (filho de Manuel Nunes e Isabel Delgado).
V. Francisca da Silva, * 2 Mar 1703 em Sobral de S. Miguel.
VI. Isabel Francisca da Silva, * 18 Jan 1706 em Sobral de S. Miguel. Ela casou Francisco Dias Ruivo, casados 26 Set 1731 em Silvares, * em Silvares (filho de Domingos Dias e Maria Francisca).
VII. Domingas da Silva, * 7 Jun 1711 em Sobral de S. Miguel. Ela casou Simão Manuel, casados 16 Nov 1732 em Silvares, * c. 1680 em Barroca do Zêzere (filho de Manuel Simão e Isabel Gonçalves).
VIII. Francisca da Silva, * 24 Abr 1713 em Sobral de S. Miguel. Ela casou José Francisco, casados 1 Mar 1734 em Silvares, * c. 1710 em Silvares (filho de Simão Manuel e Isabel Francisca).
IX. Maria da Silva, * em Sobral de S. Miguel. Ela casou António Lopes Nunes, casados 18 Jul 1719 em Sobral de S. Miguel, * c. 1700 em Piódão (filho de António Nunes e Maria Lopes).

Cebola/São Jorge da Beira:

- Casamento por volta de 1680/90 entre Ana Fernandes e António Gonçalves, das Meãs. Os baptismos dos filhos deve ter sido por volta de 1690; António Gonçalves nasceu em 29 08 1644. Deve ter casado em S. Jorge a. 1680. Não tenho os pais de Ana Fernandes.

- Miguel André e Joana André, pais de Manuel Gonçalves, que casa com Isabel Luís, filha de Luís Álvares e Domingas Francisca, das Portas do Souto, Dornelas do Zêzere, em 24.05.1626, Dornelas do Zêzere, Pampilhosa da Serra (i109, Mistos)
-- Tenho o Miguel André como Manuel André e pressuposto filho de Bartolomeu Gonçalves de Cebola, por sua vez fº de Fernão Gonçalves de Dornelas.
Domingas Francisca acima é de Castanheira, Fajão, tendo casado dia da Ascenão de 1591 (2º casº de Lúis Álvares)

- Bartolomeu João e Catarina Francisca, pais de Maria João que casa em 10.08.1631 com Manuel Jorge de Dornelas do Zêzere.
-- Não tenho dados sobre o casamento ou os pais de Bartolomeu João/Catarina Francisca. Os registos primeiros de Casegas são muito simples. Suponho que Bartolomeu seria dos de Porto da Balsa, pelo menos apadrinham em conjunto. A Catarina Francisca poderia ser filha de Bartolomeu Francisco e Maria Jorge. Mas não tenho dados que corroborem tal hipótese.

Casegas:

- Maria Antunes, filha de ?, que casa com Pedro Gonçalves, das Relvas, 08.05.1644, Casegas;
-- Também não tenho os pais, possivelmente por não constarem do registo que eram muito singelos.

- Domingos Francisco e Maria Pires, pais de Francisca Pires que casa com Simão Fernandes, de Silvares, em 02.02.1649, Casegas;
-- ver resposta anterior

- Belchior Francisco, Casegas, que casa em Silvares, em 11.01.1643, com Isabel Fernandes;
-- Não tenho este casal

- Simão Francisco e Maria Duarte, que casam em 23.09.1658, Casegas
-- Também não tenho os pais, possivelmente por não constarem do registo que eram muito singelos.

- Casamento entre Isabel Francisca, filha de Manuel Francisco e Páscoa Fernandes, com Lázaro Gonçalves, das Relvas, por volta de 1747.
-- Não tenho este casal. A minha exploração de Ourondo foi muito específica
Um abraço
GSantos

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#310958 | jaferro | 29 juil. 2012 12:43 | In reply to: #310955

Caro Primo Gabriel Santos,

Muito obrigado pela sua atenção e pelas informações que nos deixou! Este são, em relação à Paroquia de Casegas, os meus fins de linha...

Renovo os meus agradecimentos.

Estou a trabalhar nos meus fins de linha da Pampilhosa, Cabril e Unhais. Logo que me seja possível - aproveitando as férias para arrumar os dados que se foram recolhendo - vou voltar a incomoda-lo! :)

Se necessitar de alguma informação dos RP de Silvares, Ourondo, Barco, Lavacolhos e Castelejo, esteja à vontade...

Abraços,

José Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#310961 | Pursim | 29 juil. 2012 14:31 | In reply to: #310958

Caro José Rodríguez

Agradeço a sua disponibilidade que aproveitarei, sendo caso disso.
Atualmente ando pesquizando zona de Coimbra.
Se precisar disponha sem problemas.
Aproveito por responder a uma sua pergunta que não respondi por ter saído em "férias".
Tenho na minha base o nosso antepassado da Erada como Isidoro Álvares. Equivalente a Isidro.
Cumprimemtos
GS

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Casegas, Cebola, Sobral (Covilhã)

#310964 | jaferro | 29 juil. 2012 14:58 | In reply to: #310961

Caro Gabriel Santos,

Após o almoço aproveito para actualizar a minha base de dados e logo em relação ao seu primeiro paragrafo encontrei um dado interessante, que já deve ser do seu conhecimento: Bartolomeu Pires, das Relvas, possivelmente pai de Gaspar Pires, casa na Erada com Maria Francisca, filha de Francisco Gonçalves e de Francisca Dias, em 12.01.1585 (Pág. 135, item 8, 1387426, 1558/1625).

Cumprimentos,

JFR

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 02:27

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen